Início

Questões de Concursos ANA

Resolva questões de ANA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


602Q444516 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Analista Administrativo, ANA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao controle de constitucionalidade.

Regulamentos ou resoluções do Poder Executivo Federal não poderão ser invalidados pelo Poder Judiciário por via da ação direta de inconstitucionalidade quando contrariarem a Constituição Federal, uma vez que esse instrumento só é aplicável quando uma lei violar a Constituição.

  1. ✂️
  2. ✂️

603Q357021 | Contabilidade Geral, Sistema de Contas, Analista Administrativo, ANA, CESPE CEBRASPE

Acerca da receita orçamentária e extra-orçamentária, julgue os itens seguintes.

Caso a arrecadação da receita orçamentária advenha de recebimento de contrato de empréstimo, há a necessidade de efetuar o registro no sistema de compensação, além dos demais sistemas.

  1. ✂️
  2. ✂️

604Q103350 | Legislação Federal, Lei n10768, Analista Administrativo, ANA, ESAF

A Agência Nacional de Águas possui, em seus quadros:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

605Q106697 | Biblioteconomia, Administração de bibliotecas, Analista Administrativo Biblioteconomia, ANA, ESAF

Os temas fundamentais ligados aos Programas de Capacitação de Pessoal, para a gestão de unidades de informação: planejamento estratégico, marketing e vendas, técnicas e métodos de gestão, motivação e lideranças de equipes, referem-se ao nível

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

606Q443104 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Especialista em Recursos Hídricos, ANA, CESPE CEBRASPE

A CF preocupa-se com a defesa dos direitos sociais, que incluem os direitos dos trabalhadores. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.

A CF proíbe a distinção entre trabalho manual e técnico, embora privilegie o trabalho intelectual nas empresas e órgãos públicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

607Q106024 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Analista Administrativo Arquivologia, ANA, ESAF

Quanto ao conceito de arranjo, assinale a assertiva correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

608Q100433 | Administração Pública, Contratos e convêniosparcerias, Analista Administrativo Administração, ANA, ESAF

A norma vigente veda a celebração de convênios e contratos de repasse com órgãos e entidades da administração pública direta e indireta dos Estados, Distrito Federal e Municípios, cujo valor seja inferior:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

609Q793471 | Ética na Administração Pública, Ética na Administração Pública, Analista Administrativo Prova 1, ANA, ESAF

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal:

I. a ética no serviço público exige do servidor uma conduta não apenas de acordo com a lei, mas, também, com os valores de justiça e honestidade;

II. o servidor não pode omitir a verdade, ainda que contrária aos interesses da Administração;

III. a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, salvo nos casos em que a lei estabelecer o sigilo;

IV. as longas filas que se formam nas repartições públicas não podem ser qualificadas como causadoras de dano moral aos usuários dos serviços públicos porque não decorrem de culpa do servidor, mas sim da Administração;

V. para consolidar a moralidade do ato administrativo é necessário que haja equilíbrio entre a legalidade e a finalidade na conduta do servidor.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

610Q405142 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Analista Administrativo, ANA, CESPE CEBRASPE

Quanto aos procedimentos vinculados a licitações públicas, julgue os itens a seguir.

As parcelas referentes a convênios poderão ser retidas pelo órgão contratante quando for constatado o desvio de finalidade na aplicação dos recursos ou quando ocorrer atrasos não-justificados no cumprimento de etapas programadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

611Q355223 | Contabilidade Geral, Sistema de Contas, Analista Administrativo, ANA, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, no que se refere aos registros contábeis e seu reflexo nos sistemas da contabilidade pública.

Ao se efetuar o pagamento de retenções de tributos e consignações, o sistema financeiro será afetado. Ocorrerá um débito do valor retido, por exemplo, imposto de renda dos funcionários, e um crédito no banco, no caixa ou em unidades executoras com limites de saques. Além do sistema financeiro, há o registro no sistema orçamentário, para demonstrar a saída dos recursos.

  1. ✂️
  2. ✂️

612Q105642 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Verifique os conceitos abaixo e assinale a opção correta.

( ) Uma introdução vaga em uma matéria caracteriza o nariz de cera.
( ) O recurso de utilizar uma palavra apenas para ganhar alguns sinais na diagramação é chamado Encampar.
( ) O desdobramento de uma notícia nos dias seguintes a sua publicação no jornal caracteriza a Muleta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

613Q815213 | Legislação Federal, Lei 9433 1997, Regulador, ANA, NCE

Em um estudo de viabilidade FINANCEIRA de um empreendimento em recursos hídricos, financiado com recursos internos ao país, pode-se dizer corretamente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

614Q481196 | Geografia, Geoprocessamento, Especialista em Geoprocessamento, ANA, CESPE CEBRASPE

A manipulação de dados georreferenciados em um sistema de informações geográficas deve ser feita tendo-se em mente que existem várias fontes de erros associados. Esses erros, incluem, por exemplo, os posicionais, os verticais, os erros de omissão e comissão e os inerentes à idade dos dados. Com referência à fonte de erros, julgue os itens a seguir.

Exatidão global e índice Kappa são exemplos de métodos utilizados para se determinar a eficiência dos resultados de classificações de imagens digitais.

  1. ✂️
  2. ✂️

615Q104628 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A respeito de técnica de assessoria de imprensa, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) Um acordo tácito firmado pela assessoria de imprensa com jornalistas para que determinado material seja divulgado a partir de data previamente combinada é chamado de Embargo.

( ) Nadivulgação de um evento, o esquema de interpretação que organiza mensagens e ocorrências com vistas à obtenção de sentido é chamado Enquadramento.

( ) O trabalho de assessores de imprensa é difundir notícias de interesse da organização em que atua. Nesse sentido, a divulgação jornalística é sua tarefa essencial.
( ) Turbinar a notícia, em assessoria de imprensa, é uma atitude considerada desonesta, já que busca enganar o jornalista.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

617Q350764 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Analista Administrativo, ANA, CESPE CEBRASPE

A respeito dos conceitos, teorias e princípios fundamentais da arquivologia, julgue os seguintes itens.

Documento de arquivo é aquele que se torna útil à entidade ou à pessoa que o reuniu graças a seu conteúdo informativo único, fortemente ancorado nos assuntos substanciais, identificados por meio da análise documentária e organizados em sistemas de informações, os quais são ferramenta utilizada nos processos decisórios.

  1. ✂️
  2. ✂️

618Q524390 | Auditoria, Auditoria Interna, Analista Administrativo, ANA, CESPE CEBRASPE

Considerando as normas brasileiras de auditoria interna, julgue os itens que se seguem.

A auditoria interna deve exercer uma avaliação independente da adequação e eficácia do sistema de controle interno de uma organização, com o objetivo de certificar que os controles vão otimizar o uso dos recursos.

  1. ✂️
  2. ✂️

619Q481393 | Geografia, Geoprocessamento, Especialista em Geoprocessamento, ANA, CESPE CEBRASPE

Acerca do monitoramento da demanda de água de uma microbacia hidrográfica pelos sistemas de irrigação por pivôcentral, julgue os itens que se seguem.

As técnicas de classificação supervisionada de imagens de sensoriamento remoto possuem um potencial elevado para delimitar, de forma precisa, os sistemas de irrigação por pivô-central de uma microbacia.

  1. ✂️
  2. ✂️

620Q804249 | Geologia, Regulador, ANA, NCE

Ao adotar-se o aspecto funcional para classificação de documentos cartográficos, estes podem ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.