Início

Questões de Concursos ANATEL

Resolva questões de ANATEL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1881Q629091 | Informática, Backup, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, com relação às políticas de becape e recuperação de dados. A técnica de desduplicação de dados na origem, ou seja, quando o becape está sendo realizado, é mais indicada para grandes volumes de dados.
  1. ✂️
  2. ✂️

1882Q606308 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, que tratam dos seguintes aspectos relacionados ao serviço de referência em bibliotecas: educação do usuário, funções do bibliotecário de referência e fontes de informação.

Nas funções de mediação do bibliotecário de referência, que consideram o conceito de competência informacional, o usuário é colocado no centro do processo de aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

1883Q623716 | Informática, Backup, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, com relação às políticas de becape e recuperação de dados. Uma das características da solução de becape Symantec NetBackup é a tecnologia de recuperação granular para máquinas virtuais, que permite que o conteúdo dos arquivos seja indexado e restaurado sem que haja necessidade de recuperar toda a máquina virtual.
  1. ✂️
  2. ✂️

1884Q349815 | Arquivologia, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos princípios, conceitos e legislação arquivística, julgue os itens a seguir. Os arquivos setoriais possuem a função de arquivos permanentes nas organizações públicas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1885Q601747 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito das tecnologias de informação e comunicação.

A migração é uma estratégia de preservação de documentos eletrônicos que envolve cópia, conversão ou transferência de informação de uma base tecnológica para outra mais atualizada.

  1. ✂️
  2. ✂️

1886Q403428 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Em relação aos bens públicos, julgue os próximos itens.

Considere a seguinte situação hipotética. Uma agência reguladora pretende instituir servidão de passagem em terras particulares. No entanto, houve concessão de lavra para exploração das riquezas minerais dessas terras, a qual seria totalmente inviabilizada pelo estabelecimento da servidão de passagem. Nessa situação, o concessionário não faz jus a qualquer indenização, dado que as riquezas minerais, que são distintas da propriedade do solo, pertencem à União e, por isso, não suscitam indenização.

  1. ✂️
  2. ✂️

1887Q624888 | Informática, Linguagem SQL, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

A respeito do desenvolvimento de aplicações e bancos de dados, julgue os seguintes itens.

No SQL, são possíveis os seguintes níveis de isolamento entre transações: serializável, read com efetivação, read sem efetivação e read repetitivo. No read com efetivação, não é possível a leitura de dados não-efetivados, nem é possível que, entre duas leituras de um registro feitas por uma transação, o registro tenha sido modificado por transações efetivadas com sucesso.

  1. ✂️
  2. ✂️

1888Q748287 | Economia, O Setor Externo, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

O entendimento dos agregados econômicos internacionais é de importância crescente às economias domésticas. Para isso, entre outros pontos, são necessários conhecimentos sobre comércio internacional, taxa de câmbio, sistema financeiro nacional e balanço de pagamentos, bem como de seus reflexos sobre as economias locais. Em relação a esses tópicos, julgue os itens que se seguem.

O resultado líquido de transferências não-retribuídas, como as doações sem contrapartidas por parte de quem as recebe é centralizado no balanço de transações correntes.

  1. ✂️
  2. ✂️

1889Q635926 | Informática, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Com relação às redes de computadores e ao processamento distribuído, julgue os itens que se seguem. Um repetidor regenera um sinal, interliga segmentos de uma LAN e não tem nenhum recurso de filtragem.
  1. ✂️
  2. ✂️

1890Q244508 | Legislação Federal, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da Lei Geral de Telecomunicações (LGT) que dispõe sobre
a organização dos serviços de telecomunicações, a criação e o
funcionamento do órgão regulador e outros aspectos institucionais,
julgue os itens seguintes.

A concorrência e a universalização são princípios básicos que norteiam a LGT.

  1. ✂️
  2. ✂️

1891Q534326 | Engenharia Civil, Fundações, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

As fundações são parte essencial de qualquer obra civil, uma vez que, por meio desses elementos estruturais, as cargas das estruturas são transmitidas ao terreno onde ela se apóia. A respeito das características e da utilização dos diversos tipos de fundações, julgue os itens seguintes.

As brocas transferem as cargas por efeito de atrito lateral do elemento com o solo e são recomendadas quando a camada de suporte está próxima à superfície do solo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1892Q467268 | Direito Tributário, Contribuições de melhoria, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Com relação a retenções e recolhimentos tributários, julgue os itens a seguir.

As autarquias federais que utilizam o SIAFI são obrigadas à retenção na fonte dos impostos e contribuições devidos pelos beneficiários de seus pagamentos. Essa retenção é exclusiva e definitiva.
  1. ✂️
  2. ✂️

1893Q242761 | Jornalismo, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito das atividades de assessoria de imprensa, julgue os itens

que se seguem.

A ampliação das atividades do jornalista de assessoria de

imprensa no âmbito da comunicação organizacional envolve as

áreas de relações públicas, marketing institucional e

publicidade, com diferentes funções, incluindo–se a do

planejamento comunicacional; entretanto as funções de

relacionamento com a mídia jornalística, redação de releases,

sugestão de pautas e clipping de notícias continuam sendo

atividades exclusivas de jornalistas habilitados.

  1. ✂️
  2. ✂️

1894Q444534 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais e Objetivos, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Com relação aos Poderes da República e às funções essenciais à justiça, julgue os itens subsequentes. Em decorrência do princípio da separação dos poderes, súmulas vinculantes editadas pelo Supremo Tribunal Federal têm sua eficácia restrita a atos e decisões na esfera do Poder Judiciário.
  1. ✂️
  2. ✂️

1895Q355204 | Contabilidade Geral, Sistema Integrado de Administração Financeira, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

O Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) promove a modernização e a integração dos sistemas de programação financeira , de execução orçamentária e de contabilidade em seus órgãos e entidades públicas. Quanto aos fatores motivadores de sua criação, e aos diversos obstáculos que foram identificados na implantação do SIAFI, julgue os itens a seguir. Com relação à defasagem na escrituração contábil, o tempo entre a ocorrência de um fato e o levantamento de demonstrativos orçamentários, financeiros ou patrimoniais era muito grande, tornando inviáve l o uso gerencial das informações, tanto pelos executores quanto pelos diversos órgãos setoriais e pelo órgão central.
  1. ✂️
  2. ✂️

1896Q404627 | Direito Administrativo, Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Em relação a regulação e agências reguladoras, julgue os itens seguintes. No Brasil, as agências reguladoras foram constituídas como autarquia s de regime especial, integrantes da administração indireta, de svinculadas do ministério competente para tratar da respectiva atividade, pois são caracterizadas pela independência administrativa, não subordinação hierárquica e autonomia financeira.
  1. ✂️
  2. ✂️

1897Q793493 | Ética na Administração Pública, Ética Profissional, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos à ética no serviço público.

A servidora pública que frauda concurso público mediante a quebra do sigilo das provas para favorecer terceiro comete ato de improbidade administrativa que causa dano à administração pública e prejuízo ao erário.

  1. ✂️
  2. ✂️

1898Q210079 | Administração Financeira e Orçamentária, Orçamento Público, Especialista em Regulação Ciências Contábeis, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base nos conceitos e aplicações relativos à matéria
orçamentária pública, julgue os itens a seguir

Na hipótese de um parlamentar apresentar projeto de lei que implique em aumento de despesas em 2009, terá de efetuar ou apresentar uma estimativa do respectivo impacto, sob pena de a proposição ser considerada inadequada. A responsabilidade do Poder Executivo se restringe aos projetos de lei de sua iniciativa ou às medidas provisórias.

  1. ✂️
  2. ✂️

1900Q540396 | Engenharia Civil, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Em relação às vistorias técnicas de obras de engenharia, julgue os itens que se seguem. A vistoria técnica, que se destina a apurar as causas de determinado evento, consiste de exame realizado por profissional especialista legalmente habilitado.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.