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Questões de Concursos Vestuário

Resolva questões de Vestuário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q945177 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

A pesquisa é considerada parte essencial do processo criativo quando o assunto é moda, pois ela acaba por influenciar diretamente no desenvolvimento de novos produtos. O processo de pesquisa na moda é voltado para a definição de tema de coleção e tendências, pois é a partir de uma pesquisa ampla e detalhada que o estilista pode começar a interpretar uma série de silhuetas, texturas, cores, estampas e adornos, que terão o seu lugar no processo de criação. A definição do tema pode levar semanas ou meses, até que todo o conteúdo da pesquisa seja organizado e processado, para que, então, o observador, nesse caso, o designer, tenha um insight sobre o pensamento, as aspirações, os interesses e a visão artística/conceitual do conteúdo pesquisado.
SEIVEWRIGHT, S. Fundamentos de design de moda: pesquisa e design; tradução Edson Fumankiewicz. Porto Alegre: Bookman, 2009 (adaptado).

Considerando as informações sobre pesquisas de moda, avalie as afirmações a seguir.
I. O designer deve estar em busca constante de novas ideias, reinventando-se por meio da pesquisa, pois ela o auxilia na escolha do tema da coleção, que irá influenciar diretamente o processo criativo.
II. A definição do tema da coleção envolve pesquisas que apresentem elementos e estimulem a criatividade, como palavras e imagens, que podem ser geradas por meio do processo de brainstorming, etapa inicial da pesquisa.
III. A definição de um tema pode ser feita com base na vivência do designer, que deve ser um observador a ponto de explorar e descobrir o que está à sua volta, deixando-se influenciar por referências históricas, culturais e artísticas.

É correto o que se afirma em
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22Q945183 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

As características dos tecidos que serão escolhidos para a construção de uma peça deverão ser levadas em consideração durante todo o processo, de confecção da criação à execução final. No momento de montar o plano de corte a ser posto sobre o enfesto, a relação entre o tecido e o fio de cada um dos moldes é fundamental para o bom caimento da peça depois de pronta.
ARAUJO, M. Tecnologia do vestuário. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996 (adaptado).

A partir das informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A linha do fio indicado no molde é responsável pela posição emque essemolde será posto sobre o tecido. II. A posição da linha do fio é marcada em relação a ourela do tecido e corre paralela a ela. III. O fio enviesado forma-se na diagonal da trama com o urdume e melhora o aproveitamento de tecido. IV. A direção do fio longitudinal tem mais estabilidade dimensional do que a direção transversal.
É correto apenas o que se afirma em
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23Q945184 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

Moda refere-se ao gosto ou ao estilo popular atual; o designer de moda expressa o zeitgeist, ou espírito do tempo, em seu trabalho. A moda muda constantemente, e espera-se que o estilista inove a cada estação. Por causa dessa constante pressão pelo novo, é necessário aprofundar cada vez mais as pesquisas de moda e ir além, em busca de nova inspiração e meios de interpretá-la nas coleções.
SEIVEWRIGHT, S. Fundamentos de design de moda: pesquisa e design. Porto Alegre: Bookman, 2009 (adaptado).

Considerando asinformações do texto e a relevância da pesquisa para o desenvolvimento de uma coleção, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Conforme a metodologia projetual, o designer de moda deve ser um pesquisador que busca conhecer o mundo por várias óticas, um colecionador em busca de novas ideias para o desenvolvimento dos projetos.
PORQUE
II. A função do designer é apresentar novas soluções, considerando fatores socioeconômicos, tecnológicos e culturais no desenvolvimento de produtos que carregam apelos estéticos, simbólicos e ergonômicos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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24Q878125 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Muitas vezes, é necessário estruturar e compor melhor a peça. Um recurso que pode ser usado é:
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25Q945178 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

Antes de a indústria têxtil ter condições de fornecer tecidos para os fabricantes de roupas, ela precisa desenvolver e produzir tanto as fibras naturais quanto as artificiais. A grande diferença entre a indústria de fibras naturais e a de fibras artificias resulta de métodos operacionais e organizacionais totalmente diferentes, embora o objetivo final de ambos os grupos seja o mesmo: produzir fibras que atendam às necessidades dos consumidores.
FRINGS, G. S. Moda: do conceito ao consumidor. Porto Alegre: Bookman, 2012 (adaptado).
A partir da leitura do texto, assinale a opção que agrupa somente fibras naturais.
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26Q945192 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

O conceito de sustentabilidade está pautado no relatório “Nosso futuro comum”, criado pela comissão mundial de meio ambiente em 1937. Nele, se afirma que “o desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer que as futuras gerações atendam às suas”. Essa premissa está inclusa na Lei de Educação Ambiental n. 9795/99 e também no artigo 225 da Constituição Federal.
Nesse contexto, algumas empresas e a sociedade em geral vêm desenvolvendo ações baseadas no tripé social, ambiental e econômico que define a sustentabilidade. Um exemplo dessas ações é o cultivo do algodão orgânico com certificações ambientais, visto que é desprovido de agrotóxicos de alto impacto utilizados no cultivo convencional desse produto.

Considerando ostextos apresentados e o uso do algodão orgânico na produção têxtil, avalie as afirmações a seguir.
I. A produção certificada da fibra de algodão orgânico é uma das estratégias viáveis para o desenvolvimento sustentável de produtos de menor impacto na cadeia têxtil.
II. O desenvolvimento sustentável baseia-se em uma forma de produção com foco na viabilidade econômica, preservação do meio ambiente, e seus recursos naturais, e no bem-estar social.
III. A produção do algodão convencional contribui para o bem-estar social e, em sua maior parte, provém da agricultura familiar de pequenos produtores.

É correto o que se afirma em
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27Q878130 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Diversas situações vão exigir um acabamento limpo e até invisível. Dessa forma, o tipo de linha indicado para a bainha invisível é a:
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28Q985871 | Vestuário, Costureira, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Sobre os principais tipos de costura, suas aplicações e diferenças, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
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29Q878118 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na costura de vestuário de festa, o acabamento precisa ser muito bem realizado e limpo, tendo como finalidade um acabamento impecável. Dessa forma, o zíper a ser utilizado deve ser o:
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30Q945194 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

O produtor de moda é o profissional responsável pela criação da imagem de moda e do conceito transmitido nessa imagem, dando sentido a uma história encenada, criando um life style, uma crônica ou uma narração da vida por meio da fotografia. É ele quem escolhe e reúne roupas, acessórios, locação e modelos que irão transmitir o conceito da marca ou da coleção. Suas ações são orientadas por um briefing, no qual se abordam todos os detalhes específicos do tema e o que se deseja alcançar com a produção.
Com relação a esse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. Como há muitas pessoas envolvidas em uma sessão de fotos, é possível que a dispersão ocorra, comprometendo-se o cronograma, o que mostra como o briefing e o roteiro são fundamentais para a otimização e conclusão do trabalho conforme planejado.
II. A comunicação com a equipe é essencial para consolidação das ideias, pois, por meio dela, são recapituladas as referências visuais relativas ao ensaio, casting de modelo, poses e opções de cabelo e maquiagem.
III. Uma sessão de fotos é uma produção complexa que envolve muitas pessoas, adereços e equipamentos, sendo assim, o produtor é fundamental na organização de todos esses elementos, orientando a equipe durante a sessão.

É correto o que se afirma em
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31Q878124 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na fabricação de lençóis podem ser usados diversos tecidos. Porém, existe um tipo específico mais usado devido a sua estrutura e maciez. O nome desse tecido é:
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32Q878115 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na máquina de costura doméstica, o uso do tipo de agulha correta melhora a costura com pontos coordenados e firmes, aumentando a agilidade do trabalho. O número da agulha para tecidos finos é:
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33Q878121 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na máquina com variações de pontos, antes do fechamento da peça, o ponto mais usado para o acabamento é:
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34Q945189 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

O produto de moda é um artefato de grande influência no cotidiano das pessoas e, portanto, o mercado da moda necessita, cada vez mais, de profissionais que desenvolvam produtos com aspectos relacionados à ergonomia. Há, atualmente, grande preocupação em criar e desenvolver produtos de moda viáveis, ou seja, que estejam de acordo com a metodologia projetual que atenda às necessidades de diferentes usuários, como, por exemplo, proporcionar facilidade de manejo no que diz respeito aos dispositivos de abertura/ fechamento, bom caimento e mobilidade, o que resulta na elaboração de um vestuário inclusivo.

Considerando as informações do texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O design inclusivo deve estar focado no desenvolvimento de alternativas que atendam às limitações do usuário, a fim de permitir a realização das atividades diárias.
II. O design centrado no usuário está embasado na observação de suas necessidades e preferências, tendo como foco a atenção ao usuário e pautando o desenvolvimento do produto em características específicas.
III. O design inclusivo abrange o desenvolvimento de produtos facilitadores para cada necessidade, além de englobar aspectos estéticos, a fim de se criar um produto atrativo ao usuário.

É correto o que se afirma em
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35Q878119 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Quando se quer um acabamento profissional e um arremate firme na composição da peça, a máquina indicada é a:
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36Q945193 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

O marketing tradicional segmenta o mercado em grupos, com base em seus perfis geográficos, demográficos, psicográficos e comportamentais. A segmentação costuma ser seguida pela definição do mercado-alvo, com base na atratividade e na adequação desses segmentos à marca.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017 (adaptado).
Em 2022, uma marca firmou parceria com uma emissora de televisão, estreando uma campanha em um reality show. Logo na primeira semana de exposição no reality, a campanha alcançou quase 100 mil interações em seus canais digitais. Seguindo a estratégia de acompanhar o que acontece no reality, explorar em suas redes sociais e monitorar integralmente as oportunidades, a marca reforça o compromisso de estar onde, quando e como o consumidor quiser, por meio de diferentes canais de venda como site, aplicativo e redes sociais.
Disponível em: https://sebraeinteligenciasetorial.com.br/produtos/noticias-de-impacto. Acesso em: 23 jun. 2022 (adaptado).

Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. A campanha de marca mencionada no texto é um exemplo de como o marketing digital, devido ao uso de múltiplas plataformas para alcançar o consumidor, inviabiliza a segmentação de mercado, utilizada pelo marketing tradicional.
II. Na mencionada campanha foram utilizadas estratégias de marketing digital explorando-se o reality nas redes sociais como forma de aproximar a marca do seu público, além de conquistar um novo segmento de clientes.
III. As variáveis de segmentação tradicional geográfica e demográfica analisam estilo de vida, aspirações sociais, autoimagem e percepção de valores, permitindo definir-se o perfil do público-alvo por meio das redes digitais.
É correto o que se afirma em
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37Q878132 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Ainda na temática de técnicas de acabamento, uma delas é comum e de grande utilidade. Trata-se do ato de chulear, que consiste em:
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38Q878116 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Para facilitar a costura de tecidos mais grossos, como lona, lonita e brim, a tensão usada para a confecção do trabalho deve ser:
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39Q878123 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na fabricação de peças de roupas de bebê, o tecido mais usado é o/a:
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40Q878126 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na costura, há diversas técnicas de acabamento e os tipos de bainha são uma delas. Nesse contexto, a bainha de lenço consiste em:
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