Início

Questões de Concursos Sociologia

Resolva questões de Sociologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


701Q947194 | Sociologia, Língua Inglesa em Rede, UEG, UEG, 2018

A sociologia sempre tematizou os conflitos sociais. Eles assumem várias formas e foram abordados por diferentes perspectivas. A filosofia política, desde Hobbes, também tematizou os conflitos sociais. A sociedade brasileira contemporânea vem sendo perpassada por relações conflituosas que atingem questões políticas, morais, intelectuais, entre outras. A respeito dos conflitos sociais, verifica-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

702Q938238 | Sociologia, Formas de estratificação social, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

O conceito de democracia, no pensamento de Habermas, é construído a partir de uma dimensão procedimental, calcada no discurso e na deliberação. A legitimidade democrática exige que o processo de tomada de decisões políticas ocorra a partir de uma ampla discussão pública, para somente então decidir. Assim, o caráter deliberativo corresponde a um processo coletivo de ponderação e análise, permeado pelo discurso, que antecede a decisão.

VITALE, D. Jürgen Habermas, modernidade e democracia deliberativa. Cadernos do CRH (UFBA), v. 19, 2006 (adaptado).

O conceito de democracia proposto por Jürgen Habermas pode favorecer processos de inclusão social. De acordo com o texto, é uma condição para que isso aconteça o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

703Q944417 | Sociologia, Desigualdades de raça, Vestibular, UEMA, UEMA, 2022

Na obra Canaã, dentre as temáticas discutidas pelos imigrantes alemães, está a questão das raças e da miscigenação. O personagem Lentz afirma que

“Não acredito que da fusão com espécies radicalmente incapazes resulte uma raça sobre que se possa desenvolver a civilização. Será sempre uma cultura inferior, civilização de mulatos, eternos escravos em revoltas e quedas. Enquanto não se eliminar a raça que é o produto de tal fusão, a civilização será sempre um misterioso artifício, todos os minutos rotos pelo sensualismo, pela bestialidade e pelo servilismo inato do negro. O problema social para o progresso de uma região como o Brasil está na substituição de uma raça híbrida, como a dos mulatos, por europeus. A imigração não é simplesmente para o futuro da região do País um caso de simples estética, é antes de tudo uma questão complexa, que interessa o futuro humano.”

ARANHA, G.. Canaã. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.


O recorte do diálogo de Lentz apresenta visão sobre os resultados da miscigenação no Brasil que se contrapõe à perspectiva sociológica de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

704Q937508 | Sociologia, Globalização, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Uma mesma empresa pode ter sua sede administrativa onde os impostos são menores, as unidades de produção onde os salários são os mais baixos, os capitais onde os juros são os mais altos e seus executivos vivendo onde a qualidade de vida é mais elevada.
SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha russa. São Paulo: Campanha das letras, 2001 (adaptado).


No texto estão apresentadas estratégias empresariais no contexto da globalização. Uma consequência social derivada dessas estratégias tem sido

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

705Q936277 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Entenda a crise na Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e dois líderes da Crimeia assinaram, em março de 2014, um acordo para tornar a República Autônoma parte da Rússia. O tratado foi assinado dois dias após o povo da Crimeia aprovar em um referendo a separação da Ucrânia e a reunificação com a Rússia. A votação foi condenada por Kiev e pela comunidade internacional, que a considera ilegítima.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 28 out. 2014 (adaptado).

A justificativa para o acordo descrito fundamentava-se na ideia de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

706Q679582 | Sociologia, Violência e conflitos urbanos, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

A forma moral e legal de violência, legitimada nas sociedades ocidentais contemporâneas, é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

707Q870371 | Sociologia, Direitos civis, Agente de Apoio Operacional, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

O conceito de cidadania abrange os direitos e deveres dos indivíduos dentro de uma sociedade. No contexto do Brasil, assinale a alternativa que define a função do voto como um exercício de cidadania.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

708Q903168 | Sociologia, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

De acordo com os escritos de BECK (2011), o sistema de emprego, que emergiu no último século, a partir de crises e conflitos sociopolíticos graves, baseia-se em padronizações intensivas em suas três dimensões principais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

709Q943365 | Sociologia, Teorias clássicas do Estado, Primeira Fase OAB, UECE, UECE CEV, 2021

Thomas Hobbes (1588-1679) é considerado, ao lado de John Locke (1632-1704) e Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), como um “contratualista”. O contratualismo é uma teoria social e política desenvolvida por esses pensadores e que aponta, de forma geral, o nascimento das sociedades ou do convívio social humano a partir da passagem de um “estado de natureza” para o “mundo social”. Em síntese, os primeiros grupos humanos, para poderem conviver, tiveram que reprimir sua “animalidade” ou “natureza humana” fazendo “pactos” ou “contratos” afim de se preservarem mutuamente e conviverem. Para Hobbes, especificamente, essa “natureza humana” faz com que os seres humanos vivam em constante guerra de uns contra os outros. E, para findar tal estado de “conflito natural”, é preciso que exista um “poder soberano” que mantenha todos em respeito mútuo.

No que diz respeito à perspectiva contratualista de Thomas Hobbes, assinale a afirmação verdadeira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

710Q949284 | Sociologia, Segregação socioespacial e políticas públicas urbanas, PPL, ENCCEJA, INEP, 2018

Fruto do processo constituinte mais democrático que a história das instituições políticas já testemunhou, a Constituição de 1988 é modelo de organização social e política para o Brasil, tendo reservado papel proeminente ao Poder Judiciário, ao Ministério Público e também à advocacia, entes constitucionais destinados a guarnecê-la e concretizá-la. OAB celebra 25 anos de Constituição e destaca avanços da cidadania. Disponível em: www.oab.org.br. Acesso em: 30 ago. 2013 (adaptado).
Esse documento jurídico permitiu a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

711Q950359 | Sociologia, Desigualdades de raça, Segundo Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

A obsessão do Estado por controlar todos os comportamentos dos cidadãos tem como resultado um enfraquecimento da responsabilidade moral e cívica dos mesmos. A lei deveria ser o último recurso, depois da educação, da ética, da negociação e do compromisso entre os indivíduos. É agora o primeiro recurso. Imagino potenciais crimes que os filhos dos nossos filhos terão receio de cometer:

Crime de imposição de gênero: os pais deverão abster-se de identificar o gênero dos filhos tomando como referência o sexo biológico dos mesmos.

Crime de apropriação cultural: serão severamente punidos os cidadãos que, alegando interesse cultural ou razões artísticas, se apropriem de práticas e temáticas de um grupo étnico a que não pertencem.

Crime de envelhecimento público: com os avanços da medicina, será intolerável que um cidadão recuse tratamentos/cirurgias para ocultar/reverter o seu processo de envelhecimento, exibindo em público as marcas da decadência física ou neurológica.

Crime de interesse sentimental não solicitado: será punido qualquer adulto que manifeste interesse sentimental não solicitado por outro adulto — através de sorriso, elogio, convite para jantar etc. O interesse sentimental de um adulto por outro será mediado por um advogado que apresentará ao advogado da parte desejada as intenções do seu cliente.

(João Pereira Coutinho. “Cinco potenciais crimes que gerações futuras terão receio de cometer”. www1.folha.com.br, 21.11.2017. Adaptado.)

O perfil antiutópico sugerido pelo autor para o mundo futuro reúne tendências de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

712Q936836 | Sociologia, Política, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Decreto-Lei n. 1 949, de 27/12/1937
Art. 1º Fica criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), diretamente subordinado ao presidente da República. Art. 2º O DIP tem por fim:
h) coordenar e incentivar as relações da imprensa com os poderes públicos no sentido de maior aproximação da mesma com os fatos que se ligam aos interesses nacionais;
n) autorizar mensalmente a devolução dos depósitos efetuados pelas imprensas jornalísticas para a importação de papel para imprensa, uma vez demonstrada, a seu juízo, a eficiência e a utilidade pública dos jornais ou periódicos por elas administrados ou dirigidos.
BRASIL apud CARONE, E.A Terceira República (1937-1945). São Paulo: Difel, 1982 (adaptado).
Com base nos trechos do decreto, as finalidades do órgão criado permitiram ao governo promover o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

713Q679585 | Sociologia, Desigualdades de raça, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Chama-se “Diversidade Sexual” as infinitas formas de vivência e expressão da sexualidade humana.

Disponível em:

https://lgbtseniores.wordpress.com/2017/08/29/afi

nal-o-que-e-diversidade-sexual/.

Acesso em 07.07.2019.


Considerando o enunciado acima, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

714Q902340 | Sociologia, Sociologia como ciência, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Em relação ao referencial teórico do sociólogo Florestan Fernandes, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O autor empreendeu uma análise extensa da cultura Tupinambá, que alguns classificam como a fase “funcionalista” do autor, e outros, como sua “antropologia esquecida”.


( ) Definiu o capitalismo dependente brasileiro como resultado de um processo atípico de revolução burguesa, sem um episódio histórico específico fundacional, gerando uma relação imbricada entre arcaísmo e modernidade.


( ) Para Florestan, o engajamento social dos sociólogos desvirtuaria os propósitos da disciplina e sua objetividade científica, tornando-a uma ideologia militante.


( ) Seus estudos demonstraram os elementos positivos da miscigenação para a cultura nacional e o racismo como fator residual na sociedade de classes brasileira.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

715Q937962 | Sociologia, Processo de urbanização, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

O conceito de função social da cidade incorpora a organização do espaço físico como fruto da regulação social, isto é, a cidade deve contemplar todos os seus moradores e não somente aqueles que estão no mercado formal da produção capitalista da cidade. A tradição dos códigos de edificação, uso e ocupação do solo no Brasil sempre partiram do pressuposto de que a cidade não tem divisões entre os incluídos e os excluídos socialmente.

QUINTO JR., L. P. Nova legislação urbana e os velhos fantasmas. Estudos Avançados (USP), n. 47, 2003 (adaptado).

Uma política governamental que contribui para viabilizar a função social da cidade, nos moldes indicados no texto, é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

716Q679575 | Sociologia, As cidades e os espaços urbanos, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

O inchaço das grandes cidades brasileiras, em decorrência da migração da população campesina, fez surgir realidades caóticas nas metrópoles. Em razão disso, importantes movimentos sociais urbanos surgem contestando a lógica político territorial brasileira, responsável por deixar milhões de pessoas em condições precárias, ou, até mesmo, sem moradia.

DIAS, Luan Guilherme; SILVA, Juvêncio Borges. Pensar, Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 1-13, abr./jun. 2018, p. 5. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/rpen/article/download/6450/pdf

Sobre movimentos sociais urbanos, é correto dizer que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

718Q936394 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

A agenda escolar 2008 convida os alunos das escolas municipais do Recife à leitura mensal de trechos de poemas dos 12 artistas agraciados com estátuas desde 2005. Dessa maneira, esses alunos tiveram acesso, em cada mês do ano, a informações sobre as personalidades retratadas no papel e no espaço público, lendo e discutindo seus versos e visitando as esculturas instaladas estrategicamente no centro da cidade. Trata-se, em suma, de uma pedagogia do espaço público que repousa no reconhecimento de personalidades e lugares simbólicos para a cidade. De acordo com a prefeitura, o itinerário poético seria uma maneira de fazer reconhecer talentos que embelezam os postais recifenses, além de estreitar laços do cidadão com a cultura.
MACIEL, C. A. A.; BARBOSA, D. T. Democracia, espaços públicos e imagens simbólicas da cidade do Recife. In: CASTRO, I. E.; RODRIGUES, J. N.; RIBEIRO, R. W. (Org.). Espaços da democracia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013 (adaptado).
No texto, está descrita uma ação do poder público que coloca a paisagem como um fator capaz de contribuir para a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

719Q679433 | Sociologia, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A diversidade cultural existente no mundo faz com que os hábitos e costumes de alguns povos sejam entendidos como estranhos e exóticos. No geral, a cultura é pensada como algo individual em que as pessoas inventaram, modificaram e acrescentam na medida de sua criatividade e poder.Comumente fala-se em alta cultura, baixa cultura, cultura popular, entre outras.
No contexto apresentado, cultura erudita aquela que é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

720Q944365 | Sociologia, Cultura de massa e indústria cultural, Primeira Fase OAB, UECE, UECE CEV, 2022

Neste início de século XXI, o mundo humano está vivenciando em uma dimensão nunca antes vivida na história: a Era da Informação e da Sociedade em Rede. As relações sociais, na maioria das sociedades, estão se organizando, cada vez mais, em torno da Informação e das Redes. As relações sociais, nesse cenário, se tornam dinâmicas e em autoexpansão. Tecnologias, nesse contexto, transformam todas as esferas da vida sociocultural, política e econômica, mundialmente. E a Sociedade em Rede não tem um Centro, como aponta o sociólogo espanhol Manuel Castells, mas uma série de Nódulos de importâncias variadas. Castells entende as Redes como sendo estruturas abertas capazes de se expandir de forma ilimitada, integrando novos Nódulos desde que consigam compartilhar os mesmos códigos de comunicação.
Partindo do exposto sobre a Era da Informação e da Sociedade em Rede, atente para o que se diz a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) A Era da Informação e da Sociedade em Rede são impulsionadas, de modo predominante, pela economia mundial, que já está embasada no desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação. ( ) Uma das consequências econômicas da Sociedade em Rede é que as grandes empresas, em conjunto com os Estados nacionais, modificam o processo produtivo de vários países pelo mundo. ( ) As elites econômicas mundiais estabelecem agora sua dominação mundial a partir dos países desenvolvidos onde se encontram fisicamente os grandes computadores que redirecionam as informações. ( ) As novas tecnologias de comunicação e os processos de interconexões globais fazem com que as identidades culturais estejam mais ligadas às comunidades tradicionais e menos às Nações.
A sequência correta, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.