Questões de Concursos Sociologia

Resolva questões de Sociologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q239266 | Sociologia, Emile Durkheim, Sociólogo, CAERN, FGV

De acordo com Émile Durkheim, ao realizar uma investigação científica, o sociólogo deve apreender

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q238336 | Sociologia, Antropologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

Os principais temas de estudo da antropologia jurídica incluem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q240500 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito das normas jurídicas e suas relações com os sistemas sociais, julgue o item que segue.

Conforme a teoria tridimensional do direito, formulada por Miguel Reale, onde quer que haja um fenômeno jurídico, há, necessariamente, um fato subjacente, um valor e uma regra ou norma, e tais elementos coexistem em uma implicação dinâmica.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q16571 | Sociologia, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar AL, CESPE CEBRASPE

Tendo pertencido a Pernambuco na maior parte do período colonial brasileiro, Alagoas adquiriu autonomia em 1817, quando se transformou em província por decisão do governo central, sediado no Rio de Janeiro. Essa emancipação política da região foi interpretada como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q239765 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

Uma das dificuldades epistemológicas referentes à sociologia jurídica é a ausência de definições claras, objetivas e consensuais. Essa dificuldade ocorre porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q240419 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

Os objetos de estudo da sociologia jurídica incluem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q4285 | Sociologia, Guarda Municipal, Prefeitura de João Pessoa PB, IBFC

Assinale a alternativa incorreta em relação ao conceito de estratificação social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q240400 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

No Brasil, como em outras partes do mundo, os conflitos são tratados em função de sua natureza: alguns são considerados menores, produto de relações de proximidade (vizinhança, parentesco, afinidade, amizade), outros são classificados no campo jurídico como macrocriminalidades ou crime organizado. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

Ao adotar a referida distinção entre os conflitos, os agentes dos sistemas de segurança pública e de justiça criminal afastam-se de um padrão de administração embasado nos princípios constitucionais de igualdade perante a lei e de acesso universal à justiça.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q53600 | Sociologia, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

“As mulheres trabalham, em média, três horas por semana a mais do que os homens, combinando trabalhos remunerados, afazeres domésticos e cuidados de pessoas. Mesmo assim, e ainda contando com um nível educacional mais alto, elas ganham, em média, 76,5% do rendimento dos homens. Essas e outras informações estão no estudo de Estatísticas de Gênero, divulgado pelo IBGE.”

(Mulher estuda mais, trabalha mais e ganha menos do que o homem. Agência IBGE Notícias. Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br. Adaptado)

No Brasil, diferenças sociais entre homens e mulheres prejudicam a democracia porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q239021 | Sociologia, Antropologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

A antropologia jurídica é o resultado de uma integração entre o direito e a antropologia que resultaram na configuração de uma nova disciplina caracterizada pelo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q596131 | Sociologia, Aluno Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Ainda que as transformações demográficas tenham cada vez mais repercutido no aumento da proporção e do número de idosos na sociedade de maneira global, se observa que certos estereótipos com relação à velhice seguem prevalecendo como visões parciais e confusas dessa etapa da vida. Um conjunto de atitudes, em geral negativas e que se expressam de diferentes maneiras, no que diz respeito ao envelhecimento, ainda que nem sempre de modo intencional, caracteriza a gerofobia (do grego gero = velho ou idoso fobos = temor, medo), a qual, atrás do rascismo e sexismo, é a terceira forma mais comum de discriminação. O termo se refere a visões e atitudes depreciativas para com os idosos, a exemplo da discriminação pela idade ou da imposição da perda de protagonismo, que se observa a partir de uma lógica marginalizadora, respaldada socialmente na “ditadura” da idade. (Neilson Santos Meneses. Gerofobia. Universidade Federal de Sergipe. Disponível em: http://www.ufs.br/conteudo/20100-gerofobia. Adaptado)
Em conformidade com o texto, podemos perceber que diversas formas de preconceito – como gerofobia, racismo e sexismo – contribuem para a desumanização e coisificação do outro. Desse modo, conclui-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q240089 | Sociologia, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

O acesso à justiça por comunidades tradicionais, como as de indígenas, quilombolas, ribeirinhos, vaqueiros etc., é realizado por meio da justiça comunitária. Os julgamentos são feitos com base nos símbolos, mitos e rituais desses grupos. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q17658 | Sociologia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR

Sobre alienação na perspectiva de Karl Marx, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q935045 | Sociologia, Identidade e Diversidade, ENEM

(ENEM Libras 2017) Na segunda metade do século XIX, a capoeira era uma marca da tradição rebelde da população trabalhadora urbana na maior cidade do Império do Brasil, que reunia escravos e livres, brasileiros e imigrantes, jovens e adultos, negros e brancos. O que mais os unia era pertencer aos porões da sociedade, e na última escala do piso social estavam os escravos africanos.

SOARES, C. E. L. Capoeira mata um. In: FIGUEIREDO, L. História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.

De acordo com o texto, um fator que contribuiu para a construção da tradição mencionada foi a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q238431 | Sociologia, Karl marxs, Sociólogo, CAERN, FGV

Com base no materialismo histórico de Karl Marx, o estudo da sociedade deve ter como ponto de partida

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q53601 | Sociologia, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Frequentemente, em nosso país, escolas de ensino fundamental e médio enfrentam sérias dificuldades para oferecer boas condições de ensino a seus alunos. Essa situação, decorrente de diversas causas sociais, financeiras e políticas, constitui um grave problema devido a suas várias implicações sociais, especialmente a longo prazo. Considerando tal problema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q673270 | Sociologia, Estratificação Social e Desigualdade, ENEM

(ENEM PPL 2020) Em escala, o negro é o negro retinto, o mulato já é o pardo e como tal meio branco, e se a pele é um pouco mais clara, já passa a incorporar a comunidade branca. A forma desse racismo no Brasil decorre de uma situação em que a mestiçagem não é punida, mas louvada. Com efeito, as uniões inter-raciais, aqui, nunca foram tidas como crime ou pecado. Nós surgimos, efetivamente, do cruzamento de uns poucos brancos com multidões de mulheres índias e negras.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: formação e sentido do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 2004 (adaptado).
Considerando o argumento apresentado, a discriminação racial no Brasil tem como origem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q934995 | Sociologia, Cultura e Sociedade, ENEM

(ENEM PPL 2017) Na antiga Vila de São José del Rei, a atual cidade de Tiradentes (MG), na primeira metade do século XVIII, mais de cinco mil escravos trabalhavam na mineração aurífera. Construíram sua capela, dedicada a Nossa Senhora do Rosário. Na fachada, colocaram um oratório com a imagem de São Benedito. A comunidade do século XVIII era organizada mediante a cor, por isso cada grupo tinha sua irmandade: a dos brancos, dos crioulos, dos mulatos, dos pardos. Em cada localidade se construía uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário. Com a decadência da mineração, a população negra foi levada para arraiais com atividades lucrativas diversas. Eles se foram e ficou a igreja. Mas, hoje, está sendo resgatada a festa do Rosário e o Terno de Congado.

CRUZ, L. Fé e identidade cultural. Disponível em: www.revistadehistoria.com.br. Acesso em: 4 jul. 2012.

Na lógica analisada, as duas festividades retomadas recentemente, na cidade mineira de Tiradentes, têm como propósito

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q30305 | Sociologia, Auxiliar Administrativo, COREN PE, IPAD

As cidades modernas formam um contexto bastante complexo devido à diversidade de pessoas reunidas em um mesmo espaço. Nestes locais, as pessoas têm que conviver com diversos problemas, como desemprego, subemprego, violência urbana, congestionamento de trânsito... A este respeito, qual das alternativas traz uma relação correta entre o problema citado e um exemplo real?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q240740 | Sociologia, Max Weber, Sociólogo, CAERN, FGV

Um dos principais conceitos elaborados por Max Weber para analisar as relações de mando e obediência na sociedade é o de "dominação". Quais os três tipos de dominação de uma ordem legítima definidos pelo autor?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.