Início

Questões de Concursos Veterinária

Resolva questões de Veterinária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q699738 | Veterinária, Veterinária, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

A cólica equina é uma emergência médica, de causa multifatorial, definida como dor abdominal aguda. A respeito dos aspectos clínicos da cólica equina, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q858990 | Veterinária, Saúde Pública, Prefeitura de Passira PE Médico Veterinário, CONTEMAX, 2020

Considerando OS FATORES envolvidos no surgimento de doenças emergente assinale a/(as) alternativa(s) CORRETA(s).
I. Modelos de desenvolvimento econômico determinando alterações ambientais, migrações, processos de urbanização sem adequada infraestrutura urbana, grande obras como hidrelétricas e rodovias. II. Desenvolvimento de uma consciência ecológica voltada para a preservação da saúde única, onde todos homem-fauna-flora-meio ambiente são um só organismo vivo. III. Incorporação de novas tecnologias médicas,com uso disseminado de procedimentos invasivos e uso indiscriminado de antibióticos. IV. Aprimoramento das técnicas de diagnóstico, possibilitando diagnósticos etiológicos mais precisos. V. Desestruturação/inadequação dos serviços de saúde e/ou desatualização das estratégias de controle de doenças.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q843210 | Veterinária, Doenças Infecciosas, Prefeitura de Mata Grande AL Médico Veterinário, ADM TEC, 2020

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Leptospirose é uma zoonose que ocorre apenas na América do Sul e que acomete o ser humano, animais domésticos e silvestres. Embora se trate de uma doença amplamente disseminada, a mesma não possui relevância como problema econômico ou de saúde pública e, por isso, não é de notificação obrigatória.

II. A ração balanceada é a quantidade de alimentos calculada para fornecer uma quantidade inferior aos requisitos nutricionais mínimos conhecidos para os animais, sem considerar as diferentes fases de sua vida.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

284Q46083 | Veterinária, Tratamentos, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Alguns bovinos de determinada propriedade rural vêm apresentando progressiva perda de peso, anorexia, febre, paresia do posterior, exoftalmia, dificuldade respiratória, obstrução intestinal e agalactia. A necropsia de alguns animais revelou aumento generalizado dos linfonodos, tanto superficiais como internos. Ao corte, os linfonodos apresentavam uma superfície brancoamarelada, sem distinção entre a cortical e a medular. Foram observadas ainda massas tumorais com o mesmo aspecto no coração, nos rins e intestinos, no abomaso, na medula espinhal e no útero.
A partir dessas informações, julgue os itens de 61 a 70.

No controle dessa enfermidade, deve-se promover a separação dos animais em grupos de positivos e de negativos, o que favorece o manejo. Os animais negativos devem ser manejados antes dos demais.
  1. ✂️
  2. ✂️

285Q46217 | Veterinária, Médico Veterinário, MAPA, ESAF

Assinale, entre as opções abaixo, a que corresponde à espécie bacteriana responsável pelo mormo em equinos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q46380 | Veterinária, Médico Veterinário, MPE SP, VUNESP

Ao analisar um projeto de preservação da fauna silvestre em uma propriedade localizada no Estado de São Paulo, o profissional teve que destacar as espécies de animais tidas como em extinção. É correto afirmar que no Estado de São Paulo, dentre outras, está incluído(a) entre as espécies em extinção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q212030 | Veterinária, Tecnologia e Inspeção de Carnes, Fiscal Estadual Agropecuário Medicina Veterinária, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em um entreposto de carnes, alguns cortes de pernil de
suíno, embalados a vácuo, apresentaram grandes quantidades de
suco no interior de suas embalagens, além de coloração
esbranquiçada.


Em relação à situação apresentada, julgue os itens de 94 a 103.

As características mencionadas são causadas pela baixa concentração de ácido lático no sarcoplasma.

  1. ✂️
  2. ✂️

288Q843557 | Veterinária, Avicultura, Prefeitura de Panambi RS Médico Veterinário, FUNDATEC, 2020

O intenso crescimento do setor avícola brasileiro se deve aos inúmeros avanços tecnológicos adotados pelas indústrias. Contudo, ao mesmo tempo em que a avicultura expandiu no mundo inteiro, aumentou, exponencialmente, a quantidade de aves alojadas, o que favoreceu a instalação, multiplicação e disseminação de agentes patogênicos. Assim, aliado a essa intensa modernização, também se fez necessário adotar inúmeros cuidados para obtenção de um produto de alta qualidade, tornando-se cada vez mais importante a prevenção e o controle de patógenos dentro da cadeia produtiva. Visando evitar que os consumo da carne das aves e dos ovos sejam fonte de infecção para os humanos e também atender aos requisitos dos países importadores, constitui-se objeto de permanente controle na avicultura o monitoramento da presença de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q32053 | Veterinária, Assistente Administrativo, CRMV RR, QUADRIX

Analise as afirmativas a seguir tendo como embasamento a Lei nº 5.517/68.

I. O médico-veterinário para o exercício de sua profissão é obrigado a se inscrever no Conselho de Medicina Veterinária a cuja jurisdição estiver sujeito e pagará uma anuidade ao respectivo Conselho até o dia 31 de março de cada ano, acrescido de 20% quando fora deste prazo. O médico-veterinário ausente do País fica isento do pagamento da anuidade.
II. O Conselho Federal ou Conselho Regional de Medicina Veterinária cobrará taxa pela expedição ou substituição de carteira profissional pela certidão referente à anotação de função técnica ou registro de firma.
III. As firmas de profissionais da Medicina Veterinária, as associações, empresas ou quaisquer estabelecimentos cuja atividade seja passível da ação de médico-veterinário, deverão, sempre que se tornar necessário, fazer prova de que, para esse efeito, têm a seu serviço profissional habilitado na forma desta Lei. Aos infratores será aplicada, pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária a que estiverem subordinados, multa que variará de 20% a 100% do valor do salário-mínimo regional, independentemente de outras sanções legais.

Pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q46189 | Veterinária, Médico Veterinário, UFF, COSEAC

A anemia infecciosa equina (AIE) é enfermidade infectocontagiosa dos equídeos, caracterizada principalmente por períodos febris e anemia que se desenvolvem com intermitência. Sobre esta doença pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q246249 | Veterinária, Tecnologia e Inspeção de Aves, Técnico Científico Medicina Veterinária, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos procedimentos de higienização em um abatedouro
frigorífico de aves, julgue os próximos itens.

Com a utilização de agentes sanificantes, é dispensável a realização de análises microbiológicas para a verificação da qualidade da água que será utilizada na higienização da indústria.

  1. ✂️
  2. ✂️

292Q46061 | Veterinária, Diagnósticos, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considere que alguns equinos de alto valor zootécnico, após participarem de uma exposição agropecuária, tenham apresentado sinais clínicos de febre aguda, anemia e perda de peso. Considere, ainda, que um desses animais tenha morrido e que, na necropsia, tenha sido observada a presença de edema subcutâneo, hemorragias petequiais, ligeira icterícia, aumento de tamanho do baço, dos linfonodos e do fígado. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
Uma forma rápida e direta de diagnóstico é a detecção do agente etiológico em esfregaço sanguíneo corado pelo método de Giemsa.
  1. ✂️
  2. ✂️

293Q35315 | Veterinária, Médico Veterinário, IFRJ, BIO RIO

Sobre as formas de ocorrência das doenças, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q46093 | Veterinária, Médico Veterinário, UEM, UEM

Qual a principal complicação secundária a piometra em cadelas? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q53939 | Veterinária, Veterinário, EMATERCE, CETREDE, 2018

No processo de destruição térmica a curva D é definida pelo tempo X temperatura necessários para se reduzir uma população bacteriana em um ciclo logarítmico. A determinação de quantas vezes esse valor será aplicado (Valor D) para completa destruição dos microrganismos da colônia dependerá da 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q46392 | Veterinária, Médico Veterinário, MPE SP, VUNESP

A comissão administrativa de um Hospital Veterinário implantou um conjunto de procedimentos operacionais padronizados (POP) destinados ao gerenciamento da instituição. Atendendo a legislação vigente estabeleceu os diversos tipos de receituários especiais de acordo com os grupos de medicamentos. Assinale a alternativa que corresponde à droga cuja prescrição deverá ser efetuada no receituário especial das substâncias incluídas na lista A1 restrita aos entorpecentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q211509 | Veterinária, Tecnologia e Inspeção de Ovos, Fiscal Estadual Agropecuário Medicina Veterinária, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um entreposto de ovos apresenta as seguintes
características: pé direito de 4 m de altura, parede
impermeabilizada até a altura de 40 cm, junções entre o piso e a
parede arredondadas, presença de elementos vazados em toda a
extensão da parede próximo ao teto para ventilação, mesas com
angulosidades e frestas, ovoscópio com a lâmpada queimada.
Nesse entreposto, verificou-se que os ovos destinados à
comercialização in natura são lavados em equipamentos do tipo
imersão e, após esse procedimento, a secagem é realizada
naturalmente ao ar livre, nas próprias embalagens de
comercialização. Verificou-se, ainda, a presença de pássaros no
interior desse entreposto.


A respeito da situação hipotética apresentada, julgue os itens de
84 a 93.

Em relação ao emprego de sanitizante na água de lavagem dos ovos, deve-se preconizar o uso de substâncias a base de iodo, a fim de garantir a eliminação de possíveis microrganismos patogênicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

298Q46391 | Veterinária, Médico Veterinário, MPE SP, VUNESP

Um cão pesando 20 kg será submetido a uma infusão contínua de lidocaína (50 mcg/Kg/min). Considerando que a taxa de infusão de fluido é de 10 mL/kg/hora e a concentração da lidocaína é 20 mg/mL, quantos mililitros do fármaco devem ser diluídos em um frasco de soro de 250 mL e qual é a taxa de gotejamento que deverá ser empregada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q46190 | Veterinária, Médico Veterinário, UFF, COSEAC

Doença infecciosa produzida pelo Bacillus anthracis, que afeta sobretudo mamíferos e evolui geralmente de forma aguda e mortal com o quadro de septicemia, caracterizada principalmente por infiltrados sero-hemorrágicos no conjuntivo subcutâneo e subseroso. Esta doença é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q840098 | Veterinária, Defesa Sanitária, Prefeitura de Alto Bela Vista SC Médico Veterinário, AMAUC, 2020

Quanto à febre aftosa, analise as afirmativas.
I - O estado de Santa Catarina é o único estado brasileiro que mantém a situação de “área livre sem vacinação” desde 2007, reconhecido pela Organização Mundial para Saúde Animal (OIE). II - O último foco de febre aftosa notificado no país ocorreu no ano de 2006, nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. III - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre os meses de agosto e setembro de 2013, reconheceu os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e a região centro-norte do estado do Pará como “zonas livres de febre aftosa com vacinação”. IV - Segundo a Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), Paraguai, Colômbia e Peru, que fazem fronteira com o Brasil, estão em situação de “zona infectada”.
Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.