Início

Questões de Concursos Turismo

Resolva questões de Turismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q945100 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Os meios de hospedagem configuram-se como os mais importantes e indispensáveis segmentos na cadeia dos serviços turísticos. Neles, o turista busca encontrar uma extensão de sua residência habitual, pois, ao deslocar-se de seu local de origem, o hóspede necessita de um abrigo, um local onde possa ter descanso e comodidade e onde suas necessidades básicas sejam atendidas. Todo esse aconchego que o turista busca vai além de uma estrutura física e(ou) serviços agregados.
DE LIMA, C. L.; BARRETO, L. M. Políticas e práticas de gestão de pessoas: um estudo em meios de hospedagem muito confortáveis no Rio Grande do Norte. Revista Hospitalidade. v. 13, n. 1, p. 143-161, 2016 (adaptado).

Tendo esse texto como referência e considerando o entendimento de que, atualmente, demanda-se a reformulação de paradigmas com relação à gestão de pessoas no setor de hotelaria, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Com a evolução dos modelos de gestão de pessoas, o contato direto entre colaborador e consumidor, no âmbito de empreendimentos de serviços hoteleiros, favorece sensivelmente o caráter diferencial da prestação do serviço.
PORQUE
II. A recolocação do fator humano como ferramenta estratégica no que se refere ao conceito de qualidade gera resultados satisfatórios para os empreendimentos hoteleiros.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q905846 | Turismo, Turismo Ecológico, Turismólogo, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Com o aumento do turismo em áreas naturais protegidas, questões relacionadas à hospedagem e transportes tornaram-se cruciais para garantirem a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente. Avalie as seguintes afirmações sobre o turismo em áreas naturais protegidas, hospedagem e transportes.

I. A construção de grandes hotéis em áreas naturais protegidas é recomendada para aumentar a capacidade de hospedagem.
II. Transportes sustentáveis, como veículos elétricos, são essenciais para minimizarem o impacto ambiental em áreas protegidas.
III. O turismo em áreas naturais protegidas não contribui para a conservação do meio ambiente.
IV. Hospedagens em áreas protegidas devem seguir rigorosos padrões ambientais para minimizarem seu impacto.
V. O acesso a áreas naturais protegidas deve ser irrestrito para promover o turismo.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q945092 | Turismo, Atualidades no Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Atualmente, observam-se operações urbanísticas que objetivam transformar as cidades em locais competitivos no mercado das disputas pela atração de investimentos e visibilidade. Nessas operações, a cultura, o turismo e o entretenimento são alguns dos principais elementos de valorização dos lugares. Entre os exemplos desse tipo de operação, pode-se mencionar a revitalização da Estação das Docas, em Belém do Pará, a da região portuária do Rio de Janeiro e a do Marco Zero, no Recife Antigo.
A respeito do tipo de operação urbanística abordado no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. As operações urbanísticas dessa natureza podem favorecer a recuperação de edificações históricas abandonadas, dando-lhes novas funções.
II. As operações urbanística dessa natureza costumam gerar valorização imobiliária na região em que ocorrem, o que pode tornar inviável a permanência das populações originalmente residentes no local.
III. As operações urbanísticas ocorridas em áreas degradadas, apesar de gerarem grande dinamismo econômico, não atraem para a região novos moradores de alto poder aquisitivo, devido à preocupação desses indivíduos com a segurança pública nessas localidades.
IV. As operações urbanísticas dinamizam culturalmente uma região ao propiciar o surgimento de mais opções de lazer e de entretenimento no local, tanto para moradores quanto para turistas.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q905151 | Turismo, Turismo internacional, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEEDPR, Consulplan, 2024

CRISE “Espanha tem novos protestos contra o turismo e o aumento dos preços da moradia” – Jornal do Tempo. Nos últimos meses tem-se acompanhado as diversas manifestações que vem acontecendo na Espanha com a temática do turismo. (Disponível em: https://www.otempo.com.br/mundo/. Acesso em: agosto de 2024.)
De acordo com a proposição e, baseado na notícia anterior, qual tipo de turismo tem sido questionado como uma ameaça e que traz grandes prejuízos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q945095 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Um dos objetivos do plano estratégico de desenvolvimento do turismo regional, criado no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), é promover a autonomia e a autogestão de processos inclusivos e solidários de desenvolvimento turístico. Entre suas estratégias de execução, pode-se mencionar a realização de estudos de caso em comunidades rurais, por meio do envolvimento de organizações locais e regionais, como agentes do poder público, instituições de ensino e organizações não governamentais. A comunidade tem autonomia para conviver com os riscos, as incertezas e os conflitos sociais, com foco nos objetivos de permanecer ativa no setor do turismo rural e incentivar a capacitação dos seus integrantes. Uma das demandas frequentes das comunidades se refere ao apoio à formação voltada ao manejo de hortas por parte de famílias, escolas e associações de moradores, em virtude da importância das hortas para a subsistência das famílias e de seu papel como fonte de renda familiar. Segundo o plano, o processo inclusivo e solidário de desenvolvimento turístico comunitário poderá contribuir com o desenvolvimento local por meio de orientações técnicas referentes ao manejo de solo, à compostagem, ao controle natural de pragas, aos critérios e cuidados na utilização de adubos e agrotóxicos, ao planejamento e à gestão da produção, entre outros.
MINISTÉRIO DO TURISMO. Coordenação Geral de Regionalização. Programa de Regionalização do Turismo — Roteiros do Brasil: Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Regional. Brasília, MTur, 2015 (adaptado).

Considerando-se as informações apresentadas, é correto afirmar que o plano estratégico de desenvolvimento do turismo regional visa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q945096 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Um dos hotéis mais famosos e conhecidos do mundo fica no Rio de Janeiro. O Copacabana Palace não é somente sinônimo de luxo: esse prédio também hospeda muitas memórias da "Cidade Maravilhosa". Construído entre 1919 e 1923, o Copacabana Palace foi erguido a pedido do então presidente Epitácio Pessoa, que desejava que a cidade do Rio de Janeiro — capital do Brasil à época — tivesse um grande hotel turístico. Apesar do glamour inicial, o hotel também viveu momentos de dificuldade, sobretudo a partir dos anos 1960, com a transferência da capital federal para Brasília e a construção de hotéis mais modernos na Zona Sul da cidade. Muitas histórias marcam a memória do Copacabana Palace, entre elas estão Ella Fitzgerald e Louis Armstrong cantando nos salões do hotel e Janis Joplin nadando nua na piscina. Haja espaço para hospedar tantas lembranças. Atualmente, o “Copa”, como é chamado pelos cariocas, é um tradicional ponto de encontro da alta sociedade do Rio e compõe a seleta lista do The Leading Hotels of the World.
Disponível em: https://diariodorio.com/historia-do-copacabana-palace/. Acesso em: 22 jun. 2022 (adaptado).

Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O Copacabana Palace para manter-se soberano no mercado, vem adotando há quase um século, a estratégia de diferenciação de serviços, desenvolvendo uma oferta de hospedagem que inclui inovações incrementais ou experienciais.
PORQUE
II. O Copacabana Palace se encontra em sua fase de maturidade, por apresentar características e sintomas marcantes de empresas que estão nessa etapa do ciclo de vida, como marketshare repartido e alto grau de rivalidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q945093 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

A quitandeira Carolina produz o tradicional biscoito de goma mineiro e oferece uma oficina em que o turista poderá participar de sua produção e se deliciar com a iguaria. Ela aprendeu a fazer as quitandas com a mãe e agora já ensina a filha, dando continuidade a essa gastronomia popular. Nesse caso, o ingrediente principal é o carinho de Carolina ao produzir as quitandas. Agora ela abre as portas da sua casa para os turistas que desejam vivenciar essa experiência, no mínimo, saborosa. Durante o processo, o visitante vivencia a produção dos biscoitos, colocando a “mão na massa”. Ao final da atividade, há a degustação, e o visitante tem a oportunidade de levar para casa os deliciosos biscoitos produzidos no dia.
Disponível em: http://cirandas.net. Acesso em: 18 jul. 2022 (adaptado).

Considerando o exemplo de turismo de experiência apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A existência de carências socioeconômicas, culturais e ambientais nas localidades de destino é o que permite a execução da proposta do turismo de experiência.
II. A postura menos contemplativa e mais atuante do turista permite maior troca de experiências com os moradores locais, o que contribui para o desenvolvimento das destinações.
III. A hospitalidade como forma de relação humana baseada na reciprocidade entre visitantes e anfitriões caracteriza o turismo de experiência como algo além de uma simples difusão de técnicas de bom atendimento na atividade turística.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q908523 | Turismo, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

O Sistema Nacional de Registro de Hóspedes (SNRHos) foi criado pelo Ministério do Turismo (MTur) com a principal finalidade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q881579 | Turismo, Turismo Ecológico, Técnico em Turismo, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Segundo a Organização Mundial de Turismo – OMT, o turismo sustentável “considera plenamente seus atuais e futuros impactos econômicos, sociais e ambientais, abordando as necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais”. Em Bombinhas, são realizados diversos programas, ações e políticas públicas para o desenvolvimento do turismo sustentável. Dentre eles estão podemos citar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q896535 | Turismo, Turismólogo, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

A Categorização dos Municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento elaborado pelo Ministério do Turismo para identificar o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento, previsto como uma estratégia de implementação do Programa de Regionalização do Turismo, permite tomar decisões mais acertadas e implementar políticas que respeitem as peculiaridades dos municípios brasileiros.
(Ministério do Turismo – Programa de Regionalização do Turismo.)

A categorização é estabelecida pela Portaria MTUR nº 41/2021, e pode servir para:

1. Otimizar a distribuição de recursos públicos. 2. Orientar a elaboração de políticas específicas para cada categoria de municípios. 3. Auxiliar na atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, que é realizada periodicamente. 4. Auxiliar na reflexão sobre o papel de cada município no processo de desenvolvimento turístico regional. 5. Aperfeiçoar a gestão pública, na medida em que fornece aos gestores do Ministério e dos Estados mais um instrumento para subsidiar a tomada de decisão.

Conforme a Categorização dos Municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro, o município de Divinópolis está classificado na categoria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q905828 | Turismo, Turismo Ecológico, Turismólogo, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A cidade de Solaris, um destino turístico conhecido por sua diversidade cultural e belezas naturais, oferece uma gama variada de experiências turísticas. Essas experiências são organizadas e apresentadas aos turistas através de diversos elementos do sistema turístico. Relacione os elementos listados, coluna A, com suas descrições apropriadas, coluna B.

COLUNA A
I. Atrativos Turísticos.
II. Equipamentos Turísticos.
III. Serviços Turísticos.
IV. Infraestrutura de Apoio.
V. Promoção e Marketing do Destino.

COLUNA B
( ) Estruturas como aeroportos, rodovias e serviços de saúde, fundamentais para a funcionalidade e acessibilidade do destino.

( ) Inclui ações de publicidade e estratégias para atrair visitantes, utilizando diversas mídias e técnicas de comunicação.
( ) Constituídos por hotéis, restaurantes e locais de entretenimento, oferecendo conforto e comodidade aos visitantes.
( ) Serviços como agências de viagens, guias turísticos e operadoras, que facilitam a experiência turística.
( ) Aspectos naturais, culturais e históricos que atraem visitantes, como praias, museus e festivais.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q908513 | Turismo, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

A Organização Mundial do Turismo - OMT (2001, p. 324) define a qualidade como a satisfação das necessidades dos clientes a um preço igual ou inferior ao que eles atribuem ao produto ou serviço em função do valor que receberam e perceberam e assim a qualidade do serviço tem sido identificado como um fator-chave na diferenciação da oferta, contribuindo para a obtenção de vantagem competitiva para a hotelaria. Aplicando-se o modelo SERVQUAL no contexto dos meios de hospedagem, uma das dimensões identificadas por Parasuraman, Zeithaml e Berry (1988) é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q896533 | Turismo, Turismólogo, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Diversos fatores influenciam a tomada de decisão para a escolha em conhecer um destino turístico. Podemos citar condições econômicas, promoção e divulgação do destino, acessibilidade ao destino, infraestrutura do local e, nos dias atuais, muito fortemente, as tendências sociais. Em uma pesquisa de demanda turística realizada pelo Observatório de Turismo de Minas Gerais, publicada em 2022, a principal motivação entre os entrevistados na cidade de Divinópolis foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q896534 | Turismo, Turismólogo, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

O Plano Nacional de Turismo (PNT) é o instrumento que estabelece diretrizes e estratégias para a implementação da Política Nacional de Turismo. O objetivo principal desse documento é ordenar as ações do setor público, orientando o esforço do Estado e a utilização dos recursos públicos para o desenvolvimento do turismo. Dentro das linhas de atuação do plano tem-se marketing e apoio à comercialização, que trouxeram por iniciativa à promoção, em âmbito nacional e internacional, os destinos e os produtos turísticos brasileiros. Sobre as estratégias empregadas para essa promoção, segundo o PNT 2018-2022, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Redefinir os destinos brasileiros prioritários para a promoção nacional e internacional.
( ) Incentivar eventos geradores de fluxo turístico e fortalecer a cooperação na promoção do turismo.
( ) Desenvolver novas ferramentas para armazenamento e divulgação de informações turísticas e mercadológicas dos destinos brasileiros.
( ) Ampliar a utilização da inteligência de mercado no turismo para fins promocionais e promover projetos de relacionamento com a imprensa.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q945111 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Com ajuda da meteorologia, turistas poderão ter uma experiência diferenciada em uma vinícola nos dois próximos fins de semana. A proposta da vinícola encanta já pelo nome: Colheita ao Luar. Impossível não vir à mente a imagem cinematográfica de um parreiral, o céu limpo e a luz da lua. O programa é exclusivo para maiores de idade e tem número limitado de ingressos, com reserva antecipada. Em um trenzinho, os participantes vão até o vinhedo, recebendo informações de guias sobre o local e as tradições. Sob a luz da lua e de lanternas que recebem em sua chegada, eles são orientados quanto à forma de colher uvas nos parreirais. O frio da região transforma o clima em algo mágico. Do vinhedo, todos vão para um jantar especial e podem se aquecer em volta de uma fogueira, com mantas quentinhas e degustando diversos rótulos da empresa.
Disponível em: https://moemaeregiao.com.br/2022/06/18/turismo-de-experiencia-colheita-ao-luar-em-sao-roque. Acesso em: 29 de jun. 2022 (adaptado).
A partir das características do turismo de experiência retratadas no trecho da reportagem apresentada, avalie as afirmações a seguir.
I. O turismo de experiência é um segmento da atividade turística que tem a comunidade como protagonista, com os locais atuando em todas as etapas do processo, organizando e comercializando os roteiros, recebendo os viajantes em suas casas e preparando atividades para mostrar o dia a dia e a cultura dos moradores.
II. O principal objetivo do turismo de experiência é permitir que o turista interaja mais com o destino escolhido e, assim, vivencie o cotidiano dos locais visitados em atividades diversas que envolvam o lazer e a culinária local; nesse sentido, ele não deve ser trabalhado dentro dos moldes do turismo de massa, mas, sim, buscando a personalização de seus produtos e serviços.
III. O turismo de experiência pode ser uma atividade importante para o desenvolvimento territorial local, ao criar produtos com valores e significados associados ao território, pois trata-se uma prática capaz de afetar e transformar a experiência dos turistas e das comunidades visitadas.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q908517 | Turismo, Globalização no Turismo, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

Diante da necessidade de atender às crescentes expectativas dos clientes da indústria hoteleira, especialmente em um contexto marcado pela proliferação das Agências de Viagens Online (OTA's), tem se observado que as inovações tecnológicas, as mudanças no comportamento do consumidor e o novo perfil dos clientes, aliados à intensa competitividade no mercado, têm demandado que os estabelecimentos hoteleiros ofereçam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q906105 | Turismo, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

Conforme afirma Castelli (2003) a área de Alimentos e Bebidas - A & B, dentro da estrutura organizacional e funcional do hotel é a mais complexa e, considerando esse cenário, muitos hotéis têm optado pela “terceirização” desta área.

Sobre este setor, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q945108 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Ao organizar um evento que envolva serviços de alimentos e bebidas, o turismólogo, durante o pré-evento, precisa conhecer os diferentes tipos de serviços que podem ser executados na etapa de transevento e em que medida eles facilitarão ou não o trabalho de sua equipe.
Em relação aos tipos de serviços praticados, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q868738 | Turismo, Vigia, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

Constitui o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.” É possível dividir os patrimônios em alguns grupos: culturais, artísticos e naturais. Dentro dos culturais, é possível separar em dois grandes grupos: materiais e imateriais.


São exemplos de patrimônio cultural material, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q881575 | Turismo, Técnico em Turismo, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Segundo o Ministério do Turismo, o Turismo pode ser definido como o “conjunto de relações e fenômenos produzidos pelo deslocamento e permanência de pessoas fora do lugar de domicílio, desde que tais deslocamentos e permanência não estejam motivados por uma atividade lucrativa”. Qual das alternativas a seguir NÃO é uma característica do turismo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.