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21 Q1020313 | Texto associado, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, EBSERH, IBFC, 2020

Texto associado.
Considerando a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, leia o texto abaixo para responder à questão.

Planos de saúde

A saúde dos usuários do SUS está na UTI e a ANS (Agência Nacional de Saúde), que controla o índice anual do aumento dos planos de saúde particulares, tem contribuído com o caos. Nos últimos cinco anos, os planos aumentaram 75%. Com o reajuste previsto de 2018, o acréscimo promete alcançar quase 100%, em relação a 2013. Os usuários dos planos particulares os têm abandonado for falta de recursos, e assim aumentam as filas do SUS. Quem controla a ANS nas autorizações dos aumentos? Em que índices ela se baseia?
http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades/noticia/2018/05/opiniao -confira-as-cartas-dos-leitores-desta-quarta-feira-10352624.html
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O sujeito da forma verbal "tem contribuído" é o termo "índice anual". ( ) A palavra em destaque no trecho "Os usuários dos planos particulares os têm abandonado" é um pronome que retoma semanticamente o termo "os usuários". ( ) No trecho "Os usuários dos planos particulares os têm abandonado", o sujeito do verbo "ter" é a expressão "planos particulares". ( ) O verbo "aumentar" no trecho "aumentam as filas do SUS" é classificado como Transitivo Direto. ( ) A palavra destacada no trecho "Em que índices ela se baseia?" é, morfologicamente, um pronome relativo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

22 Q1011868 | Texto associado, Interpretação de Textos, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Imaginar é um dom comum a todos os seres humanos — e também uma daquelas características que nos diferenciam dos outros animais, incapazes de atingir esse nível de abstração. Apesar disso, a criatividade parece a muitos de nós algo inacessível, difícil de cultivar, restrita apenas àqueles que já nasceram com aptidões artísticas ou inventivas.


Isso não é verdade. Nas últimas décadas, a psicologia e a neurociência começaram a desvendar o processo de surgimento de ideias originais no nosso cérebro — e descobriram estratégias que qualquer um pode adotar para aperfeiçoar a própria capacidade criativa, mesmo que você se considere desprovido desse traquejo.


O que se pode chamar de estudo científico da criatividade começou só na década de 1950, quando o psicólogo americano J. P. Guilford publicou as bases desse campo de pesquisa. Ele se interessou em responder uma pergunta essencial: de onde vêm as ideias criativas?


Para isso, Guilford propôs que o raciocínio humano se divide em dois tipos: o convergente e o divergente. Ambos podem ser usados para resolver problemas ou chegar a conclusões após uma análise, mas funcionam de maneira bem diferentes.


O pensamento convergente é aquele que busca uma única solução para um impasse específico. Ele segue uma ordem estruturada, avançando e refinando uma mesma ideia em vez de experimentar várias resoluções diferentes. Pense, por exemplo, numa questão de uma prova de matemática. Pode até haver várias maneiras de se chegar ao resultado, mas o mais fácil (e comum) é escolher um único método e seguir com ele até o final.


Já o pensamento divergente é mais fluido e caótico: ele explora diversas ideias diferentes ao mesmo tempo, muitas vezes misturando as soluções e conectando-as de maneiras pouco óbvias. É o raciocínio típico dos brainstormings, por exemplo. Segundo Guilford, a criatividade é um produto direto da nossa capacidade de pensar de forma divergente. Ao fazer conexões entre coisas aparentemente desconexas, criamos ideias inéditas. Até hoje, essa explicação é a mais aceita pelos cientistas.


Bruno Carbinatto. Penso, logo crio. In: Revista Superinteressante, jan./2025.

Internet: (com adaptações).

Em relação às ideias veiculadas no texto precedente, bem como a seus aspectos linguísticos, julgue o seguinte item.


No trecho “ou chegar a conclusões após uma análise” (segundo período do quarto parágrafo), o verbo “chegar” poderia ser flexionado no plural — chegarem — sem prejuízo da correção gramatical e do sentido original do texto.

23 Q1011876 | Texto associado, Pontuação, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

A inteligência artificial (IA) generativa cresce exponencialmente, promovendo benefícios que vão da automatização de processos à geração de insights estratégicos. No entanto, essa expansão também amplia os desafios da segurança cibernética, de modo que se torna essencial a adoção de medidas preventivas.


A Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP) aponta que os crimes cibernéticos aumentaram 45% no Brasil em 2024. Isso significa que uma em cada quatro pessoas é alvo de golpes. Hackers estão se adaptando e usando IA para criar ataques mais sofisticados e difíceis de identificar.


Um exemplo de ataque mais sofisticado e difícil de identificar é o que ocorre por meio do uso das deepfakes, tecnologia que se vale da IA para criar imagens e áudios falsos que parecem reais. Segundo a Sumsub, plataforma de verificação de identidade, essa prática cresceu 830% no Brasil entre 2022 e 2023. Trata-se de uma tática para manipular informações, explorar a credibilidade de figuras públicas e induzir fraudes. Não à toa, as imagens de pessoas famosas e celebridades são muito utilizadas por criminosos nessa abordagem.


Os ataques de phishing também se tornaram mais sofisticados. A consultoria de cibersegurança Redbelt Security estima que mais de 3,5 milhões de brasileiros tenham sido vítimas desse tipo de golpe em 2023. O crescimento de dispositivos conectados e da coleta constante de dados sensíveis aponta, mais do que nunca, para a necessidade de uma proteção digital reforçada.


Internet: <olhardigital.com.br> (com adaptações).

Julgue o item que se segue, referente às ideias e a aspectos linguísticos do texto apresentado.

O emprego de travessão no lugar da vírgula após “deepfakes” (primeiro período do terceiro parágrafo) manteria a correção gramatical do texto sem prejuízo de seu sentido original.

24 Q1019564 | Texto associado, Vocabulário Vocabulario, LEM Espanhol, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

Texto associado.
Haga la lectura del texto para contestar la cuestione.

Comida chatarra: por qué los alimentos “malos” saben tan bien

Todos sabemos que nos hace mal y que la debemos evitar. Pero ¿qué hace que la comida chatarra sea tan irresistiblemente Buena?
Eso le consultó un oyente a los “detectives científicos” de la BBC, el biólogo Adam Rutherford y la matemática Hannah Fry, presentadores del programa de radio “Los casos curiosos de Rutherford y Fry”, que se dedica a investigar misterios de la vida diaria enviados por el público.
“¿Por qué la comida mala sabe tan bien?”, preguntó Alan Fouracre desde Nueva Zelanda, aclarando que se refería a cosas como “salchichas, papas fritas y chocolate”.

Huele rico
“Lo que impulsa nuestro antojo es nuestro olfato”, explicó el experto.
El olor a cierto tipo de comida hace que nuestro sistema digestivo se encienda y reclame ser alimentado.
Y una vez que la comida está en nuestra boca, también es nuestra nariz la que nos permite sentir toda la sutileza de su sabor.
“Son miles de sabores, es algo muy sofisticado”, detalló Miodownik.
El papel que juega el olfato explica por qué muchas de estas comidas – por ejemplo una hamburguesa o el tocino fritonos resultan irresistibles cuando están calientes, pero ya no nos interesan frías.

¿Y las gaseosas?
Pero si el calor es un factor importante para explicar la atracción de la comida chatarra, ¿qué pasa con las gaseosas, consideradas unas de las principales culpables del aumento de la obesidad en el mundo?
O con el chocolate y las golosinas, que nos cuesta tanto comer en moderación.
Una de las expertas en alimentos más reconocida del mundo, la profesora Linda Bartoshuk de la Universidad de Florida, le explicó al programa por qué los alimentos llenos de azúcar nos atraen tanto.
“El combustible para el cerebro es la glucosa, que es dulce, y a lo largo de la evolución nuestros cerebros se han desarrollado de tal forma de hacernos amar lo dulce, porque lo necesitamos”, señaló.
Esto explica por qué salimos en busca de alimentos dulces y por qué los disfrutamos tanto.
Bartoshuk señala que esta conexión “viene de nacimiento” e incluso antes: se ha comprobado que hasta los fetos disfrutan de lo dulce.

El aspecto psicológico
“Cuando clasificas una comida como mala creas una sensación de culpa de comerlo que lleva a pensar que eso debe ser particularmente placentero y puede hacerlo más difícil de resistir”, opinó Anthony Warner, quien escribe sobre comida bajo el pseudónimo The Angry Chef (el chef enojado).
“Es como poner esa comida sobre un pedestal y convertirla en comida prohibida. Hará que la desees más”, señaló.
Según Warner, la gente más culposa suele ser la que tiene menos control sobre lo que come y a la que más le cuesta mejorar sus hábitos alimenticios.
“Al llamarla mala la haces más difícil de resistir”, aseguró.
Entonces, ¿cuál es la solución para comer más sano, según los detectives científicos de la BBC?
“Come con moderación y disfrútalo. Necesitamos grasas, azúcares y alimentos salados”. “Tan solo no comas demasiado”.

(Disponible en: < https://www.bbc.com/mundo/noticias-46613759>. Acceso el: 25/08/2024. Adaptado.)
Considere el término subrayado en “Cuando clasificas una comida como mala creas una sensación de culpa de comerlo que lleva a pensar que eso debe ser particularmente placentero [...] (18º§) Son palabras que podrían sustituirlo, sin cambio de sentido, EXCEPTO:

25 Q1021895 | Texto associado, Determinantes e Quantificadores Determiners And Quantifiers, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto associado.

Atenção! Leia o texto a seguir para responder à questão.



Abstract


Over the past few decades, South Korean culture has gained popularity worldwide. Since the 1990s, government-led cultural policies have transitioned from focusing on economic strategy to national branding and soft power and have had a positive impact on the domestic ecosystem of cultural industry and contributed to promoting South Korea abroad. There are three aspects contributing to the development of South Korean soft power—the successful history with economic development and democratization, the development of creative content that led to global competitiveness due to the compressed growth experience and the limited domestic market, and the development of digital technology, especially the change in the media environment. However, this increased soft power is still limited as a tool to handle problems facing South Korea, mainly because of the nation’s geopolitical situation. South Korea should pay more attention to active participation in specific global agendas— especially in development and cooperation, emerging technology, and human rights issues. As a beneficiary of the existing liberal international order, South Korea achieved a prosperous economy and democracy. This aspect provides a cornerstone upon which to build South Korean cultural resources and promote them beyond its borders. South Korea should contribute creating public goods through its active engagement and leadership on various global agendas. This dedication to the international community ultimately benefits South Korea in the long run.


KIM, Minsung. The Growth of South Korean Soft Power and Its Geopolitical Implications. Disponível em: https://www.airuniversity.af.edu/JIPA/Display/Article/3212634/the-growth-ofsouth-korean-soft-power-and-its-geopolitical-implications/. Acesso em: 12 ago. 2024. Adaptado.

Ao trabalharem com a leitura do resumo desse artigo, os estudantes apresentaram dificuldade para entender o trecho government-led cultural policies. Ao elicitar dos alunos possíveis interpretações gramaticais e lexicais, a professora recebeu as seguintes considerações:

I. ‘government-led’ é um exemplo de um substantivo composto.
II. Em ‘cultural policies’, ‘cultural’ qualifica o termo ‘policies’.
III. ‘policies’ pode ser considerado um falso cognato.
IV. ‘government-led’ qualifica o termo ‘cultural’.

Estão corretas as afirmações:

26 Q1015291 | Texto associado, Educação dos Surdos, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.
A Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga (EBT) conta com um time de professores totalmente bilíngues, sendo que quatro profissionais são surdos. Criada em 2013, atende apenas estudantes surdos, deficientes auditivos e codas — filhos ouvintes de pais surdos. Atualmente, a escola oferta da educação linguística precoce até o ensino de jovens e adultos. Desde sua inauguração, a instituição tem evoluído a partir das necessidades que surgem ao longo da caminhada. “Nossos profissionais são muito estudiosos e estão sempre se atualizando e criando novas estratégias e metodologias para aperfeiçoar as condições de aprendizagem dos alunos”, afirma a diretora da escola.

Internet: <https://www.andifes.org.br> (com adaptações).
Considerando o texto acima e o que se refere à educação especial e à inclusão de estudantes surdos, julgue o item.

A EBT utiliza a Libras como língua de instrução, em respeito à Lei n.o 10.098/2000, que reconhece a Libras como língua oficial da comunidade surda.

27 Q1013520 | Texto associado, Educação dos Surdos, Libras, SEDF, Quadrix, 2021

Texto associado.
Cantora de 26 anos de idade morreu em acidente de avião em Minas Gerais. A intérprete de libras Gessilma Dias foi a convidada para participar das transmissões de Marília em meio à pandemia. Marília Mendonça foi a primeira artista a usar Libras nas lives durante a pandemia do coronavírus. A intérprete de Libras Gessilma Dias, que trabalha na área há vinte anos, foi a convidada da cantora para o trabalho. Aos 26 anos de idade, a rainha da “sofrência” morreu em um acidente de avião em Caratinga (MG). “Marília vai ser um marco da comunidade surda. Ela teve essa ideia. Criou esse espaço para que a gente mostrasse o nosso trabalho. Para que a comunicação realmente aconteça. Para que os surdos pudessem ter acesso”, disse a intérprete. A intérprete disse ainda, em entrevista à TV Anhanguera, que muitos surdos não têm espaço para poder participar do meio musical, por falta de acessibilidade. “Porque a gente fala assim: ‘o surdo não gosta de música, porque ele não ouve’. Mas alguns gostam. Como que você vai saber se eles gostam ou não se eles não participam daquele espaço?”.

LibrasSol, 7 de novembro de 2021 (com adaptações).
A partir da reportagem acima, julgue o item quanto aos aspectos históricos, legais e teórico-metodológicos da educação de surdos e à análise fonológica da Libras.

O reconhecimento linguístico da Libras com a Lei n.º 10.436/2002 foi uma conquista da comunidade surda no Brasil.

28 Q1013521 | Texto associado, Educação dos Surdos, Libras, SEDF, Quadrix, 2021

Texto associado.
Cantora de 26 anos de idade morreu em acidente de avião em Minas Gerais. A intérprete de libras Gessilma Dias foi a convidada para participar das transmissões de Marília em meio à pandemia. Marília Mendonça foi a primeira artista a usar Libras nas lives durante a pandemia do coronavírus. A intérprete de Libras Gessilma Dias, que trabalha na área há vinte anos, foi a convidada da cantora para o trabalho. Aos 26 anos de idade, a rainha da “sofrência” morreu em um acidente de avião em Caratinga (MG). “Marília vai ser um marco da comunidade surda. Ela teve essa ideia. Criou esse espaço para que a gente mostrasse o nosso trabalho. Para que a comunicação realmente aconteça. Para que os surdos pudessem ter acesso”, disse a intérprete. A intérprete disse ainda, em entrevista à TV Anhanguera, que muitos surdos não têm espaço para poder participar do meio musical, por falta de acessibilidade. “Porque a gente fala assim: ‘o surdo não gosta de música, porque ele não ouve’. Mas alguns gostam. Como que você vai saber se eles gostam ou não se eles não participam daquele espaço?”.

LibrasSol, 7 de novembro de 2021 (com adaptações).
A partir da reportagem acima, julgue o item quanto aos aspectos históricos, legais e teórico-metodológicos da educação de surdos e à análise fonológica da Libras.

A aprovação da Lei n.º 10.436/2002 suscitou a necessidade de um planejamento linguístico em nível nacional, que ocorreu com a aprovação do Decreto n.º 5.626/2005.

29 Q1013522 | Texto associado, Educação dos Surdos, Libras, SEDF, Quadrix, 2021

Texto associado.
Cantora de 26 anos de idade morreu em acidente de avião em Minas Gerais. A intérprete de libras Gessilma Dias foi a convidada para participar das transmissões de Marília em meio à pandemia. Marília Mendonça foi a primeira artista a usar Libras nas lives durante a pandemia do coronavírus. A intérprete de Libras Gessilma Dias, que trabalha na área há vinte anos, foi a convidada da cantora para o trabalho. Aos 26 anos de idade, a rainha da “sofrência” morreu em um acidente de avião em Caratinga (MG). “Marília vai ser um marco da comunidade surda. Ela teve essa ideia. Criou esse espaço para que a gente mostrasse o nosso trabalho. Para que a comunicação realmente aconteça. Para que os surdos pudessem ter acesso”, disse a intérprete. A intérprete disse ainda, em entrevista à TV Anhanguera, que muitos surdos não têm espaço para poder participar do meio musical, por falta de acessibilidade. “Porque a gente fala assim: ‘o surdo não gosta de música, porque ele não ouve’. Mas alguns gostam. Como que você vai saber se eles gostam ou não se eles não participam daquele espaço?”.

LibrasSol, 7 de novembro de 2021 (com adaptações).
A partir da reportagem acima, julgue o item quanto aos aspectos históricos, legais e teórico-metodológicos da educação de surdos e à análise fonológica da Libras.

No show da cantora Marília, houve a atuação de intérpretes de Libras. Segundo o Decreto n.º 5.626/2005, para a formação desses profissionais, deverá ser ofertado curso superior de tradução e interpretação, com habilitação em Libras-Língua Portuguesa.

30 Q1013524 | Texto associado, Educação dos Surdos, Libras, SEDF, Quadrix, 2021

Texto associado.
Cantora de 26 anos de idade morreu em acidente de avião em Minas Gerais. A intérprete de libras Gessilma Dias foi a convidada para participar das transmissões de Marília em meio à pandemia. Marília Mendonça foi a primeira artista a usar Libras nas lives durante a pandemia do coronavírus. A intérprete de Libras Gessilma Dias, que trabalha na área há vinte anos, foi a convidada da cantora para o trabalho. Aos 26 anos de idade, a rainha da “sofrência” morreu em um acidente de avião em Caratinga (MG). “Marília vai ser um marco da comunidade surda. Ela teve essa ideia. Criou esse espaço para que a gente mostrasse o nosso trabalho. Para que a comunicação realmente aconteça. Para que os surdos pudessem ter acesso”, disse a intérprete. A intérprete disse ainda, em entrevista à TV Anhanguera, que muitos surdos não têm espaço para poder participar do meio musical, por falta de acessibilidade. “Porque a gente fala assim: ‘o surdo não gosta de música, porque ele não ouve’. Mas alguns gostam. Como que você vai saber se eles gostam ou não se eles não participam daquele espaço?”.

LibrasSol, 7 de novembro de 2021 (com adaptações).
A partir da reportagem acima, julgue o item quanto aos aspectos históricos, legais e teórico-metodológicos da educação de surdos e à análise fonológica da Libras.

Alguns shows e algumas lives com a presença de intérpretes de Libras garantiram a acessibilidade aos surdos e foram espaço para a divulgação da língua de sinais durante a pandemia do coronavírus. Segundo o Decreto n.º 5.626/2005, os órgãos da administração direta e indireta devem incluir, em orçamentos anuais e plurianuais, dotações destinadas a viabilizar a formação e a qualificação de professores, servidores e empregados para o uso e a divulgação de Libras-Língua Portuguesa.
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