Questões de Concursos: Vestuário

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21 Q878120 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Para aplicação correta e bem estruturada do zíper, um tipo de calcador específico deve ser usado, o qual é o:

22 Q878127 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Para a roupa de cama, as fronhas são parte importante. O tecido mais adequado e a metragem oficial de fronha são respectivamente:

23 Q878131 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na fabricação de uma peça de vestuário tem que ser feita a modelagem. Parte essencial para isso é a grade de moldes que consiste na:

24 Q945177 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

A pesquisa é considerada parte essencial do processo criativo quando o assunto é moda, pois ela acaba por influenciar diretamente no desenvolvimento de novos produtos. O processo de pesquisa na moda é voltado para a definição de tema de coleção e tendências, pois é a partir de uma pesquisa ampla e detalhada que o estilista pode começar a interpretar uma série de silhuetas, texturas, cores, estampas e adornos, que terão o seu lugar no processo de criação. A definição do tema pode levar semanas ou meses, até que todo o conteúdo da pesquisa seja organizado e processado, para que, então, o observador, nesse caso, o designer, tenha um insight sobre o pensamento, as aspirações, os interesses e a visão artística/conceitual do conteúdo pesquisado.
SEIVEWRIGHT, S. Fundamentos de design de moda: pesquisa e design; tradução Edson Fumankiewicz. Porto Alegre: Bookman, 2009 (adaptado).

Considerando as informações sobre pesquisas de moda, avalie as afirmações a seguir.
I. O designer deve estar em busca constante de novas ideias, reinventando-se por meio da pesquisa, pois ela o auxilia na escolha do tema da coleção, que irá influenciar diretamente o processo criativo.
II. A definição do tema da coleção envolve pesquisas que apresentem elementos e estimulem a criatividade, como palavras e imagens, que podem ser geradas por meio do processo de brainstorming, etapa inicial da pesquisa.
III. A definição de um tema pode ser feita com base na vivência do designer, que deve ser um observador a ponto de explorar e descobrir o que está à sua volta, deixando-se influenciar por referências históricas, culturais e artísticas.

É correto o que se afirma em

25 Q918429 | Vestuário, Técnico Laboratório/Área Vestuário, CEFETMG, CEFET MG, 2025

São consideradas fibras têxteis naturais:

26 Q945183 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

As características dos tecidos que serão escolhidos para a construção de uma peça deverão ser levadas em consideração durante todo o processo, de confecção da criação à execução final. No momento de montar o plano de corte a ser posto sobre o enfesto, a relação entre o tecido e o fio de cada um dos moldes é fundamental para o bom caimento da peça depois de pronta.
ARAUJO, M. Tecnologia do vestuário. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996 (adaptado).

A partir das informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A linha do fio indicado no molde é responsável pela posição emque essemolde será posto sobre o tecido. II. A posição da linha do fio é marcada em relação a ourela do tecido e corre paralela a ela. III. O fio enviesado forma-se na diagonal da trama com o urdume e melhora o aproveitamento de tecido. IV. A direção do fio longitudinal tem mais estabilidade dimensional do que a direção transversal.
É correto apenas o que se afirma em

27 Q878130 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Diversas situações vão exigir um acabamento limpo e até invisível. Dessa forma, o tipo de linha indicado para a bainha invisível é a:

28 Q878133 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Há várias técnicas para ajudar a minimizar os efeitos colaterais na função de costureira. A técnica recomendada para evitar o desgaste muscular na profissão é:

29 Q878118 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na costura de vestuário de festa, o acabamento precisa ser muito bem realizado e limpo, tendo como finalidade um acabamento impecável. Dessa forma, o zíper a ser utilizado deve ser o:

30 Q945193 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

O marketing tradicional segmenta o mercado em grupos, com base em seus perfis geográficos, demográficos, psicográficos e comportamentais. A segmentação costuma ser seguida pela definição do mercado-alvo, com base na atratividade e na adequação desses segmentos à marca.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017 (adaptado).
Em 2022, uma marca firmou parceria com uma emissora de televisão, estreando uma campanha em um reality show. Logo na primeira semana de exposição no reality, a campanha alcançou quase 100 mil interações em seus canais digitais. Seguindo a estratégia de acompanhar o que acontece no reality, explorar em suas redes sociais e monitorar integralmente as oportunidades, a marca reforça o compromisso de estar onde, quando e como o consumidor quiser, por meio de diferentes canais de venda como site, aplicativo e redes sociais.
Disponível em: https://sebraeinteligenciasetorial.com.br/produtos/noticias-de-impacto. Acesso em: 23 jun. 2022 (adaptado).

Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. A campanha de marca mencionada no texto é um exemplo de como o marketing digital, devido ao uso de múltiplas plataformas para alcançar o consumidor, inviabiliza a segmentação de mercado, utilizada pelo marketing tradicional.
II. Na mencionada campanha foram utilizadas estratégias de marketing digital explorando-se o reality nas redes sociais como forma de aproximar a marca do seu público, além de conquistar um novo segmento de clientes.
III. As variáveis de segmentação tradicional geográfica e demográfica analisam estilo de vida, aspirações sociais, autoimagem e percepção de valores, permitindo definir-se o perfil do público-alvo por meio das redes digitais.
É correto o que se afirma em
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