Questões de Concursos Técnicas em Laboratório

Resolva questões de Técnicas em Laboratório comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q692401 | Técnicas em Laboratório, Biomédico, UFTM, UFTM, 2019

Sobre a administração de substâncias em ratos e camundongos, aponte a alternativa que apresenta as vias em ordem DECRESCENTE em relação aos volumes máximos que podem ser administrados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q686761 | Técnicas em Laboratório, Biomédico, UFTM, UFTM, 2019

Sobre o acondicionamento de amostras biológicas, assinale a opção INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q691665 | Técnicas em Laboratório, Biomédico, UFTM, UFTM, 2019

Sobre o manejo de animais de laboratório, assinale a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q670457 | Técnicas em Laboratório, Técnico em Laboratório, Cispar PR, FAFIPA, 2020

Para realização da pesagem correta de reagentes de laboratório, é CORRETO afirmar que:
 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q667527 | Técnicas em Laboratório, Técnico em Laboratório, Cispar PR, FAFIPA, 2020

Para a confecção de um esfregaço sanguíneo de qualidade, é CORRETO afirmar que: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q846578 | Técnicas em Laboratório, Identificação dos Diversos Equipamentos de um Laboratório, Cispar PR Auxiliar de Laboratório, FAFIPA, 2020

Para preparo de uma solução tampão salina fosfatada de pH 7.4, podem ser utilizados os seguintes itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q693883 | Técnicas em Laboratório, Biomédico, UFTM, UFTM, 2019

Sobre a técnica de imunofluorescência, assinale a afirmativa INCORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q682340 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

Entre os equipamentos de proteção individual (EPI) utilizados no laboratório de microbiologia estão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q691869 | Técnicas em Laboratório, Biomédico, UFTM, UFTM, 2019

Sobre a criopreservação de células de mamíferos, assinale a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q846588 | Técnicas em Laboratório, Biossegurança Técnica em Laboratório, UFMS Técnico de Laboratório, FAPEC, 2020

Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo servidor, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. É um exemplo de EPI:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q844003 | Técnicas em Laboratório, Preparação de Meios de Cultura, Cispar PR Técnico em Laboratório, FAFIPA, 2020

A decantação é um processo que consiste em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q683342 | Técnicas em Laboratório, Biomédico, UFTM, UFTM, 2019

Na reação de imuno-histoquímica, os reagentes mais utilizados nas respectivas etapas finais, a fim de obter excelente contraste entre cromógeno e coloração nuclear, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q683413 | Técnicas em Laboratório, Biomédico, UFTM, UFTM, 2019

Assim como na microscopia de luz, na microscopia eletrônica de transmissão é preciso contrastar as diferentes estruturas teciduais e celulares para que elas possam ser visualizadas no microscópio. São reagentes utilizados para esse fim os itens abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q681362 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis, que continua sendo um grave problema de saúde pública. Com relação ao diagnóstico laboratorial da tuberculose assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) em cada afirmativa abaixo: ( ) O escarro e alguns outros materiais clínicos devem passar por tratamento químico prévio, antes de serem semeadas em meios de cultura. ( ) Os meios sólidos Lowesntein-Jesen ou Middlebrook 7H10 são utilizados para culturas de microbactérias. ( ) O sistema BACTECTM MGITTM 960 é um sistema automatizado para detecção de microbactérias em materiais clínicos, exceto sangue, baseado em emissão de fluorescência. ( ) A reação positiva ao teste tuberculínico é diagnóstico de tuberculose. A sequência correta, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q687495 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

O microrganismo Bacillus anthracis está dentro da seguinte classe de risco biológico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q685039 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

Com relação aos procedimentos corretos que devem ser realizados em casos de acidentes no laboratório de microbiologia, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) em cada afirmativa abaixo: ( ) No caso de derramamento de amostra biológica ainda não manipulada, a primeira atitude deve ser de isolamento da área, impedindo entrada no local por no mínimo 30 minutos. ( ) No caso de derramamento de cultura contendo microrganismos crescidos, a primeira atitude deve ser de isolamento da área, impedindo entrada no local por no mínimo 30 minutos. ( ) No caso de derramamento de cultura contendo microrganismos crescidos, a primeira atitude deve ser de derramar hipoclorito de sódio sobre o local e depois de pelo menos 10 minutos higienizar a área com papel absorvente e álcool. ( ) No caso de quebra de frasco contendo cultura crescida de microrganismos, a primeira atitude deve ser de isolamento da área, sem entrar no local por no mínimo 30 minutos. ( ) No caso de acidente dentro de cabine de segurança, a primeira atitude deve ser desligar a cabine e proceder a desinfecção da área do acidente, utilizando um desinfetante adequado e retirando o resíduo com papel absorvente. A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q683120 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

O ciclo de autoclavação para uma esterilização eficaz mais empregado na rotina é o de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q671553 | Técnicas em Laboratório, Técnico em Laboratório, Cispar PR, FAFIPA, 2020

Qual das alternativas abaixo representa um instrumento de medida volumétrica de precisão utilizado para o preparo de soluções em laboratório? 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q686393 | Técnicas em Laboratório, Biomédico, UFTM, UFTM, 2019

Assinale a opção que melhor completa a frase abaixo:
Em um ensaio de detecção simultânea de múltiplos analitos usando microesferas fluorescentes em microplacas, as microesferas são adquiridas, alinhadas pelo sistema de fluidos e analisadas ___________________ quanto à sua fluorescência natural e a emitida pelo ___________________ conjugado ao anticorpo de detecção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.