Questões de Concursos: AGECOM

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: AGECOM. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q112393 | História do Brasil, A República Liberal, Analista de Gestão Administrativa Advogado, AGECOM, INSTITUTO CIDADES

Neste ano de 2010 a capital federal, Brasília, completou 50 anos da sua inauguração. Acerca do assunto, analise as afirmativas abaixo:

I. A transferência da capital, do Rio de Janeiro para o Planalto Central, objetivava interiorizar o desenvolvimento e este se fez pela entrada maciça de capital estrangeiro, privilegiando a produção de bens de consumo duráveis.
II. A construção de Brasília era o objetivo 27 do Plano de Metas do governo Juscelino Kubitschek apresentado na sua campanha eleitoral em 1955. A promessa de construir Brasília contribuiu para a sua vitória na eleição daquele ano, derrotando no segundo turno o candidato Jânio Quadros.
III. Com a construção de Brasília o Brasil aumentou ainda mais o desequilíbrio nas contas públicas. Os gastos para a mega obra elevaram ainda mais a inflação do país, assim também como a nossa dívida externa.

Podemos afirmar corretamente que:

12 Q112003 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos , Analista de Gestão Administrativa Advogado, AGECOM, INSTITUTO CIDADES

Analise as seguintes proposições e marque a alternativa que reponde ao questionamento:

I. A determinação prevista no art. 5º, §1º, da CF/88, de que as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata, é de aplicação absoluta.
II. Estabelece a CF/88 que os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos serão incorporados automaticamente à carta, gozando de status constitucional, sem qualquer outra exigência.
III. Ao direito à probidade e à moralidade da administração pública, a Constituição consagra a garantia do habeas corpus.
IV. A Constituição Federal de 1988 não assegura expressamente em seu art.5º o direito à impenhorabilidade do bem de família.

Está CORRETO o disposto em:

13 Q111938 | Direito Constitucional, Objetivos Fundamentais da República, Analista de Gestão Administrativa Advogado, AGECOM, INSTITUTO CIDADES

Constituem objetivos fundamentais do Estado brasileiro, EXCETO:

14 Q112949 | Direito Constitucional, Tribunais e Juízes do Trabalho, Analista de Gestão Administrativa Advogado, AGECOM, INSTITUTO CIDADES

Acerca dos Tribunais e Juízes do Trabalho, assinale a alternativa CORRETA:

15 Q114094 | Administração Pública, Administração pública geraladministração pública vs empresas, Analista de Gestão Administrativa Advogado, AGECOM, INSTITUTO CIDADES

Segundo a definição de bem público e de acordo com o art. 98 do Código Civil Brasileiro, Lei n° 10.406, de 10 de Janeiro de 2002, marque a alternativa correta:

16 Q112322 | Português, Ortografia, Analista de Gestão Administrativa Advogado, AGECOM, INSTITUTO CIDADES

Texto associado.

Imagem 001.jpg

Observe a separação silábica das palavras abaixo e assinale o item que identifica a afirmação correta em relação a ela:

I. Trans-for-ma-ção
II. In-flu-ên-ci-as
III. Es-tro-pi-a-das
IV. Sim-pló-ri-a

17 Q111619 | Administração Financeira e Orçamentária, Lei Orçamentária Anual LOA, Analista de Gestão Administrativa Advogado, AGECOM, INSTITUTO CIDADES

Os Orçamentos que compõem a Lei Orçamentária Anual são:

18 Q114082 | Redação Oficial, Ofício, Analista de Gestão Administrativa Advogado, AGECOM, INSTITUTO CIDADES

Texto associado.

Imagem 001.jpg

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, são partes dos documentos escritos no "padrão ofício":

I. tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede.
II. local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita.
III. assunto: resumo do teor do documento.
IV. destinatário: o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação.

19 Q111286 | Administração Pública, Administração de materiais, Analista de Gestão Administrativa Advogado, AGECOM, INSTITUTO CIDADES

Os Bens de uso comum do povo são bens públicos, porém não são objetos de registros em mutações patrimoniais. Estes são utilizados por qualquer indivíduo, e sua ampliação, reforma ou manutenção se dá pela Administração Pública, mesmo que se constituam em registros próprios patrimoniais. Acerca do assunto, marque a alternativa que contenha somente exemplos de bens públicos de uso comum do povo.

20 Q113906 | Direito Constitucional, Forma, Analista de Gestão Administrativa Advogado, AGECOM, INSTITUTO CIDADES

O Estado brasileiro:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.