Início

Questões de Concursos Sociologia

Resolva questões de Sociologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


781Q677744 | Sociologia, Mudanças na indústria Fordismo e Taylorismo, PPL, ENEM, INEP, 2018

A maioria das necessidades comuns de descansar, distrair-se, comportar-se, amar e odiar o que os outros amam e odeiam pertence a essa categoria de falsas necessidades. Tais necessidades têm um conteúdo e uma função determinada por forças externas, sobre as quais o indivíduo não tem controle algum.

MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

Segundo Marcuse, um dos pesquisadores da chamada Escola de Frankfurt, tais forças externas são resultantes de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

782Q944250 | Sociologia, Desigualdades de raça, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2022

Conforme Reginaldo Pranti, historicamente, as religiões afro-brasileiras se fizeram sincréticas, estabelecendo paralelismos entre divindades africanas e santos católicos, adotando o calendário de festas do catolicismo, por exemplo, e valorizando a frequência aos ritos e sacramentos da Igreja Católica. Assim aconteceu com o Candomblé e a Umbanda, religiões que eram proibidas e reprimidas pelo Estado brasileiro até os 1930 e, por isso, duramente perseguidas por órgãos oficiais. Atualmente, os membros de tais religiões continuam a sofrer agressões, hoje menos da polícia e mais por pessoas, grupos e congregações ligadas ao cristianismo no Brasil. Como exemplo, na cidade do Rio de Janeiro, em junho de 2015, uma menina de 11 anos levou uma pedrada na cabeça ao sair de um culto de Candomblé com familiares e amigos. Segundo relatos de testemunhas, os agressores levantaram a Bíblia cristã e gritaram: "diabo", "Vai para o inferno”, “Jesus está voltando”. Ainda, de janeiro de 2018 a abril de 2022, segundo dados da Polícia Civil do Distrito Federal, foram registradas 55 ocorrências criminais tipificadas como intolerância religiosa, e70,9% estão relacionadas a ofensas dirigidas a fiéis de cultos afro-brasileiros. E isso pode refletir nos censos estatísticos da população brasileira. O número de pessoas que se consideram membras dessas religiões é extremamente irrisório. No Censo do IBGE de 2010, apenas 0,3% de toda a população recenseada (na época de 195,7 milhões de pessoas) se manifestou como pertencentes ao segmento religioso afro-brasileiro.
Considerando o enunciado anterior, avalie as seguintes afirmações.
I. A intolerância religiosa se direciona às antigas religiões dos Orixás devido aos seus mitos e ritos originários terem sido deturpadores do cristianismo no país. II. Mesmo atualmente, quando a liberdade de escolha religiosa é garantida pela Constituição Federal, os membros de religiões de terreiro sofrem repressão. III. Uma possível explicação para que as religiões afrobrasileiras apareçam subestimadas nos censos oficiais do Brasil é justamente pela intolerância.
É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

783Q937090 | Sociologia, Globalização, PPL 2 Aplicação, ENEM, INEP, 2023

O mundo da produção material e do trabalho na contemporaneidade é cada vez mais marcado pela especialização flexível, isto é, pela assimilação da tecnologia da informação à atividade produtiva e pela adaptação da força de trabalho a essas novas circunstâncias. A flexibilidade possibilita a satisfação das demandas de grupos de consumidores cada vez mais diferenciados no mercado de massa. A reorganização produtiva do capitalismo permite diversificar produtos para nichos de mercado cada vez mais específicos.
FRIDMAN, L. C. Vertigens pós-modernas: configurações institucionais contemporâneas. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000 (adaptado).

Sobre a flexibilidade, o ponto de vista apresentado no texto tem como fundamento uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

784Q943804 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Direito, ENADE, IBMEC, 2022

O homem natural é tudo para si mesmo; é a unidade numérica, o inteiro absoluto, que só se relaciona consigo mesmo ou com seu semelhante. O homem civil é apenas uma unidade fracionária que se liga ao denominador, e cujo valor está em sua relação com o todo, que é o corpo social. As boas instituições sociais são as que melhor sabem desnaturar o homem, retirar–lhe sua existência absoluta para dar–lhe uma relativa, e transferir o eu para a unidade comum, de sorte que cada particular não se julgue mais como tal, e sim como uma parte da unidade, e só seja percebido no todo. ROUSSEAU, J. J. Emílio ou da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
O ponto de vista de Rousseau em relação ao homem no estado de natureza expresso no texto, diz que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

785Q978110 | Sociologia, Cidadania e movimentos sociais, Simulado 1, CNU, 2025

A cultura brasileira é diversa e marcada pela presença de grupos sociais organizados na luta por direitos. Sobre as manifestações culturais e os movimentos sociais, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

786Q936154 | Sociologia, A Divisão Social do Trabalho, Edital 2020, ENEM, INEP, 2020

O fenômeno histórico conhecido como "tráfico de coolies"esteve associado diretamente ao período que vai do final da década de 1840 até o ano de 1874, quando milhares de chineses foram encaminhados principalmente para Cuba e Peru e muitos abusos no recrutamento de mão de obra foram identificados. O tráfico de coolies ou, em outros termos, o transporte por meios coativos de mão de obra de um lugar para outro, foi comparado ao tráfico africano de escravos por muitos periodistas e analistas do século XIX.
SANTOS. M. A. Migrações e trabalho sob contrato no século XIX, História, n, 12. 2017
A comparação mencionada no texto foi possível em razão da seguinte característica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

787Q947172 | Sociologia, Inglês, UEG, UEG, 2018

Um dos fenômenos mais analisados pela sociologia é o das classes sociais. Algumas análises sociológicas apontam para uma mudança na estrutura de classes na sociedade, o que teria se iniciado após a Segunda Guerra Mundial e com maior intensidade nas décadas posteriores. A respeito das alterações na estrutura de classes que ocorreram a partir dessa época, verifica-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

788Q937965 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

A sociologia ainda não ultrapassou a era das construções e das sínteses filosóficas. Em vez de assumir a tarefa de lançar luz sobre uma parcela restrita do campo social, ela prefere buscar as brilhantes generalidades em que todas as questões são levantadas sem que nenhuma seja expressamente tratada. Não é com exames sumários e por meio de intuições rápidas que se pode chegar a descobrir as leis de uma realidade tão complexa. Sobretudo, generalizações às vezes tão amplas e tão apressadas não são suscetíveis de nenhum tipo de prova.

DURKHEIM, E. O suicídio: estudo de sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

O texto expressa o esforço de Émile Durkheim em construir uma sociologia com base na

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

789Q903170 | Sociologia, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

“Pelo fato de moldarem a investigação crítica da interseccionalidade, esses três pontos focais (adição, articulação e interdependência) mapeiam os modos como se usa a relacionalidade na interseccionalidade.”
(COLLINS, 2022. p. 360)

Com base nas ideias da autora, qual das alternativas abaixo representaCORRETAMENTE o modo de pensamento da Relacionalidade Mediante Adição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

790Q1007399 | Sociologia, O processo de socialização, Pedagogo, EBSERH, IBFC, 2023

A sociedade contemporânea vem passando por inúmeras transformações ao longo dos anos, especialmente no âmbito da ciência e tecnologia. Tais mudanças também refletem nas relações familiares da sociedade a que se está inserida. Análise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F), para as novas modalidades de família.

( ) O que antes era considerado como estrutura de família tradicional, composta pelas figuras paterna, materna e os filhos da relação, acabou tornando-se apenas mais uma modalidade de entidade familiar.

( ) Os novos grupos atualmente tutelados sempre existiram, apenas passaram a ser reconhecidos e aceitos pela atual sociedade.

( ) Os novos modelos de famílias contemporâneas, surge uma diversidade de composições fundamentadas na afetividade, solidariedade e livre escolha dos indivíduos, onde na atualidade, o primeiro modelo de família, qual seja, a família patriarcal e matrimonializada, acabou ficando na história do tempo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

791Q943165 | Sociologia, Desigualdades de raça, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Leia atentamente a seguinte matéria jornalística:

“Mulheres ganham 19% menos que homens – no topo a diferença é de mais de 30%


A presença das mulheres no mercado de trabalho no Brasil passou por mudanças substanciais nos últimos 50 anos. A participação delas entre os trabalhadores do país mais que dobrou. Os salários, embora ainda longe dos recebidos pelos homens nas mesmas profissões, também reduziram bastante a distância. Esse efeito, porém, não aparece com a mesma intensidade dentro das profissões mais bem remuneradas, como engenharia, medicina ou advocacia. Nelas, a presença feminina também disparou e, entre médicos e dentistas, por exemplo, as mulheres já são mais de 70%. A diferença salarial nos grupos do topo, porém, mudou bem pouco de 1970 para cá, e as mulheres ainda seguem ganhando cerca de 30% menos que os colegas homens nas mesmas profissões.


[...]. São estas as principais conclusões apontadas por um estudo feito pela economista Laísa Rachter (Ibre/FGV) que comparou a presença de mulheres e os salários médios praticados no mercado de trabalho de todo o país desde 1970, com base nos dados do censo, entre 1970 e 2010, e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), para 2020. ‘A maternidade, os filhos e os afazeres domésticos ainda pesam mais sobre as mulheres, e demandam mais flexibilidade. A cultura organizacional ainda promove os profissionais baseada em critérios masculinos, como estar totalmente disponível ao trabalho ou trabalhar várias horas’, disse a pesquisadora da FGV”.

Juliana Elias, CNN Brasil Business, São Paulo, 02 de abril de 2021. Texto adaptado


Partindo das informações na matéria acima, avalie as seguintes proposições:


I. Depois de 50 anos, as mulheres ainda não possuem as mesmas condições de trabalho e ganho salarial que os homens.

II. A igualdade de condições de trabalho e de salários entre homens e mulheres hoje são conquistas próprias do mundo empresarial.

III. As profissionais liberais, nesse período, são as que mais conquistaram paridade salarial e igualdade diante dos colegas homens.

IV. A cultura das organizações, de modo geral, persiste valorizando colaboradores que não tenham maiores obrigações familiares.

É correto somente o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

792Q943167 | Sociologia, Teorias clássicas do Estado, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Atente para o seguinte excerto sobre sociedade civil e sociedade política:
“...pode-se por enquanto fixar dois grandes ‘planos’ superestruturais: o que pode ser chamado de ‘sociedade civil’ (isto é, o conjunto de organizações chamados comumente de ‘privados’) e o da ‘sociedade política’ ou Estado, que correspondem à função de ‘hegemonia’ que o grupo dominante exerce em toda a sociedade e àquela de ‘domínio direto’ ou de comando, que se expressa no Estado e no governo ‘jurídico’”.
Antônio Gramsci, Cadernos do Cárcere,1926-1938.
Considerando a perspectiva teórica de Gramsci, assinale a proposição verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

793Q907627 | Sociologia, Cultura e sociedade, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

A evolução política recente da sociedade brasileira traz diversas questões para se pensar a democracia e elementos relacionados (Estado, cidadania, sociedade civil, ditadura, etc.). Questões como autoritarismo, participação democrática, papel das forças militares, organizações civis, relação partidos e população, entre diversos outros, são importantes para compreender a realidade política nacional no atual momento. Uma interpretação sociológica dessa realidade contemporânea é a de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

794Q907628 | Sociologia, Cultura e sociedade, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

As identidades étnico-raciais e culturais que se formaram ao longo da história do Brasil, sofreram a influência de diversos grupos étnicos existentes na constituição da sociedade brasileira. As identidades étnico-raciais no Brasil
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

795Q675454 | Sociologia, Mudanças na indústria Fordismo e Taylorismo, PPL 2 Aplicação, ENEM, INEP, 2023

Já em 1901, um dos primeiros levantamentos sobre a situação da indústria no estado de São Paulo constata que as mulheres representavam cerca de 49,95% do operariado têxtil, enquanto que as crianças respondiam por 22,79%. Em outras palavras, 72,74% dos empregados têxteis eram mulheres e crianças.

DEL PRIORE, M. (Org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2001 (adaptado).

Os dados apresentados indicam que o cotidiano do trabalho industrial no início do século XX estava vinculado à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

796Q679568 | Sociologia, A questão ambiental, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

“A destruição do meio ambiente, causada pelo homem, pode ser impedida pelo próprio homem, desde que se modifique radicalmente o modelo econômico que vem sendo imposto à sociedade nestes últimos dois séculos. A lógica que está presente na destruição da natureza é a mesma lógica baseada na acumulação sem freios do capital. São irmãos siameses.”

Fonte: OLIVEIRA, L. F. de.; COSTA, R. C. R. da. Sociologia para jovens no século XXI. 3.ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2013, p. 187.

No que diz respeito à destruição do meio ambiente e sua relação com o aquecimento global, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

797Q679086 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, Filosofia e Sociologia 2° Fase, UECE, UECE CEV, 2019

Atente para o enunciado a seguir: “O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra MST é um dos mais importantes movimentos sociais do Brasil, tendo como foco as questões do trabalhador do campo, principalmente no tocante à luta pela reforma agrária brasileira”.


Disponível em: https://brasilescola. uol.com.br/sociologia/mst.htm.


No que diz respeito ao conceito de movimentos sociais”, é correto afirmar que são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

798Q943805 | Sociologia, Karl Marx e as Classes Sociais, Direito, ENADE, IBMEC, 2022

“... Por outras palavras, não há determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade. […] Não encontramos diante de nós valores ou imposições que nos legitimem o comportamento. Assim, não temos, nem atrás de nós nem diante de nós, no domínio luminoso dos valores, justificações ou desculpas. Estamos sós e sem desculpas. É o que traduzirei dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado porque não criou a si próprio; e, no entanto, livre porque, uma vez lançado ao mundo, é responsável por tudo o que fizer. ” SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 09 “Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem como circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado”. MARX, Karl; O 18 Brumário de Luís Bonaparte, p. 329 Sabe-se que Sartre e Marx divergem no que tange o conceito de liberdade. A partir dos excertos acima e de seus conhecimentos sobre o tema nota-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

799Q902342 | Sociologia, Noção antropológica de cultura, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Roque de Barros Laraia (2001) produziu uma obra de referência que buscou introduzir o leitor nos conceitos antropológicos de cultura. Em relação à perspectiva apresentada pelo autor, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O chamado determinismo geográfico é criticado pelo autor, pois está baseado na ideia de que as diferenças climáticas ou de ambiente físico determinam a diversidade cultural.


( ) Para Laraia, os limites do aparato biológico humano são determinantes para a compreensão das diferenças culturais entre os povos.


( ) As culturas têm lógicas próprias que somente são compreensíveis em seus códigos simbólicos específicos.


( ) A compreensão da dinâmica cultural favorece uma melhor convivência entre gerações e pode reduzir comportamentos discriminatórios.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

800Q902351 | Sociologia, A Divisão Social do Trabalho, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

O trabalho autônomo é uma categoria que se diferencia do trabalho subordinado existente no emprego típico. Entretanto, a expansão do autoempreendedorismo no Brasil, nas últimas décadas, tem expressado linhas tênues na definição de uma autonomia genuína ou um assalariamento disfarçado. Como a literatura recente tem nomeado esse tipo de contratualização das relações de trabalho?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.