Questões de Concursos: Turismo

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Turismo. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q945101 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Fusões, aquisições ou alianças estratégicas em busca de competitividade e conquista de mercado fazem parte do interesse de qualquer empresa. E na hotelaria não é diferente. Esta é uma prática muito comum em grandes redes internacionais que buscam cada vez mais presença global e unidades ao seu inventário para aumentar o poder de barganha junto aos fornecedores.
OLIVEIRA, E. J. Fusões e alianças estratégicas movimentam mercado hoteleiro. Revista Hotéis, São Paulo, 3 ago. 2017 (adaptado).

Considerando o exposto e o que se refere a fusões e aquisições na área de turismo no Brasil, avalie as afirmações a seguir.
I. As fusões e aquisições ocorridas no mercado hoteleiro são marcadas pela preservação dos empregos e pela pouca interferência de órgãos públicos na aprovação dos contratos, uma vez que essas negociações são realizadas entre particulares.
II. A realização de audiências públicas é obrigatória em qualquer negociação de fusão de empresas na área de turismo, haja vista a Política Nacional de Turismo e o papel constitucional dos entes da Federação de promover e incentivar o turismo como fator de desenvolvimento social e econômico.
III. As negociações de fusão de grandes empresas na área de turismo devem passar por consulta prévia e por aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), considerando-se o grau de concentração econômica que esses negócios podem gerar no mercado e os riscos à livre concorrência e aos direitos dos consumidores provocados por esse tipo de operação.

É correto o que se afirma em

52 Q945100 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Os meios de hospedagem configuram-se como os mais importantes e indispensáveis segmentos na cadeia dos serviços turísticos. Neles, o turista busca encontrar uma extensão de sua residência habitual, pois, ao deslocar-se de seu local de origem, o hóspede necessita de um abrigo, um local onde possa ter descanso e comodidade e onde suas necessidades básicas sejam atendidas. Todo esse aconchego que o turista busca vai além de uma estrutura física e(ou) serviços agregados.
DE LIMA, C. L.; BARRETO, L. M. Políticas e práticas de gestão de pessoas: um estudo em meios de hospedagem muito confortáveis no Rio Grande do Norte. Revista Hospitalidade. v. 13, n. 1, p. 143-161, 2016 (adaptado).

Tendo esse texto como referência e considerando o entendimento de que, atualmente, demanda-se a reformulação de paradigmas com relação à gestão de pessoas no setor de hotelaria, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Com a evolução dos modelos de gestão de pessoas, o contato direto entre colaborador e consumidor, no âmbito de empreendimentos de serviços hoteleiros, favorece sensivelmente o caráter diferencial da prestação do serviço.
PORQUE
II. A recolocação do fator humano como ferramenta estratégica no que se refere ao conceito de qualidade gera resultados satisfatórios para os empreendimentos hoteleiros.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

53 Q906097 | Turismo, Turismo Ecológico, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

Dentro de um contexto de desenvolvimento social que abarca a sustentabilidade urbana, juntamente com a inclusão de segmentos da população que, costumeiramente, não têm acesso aos atrativos, é possível inferir que a acessibilidade pode ser vista como um dos fundamentos essenciais para a criação de produtos turísticos. Neste sentido, é correto afirmar que:

54 Q945097 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

O conceito de ciclo de vida de uma destinação é validado mediante as decisões estratégicas dos gestores envolvidos com os seus ambientes, podendo também ser influenciado pela estrutura de relações que compõe o sistema.
Em relação às estratégias mais adequadas a serem adotadas nas fases pelas quais podem passar as destinações turísticas, assinale a opção correta.

55 Q905533 | Turismo, Turismo Ecológico, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

O Brasil apresenta enorme riqueza de tipos de turismo, e conhecer o fenômeno turístico do país é fundamental para todos os profissionais que atuam na área. Ainda que alguns órgãos ligados ao setor turístico tenham esboçado definições para os tipos de turismo, é possível afirmar que, em linhas gerais, a definição de cada um deles acontece de forma natural, embasada na intenção de cada viajante. Correlacione alguns dos tipos de turismo à sua definição:


I. Turismo de aventura


II. Turismo de consumo


III. Turismo cultural


IV. Turismo de eventos V. Ecoturismo


( ) Baseado na contemplação não invasiva da natureza, como visitas a cânions, cachoeiras, praias, matas ciliares entre outros.


( ) Indicado para os viajantes que buscam adrenalina. Envolve passeios por locais de difícil acesso e a prática de esportes radicais.


( ) Entre um dos mais abrangentes no Brasil, esse tipo de turismo busca basicamente conhecer novos povos, métodos sociais e culturais.


( ) Viagens feitas com o intuito principal ou exclusivo de fazer compras que podem ser para uso particular, revenda ou reposição de estoques.


( ) Trata-se de um movimento diversificado que reúne um grande número de pessoas em um determinado local para vivenciar um acontecimento, alguma festividade, a apresentação de um show entre outros.


A sequência correta é:

56 Q905840 | Turismo, Turismo Ecológico, Turismólogo, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

O país fictício de Azuris, com sua rica diversidade cultural e natural, está desenvolvendo um novo Plano Nacional de Turismo para os próximos cinco anos. O objetivo é promover o turismo de forma sustentável, maximizando os benefícios econômicos e minimizando os impactos ambientais e culturais. O plano abrange várias áreas, desde a infraestrutura até a promoção turística. Considerando as melhores práticas em planejamento turístico, qual das seguintes ações deve ser a prioridade do Plano Nacional de Turismo de Azuris?

57 Q868738 | Turismo, Vigia, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

Constitui o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.” É possível dividir os patrimônios em alguns grupos: culturais, artísticos e naturais. Dentro dos culturais, é possível separar em dois grandes grupos: materiais e imateriais.


São exemplos de patrimônio cultural material, EXCETO:

58 Q896532 | Turismo, Turismólogo, Prefeitura de Divinópolis MG, Instituto Consulplan, 2024

O Ministério do Turismo, no módulo operacional 7 – “Roteirização Turística”, evidencia a conceituação sobre atrativos turísticos: “locais, objetos, equipamentos, pessoas, fenômenos, eventos ou manifestações capazes de motivar o deslocamento de pessoas para conhecê-los”. Esses atrativos são classificados em categorias; assinale-as.

59 Q905542 | Turismo, Turismo Ecológico, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

ESG é a sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance que, em português, significa Ambiental, Social e Governança. Na hotelaria, grandes redes já apresentam algumas ações. É correto afirmar que uma das propostas do ESG é

60 Q945098 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Na definição do processo de distribuição do produto turístico, é necessário ater-se a uma análise das suas características específicas, a partir das quais a função de distribuição e venda diferencia-se também da de outros produtos, embora haja pontos em comum. Após a formatação dos produtos ou serviços turísticos a serem ofertados, de seus preços e dastécnicas de comunicação empregadas, deve-se definir o processo de distribuição, que consiste em assegurar o melhor escoamento possível dos produtos. Nesse sentido, um hotel pode dispor de excelentes apartamentos, sala de convenções e outras instalações; entretanto, é necessário oferecer essa estrutura aos consumidores certos.
BENI, M. C. Análise Estrutural do Turismo. 14. ed. São Paulo: Editora Senac, 2019 (adaptado).
A respeito da dinâmica da distribuição dos produtos turísticos apresentada no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O hotel, na dependência dos mercados dentro dos quais está circunscrito, deverá optar pelo método que for mais conveniente a ele, desde que considere, em sua escolha, os hábitos de compra dos clientes.
PORQUE
II. Na prática, as empresas optam por métodos combinados de distribuição dos produtos ou serviços, o que permite uma segurança maior para o escoamento dos seus produtos e, ao mesmo tempo, uma maior abrangência de mercado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.