Questões de Concursos: Vestuário

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41 Q878124 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na fabricação de lençóis podem ser usados diversos tecidos. Porém, existe um tipo específico mais usado devido a sua estrutura e maciez. O nome desse tecido é:

42 Q878115 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na máquina de costura doméstica, o uso do tipo de agulha correta melhora a costura com pontos coordenados e firmes, aumentando a agilidade do trabalho. O número da agulha para tecidos finos é:

43 Q945194 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

O produtor de moda é o profissional responsável pela criação da imagem de moda e do conceito transmitido nessa imagem, dando sentido a uma história encenada, criando um life style, uma crônica ou uma narração da vida por meio da fotografia. É ele quem escolhe e reúne roupas, acessórios, locação e modelos que irão transmitir o conceito da marca ou da coleção. Suas ações são orientadas por um briefing, no qual se abordam todos os detalhes específicos do tema e o que se deseja alcançar com a produção.
Com relação a esse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. Como há muitas pessoas envolvidas em uma sessão de fotos, é possível que a dispersão ocorra, comprometendo-se o cronograma, o que mostra como o briefing e o roteiro são fundamentais para a otimização e conclusão do trabalho conforme planejado.
II. A comunicação com a equipe é essencial para consolidação das ideias, pois, por meio dela, são recapituladas as referências visuais relativas ao ensaio, casting de modelo, poses e opções de cabelo e maquiagem.
III. Uma sessão de fotos é uma produção complexa que envolve muitas pessoas, adereços e equipamentos, sendo assim, o produtor é fundamental na organização de todos esses elementos, orientando a equipe durante a sessão.

É correto o que se afirma em

44 Q945189 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

O produto de moda é um artefato de grande influência no cotidiano das pessoas e, portanto, o mercado da moda necessita, cada vez mais, de profissionais que desenvolvam produtos com aspectos relacionados à ergonomia. Há, atualmente, grande preocupação em criar e desenvolver produtos de moda viáveis, ou seja, que estejam de acordo com a metodologia projetual que atenda às necessidades de diferentes usuários, como, por exemplo, proporcionar facilidade de manejo no que diz respeito aos dispositivos de abertura/ fechamento, bom caimento e mobilidade, o que resulta na elaboração de um vestuário inclusivo.

Considerando as informações do texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O design inclusivo deve estar focado no desenvolvimento de alternativas que atendam às limitações do usuário, a fim de permitir a realização das atividades diárias.
II. O design centrado no usuário está embasado na observação de suas necessidades e preferências, tendo como foco a atenção ao usuário e pautando o desenvolvimento do produto em características específicas.
III. O design inclusivo abrange o desenvolvimento de produtos facilitadores para cada necessidade, além de englobar aspectos estéticos, a fim de se criar um produto atrativo ao usuário.

É correto o que se afirma em

45 Q878126 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na costura, há diversas técnicas de acabamento e os tipos de bainha são uma delas. Nesse contexto, a bainha de lenço consiste em:

46 Q918422 | Vestuário, Técnico Laboratório/Área Vestuário, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Os modelistas são intérpretes de uma linguagem muito especial, baseada em desenho e anotações do estilista. A função do modelista consiste em produzir moldes que, após o tecido ter sido cortado, reproduzam fielmente o modelo e as medidas desejadas pela empresa ou cliente (Araújo, 1996).

Para o desenvolvimento dos moldes, a sequência correta é:

47 Q918434 | Vestuário, Técnico Laboratório/Área Vestuário, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Tecidos planos podem ser classificados de acordo com sua formação.
Sobre a classificação dos tecidos, é INCORRETO afirmar:

48 Q878121 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na máquina com variações de pontos, antes do fechamento da peça, o ponto mais usado para o acabamento é:

49 Q918430 | Vestuário, Técnico Laboratório/Área Vestuário, CEFETMG, CEFET MG, 2025

As fibras químicas foram desenvolvidas inicialmente com o objetivo de copiar e melhorar as características e propriedades das fibras naturais (Pezzolo, 2009).
Sobre as fibras químicas, é INCORRETO afirmar que

50 Q683516 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

Mix de produtos é o nome que se dá à variedade de produtos oferecidos por uma empresa. Ao planejar e desenvolver uma coleção, deve-se considerar qual mix a empresa já possui e definir se ele será mantido, reduzido ou ampliado.
TREPTOW, D. Inventando Moda: planejamento de coleção. São Paulo:Treptow, 2013 (adaptado).
O mix de produto, em uma coleção, é dividido em três categorias:
1) modelos que trazem as tendências do momento de formas, cores e texturas; 2) peças que trazem tendências atuais ou futuras com atributos mais conceituais, podendo estar ou não em todas as coleções; 3) modelos presentes em quase todas as coleções, peças funcionais, que são garantia de venda em todas as estações.
Com base nasinformações apresentadas, assinale a opção que indica,respectivamente, a denominação das categorias de uma coleção.
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