Questões de Concursos AL MA

Resolva questões de AL MA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q248115 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas, AL MA, FGV

Considerando o modelo COBIT 4.1 de Governança de TI, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) COBIT fornece boas práticas por meio de um modelo de processos pré-definidos, que devem ser distribuídos pelos domínios de conhecimento da Organização. A quantidade e a denominação de tais domínios dependem do Negócio da Organização que resolve adotar o COBIT.
( ) Em caso de emergência, o COBIT recomenda que algumas atividades definidas nos processos de TI possam ser temporariamente suspensas para que sejam preservados os Objetivos de Negócio da Organização.
( ) Os níveis de maturidade de processos de software, do modelo CMM do SEI (software Engineering Institute), também são utilizados pelo COBIT para avaliar os seus processos.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q248094 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas, AL MA, FGV

Segundo Pressman, a norma ISO 9126 foi desenvolvida como uma tentativa para identificar os atributos de qualidade para um software de computador. Um destes atributos é definido como: "Grau em que o software satisfaz as necessidades declaradas, conforme indicado pelos seguintes subatributos: adequabilidade, precisão, interoperabilidade, atendibilidade e segurança."

O atributo mencionado no fragmento acima é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q248135 | Engenharia Civil, Custos e Planejamento de Obras, Técnico de Gestão Administrativa Engenheiro Civil, AL MA, FGV

O projeto de um determinado serviço de engenharia é composto por seis atividades (A, B, C, D, E e F) e dois marcos (de início e fim). Logo depois do marco de início, começa a execução das atividades A, B e D. A atividade A dura 4 dias, a B dura 5 dias e a D dura 10 dias. As atividades A e B devem ser completadas antes que a atividade C possa ser iniciada. A atividade C requer 3 dias para ser completada. As atividades C e D devem ser completadas antes que a atividade E possa se iniciar. A atividade E requer 2 dias.
A atividade F dura 5 dias e pode ser iniciada logo que a atividade C tenha sido completada. As atividades E e F têm de estar prontas para que o serviço se encerre.

A esse respeito assinale a alternativa que indica o caminho crítico desse projeto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q248023 | Português, Técnico de Gestão Administrativa Revisor, AL MA, FGV

Assinale a frase em que a estrutura comparativa obedece a um modelo mais coloquial.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q19822 | Português, Consultor Legislativo, AL MA, FGV

Texto associado.
Texto I

Cobrar responsabilidade

No início do mês, um assaltante matou um jovem em São Paulo com um tiro na cabeça, mesmo depois de a vítima ter lhe passado o celular. Identificado por câmeras do sistema de segurança do prédio do rapaz, o criminoso foi localizado pela polícia, mas - apesar de todos os registros que não deixam dúvidas sobre a autoria do assassinato - não ficará um dia preso. Menor de idade, foi "apreendido" e levado a um centro de recolhimento. O máximo de punição a que está sujeito é submeter-se, por três anos, à aplicação de medidas "socioeducativas".

Não é um caso isolado na crônica de crimes cometidos por menores de idade no país. Mas houve, nesse episódio de São Paulo, uma circunstância que o transformou em mais um exemplo emblemático do equivocado abrigo legal que o Estatuto da Criança e do Adolescente confere a criminosos que estão longe de poderem justificar suas ações com o argumento da imaturidade: ao disparar friamente contra o estudante paulista, a assaltante estava a três dias de completar 18 anos. Pela selvageria do assassinato, o caso remete à barbárie de que foi vítima, no Rio, o menino João Hélio, em 2007. Também nesse episódio, um dos bandidos que participaram do martírio do garoto estava a pouco tempo de atingir a maioridade.

Nos dois casos, convencionou-se, ao anteparo do ECA, que a diferença de alguns dias - ou, ainda que o fosse, de alguns meses -teria modificado os padrões de discernimento dos assassinos. Eles não saberiam o que estavam fazendo. É um tipo de interpretação que anaboliza espertezas da criminalidade, como o emprego de menores em ações - inclusive armadas - de quadrilhas organizadas, ou serve de salvo-conduto a jovens criminosos para afrontar a lei.

O raciocínio, nesses casos, é tão cristalino quanto perverso: colocam-se jovens, muitos dos quais mal entraram na adolescência, na linha de frente de ações criminosas porque, protegidos pelo ECA, e diante da generalizada ruína administrativa dos órgãos encarregados de aplicar as medidas socioeducativas, na prática eles são inimputáveis. Tornam-se, assim, personagens de vestibulares para a entrada em definitivo, sem chances de recuperação, numa vida de crimes.

É dever do Estado (em atendimento a um direito inalienável) prover crianças e adolescentes com cuidados, segurança, oportunidades, inclusive de recuperação diante de deslizes sociais. Neste sentido, o ECA mantém dispositivos importantes, que asseguram proteção a uma parcela da população em geral incapaz de discernir entre o certo e o errado à luz das regras sociais. Mas, se estes são aspectos consideráveis, por outro lado é condenável o viés paternalista de uma lei orgânica que mais contempla direitos do que cobra obrigações daqueles a quem pretende proteger.

O país precisa rever o ECA, principalmente no que tange ao limite de idade para efeitos de responsabilidade criminal. É uma atitude que implica coragem (de enfrentar tabus que não se sustentam no confronto com a realidade) e o abandono da hipocrisia (que tem cercado esse imprescindível debate).

(O Globo, 22/04/2013)
"Não é um caso isolado na crônica de crimes cometidos por menores de idade no país". Nesse segmento do segundo parágrafo do texto há uma referência a um gênero textual.

Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q247698 | Auditoria, Técnicas de Auditoria, Técnico de Gestão Administrativa Contador, AL MA, FGV

As técnicas de auditoria têm finalidade específica e é importante que sejam aplicadas corretamente para evitar técnicas inadequadas e execução de exames desnecessários. Sendo assim, a técnica básica denominada Rastreamento é aplicada para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q247974 | Medicina, Técnico de Gestão Administrativa Médico, AL MA, FGV

Analise as assertivas com relação ao Edema Agudo de Pulmão.

I. O edema agudo de pulmão que ocorre após drenagem de derrame pleural não deve ser tratado com diuréticos.
II. O edema agudo de pulmão em pacientes com hiponatremia não deve ser tratado com diuréticos.
III. A morfina, embora não tenha ações hemodinâmicas, tem seu uso justificado no edema agudo de pulmão pela redução da ansiedade que propicia.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q247582 | Medicina, Técnico de Gestão Administrativa Médico, AL MA, FGV

Relacione os achados no hemograma e na hematoscopia, aos diagnósticos clínicos.

1. Macrocitose e neutrófilos hipersegmentados
2. Microcitose e células em alvo
3. Esquizócitos, hemácias fragmentadas
4. Microcitose e hipercromia

( ) Talassemias
( ) Esferocitose hereditária
( ) Púrpura trombocitopênica trombótica
( ) Deficiência de vitamina B12

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q247853 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Programador de Sistemas, AL MA, FGV

Para responder a esta questão, assuma que + = OU lógico, ? = negação do valor anterior, e que a ausência de um operador específico corresponde ao E lógico. Assuma ainda a seguinte precedência dos operadores: negação > E > OU.

Assinale a alternativa que é logicamente equivalente à expressão F = A?B?C? + A?B?C + ABC? + AB?C?, se for assegurado que A e C nunca são simultaneamente verdadeiros.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q247559 | Administração Pública, Controle da administração públicaauditoria, Técnico de Gestão Administrativa Administrador, AL MA, FGV

Existem diversos tipos e formas de controlar a Administração Pública, que variam conforme o poder, órgão ou autoridade que o exercitará e o momento de sua efetivação.

A classificação das formas de controle se dará conforme

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q19854 | Direito Constitucional, Consultor Legislativo, AL MA, FGV

O Chefe do Poder Executivo federal enviou Medida Provisória ao Congresso Nacional autorizando a abertura de crédito extraordinário, tendo sido proposta Ação Direta de Inconstitucionalidade aduzindo que o ato veiculava gastos com despesas correntes e estaria, portanto, viciado.

No curso do julgamento, a Medida Provisória foi convertida em lei, sendo aditada a exordial. Nos termos da Constituição Federal e da jurisprudência atual do Supremo Tribunal Federal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q19847 | Conhecimentos Específicos, Controle de Constitucionalidade, Consultor Legislativo, AL MA, FGV

O Supremo Tribunal Federal, ao analisar a constitucionalidade de norma inserida no Código de Processo Penal, que outorgava legitimidade ao Ministério Público para propor ação cível de reparação de danos quando a vitima fosse hipossuficiente, entendeu pela inaplicação da mesma, nos locais onde houvesse Defensoria Pública instalada, por ser essa instituição, legitimada a representar os interesses das partes com carência de recursos, consoante as normas constitucionais vigentes.

Essa decisão consagrou a tese da denominada inconstitucionalidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q19856 | Direito Constitucional, Consultor Legislativo, AL MA, FGV

Mauro é militar do Exército e pretende candidatar-se ao cargo de Deputado Estadual.

Nos termos da Constituição Federal, caso seja eleito para o cargo,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q19837 | Regimento Interno, Regimento Interno, Consultor Legislativo, AL MA, FGV

Segundo o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, a discussão é a fase dos trabalhos destinada ao debate em Plenário, e a votação completa o turno regimental da discussão, devendo ser feita logo após o encerramento da discussão.

Assinale a alternativa que identifica os dois processos de votação previstos no citado Regimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q247480 | Português, Técnico de Gestão Administrativa Taquígrafo, AL MA, FGV

"O bom escritor não mostra nenhum sinal de esforço: o que escreve é exatamente o que o momento exige!" (Nouailles)

Assinale a alternativa cuja definição do termo "escrever bem" esteja de acordo com o pensamento acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q19852 | Direito Constitucional, Consultor Legislativo, AL MA, FGV

A História do Brasil possui vários exemplos em que civis e militares uniram-se para praticar golpes de Estado. A própria Proclamação da República ocorreu por meio de um movimento que uniu o Marechal Deodoro da Fonseca e intelectuais civis.

No sistema constitucional brasileiro, em se caracterizando a existência de crime de responsabilidade praticado pelo Comandante da Marinha em conexão com crime de idêntica natureza perpetrado pelo Presidente da República, o julgamento de ambos ocorrerá perante o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q19850 | Direito Constitucional, Consultor Legislativo, AL MA, FGV

Em matéria em que a Constituição estabelece a competência da União Federal para editar regras gerais, em existindo norma emitida pelo Estado-membro que confronte com essas normas, estabelece-se ofensa à repartição
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q248466 | Direito Civil, Técnico de Gestão Administrativa Advogado, AL MA, FGV

A respeito das causas de modificação da competência, analise as afirmativas a seguir.

I. As partes podem eleger o foro e o juízo nos quais será proposta uma ação somente quando a questão for relacionada ao território e ao valor da causa.
II. A conexão é uma das causas de modificação da competência relativa, devendo haver identidade entre o objeto ou a causa de pedir, e estará prevento o juiz que proferir o despacho liminar positivo em primeiro lugar.
III. Pode ocorrer a prorrogação da competência caso o réu, diante de uma ação proposta perante juízo relativamente incompetente e não havendo hipótese de foro especial, não oponha exceção de incompetência no prazo legal.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q247556 | Segurança e Saúde no Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, AL MA, FGV

Em uma empresa, diante de uma situação de quase acidente, isto é, a ocorrência de um fato que por pouco não se configurou em um acidente, o engenheiro de segurança do trabalho deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q247400 | Contabilidade Geral, Lançamentos contábeis típicos, Técnico de Gestão Administrativa Contador, AL MA, FGV

Com base nas Normas Brasileiras de Contabilidade e no Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, um órgão público, ao contabilizar o reconhecimento de um passivo com Remuneração a Pessoal sem o suporte orçamentário, deverá realizar o seguinte lançamento contábil:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.