Questões de Concursos: Turismo

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41 Q945104 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

A evolução tecnológica contribuiu para o processo de transformação do turismo, pois o sucesso de um destino turístico pode ser determinado pela capacidade de adquirir, interpretar e utilizar as novas tecnologias da informação e comunicação, em relação ao mercado turístico e à expectativa de satisfação dos turistas.
Considerando essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Com o advento das tecnologias da informação e comunicação, as relações entre os destinos e a demanda turística mudaram, o que tornou o fluxo de informação unidimensional e deu ao turista autonomia para descobrir e escolher as experiências disponíveis em cada destino; nesse sentido, as agências de viagens vêm ganhando cada vez mais importância, figurando como principal fonte de informações turísticas.
PORQUE
II. Em uma sociedade hiperconectada, em que a Internet assume um papel primordial ao oferecer conexões entre produtos, serviços e consumidores, os destinos turísticos devem se adaptar a um novo tipo de turista, que busca experiências inovadoras, acessíveis e pautadas pela interação e pela integração do visitante com o ambiente visitado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

42 Q866110 | Turismo, Conceitos Básicos de Turismo, Turismo e Hospitalidade, IF SP, IF SP, 2024

A manutenção hoteleira é fundamental para garantir que o hotel desempenhe suas atividades com a maior capacidade produtiva possível, evitando altos investimentos sem necessidade e certificando que os clientes estejam satisfeitos com os serviços e equipamentos ofertados. A manutenção pode ser dividida em dois tipos: preventiva e reparativa. De acordo com Castelli (2003), a manutenção preventiva ainda pode ser dividada em duas: manutenção preventiva sistemática e manutenção preventiva previsiva. Assinale a alternativa que apresenta a descrição da manutenção preventiva sistemática. 

43 Q945103 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

As informações coletadas por meio da realização de pesquisa de mercado são essenciais para qualquer planejamento hoteleiro, uma vez que se trata de uma das ferramentas mais importantes de um empreendimento turístico. A pesquisa de mercado abrange, em sua atuação, o levantamento das informações relativas à demanda, à concorrência, ao público-alvo, à competitividade do negócio e aos fornecedores.
GOMES, I. M. Manual - Como elaborar uma pesquisa de mercado. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2005 (adaptado).

Considerando que a pesquisa de mercado abrange diversas etapas que devem ser seguidas para o sucesso do empreendimento, avalie as afirmações a seguir.
I. A etapa de elaboração do instrumento de pesquisa, como o questionário, é um dos passos mais importantes, porque define o perfil do público-alvo que se pretende atingir.
II. A definição da amostra ou da parcela da população que responde por um universo definido pela distribuição populacional é a primeira etapa a ser seguida e visa definir os mecanismos que serão utilizados para a coleta dos dados.
III. A elaboração do relatório final, fase em que consta a análise das informações a partir dos resultados obtidos na pesquisa, antecede a tomada de decisão e o planejamento das ações da empresa.

É correto o que se afirma em

44 Q905835 | Turismo, Patrimônio natural, Turismólogo, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A cidade de Colinas Verdes, famosa por suas paisagens naturais e patrimônio cultural, está em processo de desenvolvimento de uma estratégia de turismo sustentável. O planejamento envolve a integração de vários aspectos para otimizar a experiência do turista e promover o desenvolvimento econômico local, minimizando impactos ambientais e culturais. Analise as afirmativas sobre o planejamento dos atrativos e localidades turísticas em Colinas Verdes.
Para promover um turismo sustentável em Colinas Verdes, o planejamento deve focar na ____________ dos recursos naturais e culturais, garantindo a ____________ das tradições locais. É crucial implementar ____________ para gerenciar o fluxo de turistas e _________ que promovam práticas responsáveis. Além disso, é importante desenvolver ___________ que beneficiem tanto os visitantes quanto a comunidade local.
Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.

45 Q945091 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Desenvolver o turismo sobre bases sustentáveis compreende valorizar a história e a cultura das destinações-alvo, ofertando aos visitantes o patrimônio histórico-cultural que caracteriza a comunidade, a qual, por sua vez, é estimulada a se reconhecer como ator social que constrói e reconstrói sua história. A preservação do patrimônio histórico-cultural faz-se necessária para uma atitude comprometida, mediada impreterivelmente por uma escolha dos grupos sociais responsáveis pelos respectivos bens. Qualquer que seja o patrimônio histórico-cultural, seja ele tangível ou intangível, há a relação de valor entre os grupos aos quais pertencem, da mesma forma que há a justificativa de preservá-los para legá-los às futuras gerações.
PINHEIRO, M. T. Valorização do patrimônio histórico-cultural: uma perspectiva sustentável para o desenvolvimento turístico. In: RUSCHMANN, D. M.; TOMELIN, C. A. Turismo, ensino e práticas interdisciplinares. Barueri: Manole, 2013 (adaptado).

Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O patrimônio e a memória coletiva servem à construção e à reconstrução dasidentidades culturais, bem como ao sentimento de pertencimento aos lugares, em um processo que se dá de forma ininterrupta e dialógica.

PORQUE

II. O turismo é uma alternativa mercadológica para a proteção dos bens patrimoniais materiais e imateriais de determinados destinos, uma vez que, por meio dele, é feita uma ressignificação da memória, do patrimônio e do próprio espaço.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

46 Q905844 | Turismo, Patrimônio natural, Turismólogo, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A cidade de Vila Bela, um destino turístico emergente, conhecido por sua rica biodiversidade e patrimônio cultural, está elaborando um novo plano de gestão pública do turismo. Considerando as práticas recomendadas em planejamento e gestão pública do turismo, qual das seguintes ações deveria ser a prioridade para a administração municipal de Vila Bela?

47 Q945109 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Estimular o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida ao turismo é uma premissa estabelecida no Código de Ética Mundial para o Turismo. Entretanto, mais do que um preceito ético, a inclusão social também obedece a um imperativo econômico. Trata-se de um mercado de tamanho razoável, com tempo livre, renda e disposição para as viagens. Contudo, são poucos os destinos brasileiros estruturados para receber esse público definido como prioritário no Plano Nacional de Turismo 2018-2022.
BRASIL. Plano Nacional de Turismo 2018-2022: mais emprego e renda para o Brasil. Brasília: MTUR, 2018 (adaptado).
Considerando o tema apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O respeito ao preceito ético da inclusão social nos destinos turísticos brasileiros é responsabilidade exclusiva do estado.
PORQUE
II. Para o setor privado, a questão da ampliação do acesso aos destinos turísticos segue um ditame puramente econômico, não tendo relação com o preceito ético da inclusão social.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

48 Q945110 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

TEXTO 1
Na contemporaneidade, o desenvolvimento da hospitalidade por qualquer organização relacionada à cadeia do sistema turístico pressupõe duas ferramentas fundamentais para o negócio: comunicação e tecnologia. Consequentemente, as pessoas envolvidas nos negócios devem possuir duas características que estão ligadas à gestão das relações sociais desse processo, que são a empatia e alteridade. O novo contexto do processo de comunicação dentro do “novo normal”, imposto pela pandemia de Covid-19, acelerou esse processo de busca por competências dentro do sistema de negócios turísticos.
SAMBUGARO, C. Hospitalidade virtual e comunicação digital: reflexões sobre o “novo normal” e o mercado sênior. In: XXIII SEMEAD, nov. 2020, p. 1-17. Acesso em: 24 jul. 2022 (adaptado).

TEXTO 2
Os hotéis devem utilizar todos os meios possíveis para manter um relacionamento direto com o seu público: redes sociais, marketing de conteúdo etc. A hospitalidade não é um privilégio da comunicação presencial, pois, em um ambiente virtual, em que a comunicação entre empresa e consumidor está cada vez mais frequente, os conceitos de hospitalidade — receber, entreter, alimentar, hospedar e despedir-se — devem ser intensificados.
Disponível em: https://habilisexpertise.com.br/praticando-a-hospitalidade-no-ambiente-virtual/. Acesso em: 24 jul. 2022 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas e o contexto imposto pela pandemia de Covid-19, avalie as afirmações a seguir.
I. A comunicação proporcionada pelas novas tecnologias, ao buscar intensificar a interatividade, pode oferecer acolhimento hospitaleiro aos consumidores, em especial em períodos de crise de mobilidade, como a ocasionada pela pandemia de Covid-19.
II. A ampliação do acesso da população brasileira à internet permite que todas as ações que envolvem a hospitalidade sejam oferecidas por empresas turísticas a partir da utilização das novas tecnologias da comunicação.
III. A hospitalidade acontece sobretudo nas relações interpessoais presenciais, uma vez que o contato humano é prerrogativa para o bom acolhimento e para a boa qualidade do serviço oferecido.

É correto o que se afirma em

49 Q905831 | Turismo, Patrimônio natural, Turismólogo, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Na cidade turística de Oásis, conhecida por seu patrimônio histórico e belezas naturais, os serviços de alimentação, hospedagem e transportes desempenham um papel crucial na experiência do turista. Avalie as seguintes afirmações relacionadas a esses serviços em Oásis, considerando as práticas ideais e tendências atuais no setor de turismo.

I. Restaurantes em Oásis, focados em turismo, devem priorizar menus multiculturais para atender a uma clientela internacional, em vez de destacar a culinária local.
II. Hospedagens ecológicas e sustentáveis estão se tornando menos populares em Oásis, devido ao aumento do interesse por hospedagens de luxo.
III. O sistema de transporte público em Oásis é fundamental para a mobilidade turística e deve estar integrado com outros serviços turísticos.
IV. Serviços de hospedagem em Oásis estão cada vez mais adotando tecnologias como check-in online e aplicativos móveis para melhorar a experiência do hóspede.
V. Em Oásis, o desenvolvimento de novas rotas de transporte turístico é menos importante do que a manutenção das rotas existentes.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

50 Q896529 | Turismo, Turismo Ecológico, Turismólogo, Prefeitura de Divinópolis MG, Instituto Consulplan, 2024

É notório que o turismo é um setor que ocasiona impactos significativos, sejam eles positivos ou negativos. Territórios que estão demasiadamente ligados e dependentes do turismo podem se tornar destinos vulneráveis ou utilizar o turismo como propulsor do destino. A Organização Mundial do Turismo (OMT) ressalta que existem impactos negativos que podem causar a degradação do destino e destaca, também, os impactos positivos que o turismo agrega ao território. Segundo a OMT (2005), o turismo sustentável reforça a união do campo da sustentabilidade:

I. Econômica. II. Sociocultural. III. Ecológica. IV. Ambiental.

Está correto o que se afirma em
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