Início

Questões de Concursos ANEEL

Resolva questões de ANEEL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


701Q102886 | Biblioteconomia, Estudos de usuários, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de referência e de estudos de usuários, nos quais se aplicam a abordagem tradicional ou a abordagem cognitiva.

A relevância da informação depende da necessidade de informação do indivíduo. No entanto, a necessidade de informação é dinâmica, mas a relevância da informação não se altera à medida que o indivíduo interage com o sistema de informação.

  1. ✂️
  2. ✂️

702Q241390 | Ética na Administração Pública, Ética na Administração Pública, Técnico Administrativo, ANEEL, ESAF

Ética no setor público pode ser qualifi cada como:

I. atuação de acordo com a confi ança que a sociedade deposita nos agentes públicos.

II. conjunto de valores e regras estabelecidos com a fi nalidade de orientar a conduta dos servidores públicos.

III. observância de valores como honestidade, dignidade, integridade, cortesia e zelo, entre outros.

IV. transparência dos atos praticados, de modo a proporcionar aos cidadãos o conhecimento das razões que levaram à adoção de decisão do interesse público, num sentido ou noutro.

V. não revelar a verdade que contrarie os interesses do governo.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

703Q102390 | Egenharia Elétrica, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, acerca da comercialização de energia elétrica e dos regimes de preços e tarifas dos vários segmentos do setor elétrico.

O preço de liquidação das diferenças é calculado antecipadamente, com periodicidade máxima semanal, para cada submercado, com base no custo marginal da operação, e deve observar, entre outros fatores, as condições técnicas e econômicas para o despacho das usinas, incluindo a disponibilidade de equipamentos de geração e transmissão e as projeções para a demanda de energia, para os preços dos combustíveis e para o custo do deficit de energia elétrica.

  1. ✂️
  2. ✂️

704Q103231 | Egenharia Elétrica, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da regulação de cooperativas e da regulação de serviços de energia elétrica, julgue os itens de 26 a 30.

As permissionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica devem registrar e apurar, separadamente, para fiscalização pela ANEEL, os investimentos e os custos de distribuição de energia elétrica, incluindo os relativos às novas instalações, expansões e modificações do seu sistema elétrico.

  1. ✂️
  2. ✂️

705Q629604 | Informática, Sistemas de Informação, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Um gerenciador de conteúdo é uma ferramenta que permite automatizar e integrar os processos relativos a criação, catalogação, indexação, personalização, controle de acesso e disponibilização de conteúdos em portais web. Acerca de padrões e gestão de conteúdo, para disponibilizar informações na Web, e de ferramentas para construção de portais corporativos, julgue os itens seguintes.

Tendo em vista o contexto de sua utilização, os portais classificam-se em corporativos e públicos. O portal público expõe e fornece informações específicas de negócio, dentro de determinado contexto, auxiliando os usuários a encontrar as informações de que precisam para fazer frente aos concorrentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

706Q785012 | Engenharia Elétrica, Especialista em Regulação, ANEEL, ESAF

Assinale a opção que contém apenas variáveis que determinam a potência de uma turbina a gás.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

707Q103288 | Arquivologia, Tabela de temporalidade avaliação eliminação, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Desde o desenvolvimento da arquivologia como disciplina, a partir da segunda metade do século XIX, talvez nada a tenha revolucionado tanto quanto a concepção teórica e os desdobramentos práticos da gestão ou a administração de documentos estabelecidos após a Segunda Guerra Mundial. Para alguns, trata-se de um conceito emergente, alvo de controvérsias e ainda restrito, como experiência, a poucos países.


José Maria Jardim. O conceito e a prática da gestão de documentos. Rio de Janeiro: Acervo, v. 2, n.º 2, p. 35-42, jul.-dez./1987 (com adaptações).

Tendo como referência inicial o texto acima e a respeito da gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.

O volume geral atual dos conjuntos documentais e seu índice de acumulação anual têm pequena ou quase nenhuma influência na decisão de eliminação ou preservação permanente dos documentos de arquivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

708Q524164 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Segundo a NBCT-11, a auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que visa à emissão de parecer acerca da sua adequação, consoante os princípios fundamentais de contabilidade e as normas brasileiras de contabilidade e, no que for pertinente, a legislação específica. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.

Inexistindo qualquer ressalva no parecer de auditoria, entende-se que o auditor considera, exclusivamente sob o aspecto de conteúdo, adequadas e suficientes, para o entendimento dos usuários, as informações divulgadas nas demonstrações contábeis.

  1. ✂️
  2. ✂️

709Q721326 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Analista Administrativo Prova 2, ANEEL, ESAF

Sobre o Protocolo de Quioto é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

710Q351172 | Arquivologia, Técnico, ANEEL, ESAF

A atividade de avaliação documental tem por finalidade:

 I. orientar o usuário sobre o acesso aos documentos de seu interesse.

II. permitir a eliminação de documentos destituídos de valor primário e secundário.

III. distribuir os documentos de um arquivo conforme sua classificação.

IV. otimizar recursos humanos e materiais.

A quantidade dos itens corretos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

711Q241129 | Sistemas Operacionais, Windows, Técnico Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da instalação e estruturação de diretórios em sistemas
operacionais Windows XP, julgue os itens seguintes.

Para partições de disco no Windows XP, pode-se escolher entre os sistemas de arquivo NTFS, FAT e FAT32, os quais incluem recursos necessários para hospedagem do Active Directory.

  1. ✂️
  2. ✂️

712Q602365 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Acerca de resumos e índices, julgue os itens seguintes.

Os resumos desenvolvem um importante papel nos sistemas de recuperação da informação, pois facilitam a identificação de itens pertinentes e proporcionam acesso a itens armazenados.

  1. ✂️
  2. ✂️

713Q402446 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com relação às penalidades previstas na Lei 8.112/1990.

Paulo, em função da reintegração de um colega, será reconduzido ao cargo que anteriormente ocupava, cabendo-lhe devolver ao erário os emolumentos percebidos no período. Nessa situação, caso Paulo não faça a devolução dos referidos emolumentos no prazo de noventa dias, ele estará sujeito à suspensão e ao pagamento de multa diária.

  1. ✂️
  2. ✂️

714Q241442 | Regimento Interno, Aneel, Técnico Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Ainda a respeito do regimento interno da ANEEL, julgue os
próximos itens.

Ao diretor-geral da ANEEL cabe a coordenação das ações de proteção e defesa dos consumidores de energia elétrica que estão sob a responsabilidade dessa agência.

  1. ✂️
  2. ✂️

715Q377144 | Administração Pública, Controles interno e externo, Analista Administrativo Prova 2, ANEEL, ESAF

A maior transparência das ações governamentais visa a elevar

I. a carga tributária;

II. os níveis de controle social;

III. a responsabilização política dos altos administradores públicos;

IV. o controle do executivo sobre o legislativo.

Escolha a opção correspondente às afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

716Q785222 | Engenharia Elétrica, Especialista em Regulação, ANEEL, ESAF

Entre as opções a seguir, assinale a que não integra o conjunto de informações necessárias para compor um registro ativo de um estudo de inventário hidrelétrico de bacia hidrográfica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

717Q812875 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Analista Administrativo Prova 2, ANEEL, ESAF

Segundo a Lei nº 4.320/64, os seguintes itens compõem a dívida flutuante, exceto,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

718Q243851 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Técnico Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere aos poderes administrativos e aos princípios que
regem a administração pública, julgue os itens subsequentes.

De acordo com o princípio da legalidade, a administração pública somente pode fazer o que a lei lhe permite.

  1. ✂️
  2. ✂️

719Q244108 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Técnico Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da criação de carreiras e da organização de cargos efetivos
das autarquias especiais denominadas agências reguladoras, julgue
os itens subsequentes.

Cabe ao analista administrativo da ANEEL elaborar as normas para regulação do mercado.

  1. ✂️
  2. ✂️

720Q393619 | Direito Administrativo, Procedimento, Especialista em Regulação Prova 1, ANEEL, ESAF

Conforme expressa disposição, na Lei n. 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos, na Administração Pública,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.