Início

Questões de Concursos Sociologia

Resolva questões de Sociologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q937238 | Sociologia, Etnocentrismo e diversidade cultural, PPL, ENEM, INEP, 2023

Há uma década, Alter (PA) e Santarém (PA) resgatam o idioma de nheengatu — a língua mais falada no Brasil e proibida em 1758 pela Coroa portuguesa — por meio do ensino em 47 escolas. Uma delas é a Escola Indígena Antônio de Sousa Pedroso, mais conhecida como Escola Borari. A região é hoje repleta de mestres nativos de nheengatu. Nhe’eng significa “língua”, e “boa” é a tradução de katu. Daí o nheengatu ou nhengatu (ou língua geral), criado no século 16 pelos jesuítas a partir do tupi e criminalizado no século 18 por um decreto do Marquês de Pombal.

LEMOS, S. Indígena ensina língua proibida pelos portugueses na paradisíaca Alter (PA).Disponível em: https://tab.uol.com.br. Acesso em: 11 nov. 2021 (adaptado).



O ensino da língua mencionada no texto tem como objetivo a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

522Q949611 | Sociologia, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Sobre o pensamento de Karl Marx, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I) O materialismo histórico é uma teoria marxista, na qual se atribui a explicação de toda a história das relações humanas por meio de fatos materiais. II) Para Marx, a classe trabalhadora é alienada, pois não percebe os mecanismos de sua exploração, é acrítica e passiva. Marx foi um grande defensor da formação da consciência da classe trabalhadora. III) Para Marx, a evolução histórica, independente de em qual época se estivesse, ocorria por causa de confrontos entre classes sociais, geralmente, cujo motivo era o que Marx chamava de “exploração do homem pelo homem”. Indivíduos esqueciam-se de que eram todos seres humanos com direitos e deveres, para explorarem ao máximo aqueles que lhes fossem “inferiores” de seu ponto de vista.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

523Q943168 | Sociologia, Democracia e representação política, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Para Norberto Bobbio, quem é a favor da Democracia é a favor das Leis e do Estado de Direito. Os legisladores e os governantes numa Democracia estão submetidos às normas vinculatórias. No fim, todos os indivíduos membros de um Estado democrático de direitos e deveres, governantes e governados, estão submetidos às Leis e às normas regulatórias do convívio em vários espaços da vida em sociedade. Daí a ênfase de Bobbio na importância do respeito às instituições numa Democracia.
Assim, é correto concluir que, para Norberto Bobbio, o regime democrático
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

524Q946503 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

A divisão do trabalho produz a solidariedade, não apenas por fazer de cada indivíduo um trocador, como dizem os economistas, mas por criar entre os homens um sistema completo de direitos e deveres que os unem uns aos outros de modo durável. Da mesma forma que as similitudes sociais dão origem a um direito e a uma moral que os protegem, a divisão do trabalho dá origem às regras que garantem o concurso pacífico e regular das funções divididas
DURKHEIM, Émile. Da Divisão do Trabalho Social. 3ª ed. São Paulo: Martins fontes, 2008. p.429.
Considerando essa perspectiva teórica da divisão social do trabalho em Durkheim, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

525Q936029 | Sociologia, Etnocentrismo e diversidade cultural, PPL, ENEM, INEP, 2019

É amplamente conhecida a grande diversidade gastronômica da espécie humana. Frequentemente, essa diversidade é utilizada para classificações depreciativas. Assim, no início do século, os americanos denominavam os franceses de “comedores de rãs”. Os índios kaapor discriminam os timbiras chamando-os pejorativamente de “comedores de cobra”. E a palavra potiguara pode significar realmente “comedores de camarão”. As pessoas não se chocam apenas porque as outras comem coisas variadas, mas também pela maneira que agem à mesa. Como utilizamos garfos, surpreendemo-nos com o uso dos palitos pelos japoneses e das mãos por certos segmentos de nossa sociedade. LARAIA, R. Cultura: um conceito antropológico. São Paulo: Jorge Zahar, 2001 (adaptado).
O processo de estranhamento citado, com base em um conjunto de representações que grupos ou indivíduos formam sobre outros, tem como causa o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

526Q947657 | Sociologia, Sociologia como ciência, Prova de Medicina 2018, CESMAC, CEPROS, 2018

Podemos definir Instituições Sociais como sendo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q949450 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

A doutrina de Auguste Comte (1798-1857), que buscava leis universais para os fenômenos sociais, é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

528Q937430 | Sociologia, O processo de socialização, primeiro e segundo dia, ENEM, INEP, 2024

Entendo por barbárie algo muito simples, ou seja, que, estando na civilização do mais alto desenvolvimento tecnológico, as pessoas se encontrem atrasadas de um modo peculiarmente disforme em relação à sua própria civilização, tomadas por uma agressividade primitiva, um ódio primitivo ou, na terminologia culta, um impulso de destruição, que contribui para aumentar ainda mais o perigo de que toda esta civilização venha a explodir.

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006 (adaptado).


Ao refletir sobre a crise civilizatória vivida com a Segunda Guerra Mundial, o autor aponta como uma das condições de possibilidade da barbarização o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

529Q938546 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, PPL, ENEM, INEP

O impulso para o ganho, a perseguição do lucro, do dinheiro, da maior quantidade possível de dinheiro não tem, em si mesma, nada que ver com o capitalismo. Tal impulso existe e sempre existiu. Pode-se dizer que tem sido comum a toda sorte e condição humanas em todos os tempos e em todos os países, sempre que se tenha apresentada a possibilidade objetiva para tanto. O capitalismo, porém, identifica-se com a busca do lucro, do lucro sempre renovado por meio da empresa permanente, capitalista e racional. Pois assim deve ser: numa ordem completamente capitalista da sociedade, uma empresa individual que não tirasse vantagem das oportunidades de obter lucros estaria condenada à extinção.

WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2001 (adaptado).

O capitalismo moderno, segundo Max Weber, apresenta como característica fundamental a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

530Q1068920 | Sociologia, Cidadania e Movimentos Sociais, Especialidade Psiquiatria, EsFCEx, VUNESP, 2025

O racismo estrutural é um tipo de racismo que está profundamente enraizado nas instituições, normas e práticas sociais, perpetuando a desigualdades raciais ao longo do tempo. Acesso à saúde e educação, representatividade política e oportunidades de emprego apresentam manifestações excludentes de cunho racista. Várias ações são necessárias para combater o racismo estrutural, porém são insuficientes para alterar estruturas sistêmicas que perpetuam a desigualdade.

Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que indica a forma mais eficaz de combater o racismo estrutural em uma sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

531Q679100 | Sociologia, Desigualdade social no Brasil, Filosofia e Sociologia 2° Fase, UECE, UECE CEV, 2019

Atente para o seguinte enunciado: “A ética é um conjunto de princípios e disposições voltados para a ação, historicamente produzidos, cujo objetivo é balizar as ações humanas. A ética existe como uma referência para os seres humanos em sociedade, de modo tal que a sociedade possa se tornar cada vez mais humana”.



Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/etica-cidadania-e-moral/27500



Considerando referências éticas, assinale a afirmação verdadeira.


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

532Q943364 | Sociologia, Karl Marx e as Classes Sociais, Primeira Fase OAB, UECE, UECE CEV, 2021

Karl Marx (1818-1883), em sua obra, explica as lógicas históricas e sociais que fundamentam o sistema da economia capitalista. E, para ele, dentre as razões lógicas que servem para a manutenção deste sistema econômico está o fato de que as relações sociais de produção são alienadas para a classe trabalhadora. Mas o que isto significa, mesmo? O certo é que, para Marx, a alienação no modo de produção capitalista possui um significado bem preciso. Partindo da perspectiva marxiana sobre a alienação no capitalismo, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

533Q937228 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, PPL, ENEM, INEP, 2023

Nos governos de Vargas e Perón, o esporte começou a ser visto como um importante elemento na relação entre o regime e a sociedade. Tal fato não deve ser entendido apenas como uma resposta à crescente popularidade do esporte. Ainda que crescente em seus governos, a massificação do esporte já havia ocorrido muito antes. Talvez a influência dos regimes de Mussolini e Hitler sobre os dois governantes latino-americanos possa apontar para um melhor entendimento dessa nova visão política, uma vez que ambos tiveram uma estreita ligação com o esporte e a sua utilização como propaganda política.

DRUMOND, M. Vargas, Perón e o esporte. Revista Estudos Históricos, n. 44, jul.-dez. 2009.

De acordo com o texto, o uso do esporte nos regimes políticos mencionados foi explorado com o objetivo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

534Q946763 | Sociologia, Auguste Comte e o positivismo, Vestibular Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2019

No que concerne à Ciência Social, atente para o seguinte postulado teórico-científico:
“O conhecimento da sociedade só pode ser alcançado através da investigação científica e da observação das leis que governam a estabilidade social e a mudança social. O entendimento científico dessas leis pode trazer a mudança. A ciência social pode ser usada para construir um mundo melhor”. O livro da Sociologia. 1ª ed. São Paulo: Globo Livros, 2015.
Tomando como referência esse postulado teórico-científico, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

535Q944487 | Sociologia, Sociedade civil, Segundo Dia, UEMA, UEMA, 2021

Analise os textos I e II para responder à questão.
TEXTO I
Alcoa 390 Park Avenue New York, NY 10022-4608 EUA Klaus Kleinfeld Presidente e CEO
Prezado colega,
Sua cópia pessoal do Guia de Conduta Comercial da Alcoa encontra-se anexa. Os Valores da Alcoa são a base sobre a qual esta empresa foi construída e continua a prosperar. É importante que cada um de nós entendamos e vivamos os Valores da Alcoa — eles orientam nossas interações com os clientes, fornecedores, colegas de trabalho, acionistas e as comunidades nas quais operamos. Somos uma empresa global com operações em diferentes ambientes culturais, políticos e econômicos. Em todas as nossas operações, os Valores da Alcoa e a nossa integridade continuam sendo nosso norte.
[...] Este Código
Este Código de Conduta Empresarial descreve a responsabilidade da Alcoa e de seus funcionários para com os integrantes da própria empresa, para com nossos parceiros mundiais e para com nossas comunidades. Ajuda-nos a compreender as responsabilidades que compartilhamos e nos alerta para questões jurídicas e éticas importantes que possam surgir. Este documento não pretende abranger todas as políticas, procedimentos e padrões da Alcoa. Talvez você não encontre aqui todas as respostas que esteja procurando. Mas você encontrará exemplos dos Valores básicos e ilustrativos do modo de atuar escolhido pela Alcoa e do comportamento esperado de cada funcionário na condução das atividades da empresa. (Código de Conduta)
https://www.alcoa.com/brasil/pt/pdf/PortBrazil-guide06.pdf. (Adaptado).
TEXTO II
O que é a Etiqueta Social Para entender o que é etiqueta social deve-se ter em mente que existem situações sociais que requerem comportamentos específicos. Basicamente, a etiqueta social é definida como um conjunto de regras de comportamento e boas maneiras a serem seguidas dentro da sociedade e suas respectivas situações. Essas regras são criadas a partir da prática, bom senso e das tradições que passam de geração para geração, consolidando-se como padrões de comportamento claros e bem respeitados.
[...] Dicas de etiqueta para as redes sociais e internet
Não poste fotos chocantes
Ninguém deve ser obrigado a ver fotos de pessoas mortas, animais maltratados ou pessoas mutiladas. Tome cuidado ao curtir fotos assim ou compartilhá-las para não incomodar seus amigos virtuais.
https://socilaescola.com.br/regras-de-etiqueta-social/ (Adaptado).
As grandes empresas estipulam seus códigos de conduta para seus funcionários, a exemplo do Código de Conduta da ALCOA. Por outro lado, a sociedade também estipula norma social coletiva, mesmo que não tenha previsão legal, a exemplo das regras de etiqueta, apresentadas no texto II.
As duas situações retratadas, nos textos I e II, apresentam em comum o fato de se constituírem, sociologicamente, como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

536Q944248 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2022

A estratificação social diz sobre a divisão como indivíduos e grupos de uma sociedade se estruturam: seja em classes, sejam castas, estamentos e, mesmo, partidos, para expor apenas os exemplos trabalhados por Max Weber. A estruturação que ordena a estratificação social de uma sociedade é dada pelo modo como se distribui o poder entre esses diferentes tipos de agrupamentos, poder que pode ser do tipo econômico, religioso ou de outros tipos. Na perspectiva weberiana, as classes se organizam em torno do poder econômico; as castas indianas e os estamentos do medievo europeu, por poderes religiosos, morais, honrarias e tradições; os partidos, pelo grau de poder político que conseguem acumular e deter. Em síntese, existe, na estratificação social de cada sociedade, uma estruturação a partir do tipo de poder (econômico, religioso, moral, tradicional, político) que divide,separa e conforma a estrutura social e seus agrupamentos coletivos.
Partindo do exposto, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

537Q907649 | Sociologia, Etnocentrismo e diversidade cultural, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Nem o imperialismo, nem o colonialismo é um simples ato de acumulação e aquisição. Ambos são sustentados e talvez impelidos por potentes formações ideológicas que incluem a noção de que certos territórios e povos precisam e imploram pela dominação, bem como formas de conhecimento filiadas à dominação: o vocabulário da cultura imperial oitocentista clássica está repleto de palavras e conceitos como “raças servis” ou “inferiores”, “povos subordinados”, “dependência”, “expansão” e “autoridade”.

SAID, Edward. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 40.


O trecho acima destaca o papel das ideologias na legitimação do imperialismo do colonialismo. Considerando a leitura pós-colonialista presente no trecho acima, tais ideologias replicam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

538Q679434 | Sociologia, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

As discussões sobre cultura são intensas, entretanto encontram-se relações de culturas no etnocentrismo, no relativismo e no multiculturalismo.
O multiculturalismo postula-se como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

539Q945221 | Sociologia, Formas de estratificação social, Primeira Fase OAB, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

As sociólogas Patrícia Hill Collins e Sirma Bilge procuram explicar as relações entre mérito, oportunidade e desigualdades utilizando a metáfora de um campo de futebol. Elas imaginam uma situação na qual o campo seria um terreno levemente em declive, na qual o gol do Time 1 fica no topo e o do Time 2, na parte baixa. Quando o Time 1 tenta marcar um gol, a topografia do campo ajuda, o que não ocorre com o Time 2, que pode ter talento e disciplina, mas sempre trava uma batalha morro acima para marcar um gol. No caso de uma partida de futebol, torcedores ficariam indignados se os campos de verdade fossem inclinados dessa maneira. No entanto, é isso que fazem as divisões sociais de classe, gênero e raça, ou seja, achamos que estamos jogando em igualdade de condições quando, na verdade, não estamos.

(Adaptado de: HILL COLLINS, P.; BILGE, S. Interseccionalidades. São Paulo: Boitempo, p. 32-33, 2016.)

A partir do texto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

540Q947795 | Sociologia, Sociologia como ciência, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

A disciplina Sociologia tem particular importância entre as demais ciências, porque é ela que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.