Início

Questões de Concursos AGU

Resolva questões de AGU comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2721Q221272 | Direito Empresarial e Comercial, Direito Societário, Procurador Federal, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em cada um dos itens de 139 a 148, é apresentada uma situação
hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada no que se refere
a direito comercial.
A pessoa jurídica W Participações Ltda. possui 40% das quotas sociais da pessoa jurídica Y Ltda. Y, por sua vez, possui 10% das quotas da pessoa jurídica W Participações Ltda., montante este superior, segundo o balanço patrimonial aprovado, ao valor de suas próprias reservas, excluída a reserva legal. Nessa situação, Y não terá direito a voto no montante correspondente às quotas em excesso, devendo aliená-las nos cento e oitenta dias seguinte à aprovação do balanço.
  1. ✂️
  2. ✂️

2722Q432729 | Direito Constitucional, Poder Constituinte, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Em relação a poder constituinte, controle de constitucionalidade, ação direta de inconstitucionalidade (ADI), ação declaratória de constitucionalidade (ADC) e argüição de descumprimento de preceito fundamental, julgue os itens a seguir. Segundo doutrinadores ligados à corrente jusnaturalista, preexistem princípios à constituição escrita, autônomos em relação às decisões do legislador constituinte, e que o vinculam de tal sorte que as normas constitucionais que os contrariem devam ser consideradas juridicamente inválidas e não-obrigatórias.
  1. ✂️
  2. ✂️

2723Q443483 | Direito Constitucional, Objetivos e Princípios, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios que regem a seguridade social no Brasil, julgue os itens subseqüentes. Decorre do princípio da eqüidade, na forma de participação no custeio, a possibilidade de as contribuições do empregador, da empresa ou de entidade a ela equiparada poderem ter alíquotas ou bases de cálculo diferenciadas, em razão da atividade econômica ou da utilização intensiva de mão-de-obra.
  1. ✂️
  2. ✂️

2724Q190596 | Direito Internacional, Direitos e Deveres Fundamentais dos Estados, Advogado da união, AGU, CESPE CEBRASPE

No que se refere à responsabilidade internacional dos Estados e às fontes do direito internacional e sua relação com o direito interno brasileiro, julgue os itens a seguir.

O texto final do projeto sobre responsabilidade internacional dos Estados, aprovado pela Comissão de Direito Internacional da ONU, prevê um sistema agravado de responsabilidade, por violação de normas peremptórias de direito internacional geral.
  1. ✂️
  2. ✂️

2725Q225182 | Direito Civil, Pessoas, Procurador Federal, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando que Carlos tenha sido declarado interditado por
sentença judicial que nomeou Renato como seu curador, julgue os
itens seguintes.

Essa sentença produz efeitos desde logo, ainda que sujeita a recurso.

  1. ✂️
  2. ✂️

2726Q413599 | Direito Ambiental, Procurador Federal da Segunda Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

A CF garante o direito de todos a um meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à sadia qualidade da vida, conceituando-o como "bem de uso comum do povo" a ser defendido pelo poder público federal, estadual e municipal. Nesse aspecto, considera-se o bem ambiental um valor a ser protegido, também, na esfera criminal. A respeito das disposições acerca desse tema, tratado na CF e na Lei n. o 9.605/1998, julgue os próximos itens.

Crime de pesca realizado em rio interestadual deve ser julgado no juízo federal competente, ao passo que crime de pesca realizado em rio estadual deve ser objeto de denúncia de membro do Ministério Público estadual respectivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

2727Q462752 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Em relação a crime organizado, julgue os itens que se seguem.

Prevê a lei causa de redução da pena em caso de colaboração espontânea do agente envolvido em crime praticado em organização criminosa, desde que essa colaboração leve ao esclarecimento da infração penal e de sua autoria.

  1. ✂️
  2. ✂️

2728Q461733 | Direito Penal, Do Crime, Procurador Federal, AGU, CESPE CEBRASPE

Acerca de aspectos diversos do direito penal, entre eles a desistência voluntária, o arrependimento e a coação física ou moral, julgue os itens a seguir.

Para ser aceita como excludente de culpabilidade, a coação física ou moral tem de ser irresistível, inevitável e insuperável.

  1. ✂️
  2. ✂️

2729Q192431 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Advogado, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito dos recursos na justiça do trabalho, julgue os itens que
se seguem.

Considere que, em determinada reclamação trabalhista proposta contra autarquia pública federal, foi proferida a sentença em estrita conformidade com enunciado da súmula do TST. Nesse caso, o recurso de ofício determinado pelo julgador de origem não deverá ser conhecido, sem prejuízo de que o recurso voluntário aviado seja denegado ou desprovido, em caráter monocrático, pelo relator designado em segunda instância.

  1. ✂️
  2. ✂️

2730Q427196 | Direito Constitucional, Informações Gerais Sobre a Constituição Federal de 1988, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Quanto ao conceito e à classificação das constituições e das normas constitucionais, à hermenêutica constitucional, às normas programáticas e ao preâmbulo na Constituição da República de 1988 e, ainda, acerca do histórico das disposições constitucionais transitórias, julgue os itens seguintes. Em consonância com precedente do Supremo Tribunal Federal (STF), o preâmbulo da Constituição Federal vigente, em razão de sua natureza jurídica de norma constitucional, pode ser invocado para a defesa de um direito.
  1. ✂️
  2. ✂️

2731Q171455 | Informática, Bibliotecário, AGU, IDECAN

Sobre a ferramenta Microsoft Office Excel 2007 (configuração padrão), analise.

I. Se aplicada a fórmula =SOMA(60;10;2;(10-5)), o resultado será 82.

II. Se a aplicada a fórmula =SE("AGU"="AGU2";SOMA(10;2);10*2), o resultado será 20.

III. Se aplicada a fórmula =MÁXIMO(7;MÍNIMO(MÉDIA(10;2);RAIZ(64))), o resultado será 7.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2732Q706773 | Direito Constitucional, Técnico em Comunicação Social, AGU, IDECAN, 2019

Texto associado.

Aos servidores públicos, a Constituição Federal assegura um regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial. Nesse cenário, assinale a alternativa que apresente o tempo mínimo de efetivo exercício, no serviço público, para a servidora pública se aposentar voluntariamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2733Q170482 | Biblioteconomia, Bibliotecário, AGU, IDECAN

Tammaro (2003) considera a biblioteca digital um sistema cooperativo e apresenta uma tipologia para os acordos necessários à integração de recursos heterogêneos. Relacione adequadamente os tipos de acordo às suas respectivas características.

1. Acordo organizacional.              ( ) Concordância quanto às regras de acesso, preservação, autenticação e pagamento.
2. Acordo quanto a conteudos.      ( ) Consenso quanto a formatos, protocolos e sistemas de segurança que permitam a
                                                            troca de mensagens.
3. Acordo técnico.                         ( ) Decisão quanto aos dados e seus metadados, inclusive os metadados semânticos.


A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2734Q560143 | Informática, Windows, Administrador, AGU, NCE

Para as questões de número 31 a 40, considere as configurações típicas de instalação dos softwares citados nas suas versões em português, a menos quando especificado em contrário.

O suporte de uma empresa recebeu um chamado de um usuário novato, que não conseguia acessar, através do menu Iniciar do Windows 2000, um programa que ele não usava há algum tempo. Os técnicos divertiram-se bastante com o problema e o incluíram em seu livro "Histórias Engraçadas de Usuários", por se tratar de uma característica do Windows.

Nesse cenário, a causa provável do problema é que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2735Q729117 | Direito Internacional, Procurador Federal da Segunda Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Em outubro de 1998, o general Augusto Pinochet, ex-presidente do Chile, foi preso em Londres por autoridades britânicas após a decisão de um magistrado espanhol. Em outubro do mesmo ano, uma corte inglesa decidiu sobre a prisão de Pinochet analisando a questão da imunidade de chefe de Estado, os crimes de tortura e genocídio por ele perpetrados quando presidente do Chile e os tratados internacionais dos quais a Inglaterra é signatária.

Ainda de acordo com a doutrina e a legislação pertinente, e com base no texto acima, julgue o item a seguir.

Em tese, teria sido possível a prisão de Pinochet no Brasil, em decorrência de o país aceitar, atendidos determinados requisitos, o princípio da justiça universal, expressão do princípio da extraterritorialidade na persecução penal.

  1. ✂️
  2. ✂️

2736Q403753 | Direito Administrativo, Modalidades, Advogado da União, AGU, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética a respeito de licitações, seguida de uma assertiva a ser julgada. Se um órgão da administração pública federal, ao divulgar pregão eletrônico para o sistema de registro de preços, no valor total estimado de R$ 50.000,00, publicar aviso de edital no seu próprio sítio na Internet e no Diário Oficial da União, estará caracterizado o uso de todos os meios de divulgação exigidos pela legislação para convocar os eventuais interessados em participar do pregão.
  1. ✂️
  2. ✂️

2737Q220746 | Direito Processual do Trabalho, Competência, Procurador, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com a jurisprudência do STF, julgue os itens que se
seguem.

É da competência da justiça do trabalho o processamento e o julgamento das causas que envolvam pedido de condenação de ente público ao pagamento de indenização por danos morais e materiais decorrentes de acidente do trabalho sofrido por servidor público estatutário.

  1. ✂️
  2. ✂️

2738Q462411 | Direito Penal, Disposições Finais, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Em relação a crime organizado, julgue os itens que se seguem.

Não há previsão expressa quanto à identificação criminal de pessoas envolvidas com a ação praticada por organizações criminosas, sendo aplicável a regra geral segundo a qual o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal.

  1. ✂️
  2. ✂️

2739Q442456 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Em relação ao Estado federal e à Federação brasileira, julgue os itens seguintes. Nos Estados modernos, na repartição das competências entre as entidades componentes do Estado federal, as constituições têm combinado as técnicas de definição de poderes enumerados, remanescentes ou indicados com a possibilidade de delegação e com o estabelecimento de áreas comuns de competência ou de setores concorrentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

2740Q731737 | Direito Processual do Trabalho, Decisão e eficácia, Advogado da União, AGU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca da execução trabalhista.

Qualquer pessoa física ou jurídica tem direito de solicitar ao TST o cadastramento de conta única apta a acolher bloqueios on line realizados por meio do sistema BACEN JUD. A solicitação há de ser encaminhada por petição dirigida ao corregedor-geral da justiça do trabalho e instruída com cópias dos comprovantes do CNPJ ou CPF e da titularidade da conta indicada, com dados acerca do banco, da conta corrente, nome e CNPJ ou CPF do titular, quando for o caso.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.