Início

Questões de Concursos Veterinária

Resolva questões de Veterinária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q46220 | Veterinária, Médico Veterinário, MAPA, ESAF

Alguns gêneros bacterianos produzem o endósporo para se proteger do ambiente hostil. Assinale a opção correta que possui gêneros bacterianos com esta capacidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q53932 | Veterinária, Tecnologia de Produtos de Origem Animal TPOA, Veterinário, EMATERCE, CETREDE, 2018

O aproveitamento de matéria orgânica dos abatedouros para alimentação animal traz inúmeros benefícios para a empresa, para o meio ambiente ou para a saúde pública. Para obtenção de farinhas, como farinha de carne e osso, esse material deverá ser processado na graxaria. Indique qual alternativa descreve a sequência CORRETA da elaboração desse subproduto não comestível.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q839876 | Veterinária, Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Prefeitura de Alto Bela Vista SC Médico Veterinário, AMAUC, 2020

Abate humanitário pode ser definido como o conjunto de procedimentos técnicos e científicos que garantem o bem-estar dos animais desde o embarque na propriedade rural até a operação de sangria no matadouro-frigorífico. O abate de animais deve ser realizado sem sofrimentos desnecessários. As condições humanitárias devem prevalecer em todos os momentos precedentes ao abate. Neste artigo são abordados os temas referentes às operações ante-mortem como transporte e manejo nos currais e seus efeitos no bem-estar animal e na qualidade da carne.
É proibida a matança em comum de animais que no ato da inspeção “ante-mortem”, sejam suspeitos das seguintes zoonoses:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q46191 | Veterinária, Médico Veterinário, UFF, COSEAC

“A peste suína clássica” PS , ou “cólera dos porcos”, ou “febre do suíno”, é uma doença febril altamente contagiosa que acomete porcos e javalis. A doença é causada por um vírus RNA que pertence à família Flaviviridae. A principal lesão observada nesses animais consiste em uma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q833885 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Prefeitura de Palhoça SC Médico Veterinário, IESES, 2021

Assinale a alternativa (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:
( ) À sucessão de eventos, necessária para que a enfermidade ocorra, denomina-se história natural da doença, e ao estudo das relações entre o agente etiológico e os demais componentes do ecossistema denomina-se processo epidêmico. ( ) Para o desencadeamento do processo epidêmico esse, é necessária uma associação entre fatores do agente, do hospedeiro e do ambiente, ou seja, qualquer modificação em algum dos elementos do ecossistema resulta em adaptações dos outros elementos, as quais podem estar relacionadas com o desenvolvimento das enfermidades. ( ) A patogenicidade é identificada pela frequência da manifestação clínica da doença na população. Agentes dotados de elevada patogenicidade, como o vírus da peste suína, determinam elevada proporção de casos clínicos da doença. ( ) Virulência é o grau de severidade da reação patológica que o agente etiológico provoca no hospedeiro. A virulência independe da infectividade e pode variar tanto de um hospedeiro para outro como entre estirpes de um mesmo agente.
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q46026 | Veterinária, Agentes Etiológicos, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Considere que alguns equinos de alto valor zootécnico, após participarem de uma exposição agropecuária, tenham apresentado sinais clínicos de febre aguda, anemia e perda de peso. Considere, ainda, que um desses animais tenha morrido e que, na necropsia, tenha sido observada a presença de edema subcutâneo, hemorragias petequiais, ligeira icterícia, aumento de tamanho do baço, dos linfonodos e do fígado. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

O agente etiológico apresenta a molécula fita dupla de DNA como genoma.
  1. ✂️
  2. ✂️

67Q46210 | Veterinária, Médico Veterinário, MAPA, ESAF

De acordo com a Portaria MAPA nº 711/95, são obrigatoriamente incisados nas “Linhas de Inspeção” os seguintes nodos linfáticos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q46359 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

A infecção pelo protozoário Neospora caninum é reconhecida atualmente como uma das principais causas de aborto em bovinos. Com relação a essa infecção, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Há tanto infecção horizontal por ingestão de oocistos quanto infecção vertical.
( ) O aborto é resultado de lesões placentárias e fetais em que há multiplicação do microrganismo nas vilosidades coriônicas, podendo ocasionar necrose focal.
( ) A recorrência de aborto por Neospora caninun é muito frequente e comum.
( ) No feto abortado, as lesões mais comuns ocorrem no sistema gastrointestinal.

Assinale a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q831792 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Prefeitura de Palhoça SC Médico Veterinário, IESES, 2021

Sobre medidas gerais de profilaxia, é correto afirmar:
I. Erradicação é o conjunto de medidas empregadas com o objetivo de reduzir a frequência da ocorrência de uma doença já presente na população, consiste em evitar que a enfermidade venha a se desenvolver, ou seja, diminuir os efeitos da enfermidade quando ela não pode ser evitada. II. Profilaxia é o conjunto de medidas adotadas com a finalidade de interromper a cadeia de transmissão de uma enfermidade. III. Medidas profiláticas de prevenção, consistem em evitar o aparecimento da enfermidade na população. IV. As ações profiláticas podem ser exercidas em qualquer fase da história natural da doença, tanto no período pré-patogênico quanto no período patogênico, quando o processo já está instalado.
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q46106 | Veterinária, Médico Veterinário, UEM, UEM

Considerando as deformidades flexoras (contraturas tendíneas) e o desvio angular em equinos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q859163 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Prefeitura de Passira PE Médico Veterinário, CONTEMAX, 2020

Um cão macho SRD, de 4 anos de idade, foi atendido em uma clínica veterinária com histórico de lambedura e prurido anal. Esse animal pode estar parasitado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q11113 | Veterinária, Veterinário, MAPA, CONSULPLAN

A Instrução Normativa 50 (IN 50/13), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, altera a lista de doenças passíveis de aplicação de medidas de defesa sanitária animal, conforme prevê o art. 61 do Decreto nº 24.458/34. As doenças presentes na Lista de Notificação Obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial devem ser notificadas, obrigatoriamente, por qualquer cidadão, bem como por todo profissional que atue na área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal. A IN 50/13 divide as notificações em: imediata – para casos suspeitos ou diagnosticados de doenças erradicadas ou nunca registrada no País; imediata – para qualquer caso suspeito; imediata – para qualquer caso confirmado; e, mensais – para qualquer caso confirmado. Assinale a alternativa que apresenta somente doenças que necessitam de notificação imediata ao Serviço Veterinário Oficial quando da ocorrência de qualquer caso suspeito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q46110 | Veterinária, Médico Veterinário, UEM, UEM

Foi encaminhado para seu atendimento um canino, sem raça definida, com dois anos, peso de oito quilos. O proprietário refere anorexia, apatia, vômito e não urina há dois dias. Ele não sabe informar a respeito das fezes do paciente, contudo informa que, antes disso, o paciente se apresentava saudável. O paciente foi castrado há sete dias em um programa de castração e recebeu antibiótico por sete dias (não sabe informar qual) e analgésico por cinco dias (cetoprofeno 50 mg, um quarto de comprimido uma vez ao dia). Qual sua suspeita clínica? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q11117 | Veterinária, Veterinário, MAPA, CONSULPLAN

A RDC nº 275/2002 da Anvisa aprova o regulamento técnico de “POPs” aplicados aos estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o significado da abreviatura “POPs”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q35338 | Veterinária, Médico Veterinário, IFRJ, BIO RIO

Sobre doenças carenciais em ruminantes, identifique a afirmativa FALSA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q212508 | Veterinária, Tecnologia e Inspeção de Carnes, Fiscal Estadual Agropecuário Medicina Veterinária, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em um entreposto de carnes, alguns cortes de pernil de
suíno, embalados a vácuo, apresentaram grandes quantidades de
suco no interior de suas embalagens, além de coloração
esbranquiçada.


Em relação à situação apresentada, julgue os itens de 94 a 103.

A estimulação elétrica de carcaças de suínos, após a sangria, previne a perda do suco e o surgimento de carnes esbranquiçadas, devendo ser empregada nos abatedouros de forma geral.

  1. ✂️
  2. ✂️

77Q216150 | Veterinária, Equinos, Médico Veterinária, UFF, UFF

Em relação à úlcera gástrica em equinos, é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q246834 | Veterinária, Bovinocultura, Técnico Científico Medicina Veterinária, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à produção de vacas leiteiras, julgue os itens a seguir.

A silagem é a principal fonte de volumoso conservado empregado na alimentação de vacas leiteiras, e sua resposta à dieta determina o custo final da alimentação.

  1. ✂️
  2. ✂️

79Q245515 | Veterinária, Avicultura, Técnico Científico Medicina Veterinária, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Debates sobre a cama na produção avícola não são muito
comuns, tanto no meio científico/acadêmico quanto no meio
produtivo. Em consequência disso e em contraste com os avanços
da avicultura, o desconhecimento dos materiais mais apropriados
para serem utilizados como cama e suas respectivas propriedades
são mencionados como um dos grandes entraves a um maior
desenvolvimento da atividade.

Fabio José Paganini. In: Produção de frangos de corte, Facta, 2004 (com adaptações).

Com relação à cama de frango na avicultura, julgue os itens a
seguintes.

Camas pouco profundas ou compostas por materiais inadequados permitem a condutividade térmica entre o piso e o ar ambiental, o que dificulta a manutenção de temperatura adequada às aves.

  1. ✂️
  2. ✂️

80Q215135 | Veterinária, Tecnologia e Inspeção de Pescado, Médico Veterinária, CEAGESP, VUNESP

São fatores estratégicos para a manutenção do frescor do pescado durante a comercialização:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.