Início

Questões de Concursos ANEEL

Resolva questões de ANEEL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


561Q265661 | Informática, Transferência de arquivos, Todos os Cargos, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsequentes, a respeito de conceitos e ferramentas
de Internet.

FTP é um protocolo de comunicação que permite o envio de arquivos anexos a mensagens de correio eletrônico, sem a necessidade de compactar esses arquivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

562Q99269 | Arquivologia, Princípios, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens a seguir.

O segundo nível do princípio da proveniência, de acordo com os arquivistas canadenses, determina a observância do fluxo natural e orgânico com que foram acumulados os documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

563Q812253 | Legislação Federal, Lei 10438 2002, Especialista em Regulação, ANEEL, ESAF

Com relação ao Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica-PROINFRA, criado pela Lei nº 10.438/2002, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

564Q544755 | Física, Analista Administrativo Prova 1, ANEEL, ESAF

Ana foi visitar Bia que mora a uma distância de 150 km de sua casa. Ana percorreu esta distância em seu automóvel, com uma determinada velocidade média, gastando x horas para chegar à casa de Bia. Ana teria percorrido os mesmos 150 km em duas horas a menos, se a velocidade média de seu automóvel fosse aumentada em 20 km/h (quilômetros por hora). Com estas informações, pode-se concluir que Ana percorreu os 150 km a uma velocidade média, em quilômetros por hora, igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

565Q744753 | Economia, Estruturas de Mercado, Especialista em Regulação, ANEEL, ESAF

No que tange à possibilidade de regulação do preço de um monopólio, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

566Q99418 | Egenharia Elétrica, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca do sistema de governança do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB).
A EPE é o órgão responsável por estabelecer o planejamento energético nacional. Para tanto, desenvolve estudos nas áreas de energia elétrica, petróleo e gás natural e seus derivados, carvão mineral, fontes energéticas renováveis e eficiência energética, entre outras.

  1. ✂️
  2. ✂️

567Q241798 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Técnico Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da criação de carreiras e da organização de cargos efetivos
das autarquias especiais denominadas agências reguladoras, julgue
os itens subsequentes.

O regime jurídico do cargo de técnico administrativo da ANEEL é instituído pelo regime geral de previdência social.

  1. ✂️
  2. ✂️

568Q639689 | Informática, Segurança da Informação, Analista Administrativo Prova 2, ANEEL, ESAF

Analise as seguintes afirmações relacionadas à Segurança da informação.

I. A garantia da integridade no uso do controle de acesso permite identificar os usuários legítimos da informação para que lhes seja liberado o acesso quando solicitado.

II. Na segurança dos serviços terceirizados, o Acordo de Nível de Serviço (ANS) estabelece as metas para o controle de confi guração e para produtividade da equipe de desenvolvimento.

III. A assinatura digital de uma mensagem é a sua transformação através da aplicação de uma função matemática, com o objetivo de garantir que um conjunto de dados realmente provém de determinado remetente e não foi adulterado após o seu envio.

IV. Uma Autoridade Certificadora (AC) é uma entidade autorizada a emitir, suspender, renovar ou revogar certificados digitais. A principal competência de uma AC é emitir certifi cados que vinculem uma determinada chave pública ao seu titular.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

569Q244186 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Técnico Administrativo, ANEEL, ESAF

Relativamente à vinculação e discricionariedade dos atos administrativos, correlacione as colunas apontando como vinculado ou discricionário cada um dos elementos do ato administrativo e assinale a opção correta.

(1) Vinculado

(2) Discricionário

( ) Competência.

( ) Forma.

( ) Motivo.

( ) Finalidade.

( ) Objeto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

570Q103643 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à abordagem sistêmica das organizações, julgue os itens de 47 a 56.

Todas as informações que influem nos processos decisórios das organizações devem ser de conhecimento exclusivo da governança corporativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

571Q740079 | Economia, Elasticidade, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, ANEEL, CESPE CEBRASPE

O consumo de energia elétrica e a intensidade desse consumo são indicadores do nível de desenvolvimento econômico e da qualidade de vida de qualquer sociedade. Eles refletem o ritmo de atividades nos setores industrial, comercial e de serviços, além da capacidade da população para adquirir bens. A recente crise financeira internacional afetou intensamente o comportamento do consumo de energia elétrica no Brasil e no mundo, obrigando a uma revisão das projeções de crescimento do mercado de energia elétrica para os próximos anos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A elasticidade-renda da demanda de energia elétrica tende a assumir maiores valores para cenários econômicos de menor crescimento da economia e valores menores para cenários de maior expansão da economia.

  1. ✂️
  2. ✂️

572Q101871 | Biblioteconomia, Normas Técnicas, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Acerca das Normas Técnicas da área de documentação, julgue os seguintes itens.

Segundo a NBR 10518 (2005), abreviam-se preferencialmente de maneira idêntica os vocábulos de línguas diferentes que possuam a mesma raiz e o mesmo sentido, sempre que a ortografia o permitir.

  1. ✂️
  2. ✂️

573Q400398 | Direito Administrativo, Poderes e Deveres do Administrador Público, Técnico Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos poderes administrativos e aos princípios que regem a administração pública, julgue os itens subsequentes.

Como decorrência da relação hierárquica presente no âmbito da administração pública, um órgão de hierarquia superior pode avocar atribuições de um órgão subordinado, desde que estas não sejam de competência exclusiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

574Q101477 | Egenharia Elétrica, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, acerca da comercialização de energia elétrica e dos regimes de preços e tarifas dos vários segmentos do setor elétrico.

No Sistema Interligado Nacional, podem contratar livremente a energia de que precisam o consumidor e o conjunto de consumidores reunidos por comunhão de interesses de fato ou de direito, cuja carga seja igual ou superior a 500 kW, atendidos em qualquer tensão, desde que a energia adquirida seja oriunda das chamadas fontes incentivadas, a saber: pequenas centrais hidrelétricas, usinas que empreguem biomassa, usinas solares, usinas eólicas e sistemas de cogeração qualificada.

  1. ✂️
  2. ✂️

575Q99181 | Arquivologia, Arranjo, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Com relação à teoria e prática de arranjo em arquivos permanentes, julgue os itens subsequentes.

Quanto maior a complexidade dos órgãos e das agências reguladoras, mais dificuldades são encontradas no momento da elaboração do quadro de arranjo. Uma solução para essa situação é organizar os documentos por grandes temas ou assuntos.

  1. ✂️
  2. ✂️

576Q243334 | Arquivologia, Protocolo, Técnico Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos procedimentos adotados no setor de protocolo e arquivo
em determinado órgão, e de acordo com o correto uso das técnicas
de arquivamento, julgue os itens que se seguem.

A correspondência ostensiva é distribuída por esse órgão sem que os profissionais que atuam no setor de protocolo tenham conhecimento de seu teor.

  1. ✂️
  2. ✂️

577Q627085 | Informática, Protocolo, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

A respeito de protocolos de roteamento, julgue o item abaixo.

O RIP transmite a sua tabela de encaminhamento a cada período de tempo predefinido, permitindo várias rotas por pacote; isso evita que, em redes de grandes dimensões, sejam necessários vários pacotes para enviar a tabela de encaminhamento inteira.

  1. ✂️
  2. ✂️

578Q483261 | Geografia, Geoprocessamento, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Nas últimas décadas foram desenvolvidos diferentes satélites e diferentes sensores para imageamento dos continentes, dos oceanos e da atmosfera. Tais tecnologias são disponíveis atualmente com custos diferenciados e características técnicas próprias. A respeito dos sensores remotos disponíveis atualmente, julgue os itens que se seguem.

A resolução espectral representa a quantidade de níveis numéricos que um pixel de uma imagem pode atingir e está associada ao número de bits que possui a banda espectral.

  1. ✂️
  2. ✂️

579Q483006 | Geografia, Geoprocessamento, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) operam com dados em diferentes formatos, representando vantagens, desvantagens e distintas possibilidades. Considerando os formatos de dados, julgue os itens seguintes.

A representação embasada em TIN (triangulated irregular network) é fundamentada em triângulos não sobrepostos, mas justapostos e organizados sobre uma malha de pontos com coordenadas tridimensionais (x, y, z). No caso da representação do relevo, os pontos podem ter menor adensamento nas regiões planas, sem que haja comprometimento da informação. Para as regiões com relevo mais complexo e acidentado deve-se considerar um maior adensamento de pontos para garantir a precisão do mapeamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

580Q483774 | Geografia, Geoprocessamento, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) operam com dados em diferentes formatos, representando vantagens, desvantagens e distintas possibilidades. Considerando os formatos de dados, julgue os itens seguintes.

Nas versões mais recentes do SIG IDRISI, imagens são organizadas em arquivos “.rst”. A documentação relacionada a essa imagem (metadados) está contida no arquivo “.rdc”.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.