Início

Questões de Concursos Veterinária

Resolva questões de Veterinária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q46173 | Veterinária, Médico Veterinário, UFF, COSEAC

A contenção é uma prática importante e comum no manejo de animais domésticos, de laboratório e selvagens. Num camundongo, a manobra inicial realizada consiste em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

482Q842898 | Veterinária, Defesa Sanitária, Prefeitura de Alto Bela Vista SC Médico Veterinário, AMAUC, 2020

De acordo com o artigo 2°, As doenças listadas no Anexo da Instrução Normativa N° 50, DE 24 DE SETEMBRO DE 2013, são de notificação obrigatória ao serviço veterinário oficial, composto pelas unidades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelos Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Animal, em atendimento ao art. 5º do Anexo do Decreto no 5.741, de 30 de março de 2006, Assim, a notificação da suspeita ou ocorrência de doença listada no Anexo desta instrução normativa é obrigatória para qualquer cidadão, bem como para todo profissional que atue na área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal. A respeito dessas normas assinale a alternativa que contenha somente doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso suspeito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

483Q247199 | Veterinária, Bovinocultura, Técnico Científico Medicina Veterinária, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne às características técnicas de um projeto de
construção e instalação de um abatedouro frigorífico de bovinos,
julgue os itens de 71 a 80.

Para a construção de abatedouro, deve-se escolher preferenciamente áreas onde há crescimento urbano nas imediações, principalmente casas populares, para uma maior disponibilidade de mão de obra.

  1. ✂️
  2. ✂️

484Q46323 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Piraquara PR, CEC

Na cadeia de transmissão da Raiva dos Herbívoros, os quirópteros hematófagos exercem papel importante. Em relação a esses quirópteros, qual alternativa é correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

485Q35320 | Veterinária, Médico Veterinário, IFRJ, BIO RIO

Um pesquisador quer avaliar os efeitos de uma nova dieta sobre alguns parâmetros da bioquímica sérica de cães, comparando os valores iniciais e após um mês da dieta, e comparando também os resultados com outro grupo de cães que não estavam sob a nova dieta. Esse tipo de estudo pode ser classificado como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q32033 | Veterinária, Técnico em Informática, CRMV SP, QUADRIX

De acordo com a Resolução nº 413, que aprova o Código de Deontologia e de Ética Profissional Zootécnico, é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

487Q46149 | Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA

A discopatia degenerativa crônica cervical produz compressão de cordão espinhal devido à hipertrofia do ânulo fibroso. Analise as afirmativas abaixo, sobre a discopatia degenerativa crônica cervical.

I A extensão dorsal da espinha cervical aumenta a compressão de cordão espinhal em pacientes com discopatia degenerativa crônica.
II A flexão ventral da espinha cervical aumenta a compressão de cordão espinhal em pacientes com discopatia degenerativa crônica.
III A tração linear da espinha cervical aumenta a compressão de cordão espinhal em pacientes com discopatia degenerativa crônica.
IV A flexão ventral da espinha cervical diminui a compressão de cordão espinhal em pacientes com discopatia degenerativa crônica.

Estão CORRETAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

488Q831643 | Veterinária, Parasitologia em Veterinária, Prefeitura de Palhoça SC Médico Veterinário, IESES, 2021

Entende-se por hospedeiro, todo indivíduo capaz de abrigar em seu organismo um agente causal de doença, com o qual pode estabelecer relações variadas. Diversas características do hospedeiro influem sobre sua susceptibilidade às enfermidades. Essas características podem ser divididas em próprias e variáveis, são consideradas características próprias, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

489Q846239 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Prefeitura de Coronel Freitas SC Médico Veterinário, FEPESE, 2020

Duas doenças de importância econômica que acometem o rebanho suíno brasileiro são a Pneumonia Enzoótica Suína e o Complexo Enteropatia Proliferativa.
Relacione corretamente as enfermidades com suas características:
Coluna 1 Enfermidades
1. Pneumonia enzoótica suína 2. Enteropatia Proliferativa de suínos
Coluna 2 Características
( ) O agente causador é um micoplasma que tem a habilidade de mimetizar várias superfícies antigênicas e utilizar-se dessa variação para evadir-se do sistema imune. ( ) Suínos podem se tornar assintomáticos e eliminam o agente nas fezes e, com isso, desempenham papel importante na disseminação da infecção. ( ) O diagnóstico diferencial inclui a disenteria suína (Brachyspira hyodysenteriae), salmonelose e úlceras gástricas. ( ) O agente primário é Lawsonia intracellularis, bactéria intracelular obrigatória.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

490Q841438 | Veterinária, Defesa Sanitária, Prefeitura de Panambi RS Médico Veterinário, FUNDATEC, 2020

Ainda em relação à Peste Suína Clássica (PSC), é correto afirmar que em termos de ocorrência da doença no Brasil, a doença encontra-se erradicada em todos os municípios das seguintes regiões:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

491Q245730 | Veterinária, Bovinocultura, Técnico Científico Medicina Veterinária, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne às características técnicas de um projeto de
construção e instalação de um abatedouro frigorífico de bovinos,
julgue os itens de 71 a 80.

A parte destinada à lavagem de caminhões deve ser construída adjacente à rampa de acesso à seringa e ao chuveiro de aspersão, para melhor aproveitamento das águas desses locais.

  1. ✂️
  2. ✂️

492Q46307 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Pinhais PR, FAFIPA

O fibropapiloma bovino, comum em gado leiteiro, é uma patologia que tem por agente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

493Q46388 | Veterinária, Médico Veterinário, MPE SP, VUNESP

Em uma granja de suínos de ciclo completo, houve um surto de transtornos reprodutivos representados por abortamentos, fetos mumificados, natimortos e mortalidade perinatal, associados à aquisição de um lote de matrizes em uma granja de reprodutores. O profissional que assistia ao criador suspeitou da ocorrência da brucelose e realizou o teste de soro-aglutinação rápida com antígeno acidificado tamponado em uma amostra de animais representativa do rebanho. Houve cinco animais com resultado positivo. Para confirmar o encaminhamento da suspeita, optou pela realização do teste confirmatório, prova de soro-aglutinação lenta em soros tratados pelo 2-mercapto-etanol. É correto afirmar que o princípio do teste confirmatório escolhido é a eliminação de reações inespecíficas produzidas por imunoglobulinas do tipo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

494Q46136 | Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA

Sobre as técnicas e afecções cirúrgicas do trato respiratório em cães e gatos é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q46143 | Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA

Assinale a afirmativa CORRETA em relação às técnicas e afecções cirúrgicas dos olhos e anexos em cães e gatos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

496Q46312 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Pinhais PR, FAFIPA

Os testículos são estruturas reprodutivas responsáveis pela produção de células reprodutoras e hormônio. Sendo este hormônio denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

497Q35313 | Veterinária, Médico Veterinário, IFRJ, BIO RIO

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), são contribuições da medicina veterinária na saúde pública, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

498Q46128 | Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA

Analise as afirmativas abaixo:

I Sevofluorano nunca deve ser utilizado em gatos descompensados em insuficiência renal.
II Em bexigas normais geralmente se usa um padrão de sutura inversor de camada dupla.
III Tetraciclinas são indicadas para a utilização em pacientes com obstruções no sistema urinário.
IV Pode-se fazer uma uretrotomia pré-escrotal a fim de se colocar um cateter de Foley no interior da bexiga nos casos em que o cateter não tem o comprimento suficiente e a obstrução é distal a incisão da uretrotomia proposta.

Estão CORRETAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q841545 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Prefeitura de Mata Grande AL Médico Veterinário, ADM TEC, 2020

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Leishmaniose Cutânea (LC) é definida pela presença de lesões exclusivamente na pele, que se iniciam no ponto de inoculação das promastigotas infectantes, através da picada do vetor, para qualquer das espécies de Leishmania causadoras da doença.

II. A Parvovirose canina tem cura, mas o resultado do tratamento vai depender da imunidade do cão e o estágio em que a doença se encontra. Assim como a maioria das doenças, quanto antes for diagnosticada maior é chance de sucesso do tratamento.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

500Q841627 | Veterinária, Defesa Sanitária, Prefeitura de Alpestre RS Médico Veterinário, FUNDATEC, 2020

A Instrução Normativa nº 10/2017 da Secretaria da Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) introduziu algumas alterações com relação à vacinação contra a brucelose bovina. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) É obrigatória a vacinação de todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina, na faixa etária de três a oito meses, utilizando-se dose única de vacina viva liofilizada, elaborada com amostra 19 de Brucella abortus (B19). ( ) A utilização da vacina B19 poderá ser substituída pela vacina contra brucelose não indutora da formação de anticorpos aglutinantes, amostra RB51, nas espécies bovina e bubalina. ( ) Fêmeas vacinadas com a vacina B19 deverão ser marcadas com o algarismo final do ano de vacinação. ( ) É permitida a vacinação contra brucelose de machos de qualquer idade, desde que sejam destinados à coleta de sêmen e não à monta natural.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.