Questões de Concursos ANATEL

Resolva questões de ANATEL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q20999 | Técnicas de Vendas e Negociação, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação à qualidade no atendimento ao cidadão pelo servidor público, julgue os itens a seguir.
Para que um atendimento seja percebido como de qualidade, em lugar das perguntas mais específicas que abordem a finalidade do atendimento, o servidor atendente deve priorizar as perguntas de caráter pessoal para que se estabeleça uma empatia com o cidadão atendido.
  1. ✂️
  2. ✂️

62Q15212 | Informática, Engenheiro Civil, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Com relação aos aplicativos Excel, Word e AutoCAD, julgue o  item a seguir.

No Excel 2010, a média geométrica dos valores contidos nas células A1, B1, C1, D1 e E1 pode ser obtida pela fórmula seguinte: =MÉDIA(A1:C1;D1;E1).
  1. ✂️
  2. ✂️

63Q20952 | Conhecimentos Específicos, Equipes, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere ao trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.
Equipes formadas por pessoas medianamente e altamente extrovertidas, amáveis, conscientes e emocionalmente estáveis tendem a receber avaliações mais altas pelo seu desempenho.
  1. ✂️
  2. ✂️

64Q1038 | Técnicas de Vendas e Negociação, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A qualidade do atendimento ao público é cada vez mais foco de atenção das organizações públicas, principalmente em virtude da atuação das entidades de fiscalização. Essa realidade é bastante complexa, considerando que o atendimento ao público apresenta muitas variáveis que interferem na execução desse serviço. Acerca das características e da qualidade do atendimento ao público, julgue os itens a seguir.
Um dos objetivos finais dos programas de qualidade do atendimento no serviço público deve ser resgatar a legitimidade dos órgãos públicos perante a sociedade.
  1. ✂️
  2. ✂️

65Q208946 | Contabilidade Geral, Estoques, Especialista em Regulação Ciências Contábeis, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto à gestão de custos, julgue os itens subsequentes.

A legislação brasileira autoriza, como um dos critérios para a avaliação de estoques, que o valor dos bens existentes no encerramento de cada período de apuração seja calculado subtraindo-se, do preço de venda, a margem de lucro e as despesas necessárias às vendas.

  1. ✂️
  2. ✂️

66Q555946 | Informática, HTML, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

No que se refere às tecnologias usadas na Internet, julgue os seguintes itens.

Um documento HTML é armazenado em um arquivo ASCII e a estrutura do documento é descrita com seqüências de caracteres chamadas tags. O estilo de um documento pode ser definido com tags HTML ou com a linguagem Cascading Style Sheets. O código que define o estilo de um documento HTML tem de ser armazenado no mesmo arquivo no qual está o documento.
  1. ✂️
  2. ✂️

67Q104192 | Administração Financeira e Orçamentária, Princípios orçamentários, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os princípios orçamentários são linhas norteadoras de ação a serem observadas na concepção da proposta de LOA. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

De acordo com o princípio da universalidade, a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e as despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo poder público.

  1. ✂️
  2. ✂️

68Q101392 | Português, Interpretação de Textos, Analista Administrativo Administração, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Só falta agora proibir as canetas

1 O celular é uma arma. A frase tem sido repetida à
exaustão. Logo, a solução é bloqueá-lo ou desligar as antenas
transmissoras nas proximidades dos presídios, mesmo que a
4 medida isole e prejudique centenas de milhares de cidadãos
inocentes, como já ocorre em São Paulo. Em breve,
raciocínio idêntico deverá valer para a Internet, também
7 usada por bandidos, pedófilos e fraudadores cibernéticos.
Ou para automóveis, pois eles matam milhares de pessoas
por ano no Brasil. Ou para a gasolina, porque ela pode
ser 10 usada na fabricação de coquetéis molotov. Ou, ainda, por
absurdo, para as canetas, instrumentos usados para preencher
cheques sem fundos.
13 O grande vilão não é o celular, mas a situação do
sistema penitenciário e a falta de prioridade das questões de
segurança pública no Brasil. Falta quase tudo nospresídios
16 brasileiros: pessoal qualificado, infra-estrutura adequada,
recursos tecnológicos mínimos e fiscalização rigorosa. A
justiça sequer classifica como falta grave o uso do celular
19 pelos presos.
O desligamento das estações retransmissoras mais
próximas é medida precária e vulnerável, porque qualquer
22 delinqüente pode reorientar uma antena remota, até
5 quilômetros de distância, direcionando o sinal do celular
para os presídios. Um único telefone celular GSM de alta
25 sensibilidade permitirá que, dentro do presídio, os presos
captem até o mais tênue sinal e repassem esse aparelho de
mão em mão, usando diferentes chips (SIM cards).
28 Além de pouco eficaz no combate ao crime, esse
tipo de guerra contra o celular está prejudicando mais de
200.000 usuários que moram, trabalham ou transitam nos
31 bairros próximos aos presídios até alguns quilômetros de
distância. Ethevaldo Siqueira. Veja, 31/5/2006 (com adaptações).

Julgue os itens aseguir com base no texto ao lado - "Só falta agora proibir as canetas".

A eficácia argumentativa do texto seria afetada, mas a correção gramatical seria mantida, caso o segmento "Falta quase tudo nos presídios brasileiros" (R.15-16) fosse substituído por: Nos presídios brasileiros, faltam.

  1. ✂️
  2. ✂️

69Q1060 | Arquivologia, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Os documentos chegam, em determinado órgão público instalado em Brasília, de forma variada. Uns são registrados e, em seguida, enviados ao destinatário, outros entram sem nenhum tipo de anotação. Além disso, há aqueles que, atualmente, entram no órgão por meio das tecnologias da informação (fax, correio eletrônico). Cada setor de trabalho organiza seus documentos de maneira independente, sem nenhum tipo de orientação e, depois, por falta de espaço físico ou devido ao final do ano civil, esses documentos são transferidos para outro lugar, conhecido, geralmente, como arquivo morto.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes, acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos administrativos no âmbito do setor público.
Os documentos produzidos e(ou) recebidos por uma unidade ou setor de trabalho de um órgão público que deixaram de ser frequentemente consultados, mas que ainda podem ser solicitados, deverão ser transferidos ao arquivo intermediário.
  1. ✂️
  2. ✂️

70Q20930 | Redação Oficial, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação às correspondências oficiais, julgue o seguinte item.
As comunicações oficiais devem nortear-se pela uniformidade, pois há sempre um único comunicador: o serviço público.
  1. ✂️
  2. ✂️

73Q20981 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais em Arquivologia, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere aos princípios, conceitos e legislação arquivística, julgue os itens a seguir.
A existência dos arquivos correntes na ANATEL pode ser constatada pela aplicação da tabela de temporalidade de documentos.
  1. ✂️
  2. ✂️

74Q1040 | Técnicas de Vendas e Negociação, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A qualidade do atendimento ao público é cada vez mais foco de atenção das organizações públicas, principalmente em virtude da atuação das entidades de fiscalização. Essa realidade é bastante complexa, considerando que o atendimento ao público apresenta muitas variáveis que interferem na execução desse serviço. Acerca das características e da qualidade do atendimento ao público, julgue os itens a seguir.
O tempo demasiado de espera do usuário constitui indicador definidor da perda de qualidade do serviço de atendimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

75Q1052 | Arquivologia, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Os documentos chegam, em determinado órgão público instalado em Brasília, de forma variada. Uns são registrados e, em seguida, enviados ao destinatário, outros entram sem nenhum tipo de anotação. Além disso, há aqueles que, atualmente, entram no órgão por meio das tecnologias da informação (fax, correio eletrônico). Cada setor de trabalho organiza seus documentos de maneira independente, sem nenhum tipo de orientação e, depois, por falta de espaço físico ou devido ao final do ano civil, esses documentos são transferidos para outro lugar, conhecido, geralmente, como arquivo morto.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes, acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos administrativos no âmbito do setor público.
O registro dos documentos que chegam a um órgão público deve ser feito no setor de protocolo e consiste na reprodução dos dados do documento destinada a controlar a movimentação e fornecer dados de suas características fundamentais aos interessados.
  1. ✂️
  2. ✂️

76Q20965 | Administração Geral, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A partir de meados da década de 90 do século passado, a noção de qualidade passou a ser incorporada aos objetivos propostos pela reforma gerencial em curso no Brasil. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Os princípios estipulados por Deming acerca da qualidade nas organizações incluem a constância de um propósito de melhoria de produtos e serviços, a instituição da liderança e do treinamento em serviço e a eliminação de metas quantitativas para os empregados.
  1. ✂️
  2. ✂️

77Q20964 | Administração Geral, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A partir de meados da década de 90 do século passado, a noção de qualidade passou a ser incorporada aos objetivos propostos pela reforma gerencial em curso no Brasil. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Originalmente tratado sob os enfoques de resultados e de custos dos produtos e dos serviços, o conceito de qualidade evoluiu para o reconhecimento das necessidades e expectativas do cliente como alvo primordial das ações dentro das organizações.
  1. ✂️
  2. ✂️

78Q340790 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Considerando-se que, em um aparelho de telefonia móvel do tipo smartphone, o acesso a diversas funcionalidades seja autorizado por senhas compostas de 4 dígitos escolhidos entre os algarismos de 0 a 9, é correto afirmar que

a quantidade de possibilidades de senhas de acesso distintas cujos algarismos são todos distintos é inferior a 5.000.

  1. ✂️
  2. ✂️

79Q352498 | Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Uma empresa vendeu 50.000 unidades de determinado produto, obtendo uma receita total de venda de R$ 2 milhões. Seus custos variáveis somaram R$ 1,2 milhão e suas despesas fixas totalizam R$ 650 mil.

Considerando que essas informações sejam as únicas relevantes para a realização da análise de custo, volume e lucro da empresa, julgue os itens que se seguem.

Um aumento na quantidade vendida, mantidos constantes o preço de venda unitário e os custos fixos e variáveis, implicará redução no grau de alavancagem operacional.
  1. ✂️
  2. ✂️

80Q206122 | Programação, HTML, Especialista em Regulação Informática, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere às tecnologias usadas na Internet, julgue os seguintes itens.

Um documento HTML é armazenado em um arquivo ASCII e a estrutura do documento é descrita com seqüências de caracteres chamadas tags. O estilo de um documento pode ser definido com tags HTML ou com a linguagem Cascading Style Sheets. O código que define o estilo de um documento HTML tem de ser armazenado no mesmo arquivo no qual está o documento.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.