Início

Questões de Concursos AL MT

Resolva questões de AL MT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q14943 | Português, Arquiteto Urbanista, AL MT, FGV

Texto associado.
Fora de foco 

      Deve-se ao desenvolvimento de remédios e terapias, a partir de experimentos científicos em laboratórios com o uso de animais, parcela considerável do exponencial aumento da expectativa e da qualidade de vida em todo o mundo. É extensa a lista de doenças que, tidas como incuráveis até o início do século passado e que levavam à morte prematura ou provocavam sequelas irreversíveis, hoje podem ser combatidas com quase absoluta perspectiva de cura.
      Embora, por óbvio, o homem ainda seja vítima de diversos tipos de moléstias para as quais a medicina ainda não encontrou lenitivos, a descoberta em alta escala de novos medicamentos, particularmente no último século, legou à Humanidade doses substanciais de fármacos, de tal forma que se tornou impensável viver sem eles à disposição em hospitais, clínicas e farmácias.
      A legítima busca do homem por descobertas que o desassombrem do fantasma de doenças que podem ser combatidas com remédios e, em última instância, pelo aumento da expectativa de vida está na base da discussão sobre o emprego de animais em experimentos científicos. Usá-los ou não é um falso dilema, a começar pelo fato de que, se não todos, mas grande parte daqueles que combatem o emprego de cobaias em laboratórios em algum momento já se beneficiou da prescrição de medicamentos que não teriam sido desenvolvidos sem os experimentos nas salas de pesquisa.
      É inegável que a opção pelo emprego de animais no desenvolvimento de fármacos implica uma discussão ética. Mas a questão não é se o homem deve ou não recorrer a cobaias; cientistas de todo o mundo, inclusive de países com pesquisas e indústria farmacêutica mais avançadas que o Brasil, são unânimes em considerar que a ciência ainda não pode prescindir totalmente dos testes com organismos vivos, em razão da impossibilidade de se reproduzir em laboratório toda a complexidade das cadeias de células. A discussão que cabe é em relação à escala do uso de animais, ou seja, até que ponto eles podem ser substituídos por meios de pesquisas artificiais, e que protocolo seguir para que, a eles recorrendo, lhes seja garantido o pressuposto da redução (ou mesmo eliminação) do sofrimento físico.

(O Globo, 21/11/2013)
Embora, por óbvio, o homem ainda seja vítima...”. 

O conectivo que não  substitui adequadamente o sublinhado, por  alterar o sentido da frase, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q19509 | Administração Financeira e Orçamentária, Técnico Legislativo, AL MT, FGV

A  operação  descentralizadora  de  créditos  orçamentários  que  ocorre  quando  uma  secretaria  de  Estado  transfere  para  outra  secretaria de Estado o poder de utilização dos  recursos que  lhe  foram dotados, é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q14957 | Raciocínio Lógico, Arquiteto Urbanista, AL MT, FGV

Márcio constrói  sozinho um muro de  tijolos em 6 horas e Paulo  constrói  sozinho  um  muro  do  mesmo  tamanho  em  8  horas.  Quando  trabalham  juntos,  costumam  conversar  e  a  produtividade conjunta deles decai em 8 tijolos por hora.   Trabalhando  juntos,  Márcio  e  Paulo  construíram  um  muro  do  mesmo tamanho dos citados inicialmente em 4 horas. 

O número de tijolos nesse muro é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q14958 | Raciocínio Lógico, Arquiteto Urbanista, AL MT, FGV

Quatro parlamentares, entre eles André e Beatriz, sentam-se aleatoriamente em quatro cadeiras consecutivas de uma mesma fileira de um auditório.

A probabilidade de que André e Beatriz fiquem sentados juntos é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q14961 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Arquiteto Urbanista, AL MT, FGV

Numa perspectiva a antropológica a, a cultura é um  todo que a barca conhecimentos, crenças, artes, moral, leis,costumes e outras capacidades de hábitos que os homens produzem em sua interação social.

Partindo  desta  definição mais  a abrangente  de  cultura,  podemos afirrmar  que  as manifestações  abaixo  são  exemplos  da  “cultura matogrossense", a exceção de uma . Assinale-a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q14962 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Arquiteto Urbanista, AL MT, FGV

Dante de Oliveira (1952-2006) foi deputado federal, prefeito o de Cuiabá, governador de Mato Grosso e ministro da Reforma Agrária. Apesar de e sua intensa a atuação política a por Mato Grosso teve seu nome nacionalmente associado à Emenda Constitucional Dante de Oliveira (1983) que propunha
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q14960 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Arquiteto Urbanista, AL MT, FGV

Do  ponto  de  vista  socioambiental,  a  proteção  das  terras indígenas  e  de  sua  riqueza  cultural  e  étnica  implica a  o enfrentamento  de  uma  série  de  pressões  que  a  prejudicam, direta  e  indiretamente.  As  alternativas  abaixo  listam  algumas dessas  pressões  diretas  e  indiretas  a  serem  combatidas, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q19503 | Administração Financeira e Orçamentária, Técnico Legislativo, AL MT, FGV

O papel do Estado de oferecer serviços à população de forma universal e democrática como, por exemplo, a educação pública gratuita, atende à função econômica denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q222546 | Direito Penal, Procurador, AL MT, FGV

A doutrina majoritária brasileira entende que haverá crime diante de uma conduta típica, ilícita e culpável.

Sobre a culpabilidade, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q228533 | Português, Problemas da língua culta, Procurador, AL MT, FGV

Texto associado.

Degenerados

Descobriram num apartamento da cidade de Augsburg, perto de Munique, Alemanha, mais de 1400 quadros desaparecidos durante a Segunda Guerra Mundial. Os quadros incluem pinturas e desenhos de expressionistas alemães como Georg Grosz e Max Beckmann mas também de artistas como Matisse, Chagal, Renoir, Toulouse-Lautrec, Picasso e outros mestres europeus. A descoberta, segundo o "New York Times", foi há algum tempo, mas as autoridades alemãs só a noticiaram agora porque temiam que a revelação aumentasse a grossa confusão sobre a propriedade das obras encontradas.
Elas são, obviamente, produto da pilhagem de museus e coleções privadas dos territórios invadidos pelos nazistas na guerra. Mas estavam no apartamento de um descendente de Hildebrand Gurlitt, que, apesar de ser judeu, foi o escolhido por Goebbels para avaliar e ajudar a vender os quadros e era, legalmente, o dono do tesouro.
As obras incluem o que Hitler chamava de arte "degenerada" os expressionistas alemães, principalmente que pela sua vontade deveria ser destruída, e as de grande valor comercial, cuja venda reforçaria os cofres do Terceiro Reich. Mas na promiscuidade do achado não se distingue umas das outras, e não deixa de haver uma triste ironia no fato de os mestres do impressionismo francês, por exemplo, estarem de novo na companhia de "degenerados", como no famoso Salão dos Rejeitados em Paris, que reuniu os enjeitados pelos acadêmicos da época, e de onde saiu a grande arte do século XIX.
Ainda existem milhares de obras de arte desaparecidas na guerra, das quais não se tem notícia. Mas aos poucos elas reaparecem. Arte é difícil de matar. Inclusive a "degenerada". Há pouco estive num museu em Munique em que havia uma exposição dos expressionistas alemães. Todos mortos, e todos vivíssimos.
(VERÍSSIMO, Luiz Fernando. O Globo, 10/11/2013)

"As obras incluem o que Hitler chamava de arte "degenerada" os expressionistas alemães, principalmente que pela sua vontade deveria ser destruída, e as de grande valor comercial, cuja venda reforçaria os cofres do Terceiro Reich. Mas na promiscuidade do achado não se distingue umas das outras, e não deixa de haver uma triste ironia no fato de os mestres do impressionismo francês, por exemplo, estarem de novo na companhia de "degenerados", como no famoso Salão dos Rejeitados em Paris, que reuniu os enjeitados pelos acadêmicos da época, e de onde saiu a grande arte do século XIX". Nesse penúltimo parágrafo do texto há, segundo a norma culta, um erro formal de gramática, localizado no seguinte termo sublinhado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q19501 | Direito Administrativo, Técnico Legislativo, AL MT, FGV

No  que  tange  ao  ato  de  improbidade  administrativa,  a  própria  Constituição disciplina as sanções aplicáveis. 

Com relação a essas sanções, assinale a alternativa que dispõe de  modo contrário à previsão constitucional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q14973 | Direito Administrativo, Arquiteto Urbanista, AL MT, FGV

Em  todos os órgãos e entidades do Poder Executivo, bem assim  nos  Poderes  Legislativo  e  Judiciário  do  Estado  de Mato Grosso,  deverá ser criada, através de portaria do respectivo Secretário de  Estado  ou  do  dirigente  máximo  da  entidade  ou  Poder,  uma  Comissão de Ética.  Sobre os objetivos da Comissão de Ética, analise as afirmativas a  seguir. 

I.  Orienta e aconselha o servidor público sobre o tratamento com  o público e a conservação do patrimônio público estadual. 

II.  Esclarece  o  servidor  público  sobre  os  atos  suscetíveis  de  advertência ou censura ética. 

III.  Adverte  o  servidor  recalcitrante,  impondo-lhe  sanções  por  infrações funcionais. 

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q19507 | Administração Financeira e Orçamentária, Técnico Legislativo, AL MT, FGV

Determinado  poder  executivo  recém  eleito  decidiu  incluir  no  projeto  de  lei  do  orçamento  anual  as  receitas  pelos  valores  líquidos  já  descontados  os  repasses  obrigatórios  para  outros  órgãos,  bem  como  excluir  desse  projeto  de  lei  o  orçamento  de  suas  entidades  da  administração  indireta  e  do  poder  legislativo  por entender que estes dispõem de receita própria e autonomia  orçamentária para gerir suas despesas. 

Essa medida desrespeita aos princípios orçamentários
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q19499 | Direito Administrativo, Técnico Legislativo, AL MT, FGV

Dentre os poderes que a administração utiliza na sua tarefa de realizar o interesse público encontra-se o poder regulamentar. No que concerne a esse poder, analise as afirmativas a seguir.

I. O direito brasileiro apenas acolhe regulamentos de execução, que são editados para garantir a fiel execução das leis.
II. No direito brasileiro, além do regulamento de execução, são aceitos em hipóteses taxativas o regulamento autônomo.
III. No direito brasileiro, o único regulamento acolhido é o autônomo, que é editado para a fiel execução das leis.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q14974 | Direito Administrativo, Arquiteto Urbanista, AL MT, FGV

Sobre  as  razões  para  concessão  de  licença,  previstas  na   Lei Complementar n. 04/90, analise os itens a seguir. 

I.  Motivo  de  doença  em  pessoa  da  família  ou  para  serviço  militar. 

II.  Motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro e para o  exercício de atividade política. 

III.  Para  tratar de  interesses particulares ou para  realizar cursos  de qualificação profissional. 

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q19510 | Administração Pública, Técnico Legislativo, AL MT, FGV

Quanto à gestão pública, analise as afirmativas a seguir. 

I.  O  paradigma  do  cliente  está  relacionado  à  cultura  de  excelência  que  deve  existir  na  prestação  de  serviços  aos  cidadãos. 

II.  As  mudanças  a  serem  implantadas  devem  levar  em  consideração  os  novos  modelos  de  gestão  baseados  na  inovação, no incentivo e na flexibilidade. 

III.  O  governo  deve  fornecer  condições  adequadas  de  trabalho,  para  que  os  servidores  trabalhem  motivados  e  possam  prestar serviços públicos de excelência. 

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q19513 | Administração Pública, Técnico Legislativo, AL MT, FGV

Se o Estado cria uma pessoa jurídica e a ela transfere competências e o poder de execução, a descentralização ocorre por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q19506 | Administração Financeira e Orçamentária, Técnico Legislativo, AL MT, FGV

A forma de utilização e o montante da reserva de contingência fixada em percentual da receita corrente líquida devem constar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q19515 | Administração Pública, Técnico Legislativo, AL MT, FGV

O Art. 37, § 8º, da CF/88, prevê uma forma de administração por resultados que se aproxima da administração por objetivos. Essa forma de administração é representada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q14975 | Direito Administrativo, Arquiteto Urbanista, AL MT, FGV

O processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido.

Segundo a Lei Complementar n. 04/1990, o prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.