Questões de Concursos: Vestuário

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Vestuário. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q878132 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Ainda na temática de técnicas de acabamento, uma delas é comum e de grande utilidade. Trata-se do ato de chulear, que consiste em:

32 Q918432 | Vestuário, Técnico Laboratório/Área Vestuário, CEFETMG, CEFET MG, 2025

O corte do vestuário é considerado um dos processos mais importantes na confecção. Para garantir um corte de qualidade, é imprescindível respeitar algumas etapas no processo.
Sobre essas etapas, analise as afirmativas.

I- Efetuar o encaixe no tecido com a menor largura, estender os tecidos com uma leve tensão, alinhar a parede pelo menos em um dos lados do enfesto, separar com folhas de papel os tecidos com tonalidades diferentes e executar o corte fora do risco.

II- Efetuar o encaixe no tecido com a maior largura, estender os tecidos com uma leve tensão, alinhar a parede pelo menos em um dos lados do enfesto, separar com folhas de papel os tecidos com tonalidades diferentes e executar o corte fora do risco.

III- Efetuar o encaixe no tecido com a menor largura, estender os tecidos sem tensionar, alinhar a parede pelo menos em um dos lados do enfesto, separar com folhas de papel os tecidos com tonalidades diferentes e executar o corte sobre o risco.

IV- Efetuar o encaixe no tecido com a menor largura, estender os tecidos sem tensionar, alinhar a parede pelo menos em um dos lados do enfesto, separar com folhas de papel os tecidos com tonalidades diferentes e, em se tratando de tecidos de malha, deixar descansar antes de executar o enfesto.

Estão corretas apenas as afirmativas

33 Q918433 | Vestuário, Técnico Laboratório/Área Vestuário, CEFETMG, CEFET MG, 2025

A modelagem pode ser entendida como um fator de competitividade entre os produtos do vestuário, visto que ela exerce grande influência sobre o consumidor.
Sobre o processo de modelagem, NÃO é correto afirmar que

34 Q945178 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

Antes de a indústria têxtil ter condições de fornecer tecidos para os fabricantes de roupas, ela precisa desenvolver e produzir tanto as fibras naturais quanto as artificiais. A grande diferença entre a indústria de fibras naturais e a de fibras artificias resulta de métodos operacionais e organizacionais totalmente diferentes, embora o objetivo final de ambos os grupos seja o mesmo: produzir fibras que atendam às necessidades dos consumidores.
FRINGS, G. S. Moda: do conceito ao consumidor. Porto Alegre: Bookman, 2012 (adaptado).
A partir da leitura do texto, assinale a opção que agrupa somente fibras naturais.

35 Q878123 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na fabricação de peças de roupas de bebê, o tecido mais usado é o/a:

36 Q878129 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Algumas técnicas são antigas, mas não deixam de ter sua utilização na costura. Uma delas é o ato de cerzir, que se refere a:

37 Q878134 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na utilização de maquinário de costura, para diminuir os efeitos danosos no profissional, é necessário/a:

38 Q878116 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Para facilitar a costura de tecidos mais grossos, como lona, lonita e brim, a tensão usada para a confecção do trabalho deve ser:

39 Q878119 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Quando se quer um acabamento profissional e um arremate firme na composição da peça, a máquina indicada é a:

40 Q945192 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

O conceito de sustentabilidade está pautado no relatório “Nosso futuro comum”, criado pela comissão mundial de meio ambiente em 1937. Nele, se afirma que “o desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer que as futuras gerações atendam às suas”. Essa premissa está inclusa na Lei de Educação Ambiental n. 9795/99 e também no artigo 225 da Constituição Federal.
Nesse contexto, algumas empresas e a sociedade em geral vêm desenvolvendo ações baseadas no tripé social, ambiental e econômico que define a sustentabilidade. Um exemplo dessas ações é o cultivo do algodão orgânico com certificações ambientais, visto que é desprovido de agrotóxicos de alto impacto utilizados no cultivo convencional desse produto.

Considerando ostextos apresentados e o uso do algodão orgânico na produção têxtil, avalie as afirmações a seguir.
I. A produção certificada da fibra de algodão orgânico é uma das estratégias viáveis para o desenvolvimento sustentável de produtos de menor impacto na cadeia têxtil.
II. O desenvolvimento sustentável baseia-se em uma forma de produção com foco na viabilidade econômica, preservação do meio ambiente, e seus recursos naturais, e no bem-estar social.
III. A produção do algodão convencional contribui para o bem-estar social e, em sua maior parte, provém da agricultura familiar de pequenos produtores.

É correto o que se afirma em
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.