Início

Questões de Concursos ADAB

Resolva questões de ADAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q884736 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Agropecuária, ADAB, FGV, 2024

Zoonoses são doenças infecciosas transmitidas entre os animais e os seres humanos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as zoonoses respondem por cerca de 2,4 bilhões de casos de doenças e 2,2 milhões de mortes por ano, representando, portanto, um imenso desafio para a saúde pública, além de sua importância associada à segurança alimentar.

Marque a opção que cita corretamente uma doença zoonótica, de grande preocupação nas criações animais e para saúde pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q884730 | Informática, Agropecuária, ADAB, FGV, 2024

Considere as seguintes assertivas sobre componentes básicos de microcomputadores e seu funcionamento:

I. O sistema operacional é um componente do hardware do computador;
II. O mouse é um dispositivo periférico de entrada de dados;
III. A memória RAM é apagada quando se desliga o computador.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q884641 | Informática, Windows, Defesa Sanitária Vegetal, ADAB, FGV, 2024

O menu de opções de desligamento do sistema operacional Microsoft Windows 10, em sua versão em português, apresenta várias alternativas possíveis.

O tipo de desligamento que salva o estado atual do seu computador (incluindo todos os seus programas abertos e trabalho não salvo) em um arquivo temporário no disco rígido e, em seguida, desliga o computador é chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q884638 | Português, Tipologia Textual, Defesa Sanitária Vegetal, ADAB, FGV, 2024

Há uma diferença entre textos publicitários e textos de propaganda.
Assinale o texto que se enquadra entre as propagandas e não sobre a publicidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1063083 | Legislação Estadual, Legislação do Estado da Bahia, Defesa Sanitária e Inspeção Animal, ADAB, FGV, 2024

De acordo com a Lei nº 7.439, de 1999, que dispõe sobre a criação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), os membros do Conselho Estadual de Defesa Agropecuária são nomeados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q884731 | Direito Penal, Crimes Por Preconceito Racial, Agropecuária, ADAB, FGV, 2024

A Lei nº 7.716/1989 apresenta diversas modalidades de racismo.
Sobre esta temática, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q884740 | Veterinária, Abatedouro, Agropecuária, ADAB, FGV, 2024

A fase do abate é de grande importância para a qualidade do produto final, quando realizada dentro dos preceitos legais traz benefícios como o menor dano a carne, diminuição das perdas e aumento no valor agregado do produto, proporcionando assim uma carne de melhor qualidade para o mercado consumidor.
Em relação ao abate animal, julgue os itens a seguir:

I. Só é permitido o abate de animais com o emprego de métodos humanitários, utilizando-se de prévia insensibilização, baseada em princípios científicos, seguida de imediata sangria;
II. É proibido em território nacional o abate de animais de acordo com preceitos religiosos, ainda que esta seja uma exigência de mercado consumidor internacional;
III. É permitido o chamuscamento de suídeos, sendo dispensados os processos de escaldagem e depilação prévias.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q884733 | Veterinária, Agropecuária, ADAB, FGV, 2024

O conhecimento aliado às práticas de manejo realizadas na criação das aves de corte são fundamentais para o sucesso da atividade, como é o caso do manejo sanitário.
Baseado neste contexto, assinale a opção que cita corretamente a doença viral contagiosa que afeta várias espécies de aves, répteis, mamíferos, e até mesmo o homem, de notificação obrigatória à OIE (Organização Mundial de Saúde Animal).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q884643 | Informática, Windows, Defesa Sanitária Vegetal, ADAB, FGV, 2024

Considere duas pastas na área de trabalho de um computador instalado com Windows10 em português, denominadas PASTA1 e PASTA2, e a realização da seguinte sequência de comandos:

1. Abrir a PASTA1 2. Selecionar um arquivo nesta pasta denominado DADOS.txt 3. Executar um Ctrl-X 4. Abrir a PASTA2 5. Executar um Ctrl-V

Após esta sequência de comandos o arquivo DADOS.txt será
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q884646 | Direito Administrativo, Defesa Sanitária Vegetal, ADAB, FGV, 2024

João participou de procedimento licitatório, no âmbito do qual a Administração Pública buscou alienar bens móveis legalmente apreendidos a quem oferecesse o maior lance. Verificou-se, ao final e em observância às formalidades legais, que João foi o vencedor da licitação.
Nesse cenário, considerando as disposições da Lei no 14.133/2021, é correto afirmar que se está diante da seguinte modalidade de licitação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q884738 | Veterinária, Agropecuária, ADAB, FGV, 2024

As boas práticas de fabricação (BPF) contituem um conjunto de procedimentos que devem ser adotados pelos estabelecimentos que produzem, manipulam ou comercializam alimentos, garantindo a qualidade higiênico-sanitária.
Neste contexto, analise as afirmações a seguir:

I. Procedimentos operacionais padrões (POP) devem ser implementados contemplando apenas qualificação de fornecedores e controle integrado de pragas;
II. Todas as operações devem ser realizadas de acordo com manual de procedimentos de boas práticas de fabricação (BPF), que deve ser claro e preciso;
III. Os procedimentos operacionais padrões devem ser apresentados como anexo do manual de procedimentos de boas práticas de fabricação do estabelecimento.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1063063 | Engenharia Agronômica Agronomia, Direito Agrário e Legislação, Defesa Sanitária Vegetal, ADAB, FGV, 2024

A Instrução Normativa MAPA n° 38 de 23 de junho de 2008, estabelece o padrão oficial de classificação da amêndoa de cacau, considerando seus requisitos de identidade e qualidade, a amostragem, o modo de apresentação e a marcação ou rotulagem, nos aspectos referentes à classificação do produto.
Com base nessa Instrução Normativa, é correto afirmar que amêndoas de cacau
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q884744 | Veterinária, Agropecuária, ADAB, FGV, 2024

A Guia de Trânsito Animal (GTA) é o documento oficial para transporte animal no Brasil e apresenta diversas informações que são fundamentais para a rastreabilidade animal. Para cada espécie animal existem normas específicas para que a GTA seja emitida.
Em relação à movimentação de equídeos e os procedimentos de fiscalização de trânsito, julgue as assertivas a seguir:

I. Equídeos com idade inferior a 15 meses são isentos da apresentação de exame negativo de mormo, desde que acompanhados da mãe portando exame negativo;
II. O trânsito interestadual de equídeos é condicionado à apresentação de exame negativo para laminite e cólica, e o período total do trânsito deve estar dentro do período de validade do exame;
III. Animais destinados à exposição, leilão e esporte em unidade federativa onde se confirmou a presença do agente causador do mormo devem portar exame negativo para a doença.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1063084 | Legislação Estadual, Legislação do Estado da Bahia, Defesa Sanitária e Inspeção Animal, ADAB, FGV, 2024

Quando um produto de origem animal aparenta estar em más condições higiênico sanitárias, uma das medidas cabíveis é a apreensão desse produto, de acordo com a Lei nº 12.215, de 2011.
Sobre essa apreensão, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1063061 | Engenharia Agronômica Agronomia, Direito Agrário e Legislação, Defesa Sanitária Vegetal, ADAB, FGV, 2024

A Instrução Normativa n° 28, de 24 de agosto de 2016 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento dispõe sobre Norma Técnica para a utilização da Permissão de Trânsito de Vegetais – PTV, e a Instrução Normativa n° 33, de 24 de agosto de 2016, dispõe sobre emissão de Certificado Fitossanitário de Origem - CFO e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado – CFOC, emitidos na origem para atestar a condição fitossanitária da partida de plantas ou de produtos vegetais de acordo com as normas de sanidade vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.
A PTV, CFO e CFOC serão exigidas na seguinte situação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1063085 | Agropecuária, Pecuária, Defesa Sanitária e Inspeção Animal, ADAB, FGV, 2024

O objetivo principal do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH) é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q884737 | Veterinária, Agropecuária, ADAB, FGV, 2024

Dentre as doenças transmitidas por alimentos podemos citar a febre tifoide, infecção que apresenta sintomas graves como diarreia, vômito, febre alta, manchas rosadas no tronco e até septicemia.
Esta infecção só acomete a espécie humana e não possui reservatório em animais sendo causada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1063087 | Agropecuária, Pecuária, Defesa Sanitária e Inspeção Animal, ADAB, FGV, 2024

Em relação ao trânsito de animais aquáticos, e os documentos necessários para o seu transporte, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1063129 | Engenharia Agronômica Agronomia, Meteorologia, Agropecuária, ADAB, FGV, 2024

Em relação aos resultados que poderão ser alcançados com um bom trabalho de zoneamento agrícola, julgue os itens a seguir:

I. Diminuição das perdas relacionadas aos fenômenos climáticos;
II. Identificação de áreas com alto potencial de produção, considerando condições de solo e pluviais;
III. Seleção de cultura mais adequada para uma determinada região agrícola.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.