Questões de Concursos ABDI

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221Q796374 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, ABDI, FEPESE

A atividade do fisioterapeuta na escola visando o deficiente físico abrange conceitos e áreas múltiplas de atuação profissional. Quanto ao posicionamento adequado do aluno em sala de aula, analise as afirmativas a seguir:

1. O recurso de adaptação chamado de “apoio de cabeça” é indicado somente ao aluno com ausência de controle de cabeça e possui a função de posicionar a mesma na linha média e manter a horizontalidade do olhar.

2. Na postura sentado adequada o corpo deve ficar posicionado de tal forma que todo o seu peso seja transferido para uma área de suporte em torno da tuberosidade isquiática do quadril e seus tecidos circunjacentes.

3. Na avaliação fisioterapêutica devem ser observados os aspectos mais importantes como: controle cervical e de tronco, retrações e/ou deformidades músculo-esqueléticas, tônus, reflexos patológicos e condição respiratória.

4. Um posicionamento funcional padrão ao sentar não existe, por isso para cada grupo de aluno com determinada discapacidade física há uma posição adequada à deficiência física presente.

5. O recurso de adaptação chamado de “cavalo de abdução” é indicado para o aluno com espasticidade acentuada nos membros inferiores que tende a desenvolver uma postura em “tesoura” com rotação interna, porém que tenha algum grau de flexibilidade para assumir a postura neutra.

 Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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222Q400125 | Direito Administrativo, Poderes e Deveres do Administrador Público, Analista Técnico Administrativo, ABDI, FEPESE

O abuso do poder ocorre quando a autoridade, embora competente para praticar o ato:

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223Q722959 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Administrador, ABDI, FEPESE

O Haiti, país mais pobre das Américas, foi vítima, em janeiro de 2010, de um terremoto que matou milhares de pessoas, além de deixar a capital Porto Príncipe destruída e a economia local paralisada, agravando ainda mais os problemas sociais do país.

O Brasil foi um dos diversos países que enviou ajuda humanitária em decorrência do desastre, mas vale lembrar, no entanto, que a atuação junto ao Haiti já vem de tempos anteriores ao terremoto, e se destaca pelo(a):

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224Q324938 | Pedagogia, Professor, ABDI, FEPESE

Segundo a Política de Educação Especial de Santa Catarina, a Educação Especial deve ser entendida como:

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225Q327253 | Pedagogia, Pedagogo, ABDI, FEPESE

O planejamento na escola deve:

1. possibilitar um trabalho mais significativo e transformador na sala de aula, na escola e na sociedade.

2. cumprir uma exigência meramente burocrática da escola.

3. corresponder a um projeto-compromisso do professor, tendo, pois, suas marcas.

4. criar e organizar o trabalho. Para tanto, deve ser: objetivo, verdadeiro, crítico e comprometido.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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226Q803371 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ABDI, FEPESE

São considerados indivíduos excepcionais e que fazem parte dos educandos da Educação Especial os que possuem:

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227Q802530 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ABDI, FEPESE

Analise as afirmativas abaixo:

1. A definição da conduta no tratamento das disfonias organofuncionais deve considerar o fator causal, o local da lesão, a presença de assimetria laríngea, a configuração da lesão e o impacto na prega contralateral.

2. Acredita-se que os nódulos sejam a lesão laríngea mais comum, sendo a fonoterapia a primeira opção de tratamento.

3. A úlcera de contato é uma lesão anterior na laringe.

4. O edema de Reinke é uma lesão difusa, associada geralmente ao tabagismo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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228Q804076 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ABDI, FEPESE

Analise as afirmativas abaixo sobre a deficiência auditiva.

1. O Oralismo é uma abordagem clínica que propõe a aquisição da linguagem oral e a facilitação da integração social do surdo com o aproveitamento do máximo de resíduo auditivo através de aparelhos de amplificação sonora.

2. O bilinguismo é uma abordagem clínica e educacional na qual a primeira língua é a língua portuguesa oral e a segunda língua é a língua de sinais.

3. A língua de sinais é uma língua gestual e não possui organização sintática.

4. O implante coclear é um dispositivo eletrônico que pode ser utilizado em substituição à prótese auditiva em qualquer caso, sendo mais moderno e mais potente.

5. O trabalho fonoaudiológico na área da surdez deve envolver a família e a escola para que se possa desenvolver a linguagem da criança em todos os contextos interativos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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229Q319116 | Pedagogia, Professor, ABDI, FEPESE

Analise o trexo abaixo:

“Em uma língua qualquer, é muito comum ocorrer que um plano de expressão (um significante) seja suporte para mais de um plano de conteúdo (significado), ou seja, que um mesmo termo tenha vários significados”.

Esse trecho traduz o significado de:

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230Q804071 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ABDI, FEPESE

A musculatura intrínseca da laringe aduz, abduz e é responsável pela tensão das pregas vocais nas funções de respiração, esfíncter de proteção e fonação.

Os principais músculos intrínsecos da laringe são:

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231Q803443 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ABDI, FEPESE

Um paciente do sexo masculino, com oito anos de idade, com queixa de dificuldade de aprendizagem e histórico de atraso na aquisição da linguagem, realizou avaliação audiológica básica. O menino, após a avaliação, foi encaminhado para realização da Avaliação do Processamento Auditivo (Central). Analise as afirmativas que apresentam manifestações comportamentais e clínicas que caracterizam o Distúrbio do Processamento Auditivo:

1. Reflexos acústicos estapedianos contralaterias aumentados bilateralmente com presença de limiares auditivos normais bilateralmente.

2. Desatenção e latência aumentada na pesquisa dos limiares auditivos.

3. Perda auditiva neurossensorial bilateral.

4. Dificuldade para executar instruções orais.

5. Emissões Otoacústicas Evocadas ausentes.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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232Q803541 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ABDI, FEPESE

Considerando os achados das Emissões Otoacústicas Evocadas e do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico nos diferentes tipos de alterações auditivas, analise as afirmativas abaixo:

1. No Espectro da Neuropatia auditiva há ausência de emissões otoacústicas evocadas e presença de microfonismo coclear na pesquisa dos potenciais evocados auditivos de tronco encefálico.

2. Na perda auditiva condutiva há ausência das emissões otoacústicas evocadas e no potencial evocado auditivo de tronco encefálico há aumento da latência absoluta de todas as ondas, sendo as latências interpicos das ondas I-V normais.

3. Na perda auditiva de origem coclear há ausência das emissões otoacústicas e no potencial evocado auditivo de tronco encefálico as latências interpicos são normais.

4. Na perda auditiva de origem retrococlear as emissões otoacústicas são ausentes e no potencial evocado auditivo de tronco encefálico as latências interpicos de todas as ondas podem estar aumentadas.

5. Na perda auditiva central as emissões otoacústicas são presentes e as respostas do potencial evocado auditivo de tronco encefálico são normais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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233Q800379 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, ABDI, FEPESE

Segundo as normas atuais adotadas para o tratamento inicial do paciente grande queimado, citado em Maciel, et al, 2008, assinale a alternativa correta.

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234Q803761 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ABDI, FEPESE

Um paciente realizou avaliação audiológica básica e o laudo constou perda auditiva neurossensorial de grau moderado bilateralmente.

Considerando que as médias das frequências da fala foram de 50 dB bilateralmente, assinale a alternativa que apresenta os possíveis resultados do Limiar de Reconhecimento da Fala (LRF) e Índice Percentual de Reconhecimento da Fala (IPRF).

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235Q804081 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ABDI, FEPESE

Analise o texto abaixo:

O músculo tensor do tímpano é invervado pelo nervo ________________________ , liga-se ao cabo do e _________________ quando se contrai puxa esse ossículo para dentro da orelha média. O músculo estapédio é inervado pelo nervo e liga a cabeça do _______________ à janela do vestíbulo, onde está inserido.

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto.

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236Q797299 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, ABDI, FEPESE

De acordo com o funcionamento e as definição das modalidades ventilatórias utilizadas durante a assistência ventilatória mecânica, que é uma das áreas de atuação do fisioterapeuta, assinale a alternativa correta.

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237Q797464 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, ABDI, FEPESE

Sobre o processo de reabilitação na criança para Borges et al(2005), assinale a alternativa correta.

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238Q804082 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ABDI, FEPESE

A compreensão da fisiologia da respiração é fundamental no trabalho fonoaudiológico com pacientes respiradores orais.

Em relação a essa afirmativa, assinale a alternativa correta.

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239Q325043 | Pedagogia, Pedagogo, ABDI, FEPESE

Pensando numa proposta de trabalho na Educação Infantil que promova de forma efetiva e consistente as aprendizagens infantis é preciso que o professor considere:

1. a interação com crianças somente da mesma idade, em situações previstas em salas de aula, como fator de promoção da aprendizagem, do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se.

2. que a criança nesta faixa etária é privada de conhecimento; assim, o professor tem que iniciar todos os assuntos de modo bastante simplificado, não utilizando muitas variações de experiências, a fim de não confundi-las.

3. a individualidade e a diversidade.

4. a resolução de problemas como forma de aprendizagem.

5. o grau de desafio que as atividades apresentam e o fato de que devam ser significativas e apresentadas de maneira integrada para as crianças e o mais próximas possíveis das práticas sociais reais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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240Q801866 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ABDI, FEPESE

Analise as afirmativas abaixo sobre as atribuições do Fonoaudiólogo em instituição educacional.

1. Atuar no âmbito educacional, compondo a equipe escolar a fim de realizar avaliação e diagnóstico institucional de situações de ensino-aprendizagem relacionadas à sua área de conhecimento.

2. Elaborar, acompanhar e executar projetos, programas e ações educacionais que contribuam para o desenvolvimento de habilidades e competências de educadores e educandos visando à otimização do processo ensino-aprendizagem.

3. Realizar triagens e atendimentos clínicos na escola.

4. Promover ações relacionadas à educação básica e educação especial. Não fazem parte do campo de atuação do fonoaudiólogo a educação a distância, educação de jovens e adultos, educação superior e pós-graduação.

5. Na educação especial e/ou inclusiva o fonoaudiólogo deve sensibilizar e capacitar educandos, educadores e familiares para a utilização de estratégias comunicativas que possam favorecer a universalização do acesso ao ambiente escolar, o aprendizado e a inclusão escolar e social e, na educação bilíngue, desenvolver essas mesmas premissas através da LIBRAS.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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