Questões de Concursos ABDI

Resolva questões de ABDI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

181Q321564 | Pedagogia, Pedagogo, ABDI, FEPESE

Geralmente as adaptações curriculares realizadas nas escolas constituem modificações simples, realizadas pelo professor, no planejamento normal das atividades docentes, constituindo-se em pequenos ajustes dentro do contexto da sala de aula. Identifique a(s) afirmativa(s) que apresenta(m) exemplos de adaptações de acesso ao currículo:

1. Mobiliário adaptado; Sistemas alternativos de comunicação; Softwares educativos específicos.

2. Equipamentos para mobilidade; Materiais didático-pedagógicos adaptados (em Braille, em LIBRAS); Recursos adaptados para uso de equipamento de informática.

 3. Recursos ópticos; Livro didático; Equipamento para mobilidade; Quadro negro e giz; Adaptação e adequação do espaço físico da residência.

4. Recursos ópticos e não-ópticos; Prótese auditiva; Posicionamento adequado do aluno em sala de aula; Adaptação e adequação do espaço físico da escola.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q325701 | Pedagogia, Pedagogo, ABDI, FEPESE

A instituição de educação infantil é um dos espaços de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q803452 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ABDI, FEPESE

Uma paciente, sexo feminino, 72 anos, procurou um médico otorrinolaringologista após o início de uma surdez súbita na orelha esquerda. A paciente foi encaminhada para realizar avaliação audiológica com um fonoaudiólogo. Na audiometria tonal liminar apresentou perda auditiva neurossensorial de grau leve à orelha direita e perda auditiva neurossensorial de grau severo à orelha esquerda. Com base neste caso, identifique se são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as afirmativas abaixo:

( ) É recomendável que os limiares auditivos da orelha esquerda sejam confirmados com mascaramento contralateral na orelha direita.

( ) Na perda auditiva neurossensorial há alteração dos limiares auditivos por via área e via óssea, com presença de gap aéreo-ósseo.

( ) Na imitanciometria este paciente pode apresentar curva timpanométrica do tipo A bilateralmente.

( ) O reflexo acústico estapediano contralateral da orelha direita é ausente e o reflexo acústico estapediano contralateral da orelha esquerda é presente.

( ) Nesse caso, devido à assimetria dos limiares auditivos entre as orelhas, é recomendável a paciente realizar a pesquisa do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q325761 | Pedagogia, Pedagogo, ABDI, FEPESE

Analise o texto:

Criança, sujeito histórico e de _____________________ que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua _____________________ , brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo _________________________ .

 Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q803753 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ABDI, FEPESE

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ). ( ) Desvio Fonológico, Dislalia e Distúrbio Articulatório são termos que se diferenciam apenas na terminologia e não no conceito.

( ) Paralisia cerebral é uma desordem do movimento e da postura, persistente, porém não fixa, surgida nos primeiros anos de vida pela interferência no desenvolvimento do sistema nervoso central causada por uma desordem cerebral progressiva.

( ) Dislexia é um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia pode ter causa genética e hereditária.

( ) Distúrbio Específico de Linguagem é um diagnóstico utilizado para crianças que têm dificuldades específicas dos aspectos linguísticos e não decorrentes de outras alterações como deficiência mental e auditiva.

( ) Afasia Congênita é o termo utilizado para circunscrever casos de distúrbios graves do desenvolvimento da linguagem, em que a compreensão e expressão estão alteradas de maneira importante, dois anos após o nascimento, por comprometimento cerebral.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q406228 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Analista Técnico Administrativo, ABDI, FEPESE

Entes administrativos autônomos, criados por lei específica, com personalidade jurídica de direito público interno, patrimônio próprio e atribuições estatais específicas, denominam-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q802793 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ABDI, FEPESE

As medidas timpanométricas auxiliam no diagnóstico de alterações da orelha média. Numere a coluna 2, identificando as condições da orelha média de cada patologia auditiva, de acordo com as curvas timpanométricas citadas na coluna 1

Coluna 1 Curvas timpanométricas

1. tipo A

2. tipo B

3. tipo C

4. tipo Ar

5. tipo Ad

Coluna 2 Patologias

( ) Otosclerose

( ) Disjunção da cadeia ossicular

( ) Otite média secretora

( ) Disfunção da tuba auditiva

( ) Schwannoma vestibular

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q325134 | Pedagogia, Pedagogo, ABDI, FEPESE

As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q328263 | Pedagogia, Pedagogo, ABDI, FEPESE

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), considerando o papel social e político da educação infantil.

( ) As instituições de Educação Infantil constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial.

( ) As instituições de Educação Infantil devem ser reguladas e supervisionadas por órgão competente do sistema de ensino e submetidas a controle social.

( ) É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.

( ) É dever da família garantir a oferta de Educação Infantil de qualidade para seus filhos.

 Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q437418 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Analista Técnico Administrativo, ABDI, FEPESE

é obrigação de toda repartição pública, desde que requerido pelo interessado, para defesa de direitos ou esclarecimento de situações de interesse pessoal, fornecer certidões:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q411371 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Analista Técnico Administrativo, ABDI, FEPESE

O Poder Público pode realizar centralizadamente seus próprios serviços, por meio dos órgãos da Administração direta, ou prestá-los descentralizadamente, através da Administração indireta, ou seja:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q722494 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Geografia, Motorista, ABDI, FEPESE

Analise o texto abaixo:

Santa Catarina é um Estado rico em diversidade cultural que recebeu, ao longo de sua história, imigrantes dos mais diversos países do mundo. Reúne em seus 95,4 mil km², uma população de aproximadamente ______________ de habitantes que desfrutam de uma das melhores qualidades de vida do país.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q561561 | Informática, Excel, Motorista, ABDI, FEPESE

Assinale a alternativa que indica corretamente o resultado da fórmula =50+3*5 no Microsoft Excel 2010.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q324886 | Pedagogia, Pedagogo, ABDI, FEPESE

Analise o texto:

O ________________ é o planejamento geral que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. É um processo de organização e coordenação da ação dos _______________ . Ele articula a atividade escolar e o contexto social da escola. É o _________________ que define os fins do trabalho pedagógico. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q800973 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, ABDI, FEPESE

No que diz respeito à disfunção do tendão tibial posterior, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q798418 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, ABDI, FEPESE

Quanto às fraturas do olécramo, analise as afirmativas a seguir:

1. Os golpes diretos são as lesões mais comuns nas fraturas do olécramo, seguidos por quedas com a mão espalmada com o cotovelo no chão.

2. No tratamento utilizando-se redução fechada e tala ou aparelho gessado as fraturas devem estar estáveis, sem deslocamento. O cotovelo é mantido em flexão de 90° durante 4 semanas.

3. A amplitude de movimentos ativos para o cotovelo em extensão e em flexão devem ser incentivados pelo fisioterapeuta somente a partir da quarta semana tanto em pacientes com redução aberta ou fechada.

4. Entre a 6a e a 8a semana pós-fratura, se a mesma estiver clínica e radiograficamente consolidada, o paciente poderá realizar sustentação de peso integral.

5. A lesão ou neuropraxia do nervo ulnar é relatada em praticamente 50% dos casos de fratura do olécramo, sendo a estimulação elétrica um excelente recurso durante seu tratamento.

 Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. a. ( X ) São

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q327493 | Pedagogia, Professor, ABDI, FEPESE

Conforme o documento “Política da Educação Especial do Estado de Santa Catarina”:

1. São educandos aqueles diagnosticados com deficiência, com condutas típicas e com altas habilidades.

2. A deficiência não pode ser compreendida como a expressão da totalidade do indivíduo, mas sim da interação entre a pessoa com deficiência e o contexto histórico-cultural.

3. Os alunos com diagnóstico de autismo estão incluídos no grupo de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD).

4. Os atendimentos, em educação especial, direcionados aos educandos da rede regular de ensino, não terão o caráter de apoio, complemento ou suplemento.

5. A presença de um Instrutor de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em todos os níveis de ensino, etapas e modalidades da Educação Básica precisa deixar de ser considerada como “atendimento” em educação especial direcionada à rede regular de ensino.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q408654 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Analista Técnico Administrativo, ABDI, FEPESE

O patrimônio da sociedade de economia mista é formado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q800200 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, ABDI, FEPESE

Sobre as correntes de estimulação elétrica utilizadas amplamente como recurso fisioterapêutico, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.