Início

Questões de Concursos Turismo

Resolva questões de Turismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q905539 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Sobre marketing hoteleiro e estratégias de vendas, o foco sempre está na experiência do hóspede. Para tal, é essencial compreender o público-alvo, sobretudo, suas vontades e possibilidades de consumo. Leia as possíveis ações de marketing apresentadas a seguir:


I. Personalizar mensagens nos canais de comunicação adequados, buscando entregar um conteúdo que se conecta ao desejo e motiva o hóspede a agir efetuando a compra.


II. Utilizar o histórico de preferências individuais ou comportamentos passados para gerar produtos personalizados.


III. Compreender todas as fases que direcionam o hóspede ao destino, buscando pretende aumentar a satisfação do hóspede impulsionando o crescimento do negócio.


São ações adequadas ao marketing hoteleiro o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q917586 | Turismo, Técnico de Turismo, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Como são conceituados os roteiros elaborados pelas agências e operadoras de pacotes turísticos e/ou de viagem, para servir como mais um serviço de apoio ao turista?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q917591 | Turismo, Técnico de Turismo, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Ao estabelecer a relação entre o turismo e o meio ambiente, são consideradas posturas corretas a serem tomadas as medidas destacadas abaixo, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q917594 | Turismo, Técnico de Turismo, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Alguns aspectos relativos à sociologia do lazer foram destacadas abaixo. Nesse sentido, são atributos do lazer, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q917595 | Turismo, Técnico de Turismo, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Assinale o conceito abaixo que se refere ao conjunto de empresas destinadas a prover acomodação em condições de segurança, higiene e satisfação às pessoas que buscam por esses serviços, seja por períodos curtos ou até em longas temporadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q905845 | Turismo, Turismólogo, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

No Parque Ecológico Monte Verde, um destino popular para o ecoturismo, observou-se um aumento no número de visitantes. Embora isso tenha impulsionado a economia local, preocupações com os impactos ambientais do turismo têm surgido. Considerando os possíveis impactos do turismo em áreas naturais, qual das seguintes ações minimizaria os impactos negativos no meio ambiente de Monte Verde?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q906101 | Turismo, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

Um indivíduo saiu de seu país e viajou em férias para o país A. No deslocamento de ida, fez uma conexão de 10 horas na capital do país B, onde aproveitou o tempo para um city tour. Após passar 10 dias no destino final, retornou ao seu país. Tendo em vista as diferentes maneiras e critérios pelos quais a atividade turística pode ser classificada, selecione a alternativa que indica, respectivamente:
i. o tipo de turismo realizado considerando os efeitos na balança comercial do país A.
ii. a classificação deste individuo nas estatísticas do país B.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

188Q917403 | Turismo, Agente de Informações Turísticas, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Considerando os planos de governo no âmbito do turismo para o quadriênio 2024-2027, quais dos seguintes princípios são prioritários para a implementação desse plano?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q896427 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Cidade de significativa vocação turística, Olinda tem no período carnavalesco seu momento alto. Durante as festas de Momo, o sítio histórico da cidade recebe milhões de foliões, que sobem e descem as ladeiras acompanhando agremiações que expressam a diversidade cultural pernambucana, ao mesmo tempo em que contemplam os monumentos e a paisagem que rendem à cidade prestígio e títulos de reconhecimento de seu patrimônio natural e cultural.

Leia as afirmativas abaixo, a respeito da relação entre turismo e patrimônio cultural e natural na cidade:

I. O processo de tombamento da tapioca como patrimônio cultural de Olinda possibilitou investimentos na estrutura física do Alto da Sé, reduto das tapioqueiras e local de inegável relevância turística para a cidade.

II. Além das instâncias municipal e estadual, o sítio histórico de Olinda é tombado em nível federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Patrimônio Cultural da Humanidade.

III. O carnaval de Olinda não pode ser considerado um como atrativo cultural, pois, apesar de atrair grande volume de pessoas, a maior parte dos visitantes não chega a adentrar nos museus, igrejas, casarios e outras edificações que formam o conjunto monumental da cidade.

IV. São reconhecidos como Patrimônios Vivos de Pernambuco o coco de roda, o afoxé, o frevo e até o modo de preparar comidas tradicionais, como a tapioca, o bolo de rolo e o bolo Souza Leão. Entretanto, pessoas – como a líder religiosa Mãe Beth de Oxum e a mestra de coco e pastoril Ana Lúcia Nunes, por exemplo – não podem receber o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, pois esta comenda é reservada aos saberes e fazeres e não aos indivíduos.

V. O Horto d’ El Rey é um dos primeiros jardins botânicos do país, e, com o intuito de reconhecer e proteger esta e outras áreas verdes existentes na cidade, foi instituído um decreto municipal que confere a Olinda o título de Cidade Ecológica.


Estão CORRETAS apenas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q896437 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A segmentação turística é fundamental para o planejamento turístico e uma importante estratégia para otimizar recursos de marketing voltados aos consumidores, que podem ser agrupados em subconjuntos de pessoas que respondam de modo semelhante a determinadas ofertas ou a um programa de marketing específico. Existem diversas possibilidades de segmentação do mercado. Dias e Cassar (2005) propõem as seguintes bases da segmentação: demográfica, geográfica, psicográfica e comportamental.

De acordo com os autores, a segmentação que leva em consideração a maneira como as pessoas pensam e vivem, analisando fatores como estilo de vida, autoconceito, personalidade e valores é:
Dias, R.; Cassar, M. Segmentação do mercado turístico. In: Fundamentos do marketing turístico (pp. 132-156). São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q985571 | Turismo, Turismólogo, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

De acordo com o Código de Ética Profissional de Turismo, sobre os compromissos do turismólogo com a defesa da categoria, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q908526 | Turismo, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

Os meios de hospedagem têm investido em motores de reservas para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

193Q1083479 | Turismo, Conceitos Básicos em Turismo, Auditor Tributário, Prefeitura de Painel SC, Instituto Fênix, 2025

A rota turística Caminhos da Neve propõe um trajeto entre Florianópolis e Gramado que passa pelas cidades da Serra catarinense, destinos de destaque quando o assunto é frio e neve no Brasil. Entre as cidades catarinenses que estão na rota e no entorno do Caminhos da Neve, estão, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

194Q917400 | Turismo, Agente de Informações Turísticas, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Um acontecimento previamente planejado, a ocorrer num mesmo tempo e lugar, como forma de minimizar esforços de comunicação, objetivando o engajamento de pessoas a uma ideia ou ação, é conhecido como?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q896422 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Para Gastal e Moesch (2007), o turismo é compreendido como uma experiência do indivíduo, em seus deslocamentos, ao se defrontar com o novo e com o inesperado, de vivenciar “processos de mobilização subjetiva que o levariam a parar e a re-olhar, a repensar, a reavaliar, a ressignificar não só a situação, o ambiente, as práticas vivenciadas naquele momento e naquele lugar, mas muitas das suas experiências passadas.” A partir do olhar das autoras, “o estranhamento, nestes termos, não dependeria do tamanho da distância percorrida, mas da mobilização afetiva desencadeada”. Para elas, “isso pode se dar dentro do bairro ou da cidade em que se reside, quando o cidadão sai de suas rotinas temporais e espaciais ao visitar, por exemplo, um bairro diferente do seu” (2007, p.10).

GASTAL, S. A.; MOESCH, M. M. Turismo, políticas públicas e cidadania. São Paulo: Aleph, 2007.

Após a leitura acima, consideremos a situação proposta:

Patrícia é professora universitária e três vezes por semana se desloca de sua residência, em Olinda, para participar de atividades acadêmicas presenciais numa universidade em Caruaru.

Com base no texto e na situação proposta, conclui-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q896426 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

O Plano Nacional de Turismo – 2024-2027 destaca que, após o crescimento quase ininterrupto que o turismo global experimentou durante décadas, tendo saído de 286 milhões para quase 1,5 bilhão de chegadas internacionais entre 1980 e 2019, houve uma redução drástica nas viagens internacionais em 2020, ano que registrou queda de cerca de 72,2% devido aos impactos da pandemia de Covid-19. O período pandêmico foi marcado pela perda de empregos e receitas, necessidade de medidas de segurança para conter a propagação do vírus e paralisação do setor de eventos, entre outros prejuízos inestimáveis. Apesar de, em 2023 a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado o fim da Emergência de Saúde Pública da Pandemia da Covid-19 em todo o planeta, algumas transformações experimentadas durante esse difícil momento parecem ter modificado definitivamente a atividade turística.

Entre as tendências observadas no setor, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q917422 | Turismo, Agente de Informação Turística Bilíngue, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Quando se trata de conectar agentes de viagens, companhias aéreas e outros fornecedores de turismo, os Sistemas de Distribuição Global (GDS) são frequentemente utilizados. No entanto, um desses pontos sobre os GDS não está correto. Identifique-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q896441 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A estatística aplicada ao turismo é fundamental por possibilitar a tomada de decisões baseadas em evidências, reduzindo incertezas e riscos. Costa e Giannotti (2013) afirmam que o método estatístico é “um conjunto de fases, que devem ser seguidas na ordem determinada, para se obter resultados estatísticos”.
COSTA, G. G. O.; GIANNOTTI, J. D. G. Estatística Aplicada ao Turismo. v. 1 – 2.ed. – Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2013.

Assinale a alternativa que não se constitui uma das fases do método estatístico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q896448 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Qual das afirmações abaixo está CORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q917593 | Turismo, Técnico de Turismo, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Quais são os conceitos considerados como categorias analíticas pertinentes em diversas temáticas da geografia do turismo, que contemplam questões referentes a elementos naturais e artificializados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.