Questões de Concursos Telecomunicações

Resolva questões de Telecomunicações comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

51Q11368 | Telecomunicações, Telefonista, COREN SP, VUNESP

O conjunto formado por fone de ouvido com controle de volume e microfone acoplado, que fica preso à cabeça do(a) telefonista permitindo que ele(a) tenha as mãos livres para outras tarefas, é chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q201241 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Os protocolos de roteamento podem ser classificados em interiores, quando são utilizados para trocar informações dentro de Sistemas Autônomos (AS), ou exteriores, quan­do realizam conexões entre AS.
Um importante protocolo exterior é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q11366 | Telecomunicações, Telefonista, COREN SP, VUNESP

A modalidade que permite a discagem direta para outros países é reconhecida pela sigla
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q207215 | Telecomunicações, Fundamentos básicos do setor de telecomunicações, Especialista em Regulação Informática, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subseqüentes, tendo como referência os fundamentos básicos do setor de telecomunicações, a política nacional de telecomunicações e a legislação vigente específica da área.

Considere a seguinte situação hipotética. Maria reside em localidade onde habitam 500 pessoas, região em que o STFC destinado ao uso do público em geral é prestado no regime público por concessionárias. Desejando ter acesso individual na classe residencial, Maria solicitou o referido acesso a uma das concessionárias e, por meio deste, a conexão a provedores de acesso a serviços Internet (PASI). Nessa situação, a legislação vigente estabelece que a concessionária na qual a solicitação de Maria foi registrada terá o prazo máximo de 7 dias para atender a referida solicitação.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q264043 | Telecomunicações, CPCT, Técnico Judiciário Telefonia, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

CPCTs são equipamentos utilizados principalmente para permitir a comunicação interna entre ramais de uma empresa, podendo, ainda, interconectar-se à rede pública de telefonia via linhas-tronco. Com relação a essas centrais, julgue os itens a seguir.

As centrais públicas de telefonia do tipo CPA podem prover as funcionalidades de PABX para uma empresa sem a necessidade de instalação de equipamentos específicos de central nas dependências dessa empresa. Esse sistema é denominado PABX virtual.

  1. ✂️
  2. ✂️

56Q256199 | Telecomunicações, Telecomunicacoes, Técnico em Regulação, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a testes e manutenção de equipamentos de telecomunicações.

Considere a seguinte situação hipotética.

Um técnico de telecomunicações deverá fazer uma inspeção de aceitação em uma estação radiobase de uma concessionária do serviço de telefonia móvel celular que está prestes a entrar em operação.

Nessa situação, para verificar se o sistema irradiante da estação está funcionando corretamente, o técnico deverá fazer uma medida da perda de retorno utilizando um gerador de varredura, um acoplador bidirecional e um analisador de espectro. Um alto valor da perda de retorno significa que o sistema irradiante está casado com o gerador e é um bom indicativo de que está funcionando corretamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

57Q45095 | Telecomunicações, Técnico, INPE, CESPE CEBRASPE

     Considere a situação de um sistema via satélites em que cada enlace entre um satélite e seu Centro de Controle de Satélites (CCS) seja efetuado por pelo menos uma estação terrena (ET). Nessa situação, com relação a visualização e processamento de dados de distância e velocidade desse satélite, julgue os seguintes itens.

Cálculos sucessivos da anomalia média do satélite podem ser usados na determinação da velocidade desse satélite.
  1. ✂️
  2. ✂️

58Q261266 | Telecomunicações, Agências Reguladoras, Técnico em Regulação, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com o anexo à Resolução n.o 221 da ANATEL, de 27/4/2000, Serviço Móvel Especializado (SME) é o serviço de telecomunicações móvel terrestre, de interesse coletivo, que utiliza sistema de radiocomunicação, basicamente, para a realização de operações do tipo despacho e para outras formas de telecomunicações e caracteriza-se pela mobilidade do usuário. Em seu art. 3.º, o referido anexo apresenta, entre outras, as seguintes definições pertinentes ao sistema SME.

I Área de prestação de serviço: área geográfica definida pela ANATEL, na qual a autorizada explora o SME conforme condições previamente estabelecidas.

II Assinante: pessoa que possui vínculo contratual com a prestadora para fruição do serviço.

III Estação móvel: estação do SME que pode operar, quando em movimento ou estacionada em lugar não-especificado, dentro da área de cobertura de uma estação radiobase.

IV Estação radiobase (ERB): estação fixa do SME usada para radiocomunicação com estaçõesmóveis.

V Interconexão: ligação entre redes de telecomunicações funcionalmente compatíveis, de modo que os usuários de serviços de uma das redes possam comunicar-se com usuários de serviço de outra, ou acessar serviços nelas disponíveis.

VI Operação do tipo despacho: comunicação entre estações fixas e estações móveis ou entre duas ou mais estações móveis, na qual uma mensagem é transmitida simultaneamente a todas as estações ou a um grupo de estações e efetuada mediante compartilhamento automático de um pequeno número de canais, de forma a otimizar a utilização do espectro.

No anexo à Resolução n.o 405 da ANATEL, de 5/5/2005, que define o Plano Geral de Autorizações do Serviço Móvel Especializado, em seu art. 7.o, é estabelecido que a uma mesma autorizada de SME, em uma mesma área de prestação de serviço, podem ser consignados canais de radiofreqüências ou faixas de espectro que totalizem, no máximo, 15 MHz, incluídos canais de transmissão e recepção.

Considerando as informações apresentadas acima, julgue os itens seguintes.

Considere que uma operadora do SME implante um sistema em que os assinantes tenham acesso aos serviços disponibilizados pela operadora utilizando técnicas de múltiplo acesso por divisão no tempo, em que uma portadora de onda contínua é modulada no esquema 8-PSK a uma taxa de 60 kbaud. Nessas condições, para se evitar ISI, a menor banda que pode ser ocupada por uma portadora modulada do referido sistema, de acordo com a teoria de Nyquist, é igual a 60 kHz.
  1. ✂️
  2. ✂️

59Q262943 | Telecomunicações, CPCT, Técnico Judiciário Telefonia, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de CPCTs e suas facilidades, julgue os itens a seguir.

Em uma CPCT moderna, que atenda a uma determinada área de trabalho, o sistema KS (key system) permite que seja aplicada a funcionalidade de busca automática em um grupo de ramais.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.