Início

Questões de Concursos Sociologia

Resolva questões de Sociologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q944245 | Sociologia, Karl Marx e as Classes Sociais, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2022

Para Karl Marx, a religião, nas sociedades capitalistas, faz parte da superestrutura do social e é uma forma de ideologia que contribui na manutenção dessas sociedades. De outro modo, a religião é uma forma ideológica que, nas sociedades organizadas pelo Capital, se torna expressão de alienação ao distorcer as reais condicionalidades de exploração do trabalho e de dominação de uma classe sobre outras. Contudo, a religião é, também, para Marx, uma compensação ideal, um meio de evasão e de refúgio da realidade massacrante da sociedade capitalista para as classes subjugadas pelo capitalismo. Desta feita, pode ser interpretada, também, como uma espécie de protesto contra a miséria da realidade. Nas palavras de Marx, a religião é o suspiro da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração, o espírito de uma situação carente de espírito. Ela é o ópio do povo.
Partindo do exposto, é correto concluir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

482Q944258 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2022

De acordo com Max Weber, a dominação é a probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato e se funda em motivos de submissão por parte dos dominados. Em outros termos, quando se obedece a uma ordem ou a um mandato, se reconhece como certas as razões da dominação, e ela se torna, assim, legítima. Existem, para Weber, três tipos puros de dominação: a tradicional, a carismática e a racional-legal. A primeira tem nos costumes o princípio legítimo de dominação; a segunda embasa sua legitimidade em dotes e qualidades pessoais; a terceira carrega a marca da impessoalidade, das leis e do pensamento racional como princípios básicos. Exemplos desse último de dominação legítima são as exercidas pelo Estado de Direito e pelas empresas modernas.
Partindo do exposto, atente para o que se diz a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) O tipo de dominação própria do Estado de Direito é denominada de Racional-Legal, uma vez que é exercida em virtude de regras e de estatutos. ( ) As formas de dominação estatal e empresarial estão baseadas na crença das qualidades pessoais extraordinárias de uma ou mais pessoas. ( ) A tipificação da dominação que possui caráter comunitário, sendo a sua legitimidade embasada nos costumes, é dita como tradicional. ( ) O princípio de legitimidade da dominação estatal é impessoal, e a obediência está em relação à regra estatuída, e não a uma personalidade.
A sequência correta, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

483Q679583 | Sociologia, Desigualdade social no Brasil, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Analise o seguinte trecho da letra da música A Carne, de autoria de Marcelo Yuka, Ulisses Cappelletti e Seu Jorge, interpretada por Elza Soares.

“A carne mais barata do mercado

É a carne negra

A carne mais barata do mercado

É a carne negra

Que vai de graça pro presídio

E para debaixo do plástico

E vai de graça pro subemprego

E pros hospitais psiquíatricos

A carne mais barata do mercado

É a carne negra

Que fez e faz e faz história

Segurando esse país no braço, meu irmão

O cabra aqui, não se sente revoltado

Porque o revólver já está engatilhado

E o vingador eleito” [...].

Atente para o que se afirma a seguir a respeito do conteúdo da música apresentada:

I. De acordo com o conteúdo da música, os negros no Brasil tornam-se vulneráveis em função do desemprego e da crise econômica pela qual o País passa atualmente.

II. A música é uma forma de denúncia da situação histórica dos negros no País e do racismo a que eles estão submetidos.

III. Caracteriza-se como como uma canção de protesto, pois demonstra a dívida que o Brasil tem com os negros. Como denota a canção, o respeito é ausente e a justiça também.

IV. Enaltece a contribuição dos negros na construção do Brasil, ao reconhecer que foram eles que seguraram o País nos braços.

Está corretamente relacionado à letra da música somente o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

484Q938770 | Sociologia, Globalização, PPL, ENEM, INEP

Vivemos nessa era interligada em que pessoas de todo o planeta participam de uma única ordem informacional das comunicações modernas. Graças à globalização e ao poder da internet, quem estiver em Caracas ou no Cairo conseguirá receber as mesmas músicas populares, notícias, filmes e programas de televisão.

GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005 (fragmento).

O texto faz referência à revolução informacional, que vem produzindo uma série de alterações no cotidiano dos indivíduos. Nessa perspectiva, a vida social das pessoas está sofrendo grandes alterações devidas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

485Q947046 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Inglês, UEG, UEG, 2019

Émile Durkheim foi um pensador importante para a instituição da sociologia como ciência na França a partir do método positivista. Ele delimitou a sociologia enquanto o estudo dos fatos sociais. Um dos fatos sociais estudados por Durkheim foi o suicídio. Ele define três tipos de suicídio: egoísta, altruísta e anômico, e a causa de cada um deles é, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q678252 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

Segundo o sociólogo alemão Max Weber, a casta é a forma natural pela qual se costumam socializar aquelas comunidades étnicas que creem no parentesco de sangue com os membros de comunidades. Povos que formam essas comunidades adquirem tradições ocupacionais específicas e cultivam uma crença em sua comunidade étnica, transformando uma estrutura de coexistências desconexas em um sistema social, com separações e subordinações. Os sistemas de castas assim baseados compartilham os seguintes significados, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

487Q943577 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2021

No Brasil, para as legislações vigentes, o adolescente é definido pela faixa etária entre 12 a 17 anos. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) uma pessoa jovem é o indivíduo que se encontra em outro parâmetro etário: de 15 a 29 anos de idade. De modo geral, a juventude tem como parâmetro oficial questões que apontam para uma determinada fase de maturação biológica dos seres humanos. Mas, para as ciências sociais como a Sociologia, o significado de “ser jovem” está ligado principalmente a questões socioculturais e se modifica de acordo com outros condicionamentos sociológicos como o de classe social, gênero e raça, por exemplo. Assim, para além de um fato biológico da maturação corporal, “ser jovem”, em síntese, para as ciências sociais, não significa seguir determinados padrões de conduta nas sociedades contemporâneas, mas é algo marcado por diversas variáveis.

No que diz respeito à definição de juventude na perspectiva sociológica, assinale a afirmação verdadeira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

488Q935900 | Sociologia, Cultura de massa e indústria cultural, Primeiro Dia e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2019

Em nenhuma outra época o corpo magro adquiriu um sentido de corpo ideal e esteve tão em evidência como nos dias atuais: esse corpo, nu ou vestido, exposto em diversas revistas femininas e masculinas, está na moda: é capa de revistas, matérias de jornais, manchetes publicitárias, e se transformou em sonho de consumo para milhares de pessoas. Partindo dessa concepção, o gordo passa a ter um corpo visivelmente sem comedimento, sem saúde, um corpo estigmatizado pelo desvio, o desvio pelo excesso. Entretanto, como afirma a escritora Marylin Wann, é perfeitamente possível ser gordo e saudável. Frequentemente os gordos adoecem não por causa da gordura, mas sim pelo estresse, pela opressão a que são submetidos.

VASCONCELOS, N. A.; SUDO, I.; SUDO, N. Um peso na alma: o corpo gordo e a mídia. Revista Mal-Estar e Subjetividade, n. 1, mar. 2004 (adaptado).

No texto, o tratamento predominante na mídia sobre a relação entre saúde e corpo recebe a seguinte crítica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

489Q947245 | Sociologia, Karl Marx e as Classes Sociais, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE, 2019

T. H. Marshall, em Cidadania e classe social (Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 1967), classificou os direitos em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

490Q679579 | Sociologia, Instituições sociais, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

que todos são iguais perante a lei e que as formas de julgamento e punição se aplicam indistintamente na sociedade, independente da condição de cor e raça.

“________1 prevalece(m) naquelas sociedades ditas primitivas ou arcaicas, ou seja, em agrupamentos humanos do tipo tribal ou formado por clãs”.
“A solidariedade social é um(a) ________2”.
“Um dos elementos que compõe o fenômeno moral é o Direito. Outro elemento diz respeito a ________3”.


DURKHEIM, Émile. A Ciência Social e a ação. São Paulo: Difel, 1975. Adaptados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

491Q943025 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Na Sociologia, existe uma corrente que se apoia no princípio explicativo de que a crescente divisão de trabalho, na sociedade industrial, provocaria uma relação de cooperação e de solidariedade entre as diferentes partes, grupos e indivíduos, pela interdependência dos papéis e atividades cada vez mais especializadas.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a corrente sociológica que corresponde ao princípio explicativo ressaltado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

492Q679429 | Sociologia, Auguste Comte e o positivismo, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

O pensamento positivista de Augusto Comte tornou-se fundamental no debate político brasileiro no século XIX, pois o regime republicano foi instalado sob sua base teórica. A doutrina acabou moldando-se ao país, sendo aceita por um grupo reduzido de estudiosos, entretanto se a valorização da educação na Europa era destinada aos pobres, no Brasil a classe beneficiada foi a elite.
Dentre as numerosas influências do positivismo no Brasil, pode se destacar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

493Q943163 | Sociologia, Teorias clássicas do Estado, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

O Estado é, de modo geral, uma estrutura que organiza os mais variados âmbitos da vida nas sociedades contemporâneas e, para Max Weber (1864-1920), um dos teóricos clássicos da Sociologia, esta instituição social tem as seguintes características principais: possui um complexo aparato administrativo-burocrático; um corpo de funcionários; estatutos, normas e legislações; e detém o monopólio legítimo da força sobre seus membros ou concidadãos.
Acerca dessas características que Weber elenca como as principais do Estado, é correto dizer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

494Q936254 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

No protestantismo ascético, temos não apenas a clara noção da primazia da ética sobre o mundo, mas também a mitigação dos efeitos da dupla moral judaica (uma moral interna para os irmãos de crença e outra externa para os infiéis). O desafio aqui é o da ética, que quer deixar de ser um ideal eventual e ocasional (que exige dos virtuosos religiosos quase sempre uma “fuga do mundo”, como na prática monástica cristã medieval) para tornar-se efetivamente uma lei prática e cotidiana “dentro do mundo”.


SOUZA, J. A ética protestante e a ideologia do atraso brasileiro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 38, out. 1998.

Retomando o pensamento de Max Weber, o texto apresenta a tensão entre positividade éticoreligiosa e esferas mundanas de ação. Nessa perspectiva, a ética protestante é compreendida como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q943170 | Sociologia, Etnocentrismo e diversidade cultural, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

O infanticídio indígena é uma prática cultural ainda corrente entre alguns povos nativos do Brasil de hoje, como os Kamayurá, Yanomami, Kajabi, Bororo e Ticuna. Algumas situações diversas fazem com que as indígenas pratiquem tal ato: quando a mãe tem filhos em pequenos intervalos de tempo, com menos de dois anos, por exemplo; crianças com deficiências motoras ou físicas; em casos raros, crianças do sexo feminino; quando nascem gêmeos, um é sacrificado; e, mesmo, quando nascem crianças albinas. Esta tradição coloca desafiadoras e importantes reflexões que envolvem tanto o debate sobre o respeito à diversidade cultural e o combate ao etnocentrismo como a luta a favor dos direitos humanos contra esse costume e, ao mesmo tempo, a luta pela preservação da cultura dos povos indígenas.
Acerca do infanticídio indígena, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

496Q936034 | Sociologia, Desigualdade social no Brasil, PPL, ENEM, INEP, 2019

A cidade E a situação sempre mais ou menos, Sempre uns com mais e outros com menos. A cidade não para, a cidade só cresce O de cima sobe e o de baixo desce. CHICO SCIENCE e Nação Zumbi. In: Da lama ao caos. Rio de Janeiro: Chaos; Sony Music, 1994 (fragmento).
A letra da canção do início dos anos 1990 destaca uma questão presente nos centros urbanos brasileiros que se refere ao(à)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

497Q679094 | Sociologia, Desigualdade social no Brasil, Filosofia e Sociologia 2° Fase, UECE, UECE CEV, 2019

Atente para o seguinte excerto: “Em 2017, as pessoas que compuseram o grupo do 1% mais rico da população brasileira obtiveram rendimento médio mensal de R$ 27.213, enquanto a metade mais pobre da população chegou à marca de R$ 754, menos que um salário mínimo por mês. A desigualdade social entre os grupos chega a 36,1 vezes, entretanto, quando se separa por região, no Nordeste, a diferença chega a 44,9 vezes [...]”.

Disponível em: https://economia.ig.com.br/2018-04-11/desigualdade-renda-ibge.html



O texto acima informa dados sobre a situação de distribuição de renda no Brasil e a concentração de riqueza entre os mais ricos e a população pobre.

Com base nas informações apresentadas, é correto afirmar que as desigualdades sociais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

498Q950271 | Sociologia, Desigualdades de raça, manhã, UFC, INEP, 2018

Leia o fragmento de texto a seguir:
O sociólogo francês Émile Durkheim (1858 - 1917) se preocupou em analisar fenômenos que explicitavam a força da sociedade sobre os indivíduos. Neste sentido, a organização da sociedade é crucial, segundo o autor, para a delimitação do problema a ser analisado. O suicídio geralmente é tido como algo de foro íntimo, da esfera subjetiva. Durkheim em sua obra "O Suicídio" se esforça em conceituar e caracterizar o suicídio como um fato social, portanto como algo que ganha reflexos e tem ligação com a vida social.
De acordo com a perspectiva apresentada, analise as alternativas a seguir e assinale a CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

499Q939407 | Sociologia, Democracia e representação política, PPL, ENEM, INEP, 2018

O justo e o bem são complementares no sentido de que uma concepção política deve apoiar-se em diferentes ideias do bem. Na teoria da justiça como equidade, essa condição se expressa pela prioridade do justo. Sob sua forma geral, esta quer dizer que as ideias aceitáveis do bem devem respeitar os limites da concepção política de justiça e nela desempenhar um certo papel.

RAWLS, J. Justiça e democracia. São Paulo: Martins Fontes, 2000 (adaptado).

Segundo Rawls, a concepção de justiça legisla sobre ideias do bem, de forma que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

500Q937240 | Sociologia, Desigualdades de raça, PPL, ENEM, INEP, 2023

Nas Antilhas, o jovem negro que, na escola, não para de repetir “nossos pais, os gauleses”, identifica-se com o explorador, com o civilizador, com o branco que traz a verdade aos selvagens, uma verdade toda branca. Há identificação, isto é, o jovem negro adota subjetivamente uma atitude de branco. Ele carrega o herói, que é branco, com toda a sua agressividade — a qual, nessa idade, assemelha-se estreitamente a uma dádiva: uma dádiva carregada de sadismo.


FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: Edufba, 2008.


A reflexão do autor sobre o processo de socialização apresentado no texto expõe qual elemento constituidor das relações sociais?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.