Questões de Concurso Texto associado

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q1013559 | Texto associado, Educação dos Surdos, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.
Mandioca, macaxeira, aipim e castelinha são nomes diferentes da mesma planta. Semáforo, sinaleiro e farol também significam a mesma coisa. O que muda é só o hábito cultural de cada região. A mesma coisa acontece com a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Embora ela seja a comunicação da comunidade surda no Brasil, existem sinais que variam em relação à região, à idade e até ao gênero de quem se comunica. A cor verde, por exemplo, possui sinais diferentes no Rio de Janeiro, no Paraná e em São Paulo. São os regionalismos na língua de sinais. Essas variações são apenas um dos temas trabalhados nos diferentes cursos voltados à linguística das línguas de sinais.

Internet: <https://www2.unesp.br> (com adaptações).
Acerca da estrutura linguística da Libras, julgue o item.

William Stokoe criou quatro componentes da quirologia: configuração da mão; expressão facial e corporal; locação da mão; e movimento.

12 Q1011868 | Texto associado, Interpretação de Textos, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Imaginar é um dom comum a todos os seres humanos — e também uma daquelas características que nos diferenciam dos outros animais, incapazes de atingir esse nível de abstração. Apesar disso, a criatividade parece a muitos de nós algo inacessível, difícil de cultivar, restrita apenas àqueles que já nasceram com aptidões artísticas ou inventivas.


Isso não é verdade. Nas últimas décadas, a psicologia e a neurociência começaram a desvendar o processo de surgimento de ideias originais no nosso cérebro — e descobriram estratégias que qualquer um pode adotar para aperfeiçoar a própria capacidade criativa, mesmo que você se considere desprovido desse traquejo.


O que se pode chamar de estudo científico da criatividade começou só na década de 1950, quando o psicólogo americano J. P. Guilford publicou as bases desse campo de pesquisa. Ele se interessou em responder uma pergunta essencial: de onde vêm as ideias criativas?


Para isso, Guilford propôs que o raciocínio humano se divide em dois tipos: o convergente e o divergente. Ambos podem ser usados para resolver problemas ou chegar a conclusões após uma análise, mas funcionam de maneira bem diferentes.


O pensamento convergente é aquele que busca uma única solução para um impasse específico. Ele segue uma ordem estruturada, avançando e refinando uma mesma ideia em vez de experimentar várias resoluções diferentes. Pense, por exemplo, numa questão de uma prova de matemática. Pode até haver várias maneiras de se chegar ao resultado, mas o mais fácil (e comum) é escolher um único método e seguir com ele até o final.


Já o pensamento divergente é mais fluido e caótico: ele explora diversas ideias diferentes ao mesmo tempo, muitas vezes misturando as soluções e conectando-as de maneiras pouco óbvias. É o raciocínio típico dos brainstormings, por exemplo. Segundo Guilford, a criatividade é um produto direto da nossa capacidade de pensar de forma divergente. Ao fazer conexões entre coisas aparentemente desconexas, criamos ideias inéditas. Até hoje, essa explicação é a mais aceita pelos cientistas.


Bruno Carbinatto. Penso, logo crio. In: Revista Superinteressante, jan./2025.

Internet: (com adaptações).

Em relação às ideias veiculadas no texto precedente, bem como a seus aspectos linguísticos, julgue o seguinte item.


No trecho “ou chegar a conclusões após uma análise” (segundo período do quarto parágrafo), o verbo “chegar” poderia ser flexionado no plural — chegarem — sem prejuízo da correção gramatical e do sentido original do texto.

13 Q1021895 | Texto associado, Determinantes e Quantificadores Determiners And Quantifiers, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto associado.

Atenção! Leia o texto a seguir para responder à questão.



Abstract


Over the past few decades, South Korean culture has gained popularity worldwide. Since the 1990s, government-led cultural policies have transitioned from focusing on economic strategy to national branding and soft power and have had a positive impact on the domestic ecosystem of cultural industry and contributed to promoting South Korea abroad. There are three aspects contributing to the development of South Korean soft power—the successful history with economic development and democratization, the development of creative content that led to global competitiveness due to the compressed growth experience and the limited domestic market, and the development of digital technology, especially the change in the media environment. However, this increased soft power is still limited as a tool to handle problems facing South Korea, mainly because of the nation’s geopolitical situation. South Korea should pay more attention to active participation in specific global agendas— especially in development and cooperation, emerging technology, and human rights issues. As a beneficiary of the existing liberal international order, South Korea achieved a prosperous economy and democracy. This aspect provides a cornerstone upon which to build South Korean cultural resources and promote them beyond its borders. South Korea should contribute creating public goods through its active engagement and leadership on various global agendas. This dedication to the international community ultimately benefits South Korea in the long run.


KIM, Minsung. The Growth of South Korean Soft Power and Its Geopolitical Implications. Disponível em: https://www.airuniversity.af.edu/JIPA/Display/Article/3212634/the-growth-ofsouth-korean-soft-power-and-its-geopolitical-implications/. Acesso em: 12 ago. 2024. Adaptado.

Ao trabalharem com a leitura do resumo desse artigo, os estudantes apresentaram dificuldade para entender o trecho government-led cultural policies. Ao elicitar dos alunos possíveis interpretações gramaticais e lexicais, a professora recebeu as seguintes considerações:

I. ‘government-led’ é um exemplo de um substantivo composto.
II. Em ‘cultural policies’, ‘cultural’ qualifica o termo ‘policies’.
III. ‘policies’ pode ser considerado um falso cognato.
IV. ‘government-led’ qualifica o termo ‘cultural’.

Estão corretas as afirmações:

14 Q1015291 | Texto associado, Educação dos Surdos, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.
A Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga (EBT) conta com um time de professores totalmente bilíngues, sendo que quatro profissionais são surdos. Criada em 2013, atende apenas estudantes surdos, deficientes auditivos e codas — filhos ouvintes de pais surdos. Atualmente, a escola oferta da educação linguística precoce até o ensino de jovens e adultos. Desde sua inauguração, a instituição tem evoluído a partir das necessidades que surgem ao longo da caminhada. “Nossos profissionais são muito estudiosos e estão sempre se atualizando e criando novas estratégias e metodologias para aperfeiçoar as condições de aprendizagem dos alunos”, afirma a diretora da escola.

Internet: <https://www.andifes.org.br> (com adaptações).
Considerando o texto acima e o que se refere à educação especial e à inclusão de estudantes surdos, julgue o item.

A EBT utiliza a Libras como língua de instrução, em respeito à Lei n.o 10.098/2000, que reconhece a Libras como língua oficial da comunidade surda.

15 Q1013523 | Texto associado, Educação dos Surdos, Libras, SEDF, Quadrix, 2021

Texto associado.
Cantora de 26 anos de idade morreu em acidente de avião em Minas Gerais. A intérprete de libras Gessilma Dias foi a convidada para participar das transmissões de Marília em meio à pandemia. Marília Mendonça foi a primeira artista a usar Libras nas lives durante a pandemia do coronavírus. A intérprete de Libras Gessilma Dias, que trabalha na área há vinte anos, foi a convidada da cantora para o trabalho. Aos 26 anos de idade, a rainha da “sofrência” morreu em um acidente de avião em Caratinga (MG). “Marília vai ser um marco da comunidade surda. Ela teve essa ideia. Criou esse espaço para que a gente mostrasse o nosso trabalho. Para que a comunicação realmente aconteça. Para que os surdos pudessem ter acesso”, disse a intérprete. A intérprete disse ainda, em entrevista à TV Anhanguera, que muitos surdos não têm espaço para poder participar do meio musical, por falta de acessibilidade. “Porque a gente fala assim: ‘o surdo não gosta de música, porque ele não ouve’. Mas alguns gostam. Como que você vai saber se eles gostam ou não se eles não participam daquele espaço?”.

LibrasSol, 7 de novembro de 2021 (com adaptações).
A partir da reportagem acima, julgue o item quanto aos aspectos históricos, legais e teórico-metodológicos da educação de surdos e à análise fonológica da Libras.

O Decreto n.º 5.626/2005 estabelece que aos surdos é vedado o direito de atuar como intérpretes de língua de sinais.

16 Q1013526 | Texto associado, Educação dos Surdos, Libras, SEDF, Quadrix, 2021

Texto associado.
Cantora de 26 anos de idade morreu em acidente de avião em Minas Gerais. A intérprete de libras Gessilma Dias foi a convidada para participar das transmissões de Marília em meio à pandemia. Marília Mendonça foi a primeira artista a usar Libras nas lives durante a pandemia do coronavírus. A intérprete de Libras Gessilma Dias, que trabalha na área há vinte anos, foi a convidada da cantora para o trabalho. Aos 26 anos de idade, a rainha da “sofrência” morreu em um acidente de avião em Caratinga (MG). “Marília vai ser um marco da comunidade surda. Ela teve essa ideia. Criou esse espaço para que a gente mostrasse o nosso trabalho. Para que a comunicação realmente aconteça. Para que os surdos pudessem ter acesso”, disse a intérprete. A intérprete disse ainda, em entrevista à TV Anhanguera, que muitos surdos não têm espaço para poder participar do meio musical, por falta de acessibilidade. “Porque a gente fala assim: ‘o surdo não gosta de música, porque ele não ouve’. Mas alguns gostam. Como que você vai saber se eles gostam ou não se eles não participam daquele espaço?”.

LibrasSol, 7 de novembro de 2021 (com adaptações).
A partir da reportagem acima, julgue o item quanto aos aspectos históricos, legais e teórico-metodológicos da educação de surdos e à análise fonológica da Libras.

A língua brasileira de sinais é uma língua de modalidade visual-espacial e, por isso, não possui uma estrutura fonética e fonológica.

17 Q1013535 | Texto associado, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNESPAR, UNESPAR, 2022

Texto associado.


1 Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm Acesso em 22/05/2022

2 Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6614 Acesso em 22/05/2022.

3 Disponível em https://www.facebook.com/surdalidades/photos/a.354534317912494/966689483363638/?type=3&theater. Acesso em 22/05/2022

4 NAKAGAWA, Hugo Eiji Ibanhes. Culturas surdas: o que se vê, o que se ouve. Dissertação de Mestrado em Cultura e Comunicação. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 26 (FLUL) e a Universidade de Lisboa (UL), 2012 Disponível em https://docplayer.com.br/10240491-Culturas-surdas-o-que-se-ve-oque-se-ouve.htmlAcesso em: 22/05/2022

5 LOPES,M.C. Surdez e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

6 Decreto Nº 5.626. Regu lamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS , e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Publicada no Diá rio Oficial da União em 22/12/2005.

7 PERLIN, G. T. T. Identidades surdas. In SKLIAR, Carlos (org) A surdez: um olhar sobre as diferenças. 3ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2005

8 Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/veja-os-premiados-do-oscar-2022/ Acesso em 23/05/2022

De acordo com a Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010, que Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS é correto afirmar:

18 Q1020703 | Texto associado, Interpretação de Textos, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, VUNESP, 2020

Texto associado.

O galã

Um belo dia, naquela pacata e honesta capital da província de segunda ordem, apareceram, pregados nas esquinas, enormes cartazes anunciando a próxima estreia de uma excelente companhia dramática, vinda do Rio de Janeiro.

Há muito tempo o velho teatro não abria as portas ao público, e este, enfarado1 de peloticas2 e cavalinhos, andava sequioso de drama e comédia.

Havia, portanto, na cidade uma animação e rebuliço desusados. Falara-se na vinda da companhia, mas ninguém tinha absoluta certeza de que ela viesse, porque o empresário receava não fazer para as despesas. Agora, os cartazes, impressos em letras garrafais, confirmavam a auspiciosa notícia, provocando um entusiasmo indizível. Muita gente saía de casa só para os ver, certificando-se, pelos próprios olhos, de tão grata novidade.

A companhia anunciada era, efetivamente, a melhor, talvez, de quantas até então se tinham aventurado às incertezas de uma temporada naquela cidade tranquila.

Quando a companhia chegou, foi uma verdadeira festa. Grande massa de povo aguardava-a no cais de desembarque; houve música, foguetes e aclamações.

(Arthur Azevedo, “O galã”. Seleção de Contos, 2014. Adaptado)

1 entediado

2 artes de iludir com truques

Nas passagens “Muita gente saía de casa só para os ver” (4° parágrafo) e “Grande massa de povo aguardava-a no cais de desembarque” (último parágrafo), os pronomes destacados referem-se, correta e respectivamente, às expressões:

19 Q1020704 | Texto associado, Sintaxe, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, VUNESP, 2020

Texto associado.

O galã

Um belo dia, naquela pacata e honesta capital da província de segunda ordem, apareceram, pregados nas esquinas, enormes cartazes anunciando a próxima estreia de uma excelente companhia dramática, vinda do Rio de Janeiro.

Há muito tempo o velho teatro não abria as portas ao público, e este, enfarado1 de peloticas2 e cavalinhos, andava sequioso de drama e comédia.

Havia, portanto, na cidade uma animação e rebuliço desusados. Falara-se na vinda da companhia, mas ninguém tinha absoluta certeza de que ela viesse, porque o empresário receava não fazer para as despesas. Agora, os cartazes, impressos em letras garrafais, confirmavam a auspiciosa notícia, provocando um entusiasmo indizível. Muita gente saía de casa só para os ver, certificando-se, pelos próprios olhos, de tão grata novidade.

A companhia anunciada era, efetivamente, a melhor, talvez, de quantas até então se tinham aventurado às incertezas de uma temporada naquela cidade tranquila.

Quando a companhia chegou, foi uma verdadeira festa. Grande massa de povo aguardava-a no cais de desembarque; houve música, foguetes e aclamações.

(Arthur Azevedo, “O galã”. Seleção de Contos, 2014. Adaptado)

1 entediado

2 artes de iludir com truques

Assinale a alternativa em que a reescrita de frase do texto está em conformidade com a norma-padrão quanto à correlação dos tempos verbais e à concordância.

20 Q1013562 | Texto associado, Educação dos Surdos, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.
Mandioca, macaxeira, aipim e castelinha são nomes diferentes da mesma planta. Semáforo, sinaleiro e farol também significam a mesma coisa. O que muda é só o hábito cultural de cada região. A mesma coisa acontece com a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Embora ela seja a comunicação da comunidade surda no Brasil, existem sinais que variam em relação à região, à idade e até ao gênero de quem se comunica. A cor verde, por exemplo, possui sinais diferentes no Rio de Janeiro, no Paraná e em São Paulo. São os regionalismos na língua de sinais. Essas variações são apenas um dos temas trabalhados nos diferentes cursos voltados à linguística das línguas de sinais.

Internet: <https://www2.unesp.br> (com adaptações).
Acerca da estrutura linguística da Libras, julgue o item.

Para Quadros e Karnopp, existem três tipos de verbo em Libras: verbos simples; verbos com concordância; e verbos espaciais.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.