Início

Questões de Concursos Técnicas em Laboratório

Resolva questões de Técnicas em Laboratório comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q957307 | Técnicas em Laboratório, Coleta e Preparo de Exames de Urina, Grupo Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, FGV, 2025

Assinale a afirmativa correta em relação ao processo de centrifugação da urina para obtenção do sedimento urinário para realização do exame de rotina de urina (uroanálise).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q953775 | Técnicas em Laboratório, Área Microbiologia, UFCG, UFCG, 2025

A remoção de sujidades das vidrarias e equipamentos acontece através da técnica da limpeza. O laboratório deve elaborar o seu protocolo padrão de limpeza destes materiais, orientando o tipo de água a ser utilizada e/ou produtos de limpeza apropriados.
Referente ao tema discutido acima, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q1003719 | Técnicas em Laboratório, Coleta e Preparo de Exames de Urina, Médicoa Veterinário, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

A análise de urina faz parte dos principais exames de rotina para a detecção e diagnóstico de diversas doenças, não só doenças urinárias como também de doenças metabólicas. O método de colheita de urina pode afetar alguns dos seus parâmetros e interferir no resultado das análises. Os métodos de colheita utilizados na medicina veterinária são a captura de urina livre, a compressão manual da bexiga, a cateterização/algaliação uretral e a cistocentese. Analise as afirmativas abaixo sobre os métodos de colheita de urina e, em seguida, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q957411 | Técnicas em Laboratório, Grupo Técnico em Citopatologia, EBSERH, FGV, 2025

Segundo as classificações de risco dos agentes biológicos fornecidas pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 1608/2007, a característica típica de um agente biológico de Classe de Risco 3, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q1006829 | Técnicas em Laboratório, Coleta, Biomédico, EBSERH, IBFC, 2022

Para a coleta microbiológica, o material colhido deve ser representativo do processo infeccioso investigado, devendo ser eleito o melhor sítio da lesão, evitando contaminação com as áreas adjacentes. A coleta e o transporte inadequados podem ocasionar falhas no isolamento do agente etiológico e favorecer o desenvolvimento da flora contaminante. Portanto, procedimentos adequados de coleta devem ser adotados para evitar o isolamento de um “falso” agente etiológico, resultando em uma orientação terapêutica inadequada. Para a análise microbiológica de líquor, Assinale a alternativa que apresenta o tempo crítico e o meio de transporte corretos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q955970 | Técnicas em Laboratório, Soluções Desinfetantes, Campus Caraguatatuba, UNITAU, Avança SP, 2025

Algumas características sobre o formaldeído foram propostas a seguir. Analise cada afirmativa e assinale a que traz uma informação incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q957282 | Técnicas em Laboratório, Soluções Desinfetantes, Grupo Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, FGV, 2025

Assinale a afirmativa correta acerca das características ideais de um agente desinfetante.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q1012861 | Técnicas em Laboratório, Microbiologia Nas Técnicas em Laboratório, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, relativo à microscopia e técnicas de semeadura em microbiologia.

A semeadura para cultivo qualitativo pode ser feita com o próprio swab (do meio de transporte) ou com amostra do material removida com alça (estéril) flambada e semeada, de forma a se obter um gradiente decrescente de concentração do inóculo que permita o isolamento de todas as colônias diferentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

330Q1029777 | Técnicas em Laboratório, Biossegurança Técnica em Laboratório, Agente de Serviços Técnicos de Análises Clínicas, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em relação ao controle microbiológico e à manutenção da segurança em laboratórios clínicos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) São exemplos de desinfetantes químicos, o etanol 70%, o hipoclorito de sódio 2% e o quaternário de amônio.
( ) O processo de esterilização atua sobre formas vegetativas dos microrganismos, eliminando grande parte dos contaminantes existentes em um local ou material.
( ) O álcool 70% é mais eficaz que o álcool absoluto na desinfecção de superfícies, pois a água presente na solução facilita a entrada do álcool em bactérias e retarda sua volatilização aumentando o tempo de exposição.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q1007256 | Técnicas em Laboratório, Vidrarias para Laboratórios, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, IBFC, 2023

A função de um dessecador no laboratório é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q955555 | Técnicas em Laboratório, Imunologia Básica nas Técnicas de Laboratório, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

No ataque direto, os anticorpos ligam-se ao antígeno e podem provocar sua aglutinação, precipitação, neutralização e lise. Na aglutinação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

333Q1054161 | Técnicas em Laboratório, Controle de Qualidade em Laboratório Clínico, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Durante a validação de métodos analíticos para a determinação de metais pesados em matérias-primas e produtos biotecnológicos, é fundamental que o gestor de qualidade da Hemobrás selecione corretamente a combinação de combustível e oxidante utilizada nos atomizadores de chama na Espectroscopia de Absorção Atômica (EAA), garantindo resultados precisos, seguros e confiáveis. Nesse contexto, uma combinação de combustível/oxidante apropriada para a análise de metais pesados é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

334Q1006821 | Técnicas em Laboratório, Técnicas Manuais e Automatizadas de Aparelhos e Materiais, Biomédico, EBSERH, IBFC, 2022

O conceito de imunovigilância do câncer, proposto por Macfarlane Burnet nos anos 1950, estabelece que uma função fisiológica do sistema imune é reconhecer e destruir clones de células transformadas antes de seu desenvolvimento em tumores, bem como matar tumores já formados. Várias características dos antígenos tumorais e das respostas imunes aos tumores são fundamentais para uma compreensão da imunidade tumoral e para o desenvolvimento de estratégias usadas na imunoterapia do câncer. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Tumores estimulam respostas imunes adaptativas específicas que podem prevenir ou limitar o crescimento e a disseminação dos cânceres. A maioria das evidências indica que as respostas imunes clinicamente relevantes envolvem as células T, especialmente os linfócitos T citotóxicos CD8+ (CTLs, do inglês, cytotoxic T lymphocytes).
( ) As respostas imunes frequentemente falham em prevenir o crescimento de tumores. Tumores estabelecidos podem inibir as respostas imunes por vários mecanismos.
( ) A maioria dos antígenos tumorais que elicitam respostas imunes protetoras é formada por neoantígenos produzidos por genes mutantes em diferentes clones de células tumorais.
( ) Os neoantígenos proteicos de tumores são principalmente produtos de oncogenes mutantes ou genes supressores tumorais envolvidos na oncogênese.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q1011443 | Técnicas em Laboratório, Balanças, Farmacêutico, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Durante a preparação de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 mol/L em um laboratório de manipulação de fármacos, um técnico realizou etapas como pesagem do soluto, dissolução parcial, transferência para balão volumétrico, diluição e padronização da solução.

Considerando os equipamentos utilizados, os cálculos envolvidos e os conceitos relacionados à preparação de soluções, julgue o item a seguir.

A balança analítica é o equipamento mais adequado para pesar pequenas quantidades de substâncias com alta precisão em laboratório.

  1. ✂️
  2. ✂️

336Q1049894 | Técnicas em Laboratório, Técnicas de Esterilização e Desinfecção em Laboratório, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito dos processos de esterilização, limpeza e descontaminação laboratorial, julgue o item que se segue.

A radiação ultravioleta é utilizada para a descontaminação do ambiente laboratorial, agindo de forma eficiente como fungicida.
  1. ✂️
  2. ✂️

337Q1048369 | Técnicas em Laboratório, Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, Técnico de Laboratório, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação as boas práticas de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, analise as afirmativas a seguir.

I. É recomendado que os sacos para acondicionamento de resíduos de serviço de saúde do grupo A sejam utilizados até seu limite máximo, para evitar o desperdício.
II. Quando houver obrigação de tratamento prévio antes do descarte, os resíduos de serviço de saúde do grupo D devem ser acondicionados em sacos vermelhos identificados com risco biológico.
III. Resíduos do subgrupo A1, como culturas de microrganismos e meios de cultura, devem ser submetidos a tratamento prévio antes de serem encaminhados para disposição final ambientalmente adequada.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q1056337 | Técnicas em Laboratório, Identificação dos Diversos Equipamentos de um Laboratório, Técnico em Patologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
Considerando os procedimentos para o preparo de amostras de tecidos de biópsias, processamento histológico de rotina das amostras e observação em microscopia óptica, responda à questão.
Analise as afirmativas a seguir.
I. Os procedimentos que incluem a coleta das amostras; montagem de lâminas; coloração; e, análises macroscópicas e microscópicas – inicial e final, são atos que podem ser compartilhados por todos os profissionais da área de saúde.
II. A função da mistura formaldeído/glutaraldeído é promover a interrupção da autólise para que as estruturas teciduais se mantenham intactas, uma vez que moléculas de dióxido de carbono começam a se acumular devido à falta de oxigenação, fazendo com que enzimas lisossomais matem as células.
III. O emprego dos micrótomos tipo rotatório, cuja navalha é fixa, do tipo corrediça e se move, assegura que sejam obtidas amostras com espessura superior a 10 mm, adequada à passagem de luz.
IV. A etapa de retirada de água da amostra tecidual empregando benzeno ou benzoato metílico é necessária, uma vez que a parafina utilizada para impregnação e inclusão é hidrofóbica e não consegue penetrar no tecido hidratado.
V. O tratamento com xilol, etapa denominada diafanização, objetiva remover o reagente empregado na desidratação para aumentar a afinidade entre as estruturas do tecido e o material de impregnação e inclusão.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q1021545 | Técnicas em Laboratório, Hematologia Nas Técnicas em Laboratório, Hematologia e Hemoterapia, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à aplicação da biologia molecular no campo da hematologia, julgue o item a seguir.
A técnica de reação em cadeia da polimerase pode ser utilizada para detecção do rearranjo gênico bcr-abl, o que é útil no diagnóstico da leucemia linfoide aguda e da leucemia mieloide crônica.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.