Início

Questões de Concursos ABIN

Resolva questões de ABIN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1661Q722884 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Geografia, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

O grupo 1% mais rico da população brasileira tinha um rendimento médio (de todos os trabalhos) de R$ 27.085 mensais em 2016, ou 36,3 vezes acima do que recebia a metade mais pobre da população naquele ano (R$ 747). Esse grupo mais rico da população era integrado por 889 mil pessoas, ao passo que a metade com menor rendimento era formada por 44,4 milhões de brasileiros.

Considerando as informações apresentadas no texto precedente e os múltiplos aspectos da sociologia política a elas relacionados, julgue o próximo item.

Em um cenário fortemente marcado pela má distribuição de renda, como o descrito no texto em questão, as medidas de tendência central apresentam-se muito limitadas para a análise da realidade social, sendo necessária a utilização de medidas de desigualdade como o Índice de Gini.
  1. ✂️
  2. ✂️

1662Q460797 | Direito Penal, Crimes Contra Segurança Meios, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Acerca dos crimes contra a inviolabilidade dos segredos, contra a segurança dos meios de comunicação e transporte e outros serviços públicos e sobre a inserção de dados falsos em sistema de informação, julgue os seguintes itens.

O indivíduo que destruir parcialmente uma linha férrea e, com tal conduta, provocar desastre, cometerá crime de atentado contra a segurança de transporte.

  1. ✂️
  2. ✂️

1663Q430351 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A respeito dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, julgue os itens que se seguem.

O ingresso na carreira de magistratura se dá mediante concurso público de provas e títulos, divididas em fases, nas quais é obrigatória a participação da Ordem dos Advogados do Brasil, no mínimo, na primeira fase, podendo aspirar ao cargo os bacharéis em direito com, no mínimo, três anos de atividade jurídica.

  1. ✂️
  2. ✂️

1664Q735254 | Direito Processual Penal, Prova, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Com base nos delitos em espécie, julgue os próximos itens.

Constitui crime realizar interceptação de comunicações, sejam elas telefônicas, informáticas, ou telemáticas, ou, ainda, quebrar segredo da justiça sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.

  1. ✂️
  2. ✂️

1665Q318505 | Administração Geral, Organização, Analista de Informações, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos a aspectos gerais da administração.

No desenvolvimento organizacional para equipes compostas por empregados de diversos níveis hierárquicos, as diferenças hierárquicas tendem a ser eliminadas, auxiliando no desenvolvimento da criatividade e possibilitando que o processo comandado por um especialista possa ser bemsucedido.

  1. ✂️
  2. ✂️

1666Q483389 | Geografia, População Brasileira, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos movimentos migratórios internos, da estrutura etária da população brasileira e da evolução de seu crescimento no século XX, julgue os itens a seguir. A dinâmica da estrutura etária da população brasileira tende ao equilíbrio quanto à quantidade de crianças, jovens, adultos e idosos: a população de idosos com maior expectativa de vida cresce tanto quanto a população em idade infantil e jovem.
  1. ✂️
  2. ✂️

1667Q641089 | Informática, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Com referência à contratação de bens e serviços de TI no âmbito da administração pública, julgue os itens de 101 a 105.

O benefício da contratação, sempre que possível, deve ser estimado e medido em termos de negócio e não da TI.

  1. ✂️
  2. ✂️

1668Q543069 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Com relação a métodos não paramétricos, julgue os itens a seguir.

Considere que, para avaliar a aleatoriedade na ocorrência de certo evento, um pesquisador registre apenas o número de ocorrências desse evento em N tentativas, a contagem de casos em que esses eventos ocorrem sequencialmente e a contagem de casos em que esses eventos não ocorrem. Com base nessa situação, é correto afirmar que o pesquisador não dispõe de dados necessários para testar a aleatoriedade desse evento.

  1. ✂️
  2. ✂️

1670Q607072 | Biblioteconomia, Documentação e Finalidades Jurídicas, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de documentação e informação, julgue os próximos itens. A tabela de áreas de conhecimento/avaliação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) inclui a área comunicação e informação, que, por sua vez, abrange aspectos e estudos da documentação e informação.
  1. ✂️
  2. ✂️

1671Q729447 | Direito Internacional, Estado, Agente de Inteligência Prova 1, ABIN, CESPE CEBRASPE

Com base na legislação acerca da situação jurídica do estrangeiro no Brasil, julgue os itens que seguem.

A concessão do visto, a sua prorrogação ou transformação dependem do cumprimento dos requisitos previstos em lei, independentemente dos interesses nacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1672Q611985 | Informática, Banco de Dados, Tecnologista, ABIN, CESPE CEBRASPE

Um conjunto de informações estruturadas forma um banco de dados. Assim, os bancos de dados são geralmente caracterizados e classificados de acordo com a estrutura das informações que eles agrupam e não pela natureza das informações em si. Acerca dos diversos tipos de bancos de dados, julgue os itens a seguir.

Os bancos de dados relacionais têm como principal característica o fato de possuírem uma organização intrinsecamente hierárquica.

  1. ✂️
  2. ✂️

1673Q646804 | Informática, Protocolo, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de redes de computadores, julgue os itens subsequentes. O FTP (File Transfer Protocol) é um protocolo da camada de aplicação do TCP/IP que utiliza duas conexões TCP paralelas para transferir um arquivo: uma de controle e outra de dados.
  1. ✂️
  2. ✂️

1674Q472998 | Educação Física, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Considerando que a quantidade de energia despendida depende do tipo, da intensidade e da duração da atividade realizada pelo indivíduo, julgue os itens a seguir.

A atividade física moderada, realizada após um exercício intenso (recuperação ativa) é utilizada com a finalidade única de evitar a queda drástica da pressão arterial diastólica na transição do exercício intenso para o repouso.

  1. ✂️
  2. ✂️

1675Q217264 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da pesquisa científica na área de comunicação, julgue os
itens a seguir.

Nas pesquisas realizadas para orientar a formulação do plano de comunicação, os dados primários são coletados de acordo com os objetivos específicos da pesquisa; o plano de coleta de dados secundários refere-se às informações geradas por outras pesquisas, com outras finalidades, mas necessárias para complementar a análise, podendo a coleta desses dados ser feita em fontes especializadas externas à empresa.

  1. ✂️
  2. ✂️

1676Q608194 | Biblioteconomia, Políticas de seleção e de aquisição, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito do desenvolvimento de coleções; políticas de seleções e de aquisição; e avaliação de seleções, julgue os itens que se seguem. O processo de avaliar as coleções do acervo caracteriza um método de circulação.
  1. ✂️
  2. ✂️

1677Q218577 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Editorial, crônica e coluna são gêneros jornalísticos presentes em
diferentes mídias. José Marques de Melo afirma que tais gêneros
possuem formatos variados em todo o mundo. A respeito do
editorial e de outros gêneros no jornalismo brasileiro, julgue os
itens a seguir.

O termo coluna é empregado com frequência para designar uma seção fixa de uma publicação, que pode trazer, por exemplo, comentários, crônicas, resenhas, notas ou textos-legendas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1678Q217559 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsecutivos, referentes a imagem institucional.

A imagem institucional, cuja construção resulta de um trabalho de longo prazo, é afetada pelo posicionamento momentâneo assumido pela instituição diante de determinados acontecimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1679Q625889 | Informática, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, no que se refere à segurança na comunicação de dados em redes de computadores.

Os scanners heurísticos, programas de combate a códigos maliciosos, dependem da assinatura específica de um vírus, que deve ser combinada com regras heurísticas para a detecção de provável infecção por vírus.

  1. ✂️
  2. ✂️

1680Q449832 | Direito do Consumidor, Responsabilidade contratual e extracontratual, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, que dizem respeito à responsabilidade no âmbito do direito do consumidor e no do direito civil.

De acordo com a teoria subjetiva, a culpa levíssima, no âmbito da responsabilidade aquiliana, produz obrigação de indenizar.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.