Questões de Concursos Vestuário

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21Q878116 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Para facilitar a costura de tecidos mais grossos, como lona, lonita e brim, a tensão usada para a confecção do trabalho deve ser:
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22Q878117 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Tesouras são ferramentas essenciais para um bom aproveitamento dos tecidos e para modelagem das peças. Sendo assim, o tipo de tesoura que evita que o tecido desfie é a tesoura:
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23Q878118 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na costura de vestuário de festa, o acabamento precisa ser muito bem realizado e limpo, tendo como finalidade um acabamento impecável. Dessa forma, o zíper a ser utilizado deve ser o:
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24Q878119 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Quando se quer um acabamento profissional e um arremate firme na composição da peça, a máquina indicada é a:
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25Q878120 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Para aplicação correta e bem estruturada do zíper, um tipo de calcador específico deve ser usado, o qual é o:
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26Q878121 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na máquina com variações de pontos, antes do fechamento da peça, o ponto mais usado para o acabamento é:
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27Q878122 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na máquina industrial, o óleo é essencial para seu bom funcionamento. O tipo de óleo a ser usado e a periodicidade para sua troca indicados são:
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28Q878123 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na fabricação de peças de roupas de bebê, o tecido mais usado é o/a:
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29Q878124 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na fabricação de lençóis podem ser usados diversos tecidos. Porém, existe um tipo específico mais usado devido a sua estrutura e maciez. O nome desse tecido é:
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30Q878125 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Muitas vezes, é necessário estruturar e compor melhor a peça. Um recurso que pode ser usado é:
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31Q878126 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na costura, há diversas técnicas de acabamento e os tipos de bainha são uma delas. Nesse contexto, a bainha de lenço consiste em:
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32Q878127 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Para a roupa de cama, as fronhas são parte importante. O tecido mais adequado e a metragem oficial de fronha são respectivamente:
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33Q878128 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Ainda em se tratando de roupa de cama, a metragem para fabricação de um lençol de elástico para uma cama de casal corresponde a:
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34Q878129 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Algumas técnicas são antigas, mas não deixam de ter sua utilização na costura. Uma delas é o ato de cerzir, que se refere a:
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35Q878130 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Diversas situações vão exigir um acabamento limpo e até invisível. Dessa forma, o tipo de linha indicado para a bainha invisível é a:
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36Q878131 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na fabricação de uma peça de vestuário tem que ser feita a modelagem. Parte essencial para isso é a grade de moldes que consiste na:
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37Q878132 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Ainda na temática de técnicas de acabamento, uma delas é comum e de grande utilidade. Trata-se do ato de chulear, que consiste em:
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38Q878133 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Há várias técnicas para ajudar a minimizar os efeitos colaterais na função de costureira. A técnica recomendada para evitar o desgaste muscular na profissão é:
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39Q878134 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na utilização de maquinário de costura, para diminuir os efeitos danosos no profissional, é necessário/a:
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40Q945177 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

A pesquisa é considerada parte essencial do processo criativo quando o assunto é moda, pois ela acaba por influenciar diretamente no desenvolvimento de novos produtos. O processo de pesquisa na moda é voltado para a definição de tema de coleção e tendências, pois é a partir de uma pesquisa ampla e detalhada que o estilista pode começar a interpretar uma série de silhuetas, texturas, cores, estampas e adornos, que terão o seu lugar no processo de criação. A definição do tema pode levar semanas ou meses, até que todo o conteúdo da pesquisa seja organizado e processado, para que, então, o observador, nesse caso, o designer, tenha um insight sobre o pensamento, as aspirações, os interesses e a visão artística/conceitual do conteúdo pesquisado.
SEIVEWRIGHT, S. Fundamentos de design de moda: pesquisa e design; tradução Edson Fumankiewicz. Porto Alegre: Bookman, 2009 (adaptado).

Considerando as informações sobre pesquisas de moda, avalie as afirmações a seguir.
I. O designer deve estar em busca constante de novas ideias, reinventando-se por meio da pesquisa, pois ela o auxilia na escolha do tema da coleção, que irá influenciar diretamente o processo criativo.
II. A definição do tema da coleção envolve pesquisas que apresentem elementos e estimulem a criatividade, como palavras e imagens, que podem ser geradas por meio do processo de brainstorming, etapa inicial da pesquisa.
III. A definição de um tema pode ser feita com base na vivência do designer, que deve ser um observador a ponto de explorar e descobrir o que está à sua volta, deixando-se influenciar por referências históricas, culturais e artísticas.

É correto o que se afirma em
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