TEXTO 1
Na contemporaneidade, o desenvolvimento da hospitalidade por qualquer organização relacionada à
cadeia do sistema turístico pressupõe duas ferramentas fundamentais para o negócio: comunicação
e tecnologia. Consequentemente, as pessoas envolvidas nos negócios devem possuir duas características
que estão ligadas à gestão das relações sociais desse processo, que são a empatia e alteridade. O novo
contexto do processo de comunicação dentro do “novo normal”, imposto pela pandemia de Covid-19,
acelerou esse processo de busca por competências dentro do sistema de negócios turísticos.
SAMBUGARO, C. Hospitalidade virtual e comunicação digital: reflexões sobre o “novo normal” e o mercado sênior.
In: XXIII SEMEAD , nov. 2020, p. 1-17. Acesso em: 24 jul. 2022 (adaptado).
TEXTO 2
Os hotéis devem utilizar todos os meios possíveis para manter um relacionamento direto com o seu
público: redes sociais, marketing de conteúdo etc. A hospitalidade não é um privilégio da comunicação
presencial, pois, em um ambiente virtual, em que a comunicação entre empresa e consumidor está cada
vez mais frequente, os conceitos de hospitalidade — receber, entreter, alimentar, hospedar e despedir-se
— devem ser intensificados.
Disponível em: https://habilisexpertise.com.br/praticando-a-hospitalidade-no-ambiente-virtual/. Acesso em: 24 jul. 2022 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas e o contexto imposto pela pandemia de Covid-19, avalie as
afirmações a seguir.
I. A comunicação proporcionada pelas novas tecnologias, ao buscar intensificar a interatividade,
pode oferecer acolhimento hospitaleiro aos consumidores, em especial em períodos de crise de
mobilidade, como a ocasionada pela pandemia de Covid-19.
II. A ampliação do acesso da população brasileira à internet permite que todas as ações que
envolvem a hospitalidade sejam oferecidas por empresas turísticas a partir da utilização das
novas tecnologias da comunicação.
III. A hospitalidade acontece sobretudo nas relações interpessoais presenciais, uma vez que o contato
humano é prerrogativa para o bom acolhimento e para a boa qualidade do serviço oferecido.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.