Questões de Concursos Turismo

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41Q866109 | Turismo, Conceitos Básicos de Turismo, Turismo e Hospitalidade, IF SP, IF SP, 2024

Para Grinover (2006, p. 33) “a cidade deixa de ser um conceito geográfico, para transformar-se em um símbolo complexo e inesgotável da experiência humana.” Ele endossa que uma cidade pode ser considerada hospitaleira ou não a partir de três dimensões que devem coexistir tendo como base o tempo e o espaço. Indique a alternativa que identifica essas dimensões propostas pelo autor.

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42Q905533 | Turismo, Turismo Ecológico, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

O Brasil apresenta enorme riqueza de tipos de turismo, e conhecer o fenômeno turístico do país é fundamental para todos os profissionais que atuam na área. Ainda que alguns órgãos ligados ao setor turístico tenham esboçado definições para os tipos de turismo, é possível afirmar que, em linhas gerais, a definição de cada um deles acontece de forma natural, embasada na intenção de cada viajante. Correlacione alguns dos tipos de turismo à sua definição:


I. Turismo de aventura


II. Turismo de consumo


III. Turismo cultural


IV. Turismo de eventos V. Ecoturismo


( ) Baseado na contemplação não invasiva da natureza, como visitas a cânions, cachoeiras, praias, matas ciliares entre outros.


( ) Indicado para os viajantes que buscam adrenalina. Envolve passeios por locais de difícil acesso e a prática de esportes radicais.


( ) Entre um dos mais abrangentes no Brasil, esse tipo de turismo busca basicamente conhecer novos povos, métodos sociais e culturais.


( ) Viagens feitas com o intuito principal ou exclusivo de fazer compras que podem ser para uso particular, revenda ou reposição de estoques.


( ) Trata-se de um movimento diversificado que reúne um grande número de pessoas em um determinado local para vivenciar um acontecimento, alguma festividade, a apresentação de um show entre outros.


A sequência correta é:

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43Q866110 | Turismo, Conceitos Básicos de Turismo, Turismo e Hospitalidade, IF SP, IF SP, 2024

A manutenção hoteleira é fundamental para garantir que o hotel desempenhe suas atividades com a maior capacidade produtiva possível, evitando altos investimentos sem necessidade e certificando que os clientes estejam satisfeitos com os serviços e equipamentos ofertados. A manutenção pode ser dividida em dois tipos: preventiva e reparativa. De acordo com Castelli (2003), a manutenção preventiva ainda pode ser dividada em duas: manutenção preventiva sistemática e manutenção preventiva previsiva. Assinale a alternativa que apresenta a descrição da manutenção preventiva sistemática. 

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44Q905534 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Em uma cidade litorânea do estado de São Paulo, José é proprietário de um meio de hospedagem que oferece café da manhã. O perfil do público é exigente e sensível a preço. A concorrência forte e a sazonalidade prejudicam bastante o potencial de receita e José precisa pensar em opções para melhorar essas fragilidades. Para aumentar o potencial de receita em seu meio de hospedagem, o mais prudente seria José
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45Q866111 | Turismo, Conceitos Básicos de Turismo, Turismo e Hospitalidade, IF SP, IF SP, 2024

Segundo Barretto (2014), existem várias formas de classificar os turistas. Uma delas é a proposta por Plog (1972), denominada Modelo Cognitivo-Normativo, que os divide em:

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46Q905535 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Apesar de ilegal no Brasil, essa prática ainda é comum no setor hoteleiro e aeroviário. Trata-se de realizar um volume de vendas superior à quantidade disponível para venda. Estamos falando da prática de
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47Q905536 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Um evento social de casamento caracteriza-se por ser um acontecimento com objetivo previamente planejado. Dito isso, percebe-se a necessidade de definir e diferenciar cautelosamente o que se espera de tal acontecimento para que ele não se descaracterize no meio da execução. Assinale a alternativa que define os primeiros aspectos a serem considerados na organização de um evento como esse.
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48Q905537 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

O Brasil é um país com enorme diversidade cultural, logo, grande gerador de renda em atividades turísticas. Algumas manifestações culturais são mundialmente conhecidas, outras possuem tímida participação como atividade turística, mas oferecem o mesmo valor cultural ao visitante atento aos detalhes de nosso país. Analise as afirmativas sobre algumas festas com manifestações culturais brasileiras.


I. As Cavalhadas, apesar de serem baseadas na tradição europeia de batalhas medievais com cavaleiros e espadas, são uma festa que acontece na região de Goiás, fazendo referência ao registro de tombamento da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis.


II. Na Festa de San Fermin, que celebra o fim da Revolução Farroupilha - ou Guerra dos Farrapos – no Rio Grande do Sul, vários touros são soltos na cidade de Caxias do Sul e os participantes correm dos animais utilizando farrapos vermelhos amarrados nos braços.


III. Na Festa de Parintins, no Amazonas, que celebra a riqueza do folclore local do norte do Brasil, elementos da fauna e da flora integram-se às lendas por meio da dança, artesanato e culinária.


É correto o que se afirma em:

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49Q905538 | Turismo, Atualidades no Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Nota-se que o turismo pós-pandemia se recupera bem, pois, com a retomada das viagens, o mercado evolui e retoma seu crescimento. Mesmo com a incessante busca por inovação e qualidade aos viajantes, o setor observa algumas mudanças comportamentais que podem ser reflexo da economia ainda reprimida. Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. Percebeu-se que os viajantes optaram por destinos mais próximos, para os quais podem deslocar-se com veículo próprio.


PORQUE


II. O aumento no custo do querosene encareceu consideravelmente o preço das passagens aéreas, como identificado pela ABEAR - Associação Brasileira das Empresas Aéreas, em 2022.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

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50Q905539 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Sobre marketing hoteleiro e estratégias de vendas, o foco sempre está na experiência do hóspede. Para tal, é essencial compreender o público-alvo, sobretudo, suas vontades e possibilidades de consumo. Leia as possíveis ações de marketing apresentadas a seguir:


I. Personalizar mensagens nos canais de comunicação adequados, buscando entregar um conteúdo que se conecta ao desejo e motiva o hóspede a agir efetuando a compra.


II. Utilizar o histórico de preferências individuais ou comportamentos passados para gerar produtos personalizados.


III. Compreender todas as fases que direcionam o hóspede ao destino, buscando pretende aumentar a satisfação do hóspede impulsionando o crescimento do negócio.


São ações adequadas ao marketing hoteleiro o que se afirma em:

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51Q905540 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Um fator de grande impacto na tomada de decisão acerca de um destino turístico são as avaliações online que fornecem informações preciosas para a deliberação final do viajante. Tais conteúdos proveem tanto orientações sobre o destino quanto os produtos hoteleiros e gastronômicos do local.


Assinale a alternativa correta.

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52Q905541 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

O conceito de hotelaria econômica foi introduzido e difundido no Brasil pela rede Accor Hospitality por meio das bandeiras Ibis e Formule 1 em 1999. O grande desafio vivenciado pela Accor foi conseguir relacionar um produto de boa qualidade, padronizado e com preço acessível. Os hotéis econômicos estão diretamente ligados à relação custo-benefício, ou seja, são produtos que oferecem atributos para atender as necessidades básicas do consumidor. Sobre as “características consideradas fundamentais” para um produto com este perfil, analise as afirmativas.


I. Localização: usualmente estão próximos a centros geradores de demanda.


II. Acomodações amplas e luxuosas com restaurantes assinados por chefs internacionais.


III. Preço altamente competitivo: principal fator de decisão de compra pelo consumidor.


IV. Serviços reduzidos: oferecer apenas o suficiente para garantir uma boa hospedagem (recepção, limpeza e segurança). V. Serviços opcionais: se existentes, são cobrados à parte.


É correto o que se afirma em:

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53Q905542 | Turismo, Turismo Ecológico, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

ESG é a sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance que, em português, significa Ambiental, Social e Governança. Na hotelaria, grandes redes já apresentam algumas ações. É correto afirmar que uma das propostas do ESG é
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54Q917583 | Turismo, Técnico de Turismo, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Dentre os conceitos que caracterizam o turismo, leia os enunciados abaixo e assinale a alternativa que traz um erro conceitual.
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55Q917584 | Turismo, Técnico de Turismo, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

O planejamento de um evento deve ser estruturado a partir de critérios objetivos e subjetivos. A seguir, foram ilustrados alguns exemplos de critérios objetivos, porém uma das alternativas refere-se a um critério subjetivo, assinale-a:
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56Q917585 | Turismo, Técnico de Turismo, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

A estatística tem grande aplicabilidade no setor turístico. Nesse sentido, para compor a amostra de uma pesquisa de satisfação em hotelaria, os gestores podem optar por diferentes tipos de amostragens que são classificadas em probabilísticas e não probabilísticas. Abaixo foram elencados alguns exemplos de amostragens probabilísticas, porém uma das alternativas é classificada como não probabilística, assinale-a:
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57Q917586 | Turismo, Técnico de Turismo, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Como são conceituados os roteiros elaborados pelas agências e operadoras de pacotes turísticos e/ou de viagem, para servir como mais um serviço de apoio ao turista?
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58Q917587 | Turismo, Técnico de Turismo, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Ao analisar as diferentes definições relativas às formas de turismo, observa-se que elas são diferenciadas em função de certos aspectos, como por exemplo: amplitude e fluxo. Tomando como parâmetro a amplitude das viagens, o turismo pode ser classificado de acordo com as alternativas abaixo. Porém, uma delas não se refere à amplitude, assinale-a:
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59Q917588 | Turismo, Técnico de Turismo, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

O planejamento e organização de roteiros e itinerários turísticos devem ser pensados em função dos diferentes perfis dos turistas. Nesse sentido, um planejamento voltado para os turistas alocêntricos, deverá considerar qual dos aspectos abaixo?
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60Q917589 | Turismo, Técnico de Turismo, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Leia os enunciados abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correta.

[...] A demanda turística é influenciada pelas estratégias de marketing implementadas.
[...] A compra dos produtos turísticos depende sistematicamente das estratégias de promoção. Isso é justificado pelo fato de os produtos turísticos serem intangíveis.
[...] A propaganda boca a boca tem pouco efeito para a ampliação da demanda turística.
[...] Um desafio para o marketing é conseguir convencer o turista de adquirir um produto turístico que ele não poderá conhecer antes de comprar.
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