Início

Questões de Concursos ANATEL

Resolva questões de ANATEL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1721Q742017 | Economia, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Em relação à violação das hipóteses do modelo clássico de regressão pelo método de mínimos quadrados ordinários, julgue os itens subsecutivos. O problema da omissão de uma variável explicativa relevante resulta, geralmente, em estimadores de mínimos quadrados ordinários viciados e inconsistentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

1723Q630416 | Informática, Criptografia, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Com relação a segurança física e lógica, mecanismos de autenticação (TACACS, RADIUS), certificação digital, criptografia e tratamento de incidentes de segurança, julgue os itens a seguir.

MD2, MD4 e MD5 são uma família de funções hash do tipo one-way. O MD2 produz uma chave de 64 bits que é considerada menos segura que as do MD4 e do MD5. O MD4 produz uma chave de 128 bits e usa operandos de 32 bits para uma rápida implementação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1724Q603831 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Um mesmo documento pode receber vários tipos de descrição de conteúdo: pode-se indexá-lo, classificá-lo e resumi-lo. Julgue os itens subseqüentes, acerca dessas operações de descrição.

O resumo estruturado é um tipo de resumo caracterizado pela abertura de parágrafos para dividir os tópicos e pode incluir ou não entretítulos para destacar esses tópicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1725Q251332 | Direito Administrativo, Decreto 1171 94, Técnico em Regulação, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue os itens que se seguem.

A comissão de ética não pode se eximir de fundamentar o julgamento da falta de ética do servidor público concursado, mas, não tendo como fazê-lo no caso do prestador de serviços contratado, cabe a ela, em tais circunstâncias, alegar a inexistência de previsão dessa situação no código.
  1. ✂️
  2. ✂️

1726Q207560 | Telecomunicações, Especialista em Regulação Engenharia, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos às metas de atendimento às solicitações de reparo do Plano Geral de Metas da Qualidade.

O atendimento das solicitações de reparo de usuários que são prestadores de serviços de utilidade pública, de prontossocorros e de postos de saúde deve se dar em até 12 horas, contadas a partir de sua solicitação, em, no mínimo, 98% dos casos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1727Q534008 | Engenharia Civil, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Acerca de projetos de obras civis, julgue os itens que se seguem. As fundações em radier e sapata corrida armada caracterizam-se por resistir à compressão e são utilizadas em situações similares, em geral, quando a profundidade for superior a 1,0 m ou a largura for excessiva.
  1. ✂️
  2. ✂️

1728Q100879 | Regimento Interno, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsequentes, relativos ao Regimento Interno da ANATEL.

A participação em audiência pública é facultada a todos os interessados, condicionada à inscrição prévia com antecedência mínima de quarenta e oito horas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1729Q349978 | Arquivologia, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos princípios, conceitos e legislação arquivística, julgue os itens a seguir. A existência dos arquivos correntes na ANATEL pode ser constatada pela aplicação da tabela de temporalidade de documentos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1730Q206411 | Probabilidade e Estatística, Especialista em Regulação Estatística, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um levantamento estatístico, que contou com a participação de 100 clientes de certa operadora, mostrou que 90% deles estão satisfeitos com os serviços prestados. Foi realizado um teste estatístico, cuja hipótese nula e a hipótese alternativa foram, respectivamente, H0: "o percentual de clientes satisfeitos é inferior ou igual a 80%" e HA: "o percentual de clientes satisfeitos é superior a 80%". Considerando que a população de clientes é muito grande, que a amostragem tenha sido aleatória simples, que ?(2,5) = 0,99379 e ?(3,0) = 0,99865, em que ?(z) representa a função de distribuição acumulada da distribuição normal padrão, julgue os itens a seguir.

O nível descritivo do teste é superior a 1%.

  1. ✂️
  2. ✂️

1731Q404560 | Direito Administrativo, Serviço Público, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

João, desempregado, está, há mais de dois meses, inadimplente no que se refere ao pagamento de sua conta de luz e não possui as mínimas condições econômico-financeiras de satisfação desse débito. A concessionária do serviço, por meio de seu dirigente, determinou a suspensão do fornecimento de tal serviço.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, acerca dos agentes públicos, dos princípios fundamentais da administração pública e do controle da administração.

A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça pacificou o entendimento de que, pelo princípio da continuidade do serviço público essencial e da dignidade da pessoa humana, não deve ser efetuada a suspensão do fornecimento de energia elétrica.

  1. ✂️
  2. ✂️

1732Q724622 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Diversos, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, acerca de discussões políticas e econômicas referentes à tecnologia do setor brasileiro de telecomunicações.

A discussão a respeito do padrão de TV digital adotado no Brasil envolveu a escolha entre os padrões atualmente existentes no mundo — australiano, chinês e japonês — e a proposta de criação de um sistema brasileiro de TV digital.

  1. ✂️
  2. ✂️

1733Q534671 | Engenharia Civil, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Em relação às vistorias técnicas de obras de engenharia, julgue os itens que se seguem. O planejamento, o projeto, a execução e o uso são fases de uma vistoria em obras ou em edificações.
  1. ✂️
  2. ✂️

1734Q425956 | Direito Constitucional, Prerrogativas Parlamentares, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Considerando que determinado deputado federal diplomado tenha sido preso em flagrante, durante seu mandato, pela prática de crime inafiançável, julgue o item abaixo.

A prisão do deputado é inconstitucional, visto que os deputados federais gozam de imunidade formal e não podem ser presos, em nenhuma hipótese, a partir da expedição do diploma.

  1. ✂️
  2. ✂️

1735Q819184 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao processo administrativo, julgue os próximos itens. É legitimado como interessado o terceiro que não tenha dado ensejo à instauração de processo administrativo, mas que possua direito suscetível de ser afetado pelo seu julgamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

1736Q356088 | Contabilidade Geral, Demonstrações Contábeis, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Da mesma forma que as entidades mercantis estão sujeitas a efetivarem a escrituração dos fatos contábeis, as públicas deverão manter os registros dos fatos contábeis de suas unidade s orçamentárias e administrativas. Um plano de contas facilita a escrituração dos diversos fatos necessários à gestão. Acerca desse assunto, considere que, em novembro de 2003, uma unidade orçamentária tenha adquirido um veículo para a manutenção das atividades de sua gestão, sendo que a nota de empenho (NE) n.º 53/2003 foi emitida no dia 20 pelo valor da compra de R$ 30.000,00. Os pagamentos foram previstos para os dias 30/11/2003 (um terço do total) e o restante, para 30/12/2003. Em face dessas informações, julgue os itens seguintes.

Considere que, no dia 30/11/2003, o bem foi entregue e concomitantemente houve o pagamento da parcela em conta corrente. Nesse caso, os lançamentos contábeis no sistema financeiro e patrimonial seriam corretamente efetuados da seguinte forma.

a. referente ao reconhecimento da dívida, NE n.º 53/2003. débito: despesa orçamentária crédito: despesa orçamentária empenhada a pagar, R$ 30.000,00.

b. aquisição do veículo débito: veículos crédito: aquisição de bens móveis (aquisição de veículos)

c. pagamento de parte da dívida débito: despesa orçamentária empenhada a pagar crédito: Banco do Brasil, C/C n.º 001

  1. ✂️
  2. ✂️

1737Q408870 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Acerca dos convênios e contratos de repasse, julgue os itens subsequentes. Os convênios e os contratos de repasse firmados com entidades privadas sem fins lucrativos devem ser assinados pessoalmente pelo ministro de Estado ou pelo dirigente máximo da entidade concedente, autoridades competentes para decidir sobre a aprovação da prestação de contas relativa ao ajuste.
  1. ✂️
  2. ✂️

1738Q539967 | Engenharia Civil, Engenharia Legal, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Levando em consideração a legislação específica que institui normas para licitações e contratos da administração pública no âmbito dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, julgue os itens que se seguem.

Não poderá ser computado como valor da obra ou serviço, para fins de julgamento das propostas de preços, a atualização monetária das obrigações de pagamento, desde a data final de cada período de aferição até a do respectivo pagamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

1739Q605831 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Acerca da organização e do tratamento da informação em ambiente digital, julgue os itens seguintes.

Assim como na indexação feita por seres humanos, a indexação automática aplica métodos de indexação por atribuição e por extração. Os critérios de frequência, posição e contexto dos termos são aplicáveis à indexação automática por extração.

  1. ✂️
  2. ✂️

1740Q602308 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Entre as diferentes classificações bibliográficas disponíveis para descrição de conteúdo, encontram-se a Classificação Decimal de Direito (CDD) e a Classificação Decimal Universal (CDU). Quanto a essas classificações, julgue os itens a seguir.

Considerando os números da CDU 621.394 (Telegrafia) e 621.395 (Telefonia) e os auxiliares de lugar (81) (Brasil) e (73) (Estados Unidos), a notação 621.394 + 621.395] (81:73) é correta para classificar um documentos sobre o assunto Telefonia e Telegrafia no Brasil e nos Estados Unidos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.