Questões de Concursos Turismo

Resolva questões de Turismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q896534 | Turismo, Turismólogo, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

O Plano Nacional de Turismo (PNT) é o instrumento que estabelece diretrizes e estratégias para a implementação da Política Nacional de Turismo. O objetivo principal desse documento é ordenar as ações do setor público, orientando o esforço do Estado e a utilização dos recursos públicos para o desenvolvimento do turismo. Dentro das linhas de atuação do plano tem-se marketing e apoio à comercialização, que trouxeram por iniciativa à promoção, em âmbito nacional e internacional, os destinos e os produtos turísticos brasileiros. Sobre as estratégias empregadas para essa promoção, segundo o PNT 2018-2022, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Redefinir os destinos brasileiros prioritários para a promoção nacional e internacional.
( ) Incentivar eventos geradores de fluxo turístico e fortalecer a cooperação na promoção do turismo.
( ) Desenvolver novas ferramentas para armazenamento e divulgação de informações turísticas e mercadológicas dos destinos brasileiros.
( ) Ampliar a utilização da inteligência de mercado no turismo para fins promocionais e promover projetos de relacionamento com a imprensa.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q896535 | Turismo, Turismólogo, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

A Categorização dos Municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento elaborado pelo Ministério do Turismo para identificar o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento, previsto como uma estratégia de implementação do Programa de Regionalização do Turismo, permite tomar decisões mais acertadas e implementar políticas que respeitem as peculiaridades dos municípios brasileiros.
(Ministério do Turismo – Programa de Regionalização do Turismo.)

A categorização é estabelecida pela Portaria MTUR nº 41/2021, e pode servir para:

1. Otimizar a distribuição de recursos públicos. 2. Orientar a elaboração de políticas específicas para cada categoria de municípios. 3. Auxiliar na atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, que é realizada periodicamente. 4. Auxiliar na reflexão sobre o papel de cada município no processo de desenvolvimento turístico regional. 5. Aperfeiçoar a gestão pública, na medida em que fornece aos gestores do Ministério e dos Estados mais um instrumento para subsidiar a tomada de decisão.

Conforme a Categorização dos Municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro, o município de Divinópolis está classificado na categoria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q896536 | Turismo, Conceitos Básicos em Turismo, Turismólogo, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

O Programa de Regionalização do Turismo é um programa estruturante do Ministério, que trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur com estados e municípios brasileiros. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no país, a partir de eixos estruturantes com vistas à promoção do desenvolvimento regional.
(Ministério do Turismo – Estratégias Territoriais Para o Desenvolvimento Turístico.)

Quais os eixos de atuação definidos pelo Ministério do Turismo, dentro do programa de regionalização?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q896537 | Turismo, Turismólogo, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

As Instâncias de Governança Regionais (IGRs) são entidades sem fins lucrativos integradas por municípios de uma mesma região com afinidades culturais, sociais e econômicas, que se unem para organizar, desenvolver e consolidar a atividade turística local e regional de forma sustentável, regionalizada e descentralizada, com a participação da sociedade civil e do setor privado. Anteriormente reconhecidas por circuitos turísticos, passaram a receber nova titulação a partir da publicação de diretrizes fixadas no Decreto nº 48.804/2024, que instituiu a Política Estadual de Turismo, sendo reconhecidas como Instâncias de Governança Regionais após o cumprimento das diretrizes fixadas no Decreto nº 47.687/2019, e pela Resolução Secult nº 16/2020. O trabalho dessas entidades se dá por meio da integração contínua dos municípios, gestores públicos, iniciativa privada e sociedade civil, consolidando uma identidade regional e protagonizando o desenvolvimento por meio de alianças e parcerias. Hoje, o estado de Minas Gerais conta com 48 IGRs certificadas. O município de Divinópolis faz parte da seguinte Instância de Governança Regional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q1042980 | Turismo, Conceitos Básicos em Turismo, Turismo Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Todos os meios de hospedagem necessitam de um departamento que cuide especificamente das unidades habitacionais (UH). Em empreendimentos menores, basicamente encontram-se as funções de governanta e camareiras. Em empreendimentos maiores, há a necessidade de dimensionar, além de maior número de pessoas, uma maior variedade de funções que atuam como média chefia no departamento de hospedagem. O departamento de hospedagem abriga setores como recepção, reservas, conciergerie e governança. Sobre o setor de governança, analise as afirmativas a seguir:

I. É responsabilidade do setor de governança acompanhar e controlar o enxoval das UH, principalmente em função de alguns itens serem danificados e/ou extraviados pelos hóspedes.

II. É responsabilidade do setor de governança manter as ilhas de cocção, gardermanger, cambuza e demais balcões da cozinha devidamente limpos e esterilizados entre o atendimento das refeições.

III. É responsabilidade do setor de governança encaminhar as roupas dos hóspedes para a lavanderia e passadoria, realizar a abertura de camas à noite e zelar pela limpeza dos corredores das UH.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1042981 | Turismo, Conceitos Básicos em Turismo, Turismo Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

O Brasil apresenta enorme riqueza de tipos de turismo, e conhecer o fenômeno turístico do país é fundamental para todos os profissionais que atuam na área. Ainda que alguns órgãos ligados ao setor turístico tenham esboçado definições para os tipos de turismo, é possível afirmar que, em linhas gerais, a definição de cada um deles acontece de forma natural, embasada na intenção de cada viajante. Correlacione alguns dos tipos de turismo à sua definição:

I. Turismo de aventura

II. Turismo de consumo

III. Turismo cultural

IV. Turismo de eventos V. Ecoturismo

( ) Baseado na contemplação não invasiva da natureza, como visitas a cânions, cachoeiras, praias, matas ciliares entre outros.

( ) Indicado para os viajantes que buscam adrenalina. Envolve passeios por locais de difícil acesso e a prática de esportes radicais.

( ) Entre um dos mais abrangentes no Brasil, esse tipo de turismo busca basicamente conhecer novos povos, métodos sociais e culturais.

( ) Viagens feitas com o intuito principal ou exclusivo de fazer compras que podem ser para uso particular, revenda ou reposição de estoques.

( ) Trata-se de um movimento diversificado que reúne um grande número de pessoas em um determinado local para vivenciar um acontecimento, alguma festividade, a apresentação de um show entre outros.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1042982 | Turismo, Conceitos Básicos em Turismo, Turismo Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Um fator de grande impacto na tomada de decisão acerca de um destino turístico são as avaliações online que fornecem informações preciosas para a deliberação final do viajante. Tais conteúdos proveem tanto orientações sobre o destino quanto os produtos hoteleiros e gastronômicos do local.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q905523 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Em um empreendimento gastronômico, tanto na cozinha quanto no salão, há uma etapa importantíssima a ser realizada diariamente. Nessa etapa, separam-se todos os ingredientes necessários para o preparo dos pratos, assim como, no salão, verifica-se a disposição de todos os itens das mesas acerca do cardápio do dia. O termo técnico – proveniente do francês – que define isso em Alimentos & Bebidas é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q905524 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Os meios de hospedagem apresentam como atividade fim uma produção que perece ao final do dia caso a Unidade Habitacional (UH) não tenha sido alocada. A cada dia que uma UH não é vendida, reduz-se a geração de receita daquele produto. É certo que há o chamado break even point – ou ponto de equilíbrio –, que sinaliza o menor índice de venda de UH para não gerar prejuízo no período, contudo, alguns conhecimentos são essenciais para evitar os quartos vazios ao final do dia. Sobre alguns dos cenários da rotina hoteleira, analise as afirmativas a seguir.


I. Uma UH fechada, – sem venda ao final do dia – não gera custos ao meio de hospedagem, por isso, não impacta no resultado do período.


II. Os gestores precisam compreender bem qual é o perfil do público que frequenta o meio de hospedagem para direcionar sua forma de divulgação e atendimento.


III. A sazonalidade só ocorre em alguns poucos destinos turísticos e, mesmo assim, não impacta nos meios de hospedagem do local.


É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q905525 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

A rotina de operação de um empreendimento hoteleiro envolve várias atividades e setores, estando todos eles plenamente vinculados. O objetivo é sempre oferecer a melhor experiência ao cliente, contudo, nem sempre isso significa atender todas as suas solicitações. Isso posto, tanto os pedidos de ____________ quanto de ______________ precisam passar por autorização do setor de hospedagem em função do impacto que podem causar no cronograma de limpeza e abastecimento da Unidade Habitacional (UH).


Em sequência, as palavras que completam corretamente essas lacunas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q905526 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Um empreendimento hoteleiro tinha 145 unidades habitacionais (UH), contudo, apenas 90% estavam disponíveis para a venda, pois as demais passavam por reforma. A taxa de ocupação do mês de abril foi de 75% com diárias de R$ 480,00.


Qual foi a receita bruta gerada no período?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q905527 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

O Ministério do Turismo, por meio da Portaria nº 100 de 21/06/2011, instituiu o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem - SBClass. Em seu Art. 2º, constituiu referência de caráter oficial sobre tipos e categorias dos empreendimentos de hospedagem. Relacione as sete tipologias dos meios de hospedagem com as respectivas características distintivas conforme SBClass.


I. HOTEL


II. RESORT


III. HOTEL FAZENDA


IV. CAMA E CAFÉ


V. HOTEL HISTÓRICO


VI. POUSADA


VII. FLAT/APART-HOTEL


( ) Instalado em edificação preservada em sua forma original ou restaurada, ou ainda que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de importância reconhecida.


( ) Empreendimento de característica horizontal, composto de no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção, alimentação e alojamento temporário, podendo ser em prédio único com até três pavimentos, ou contar com chalés ou bangalôs.


( ) Estabelecimento com serviço de recepção, alojamento temporário, com ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais e de uso exclusivo dos hóspedes, mediante cobrança de diária.


( ) Localizado em ambiente rural, dotado de exploração agropecuária, que ofereça entretenimento e vivência do campo.


( ) Constituído por unidades habitacionais que disponham de dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada, em edifício com administração e comercialização integradas, que possua serviço de recepção, limpeza e arrumação.


( ) Hotel com infraestrutura de lazer e entretenimento que disponha de serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento.


( ) Hospedagem em residência com no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza, na qual o possuidor do estabelecimento resida.


A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q905528 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Todos os meios de hospedagem necessitam de um departamento que cuide especificamente das unidades habitacionais (UH). Em empreendimentos menores, basicamente encontram-se as funções de governanta e camareiras. Em empreendimentos maiores, há a necessidade de dimensionar, além de maior número de pessoas, uma maior variedade de funções que atuam como média chefia no departamento de hospedagem. O departamento de hospedagem abriga setores como recepção, reservas, conciergerie e governança. Sobre o setor de governança, analise as afirmativas a seguir:


I. É responsabilidade do setor de governança acompanhar e controlar o enxoval das UH, principalmente em função de alguns itens serem danificados e/ou extraviados pelos hóspedes.


II. É responsabilidade do setor de governança manter as ilhas de cocção, gardermanger, cambuza e demais balcões da cozinha devidamente limpos e esterilizados entre o atendimento das refeições.


III. É responsabilidade do setor de governança encaminhar as roupas dos hóspedes para a lavanderia e passadoria, realizar a abertura de camas à noite e zelar pela limpeza dos corredores das UH.


É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q905529 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Na hotelaria há inúmeras nomenclaturas técnicas, quase sempre em inglês, para definição de alguns serviços ou situações cotidianas da operação. Assinale a alternativa que apresenta a nomenclatura relacionada ao conceito correto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q866106 | Turismo, Conceitos Básicos de Turismo, Turismo e Hospitalidade, IF SP, IF SP, 2024

O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem, criado em 2011, considera sete tipos de Meios de Hospedagem: Hotel; Resort; Hotel Fazenda; Cama & Café; Hotel Histórico; Pousada; e Flat/Apart-Hotel. Contudo, anterior a esta data, os Meios de Hospedagem eram classificados em quatro tipos, conforme leciona Castelli (2003) e que serão apresentados abaixo. Leia as alternativas e assinale a CORRETA: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q905530 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Os destinos turísticos inteligentes (DTI) apresentam-se como uma inovação para os destinos turísticos brasileiros que buscam ser mais competitivos. O conceito de DTI (smart destinations) surgiu na Espanha, no ano de 2012, a partir de uma releitura das diretrizes que norteiam a formatação de cidades inteligentes (smart cities). Analise as afirmativas que definem o DTI conforme a Sociedade Mercantil Estadual de Gestão da Inovação e Tecnologias Turísticas da Espanha (SEGITTUR).


I. Um destino turístico inteligente é definido como um lugar consolidado numa infraestrutura tecnológica de última geração, que garante o desenvolvimento sustentável do território turístico.


II. Um destino turístico inteligente é definido como acessível a todos, facilitando a interação e a integração do visitante com o meio ambiente e aumentando a qualidade da sua experiência no destino e a melhoria da qualidade de vida do residente.


III. Um destino turístico inteligente é definido como um local que apresenta gastronomia mundial, meios de hospedagem de todas as classificações SBClass da Embratur e guias turísticos preparados para atender em vários idiomas.


É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q866107 | Turismo, Conceitos Básicos de Turismo, Turismo e Hospitalidade, IF SP, IF SP, 2024

Arranjos Produtivos Locais (APL) são aglomerações de empresas, sejam produtoras de bens ou serviços, que compartilham um território em comum e têm alguma especialização produtiva. Articulam, cooperam e aprendem entre si e com atores locais, como o governo, associações empresariais e instituições diversas. Sobre APLs em turismo, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q905531 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Na hotelaria, alguns termos técnicos são mundialmente utilizados facilitando a operação, sobretudo em redes internacionais. Assinale a alternativa que apresenta o termo técnico relacionado ao conceito correto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q866108 | Turismo, Conceitos Básicos de Turismo, Turismo e Hospitalidade, IF SP, IF SP, 2024

Em Barcelona, moradores ‘apagam’ uma linha de ônibus da internet só para evitar que turistas viajem nela.
Fonte:https://oglobo.globo.com/boa-viagem/ noticia/2024/04/29/em-barcelona-moradores-apagam-uma- linha-de-onibus-da-internet-so-para-evitar-que-turistas- viajem-nela.ghtml. Acesso em: 03 de setembro de 2024.

A hospitalidade social trabalha a relação entre o visitante e o visitado interagindo e sendo influenciado por empresas turísticas que aumentam ou diminuem a quantidade de voos, passeios e ou de leitos de uma localidade. Com base nisso, é correto afirmar que o chamado overturismo pode levar a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q905532 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

A implantação de um empreendimento gastronômico requer uma série de variáveis a serem consideradas. O conceito inicial parte da ideia do cardápio a ser trabalhado e segue evoluindo em outras etapas. Analise as afirmativas sobre as demais variáveis a serem consideradas na abertura de um empreendimento gastronômico.


I. Concomitantemente à elaboração do cardápio, é essencial refletir sobre qual tipo de serviço será oferecido e qual ambiente se deseja desenvolver, haja vista que este trio se complementa.


II. Após o produto, o serviço e o ambiente serem definidos, partese para a identificação do perfil do cliente que se deseja captar e para a localização do negócio.


III. Finalmente, com o conceito plenamente definido, parte-se para os desdobramentos como precificação, fornecedores, recursos humanos e divulgação.


IV. Em empreendimentos gastronômicos não se realizam estudos de concorrência, haja vista que cada empreendimento possui personalidade única e não faz sentido compará-lo aos demais.


É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.