Início

Questões de Concursos Sociologia

Resolva questões de Sociologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


861Q949618 | Sociologia, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Sobre o contexto histórico e social do movimento protestante, considere as afirmativas abaixo.
I) Muita convulsão política, social e religiosa havia no final da Idade Média, revoltas dos camponeses, guerras, epidemias, o declínio do Feudalismo e da liderança dos Papas e da Igreja. A população se ressentia dos abusos da Igreja e da sua falta de propósitos e corrupção. II) Muita violência, baixa expectativa de vida, contrastes e desigualdades sociais e econômicas às vésperas da Reforma, havia até mesmo certa revolta com a chamada “matemática da salvação” ou “religiosidade contábil” que tratava pecados como débitos e as boas obras como créditos e a venda de “indulgências” para perdão das penas temporais do pecado. III) Nos séculos XIV e XV, alguns movimentos esporádicos de protestos surgiram contra os ensinos e práticas da Igreja medieval e alguns líderes foram chamados de pré-reformadores: João Wycliff (1325-1384), João Huss (1372-1415) e Jerônimo Savonarola (1452-1498), por combaterem irregularidades e imoralidades do Clero, condenar superstições, peregrinações, veneração de santos, celibato e as pretensões papais.
Está correto o contido em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

862Q907636 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

A mercantilização é um dos elementos básicos da sociabilidade moderna. O processo de mercantilização invade a vida cotidiana e o conjunto das relações sociais e pode ser explicado pelo fato de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

863Q937856 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino.

BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

Na década de 1960, a proposição de Simone de Beauvoir contribuiu para estruturar um movimento social que teve como marca o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

864Q907653 | Sociologia, Sociedade civil, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Analise o trecho a seguir.

"Extinction" significa extinção e, "rebellion", rebelião. Membros do grupo, que se identificam como "rebels" (rebeldes) dizem querer promover uma rebelião contra a extinção das espécies, inclusive a humana, algo que, afirmam, vai acontecer se nada for feito agora por nossos representantes políticos para impedir a mudança climática.

GRAGNANI, Julia. Extinction Rebellion, o movimento que quer parar Londres em mega protesto ambiental e já está presente no Brasil. Publicado em 7 de outubro de 2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional49717270>. Acesso em: jun. 2024.


O XR, Extinction Rebellion, é um grupo de ativistas de ações pacíficas, sem afiliação político-partidária, descentralizado e global. Grupos como o XR enquadram-se na definição dos Novíssimos Movimentos Sociais, porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

865Q1066408 | Sociologia, Mundo do Trabalho, tarde, CNU, CESGRANRIO, 2024

A precarização do trabalho suscita uma nova questão social, cujo núcleo seria a existência de inúteis para o mundo e, em torno deles, de uma nebulosa de situações marcadas pela instabilidade e pela incerteza do amanhã, que atestam o crescimento de uma vulnerabilidade de massa.

CASTEL, R. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 593. Adaptado.

A sociedade vem atravessando uma verdadeira metamorfose da questão social, caracterizada pelas mudanças da sociedade salarial entendida como um binômio trabalho-proteção social instituído no pós-Segunda Guerra Mundial.
Essa precarização é marcada pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

866Q902345 | Sociologia, Cultura de massa e indústria cultural, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Conforme destacou Manuel Castells (2016), há mais de duas décadas, a comunicação mediada pela internet é ainda um fenômeno recente para que a pesquisa social tenha logrado conclusões sólidas sobre seu sentido social. Entretanto, considerando que a cultura é mediada e determinada pela comunicação, os seus conteúdos são transformados profundamente por esse novo sistema tecnológico. Como o autor conceituou essa nova cultura que teria emergido com o advento da internet e suas redes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

867Q902353 | Sociologia, Socialização primária família, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

“[...] tradução em atos do princípio de solidariedade que se expressa pela referência a um bem comum, valorizando pertenças herdadas, no caso da solidariedade tradicional, ou pertenças construídas, no caso da solidariedade moderna filantrópica ou democrática. [...] é impulsionada pelo sentimento de que a defesa de um bem comum supõe a ação coletiva. Em sentido genérico, incluindo tanto as formas jurídicas [...], como as cooperativas e mutualistas, pode ser abordada sociologicamente como um espaço que opera a passagem, graças a um encontro interpessoal, entre redes de socialidades primária e secundária, entre esferas privada e pública” (CHANIAL, P.; LAVILLE, J., 2009) – trecho adaptado especialmente para esta prova.


As características apresentadas no trecho acima definem a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

868Q936417 | Sociologia, Desigualdades de raça, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Em escala, o negro é o negro retinto, o mulato já é o pardo e como tal meio branco, e se a pele é um pouco mais clara, já passa a incorporar a comunidade branca. A forma desse racismo no Brasil decorre de uma situação em que a mestiçagem não é punida, mas louvada. Com efeito, as uniões inter-raciais, aqui, nunca foram tidas como crime ou pecado. Nós surgimos, efetivamente, do cruzamento de uns poucos brancos com multidões de mulheres índias e negras.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: formação e sentido do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 2004 (adaptado).
Considerando o argumento apresentado, a discriminação racial no Brasil tem como origem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

869Q943977 | Sociologia, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2021

Ao longo do tempo, as sociedades evoluíram de padrões de organização simples, como as tribos de coletores e caçadores, e posteriormente as aldeias rurais, para padrões mais complexos que originaram as vilas, e depois as cidades. Novos padrões sociais e culturais, novas formas de produção e comércio, de interações e colaborações, assim como novos códigos de conduta e leis, novas organizações de comando e controle e de participação também evoluíram ao longo do tempo. Os aquedutos romanos ou os sistemas de esgoto londrinos; os motores a vapor ou os elétricos; as lâmpadas incandescentes ou as de LED; o rádio, o automóvel, para além de outras tantas que, a seu tempo, moldaram o que somos hoje, criando, promovendo e fortalecendo diferentes formas de socialização.

WEISS, M. C. Sociedade sensoriada: a sociedade da transformação digital.

Revista de Estudos Avançados, n. 95, 2019.


De acordo com o texto, a organização da sociedade influencia e é influenciada pelo seguinte aspecto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

870Q943981 | Sociologia, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2021

O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.

BRASIL. Lei n. 11 645, de 10 de março de 2008.

Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 14 ago. 2014.

A legislação citada visa combater formas históricas de exclusão social ao estabelecer, na escola, a promoção do reconhecimento da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

871Q943028 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão.

As análises sociológicas de Émile Durkheim, ao mesmo tempo que demonstram a intenção em emancipar a sociologia das outras ciências, indicam a preocupação com as crises e problemas de sua época, ou o que esse autor denominou de estado de anomia da sociedade industrial. Em sua obra As Regras do Método Sociológico, Durkheim estabelece o método e o objeto de estudo da Sociologia. O domínio de toda a ciência deve corresponder ao universo empírico e se preocupar apenas com essa realidade, ou seja, o estudo metódico que conduz ao estabelecimento de leis explicativas dos fenômenos. A Sociologia seria uma ciência no meio de outras ciências positivas.

(Adaptado de: RODRIGUES, J. A. (Org.). Émile Durkheim: sociologia. São Paulo: Ática, 1978. p.19-21; MARTINS, C. B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1982. p.50-51.)
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o método aplicado no estudo dos fatos sociais, por Durkheim.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

872Q902330 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Leia o trecho a seguir, de Connell: “Abra qualquer compêndio introdutório de Sociologia e provavelmente você vai achar [...] uma discussão sobre os pais fundadores focada em Marx, Durkheim e Weber. O primeiro capítulo também pode citar Comte, Spencer, Tönnies e Simmel, e talvez alguns poucos outros. Na visão normalmente apresentada a estudantes, esses homens criaram a Sociologia em resposta a mudanças dramáticas na sociedade europeia: a Revolução Industrial, o conflito de classes, a secularização, a alienação e o Estado Moderno. [...] A principal dificuldade com esta visão é que ela não se enquadra com a evidência mais relevante – o que os sociólogos do período estão escrevendo. Os compêndios mais gerais de Sociologia, até a Primeira Guerra Mundial, não se esmeravam na análise da modernização da sociedade na qual os autores viveram. [...] temos fortes razões para duvidar do retrato convencional da criação da Sociologia. Isso não apenas para questionar a influência de certos indivíduos. Nós precisamos examinar a história da Sociologia como um produto coletivo – as preocupações compartilhadas, suposições e práticas que construíram a disciplina em vários períodos e o formato dado que a história, pelas forças sociais transformadoras, construiu a nova ciência” (CONNELL, R. O Império e a criação de uma ciência social. Contemporânea, v. 2, n. 2, 2012) – trecho adaptado especialmente para esta prova.


De acordo com a abordagem do trecho, analise as assertivas a seguir:


I. A autora indica ser importante explorar descrições diferentes do retrato convencional da construção da Sociologia.


II. Connell analisa criticamente a formação do cânone clássico da Sociologia e a primazia de seus objetos de estudo à época.


III. A socióloga critica a ausência de Comte, Spencer, Tönnies e Simmel entre os listados como pais fundadores da Sociologia em algumas obras.


Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

873Q902337 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

De acordo com Weber, “[...] nem o costume ou a situação de interesses, nem os motivos puramente afetivos ou racionais referentes a valores da vinculação poderiam constituir fundamentos confiáveis de uma _____________. Normalmente, junta-se a esses fatores outro elemento: a crença na ________________” (WEBER, M. Economia e sociedade. Brasília: Editora da UnB, 1999).


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

874Q947659 | Sociologia, Prova de Medicina 2018, CESMAC, CEPROS, 2018

Podemos conceituar Herança Social como sendo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

875Q950270 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, manhã, UFC, INEP, 2018

Os filósofos da Escola de Frankfurt, Theodor Adorno e Max Horkheimer, refletindo sobre o que hoje conhecemos como cultura de massa, afirmam o seguinte: “O que é novo é que os elementos irreconciliáveis da cultura, da arte e da distração se reduzem mediante sua subordinação ao fim de uma única fórmula falsa: a totalidade da indústria cultural. Ela consiste na repetição. O fato de que suas inovações características não passem de aperfeiçoamentos da produção em massa não é exterior ao sistema. É com razão que o interesse de inúmeros consumidores se prende à técnica, não aos conteúdos teimosamente repetidos, ocos e já em parte abandonados.” Fonte: ADORNO, T. – HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985, p. 112.
No fragmento, a crítica dos autores à indústria cultural salienta alguns elementos essenciais da cultura contemporânea. Partindo da leitura, assinale a opção que NÃO corresponde às críticas à indústria cultural.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

876Q937727 | Sociologia, Conceito de poder, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Em 1879, cerca de cinco mil pessoas reuniram-se para solicitar a D. Pedro II a revogação de uma taxa de 20 réis, um vintém, sobre o transporte urbano. O vintém era a moeda de menor valor da época. A polícia não permitiu que a multidão se aproximasse do palácio. Ao grito de “Fora o vintém!”, os manifestantes espancaram condutores, esfaquearam mulas, viraram bondes e arrancaram trilhos. Um oficial ordenou fogo contra a multidão. As estatísticas de mortos e feridos são imprecisas. Muitos interesses se fundiram nessa revolta, de grandes e de políticos, de gente miúda e de simples cidadãos. Desmoralizado, o ministério caiu. Uma grande explosão social, detonada por um pobre vintém.

Disponível em: www.revistadehistoria.com.br. Acesso em: 4 abr. 2014 (adaptado).

A leitura do trecho indica que a coibição violenta das manifestações representou uma tentativa de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

877Q907539 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Biólogo, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

A mobilização social é uma estratégia que visa promover a participação ativa dos cidadãos na vida política e social do país. Qual das seguintes opções descreve corretamente essa característica da mobilização social?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

878Q1025582 | Sociologia, O Processo de Socialização, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.
Comenius viveu entre 1592 e 1670. É considerado o pai da Didática Moderna. Seu método, entre outras coisas, previa o seguinte: tudo o que se deve saber deve ser ensinado; qualquer coisa que se ensine deverá ser ensinada em sua aplicação prática, no seu uso definido; deve-se ensinar de maneira direta e clara; ensinar a verdadeira natureza das coisas, partindo de suas causas; explicar primeiro os princípios gerais; ensinar as coisas em seu devido tempo; não abandonar nenhum assunto até sua perfeita compreensão; dar a devida importância às diferenças que existem entre as coisas.

Josenei Martins e Ana Cláudia Moser. Didática e metodologia do ensino de
sociologia. Indaial: UNIASSELVI, 2019, p. 4 (com adaptações).
Tendo em vista o processo de ensino e de aprendizagem da sociologia, julgue o item.

O alemão Johann Friedrich Herbart, que alguns consideram ter sido o primeiro autor a formular a pedagogia em termos propriamente científicos, acreditava que a ação pedagógica deve ser norteada por três procedimentos: o governo; a instrução; e a disciplina.
  1. ✂️
  2. ✂️

879Q1029962 | Sociologia, Estratificação e Desigualdade Social, Administração, MPU, FGV, 2025

A igualdade de gênero é um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). É o tema do ODS 5, que tem como metas o fim da discriminação (5.1) e da violência (5.2) contra mulheres e meninas; a garantia da participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública (5.5); reformas que levem a direitos iguais à propriedade, controle sobre a terra, recursos financeiros, herança e recursos naturais (5.a), dentre outras. Sobre o tema, analise as definições a seguir.

I. Identidade de gênero: gênero com o qual uma pessoa se identifica, que pode ou não concordar com o gênero que lhe foi atribuído quando de seu nascimento.
II. Assimetrias de gênero: desigualdades de oportunidades, condições e direitos entre homens e mulheres, gerando uma hierarquia de gênero.
III. Equidade de gênero: igualdade de direitos, oportunidades e condições entre homens e mulheres.
IV. Sexismo: sequência sócio-histórica de discriminações que reforçam possibilidades de ocupar lugares ou afirmam não lugares para as pessoas de acordo com o gênero.

Estão corretas as definições:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

880Q947019 | Sociologia, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2019

No final dos anos 1960, uma crise na sociedade foi fortalecida por movimentos de contestação social. Entre estes movimentos destaca-se a rebelião de Maio de 1968 na França, em que estudantes se aliaram aos operários na contestação de diversos elementos da sociabilidade e das relações sociais existentes. Esta rebelião se constituiu em um marco para a organização política dos movimentos sociais, pois apresentava tendências
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.