Início

Questões de Concursos AL MA

Resolva questões de AL MA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q248300 | Português, Técnico de Gestão Administrativa Revisor, AL MA, FGV

"Para que serve um advogado honesto quando o que se precisa é de um advogado desonesto?" (Eric Ambler)

Nessa frase, a expressão sublinhada corresponde a "Qual a utilidade".

Assinale a alternativa em que a substituição do termo sublinhado foi adequadamente realizada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q247518 | Engenharia Civil, Técnico de Gestão Administrativa Engenheiro Civil, AL MA, FGV

As alternativas a seguir apresentam tipos de impermeabilizações flexíveis, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q247440 | Segurança e Saúde no Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, AL MA, FGV

O acidente do trabalho é definido como sendo "aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando, direta ou indiretamente, lesão corporal, doença ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho".

Relacione, para uma dada situação, as causas dos acidentes com as medidas que podem minimizá-las.

1. Condições inseguras: ambiente inseguro e inadequado.
2. Atos inseguros: ações inseguras sem intenção de provocá-las.
3. Atitudes inseguras: indiferença à segurança e desinteresse.
4. Recursos Humanos: inadequação da contratação do trabalhador.

( ) revisão do processos
( ) medidas disciplinares
( ) treinamento

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q247633 | Sistemas de Informação, Segurança de Redes, Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas, AL MA, FGV

Com relação à segurança de redes de computadores, assinale a alternativa que indica o endereço IPv4 que pode ser aceito em uma rede local como endereço IP origem de um pacote proveniente de uma rede externa (Internet).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q247558 | Direito Administrativo, Técnico de Gestão Administrativa Advogado, AL MA, FGV

A Administração Pública, para a realização do interesse público, possui uma série de prerrogativas, sendo dotada de um rol de poderes. Dentre esses poderes encontra-se o Poder de Polícia.
Com relação ao Poder de Polícia, analise as afirmativas a seguir.

I. O poder de polícia é exercido, de forma geral, sobre a sociedade, independentemente da existência de um título jurídico específico vinculando a administração e o administrado.
II. O poder de polícia possui, entre suas características, a autoexecutoriedade e a discricionariedade.
III. O poder de polícia poderá impor obrigações positivas ou negativas.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q247895 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas, AL MA, FGV

As alternativas a seguir descrevem características da Arquitetura Orientada a Serviços ou SOA (do inglês, Service Oriented Architecture), à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q247917 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas, AL MA, FGV

Com relação ao modelo ITIL v3, de Gerenciamento de Serviços de TI, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Catálogo de Serviço (Service Catalogue) é uma base de dados ou um documento estruturado com informações sobre todos os serviços de TI, incluindo aqueles em produção, em implantação, em desenvolvimento, e os aprovados para aquisição ou desenvolvimento.
( ) Central de Serviço (Service Desk) é o ponto único de contato entre o Provedor de Serviço de TI e os usuários. Ela gerencia incidentes, requisições de serviço e também a comunicação com os usuários.
( ) Os cinco livros principais do ITIL são: Planejar Serviço, Gerenciar Infraestrutura, Entregar Serviço, Suportar Serviço e Monitorar o Serviço.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q247919 | Português, Técnico de Gestão Administrativa Taquígrafo, AL MA, FGV

Em todas as frases a seguir ocorre a estratégia de alteração do antecedente. Assinale a alternativa em que a identificação do processo de alteração é feita de forma inadequada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q247696 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas, AL MA, FGV

Em relação aos clusters de alta disponibilidade (missão crítica), analise as seguintes alternativas.

I. No processo failback, devido a uma situação de falha, as funções de um nó do cluster são passadas por meio de transações para um nó alternativo.
II. Uma das primeiras técnicas de balanceamento de carga utilizadas foi a de DNS round-robin, onde múltiplos endereços IP de vários servidores são associados a um único nome de domínio.
III. Rollback é uma técnica que permite ao processo salvar seu estado periodicamente durante a execução normal da aplicação.

Assinale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q247779 | Direito do Trabalho, Técnico de Gestão Administrativa Advogado, AL MA, FGV

Os empregados Pedro, José e Ivo trabalham na empresa alfa e estão com seus contratos de trabalho suspensos pelos seguintes motivos: Pedro está afastado por ter sofrido acidente de trabalho típico; José encontra-se no exterior realizando curso de doutorado e Ivo está prestando serviço militar junto à Marinha do Brasil.

Em relação ao FGTS desses empregados, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q247984 | Regimento Interno, Técnico de Gestão Administrativa Taquígrafo, AL MA, FGV

O Presidente da Assembléia Legislativa é o seu representante quando ela se pronuncia coletivamente, e é o supervisor dos seus trabalhos e da sua ordem, nos termos do Regimento Interno.
Com relação às atribuições do Presidente, segundo o Regimento Interno da Assembléia Legislativa do Maranhão, analise as afirmativas a seguir.

I. Presidir, manter a ordem e autorizar o Deputado a falar da bancada, nas sessões da Assembléia.
II. Quanto às Comissões, declarar a perda de lugar de membros de Comissão por motivo de falta, assegurar os meios e condições necessários ao seu pleno funcionamento, e julgar recursos contra decisão do Presidente de Comissão em questão de ordem.
III. Quanto à Mesa, presidir suas reuniões e tomar parte nas discussões e deliberações, com direito a voto, distribuir a matéria que depende de parecer, e executar as suas decisões quando tal incumbência não seja atribuída a outro membro.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q247474 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Programador de Sistemas, AL MA, FGV

Os órgãos que integram a coordenação do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG) são:

I. Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.
II. Departamento de Governo Eletrônico da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
III. Controladoria-Geral da União.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q248290 | Direito Constitucional, Técnico de Gestão Administrativa Advogado, AL MA, FGV

O Prefeito do município de Presal, preocupado com as finanças municipais, busca aconselhamentos com seus partidários para reforçar o caixa local diante das múltiplas demandas dos munícipes, não suportando o tesouro as despesas extraordinárias que tais pleitos acarretariam ao já combalido orçamento anual. Após diversas sugestões, resolve apresentar projeto de lei, remetendo-o à Câmara municipal para a criação de empréstimo compulsório.

Nos termos das normas constitucionais que regem a repartição de competências tributárias, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q248295 | Segurança e Saúde no Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, AL MA, FGV

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais PPRA de uma empresa deverá ter na sua estrutura, entre outros aspectos,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q248426 | Português, Técnico de Gestão Administrativa Taquígrafo, AL MA, FGV

"A Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados aprovou o projeto que limita a autoridade do STF, mas entre seus votantes estavam dois deputados cassados no processo do mensalão". Nesse caso,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q247404 | Regimento Interno, Técnico de Gestão Administrativa Taquígrafo, AL MA, FGV

Além da lei de iniciativa popular, o Regimento Interno da Assembléia Legislativa do Maranhão apresenta outras formas de participação da Sociedade Civil na vida legislativa do Estado, quais sejam, as petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa física ou jurídica contra ato ou omissão das autoridades e entidades públicas, ou imputados a membros da Casa.

Tais postulações serão recebidas e examinadas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q247987 | Português, Técnico de Gestão Administrativa Taquígrafo, AL MA, FGV

Em todas as alternativas abaixo houve a substituição da palavra destacada por um sinônimo de menor extensão. Assinale a alternativa em que essa substituição foi inadequada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q247724 | Medicina, Técnico de Gestão Administrativa Médico, AL MA, FGV

Com relação ao Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE), analise as afirmativas a seguir.

I. Em TCE com hematoma subdural e desvio da linha média, na tomografia de crânio, a pressão arterial sistêmica deve ser reduzida imediatamente para valores normais em pacientes hipertensos, visando evitar danos neurológicos secundários.
II. O uso de soluções hipertônicas por via venosa é uma alternativa terapêutica aceita na assistência pré-hospitalar de casos de TCE.
III. A classificação de Glasgow para alterações no nível de consciência é inadequada, pouco acurada, em casos de TCE.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q248408 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas, AL MA, FGV

Sobre sistemas de gerenciamento de bancos de dados, assinale a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q247936 | Administração Pública, Contratos e convêniosparcerias, Técnico de Gestão Administrativa Administrador, AL MA, FGV

O acordo em que a Administração delega ao particular a execução remunerada de serviço ou de obra pública ou lhe cede o uso de um bem público, para que o explore por sua conta e risco, pelo prazo e nas condições regulamentares e contratuais, é uma espécie de contrato administrativo, denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.