Início

Questões de Concursos Veterinária

Resolva questões de Veterinária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1121Q900596 | Veterinária, Água, Médico Veterinário, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Em relação à água de abastecimento e consumo em estabelecimentos de produtos de origem animal, qual é a exigência principal segundo as normas de higiene?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1122Q884733 | Veterinária, Agropecuária, ADAB, FGV, 2024

O conhecimento aliado às práticas de manejo realizadas na criação das aves de corte são fundamentais para o sucesso da atividade, como é o caso do manejo sanitário.
Baseado neste contexto, assinale a opção que cita corretamente a doença viral contagiosa que afeta várias espécies de aves, répteis, mamíferos, e até mesmo o homem, de notificação obrigatória à OIE (Organização Mundial de Saúde Animal).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1123Q905005 | Veterinária, Meio Ambiente na Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Os procedimentos de fiscalização ambiental são essenciais, tanto em ambientes rurais quanto urbanos, pois garantem a proteção dos recursos naturais e a qualidade de vida da população.
Sobre os procedimentos de fiscalização em diferentes ambientes urbanos e rurais para fiscalização ambiental, qual das afirmações a seguir está correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1124Q914763 | Veterinária, Inseminador, Prefeitura de Putinga RS, OBJETIVA, 2023

A respeito das vantagens e desvantagens da inseminação artificial em suínos, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Vantagens. (2) Desvantagens.

( ) Necessidade de pessoal qualificado, tanto na central (boa coleta, análise e conservação do sêmen) quanto na propriedade (detecção de cio e realização da inseminação).
( ) Permite maior aproveitamento (uso intensivo) de bons reprodutores.
( ) Permite o uso de machos muito maiores que as fêmeas.
( ) Maior controle da eficiência reprodutiva do plantel.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1125Q980831 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

No protocolo de investigação de um surto de toxinfecção alimentar em uma comunidade após um evento com consumo de alimentos de origem animal, qual dos seguintes elementos é fundamental para a elaboração de um parecer de informe técnico veterinário preciso e conclusivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1126Q880483 | Veterinária, Leite e Derivados, Cargos de Nível Médio, Prefeitura de Jari RS, FUNDATEC, 2024

Considerando a prevenção do Leite Instável Não Ácido (LINA) em bovinos de leite, são práticas consideradas corretas para a diminuição da incidência desse problema no rebanho, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1127Q1003722 | Veterinária, Patologia Clínica Veterinária, Médicoa Veterinário, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

As doenças infecciosas em cães e gatos, comumente causadas por vírus, bactérias, fungos ou parasitas, podem se manifestar de várias formas. Esses agentes conseguem invadir e se multiplicar no organismo do animal, causando uma série de sintomas que variam de acordo com a especificidade de cada doença. As vacinas têm sido um dos pilares da saúde pública, contribuindo para a erradicação e controle de várias doenças infecciosas. Sobre o controle das doenças infecciosas através da vacinação, é incorreto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1128Q956121 | Veterinária, Clínica Médica para Pequenos Animais, Auxiliar de Veterinário, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Sobre a contenção física em cães e gatos, analise as assertivas a seguir, depois assinale a alternativa que contenha apenas as assertivas CORRETAS:

I. Os animais de pequeno e médio portes são mais facilmente contidos, mantendo-os sobre uma mesa de superfície não escorregadia, após a colocação da mordaça ou de uma focinheira, o que inibe o animal de querer fugir.
II. A contenção de gatos é bem menos complicada que a de cães pois os gatos são menos ágeis e se desvencilham muito facilmente da contenção.
III. O primeiro passo na contenção dos gatos é lembrar-se de fechar as janelas e portas do local de exame para se evitar fuga ou acidentes.

Estão CORRETAS as assertivas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1129Q901344 | Veterinária, Leite e Derivados, Médico Veterinário, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Em uma análise de leite cru, foi detectada a presença de células somáticas em um nível superior ao limite legal. A interpretação mais adequada para este resultado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1130Q919783 | Veterinária, Veterinário, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

A escolha correta dos equipamentos mais indicados para contenção das diferentes espécies animais é de grande importância para o sucesso da apreensão do animal, além de impedir acidentes durante a captura. Considerando essa afirmação, assinale a alternativa que descreve corretamente a espécie animal e o equipamento mais indicado para sua captura.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1131Q884744 | Veterinária, Agropecuária, ADAB, FGV, 2024

A Guia de Trânsito Animal (GTA) é o documento oficial para transporte animal no Brasil e apresenta diversas informações que são fundamentais para a rastreabilidade animal. Para cada espécie animal existem normas específicas para que a GTA seja emitida.
Em relação à movimentação de equídeos e os procedimentos de fiscalização de trânsito, julgue as assertivas a seguir:

I. Equídeos com idade inferior a 15 meses são isentos da apresentação de exame negativo de mormo, desde que acompanhados da mãe portando exame negativo;
II. O trânsito interestadual de equídeos é condicionado à apresentação de exame negativo para laminite e cólica, e o período total do trânsito deve estar dentro do período de validade do exame;
III. Animais destinados à exposição, leilão e esporte em unidade federativa onde se confirmou a presença do agente causador do mormo devem portar exame negativo para a doença.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1132Q908838 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

Urolitíase é uma alteração clínica definida como a formação de cálculos no trato urinário. O quadro clínico observado quando há obstrução da passagem da urina por cálculos denomina-se urolitíase obstrutiva. Em relação a essa doença em ruminantes, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A principal causa de urolitíase em ruminantes alimentados com concentrados é o aporte excessivo de fósforo com desequilíbrio na relação Ca e P da dieta que aumentam a fosfatemia e, consequentemente, a eliminação de fosfatos pela urina.

( ) O valor do pH da urina é um fator importante, uma vez que os fosfatos precipitam quando o pH é alcalino, o que ocorre normalmente nos ovinos.

( ) Pela conformação da uretra, a obstrução ocorre, quase que exclusivamente, nos machos.

( ) Em bovinos, a localização mais frequente da obstrução da uretra é na flexura sigmoide.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1133Q903035 | Veterinária, Médico Veterinário, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Segundo o anexo da Orientação Técnica 12, de 8 de maio de 2018, do CONCEA, “O bem-estar animal pode ser aplicado para avaliar e melhorar a qualidade de vida de um indivíduo ou de um grupo das mais diferentes espécies e nas mais variadas situações, auxiliando na elaboração de normas e protocolos que visem melhores práticas na utilização de animais.” Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:

I. A saúde é um componente chave para o bem-estar animal, mas animais sadios podem apresentar comportamento anormal se o ambiente não permitir a expressão do comportamento natural da espécie.
II. Considera-se bem-estar de um animal o conforto e a saúde física. A saúde mental do animal é desconsiderada para verificação do bem-estar animal, pois são mensurações que não afetam a capacidade de sobrevivência e de produção animal.
III. Nos animais, a espécie, a raça, o sexo e a idade são fatores dispensáveis para avaliação do bem-estar.
IV. O bem-estar animal refere-se a um estado absoluto e classifica-se em “avaliação positiva” e “avaliação negativa”.
V. É fundamental o conhecimento da biologia e o etograma de cada espécie utilizada e a capacitação da equipe para que tanto as respostas fisiológicas consequentes à dor como as respostas comportamentais sejam utilizadas para o reconhecimento da dor dos animais.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1134Q907664 | Veterinária, Abatedouro, Veterinária, IFSE, IV UFG, 2024

Na inspeção ante mortem, quando forem identificados bovinos suspeitos de zoonoses ou enfermidades infectocontagiosas, ou animais que apresentem reação inconclusiva ou positiva em testes diagnósticos para essas enfermidades, o abate deve ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1135Q882376 | Veterinária, CRMV, Fiscal, CRMVPB, IBADE, 2024

De acordo com o Decreto nº 69.134/1971, quais entidades são obrigadas a se registrar no Conselho Regional de Medicina Veterinária da região onde funcionam?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1136Q905476 | Veterinária, Clínica Médica para Pequenos Animais, Médico Veterinário, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O Tumor Venéreo Transmissível (TVT) canino é classificado como uma das neoplasias mais frequentes em cães, principalmente naqueles que são semidomicialiados, errantes e que não são castrados. É uma neoplasia de células redondas ou mesenquimais, que acontece através da transplantação de células tumorais durante o coito ou lambedura. Mas também pode acontecer por contato com a área do animal contaminado. Em relação ao tumor venéreo transmissível, com qual medicamento é preconizado o tratamento quimioterápico citotóxico?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1137Q1005317 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de São Vicente SP, IBAM, 2025

Em uma região do interior paulista, foi detectado um surto de casos suspeitos de raiva bovina, com sinais neurológicos graves em vários animais. Considerando as ações de vigilância epidemiológica e ambiental necessárias para minimizar os riscos à saúde pública e animal, a prioridade imediata da equipe veterinária deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1138Q1005321 | Veterinária, Nutrição, Médico Veterinário, Prefeitura de São Vicente SP, IBAM, 2025

A eficiência reprodutiva dos rebanhos bovinos é fundamental para a sustentabilidade e lucratividade da pecuária. Um dos principais desafios enfrentados pelos produtores está relacionado à identificação precoce de falhas reprodutivas, como a anestro pós-parto. Em uma fazenda de ciclo completo no Mato Grosso, o veterinário foi chamado para investigar a baixa taxa de prenhez em vacas de cria. Após avaliação clínica e exames ginecológicos, verificou-se que grande parte das matrizes estava em anestro devido à condição corporal inadequada e ausência de manejo nutricional apropriado no pós-parto. Considerando o contexto apresentado, qual das medidas abaixo é mais eficaz para reverter o anestro nutricional em vacas de cria? Agora, selecione a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1139Q914761 | Veterinária, Inseminador, Prefeitura de Putinga RS, OBJETIVA, 2023

Para a realização da inseminação artificial em tempo fixo (IATF) de forma eficiente, é necessário que o protocolo hormonal:

I. Sincronize a onda de crescimento folicular. II. Promova regressão do corpo lúteo. III. Induza a ovulação de um folículo maduro ao final protocolo.

Está(ão) CORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1140Q986473 | Veterinária, Equinos, Zootecnista, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

O dono de um haras de sistema fechado contratou um zootecnista para planejar todo manejo de seus cavalos da raça Mangalarga Marchador. No entanto, ao fazer a documentação zootécnica da propriedade e dos animais, observou-se em alguns deles os seguintes sintomas: perda de peso, incômodo com a embocadura, derrame de ração fora do cocho, lentidão na mastigação e deglutição, dificuldade na preensão (ato de segurar e puxar) o alimento, temperamento alterado (irritabilidade), cólicas recorrentes.
Diante dessa situação, assinale a alternativa que apresenta corretamente a causa desses sintomas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.