Início

Questões de Concursos ANP

Resolva questões de ANP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q422166 | Direito Civil, Liquidação da Herança, Especialista em Regulação de Petróleo, ANP, CESPE CEBRASPE

Com relação aos contratos de concessão e contrato de partilha, julgue os itens a seguir.

A participação governamental na concessão consistirá em bônus de assinatura, participação especial, royalties ou pagamento pela ocupação ou retenção de área, sendo as duas últimas de previsão contratual obrigatória.

  1. ✂️
  2. ✂️

343Q791300 | Engenharia Química, Especialista em Regulação do Petróleo e Derivados, ANP, CESGRANRIO

Em refinarias, o processo de reforma catalítica é utilizado para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q205117 | Geofísica, Especialista em Geologia e Geofísica, ANP, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os estudos de geofísica nas bacias sedimentares são essenciais
para o mapeamento, levantamento geológico e locação de poços.
Considerando que cada método geofísico tem a sua finalidade,
julgue os itens de 35 a 49.

Álias é um termo que corresponde à ambiguidade associada aos processos de discretização ou de subamostragem, que ocorre quando o sinal de entrada contém frequências acima da frequência de Nyquist do sinal de saída. Para minimizar este efeito pode ser utilizado um filtro passa-baixas.

  1. ✂️
  2. ✂️

345Q243674 | Legislação Federal, Petróleo e gás, Técnico Administrativo, ANP, CESGRANRIO

Considerando tratar-se de contrato de concessão para exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e de gás natural, celebrado segundo as condições definidas na Lei nº 9.478/97, são cláusulas obrigatórias do referido instrumento aquelas que estipulam:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q20711 | Arquivologia, Analista Administrativo, ANP, CESPE CEBRASPE

Com relação à preservação e ao gerenciamento eletrônico de documentos digitais, julgue os itens a seguir.

A encapsulação requer que os metadados sejam agrupados ou inseridos no objeto digital.
  1. ✂️
  2. ✂️

347Q594243 | Química, Especialista em Regulação de Petróleo, ANP, CESPE CEBRASPE

Para minimizar os custos operacionais e a geração de produtos de pequenos valores de mercado, ao transformar o petróleo bruto em produtos de interesse comercial, existem etapas que envolvem processos físicos e processos químicos para beneficiamento do petróleo. Com base nas etapas de refino do petróleo e de seus derivados, julgue os itens a seguir.

A destilação é a principal etapa do processo de refino do petróleo, sendo embasada na separação dos componentes do óleo cru por meio da diferença de temperatura de ebulição entre eles.

  1. ✂️
  2. ✂️

348Q591701 | Química, Técnico em Regulação de Petróleo e Derivados, ANP, CESGRANRIO

A espectrofotometria de absorção atômica (EAA) tem sido utilizada na determinação de elementos em vários sistemas orgânicos, inorgânicos e biológicos. Sobre a EAA, considere as afirmações a seguir.

I - O elemento a determinar é levado à condição de uma dispersão atômica gasosa através da qual se faz passar o feixe de radiação oriundo de uma fonte apropriada.

II - A radiação de determinado comprimento de onda é absorvida pela espécie que se quer determinar e sempre emitida em comprimento de onda distinto.

III - A absorção se processa à custa de transições eletrônicas do estado fundamental para um estado energético mais alto.

IV - A maioria das transições ocorre em comprimentos de onda correspondentes às regiões ultravioleta, raios X e raios .

Estão corretas APENAS as afirmações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q104924 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

"Anúncio breve que pretende gerar curiosidade sobre produto a ser revelado posteriormente"; "matéria produzida por terceiros com a finalidade de divulgação, que recebe tratamento visual diferenciado" e "instruções transmitidas aos responsáveis pela execução de um trabalho". Estas três definições, respectivamente, descrevem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q629999 | Informática, Protocolo de Acesso Meio, Especialista em Regulação de Petróleo, ANP, CESPE CEBRASPE

A respeito dos protocolos de rede, julgue os itens que se seguem.

Para saber se outras estações de trabalho estão transmitindo informação, o CSMA-CD do Ethernet no padrão IEEE 802.3 emite um sinal conhecido como carrier-sensing signal, e, caso não estejam, ele gera um sinal para que a estação possa transmitir seu pacote.

  1. ✂️
  2. ✂️

351Q205581 | Geologia, Especialista em Geologia e Geofísica, ANP, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Geologia de subsuperfície é uma expressão que as companhias de
petróleo usam para salientar que os dados usados para os estudos
referem-se somente àquelas posições, isto é, não incluem dados
da superfície das bacias, tais como afloramentos, geoquímica
terrestre, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens de
50 a 58.

Datum e marco estratigráfico possuem o mesmo significado e são úteis na confecção de seções geológicas horizontais.

  1. ✂️
  2. ✂️

352Q743206 | Economia, Energia, Especialista em Regulação de Petróleo, ANP, CESGRANRIO

Considerando o caráter interdisciplinar do direito aplicável aos atos de intermediação de trocas comerciais em petróleo no varejo, um dos temas mais polêmicos são os critérios (legislativos, doutrinários e jurisprudenciais) utilizados para diferenciar contratos de distribuição de contratos de representação.

Em relação aos contratos de distribuição, pode-se afirmar que:

I - os contratos de distribuição encerram várias operações de compra e venda de bens, destinados à revenda pelo distribuidor, sendo essas compras e vendas unificadas por uma identidade de causa (=função econômica);

II - a propriedade do bem passa do fabricante ao distribuidor e, posteriormente, ao terceiro adquirente, ou seja, o distribuidor vende um bem de sua propriedade e não realiza uma mera intermediação entre o fabricante e o distribuidor final (como ocorre na representação comercial);

III - o distribuidor comercializa os bens adquiridos do fabricante em uma determinada zona;

IV- entre o fabricante e distribuidor não há vinculação (ou mesmo subordinação) econômica.

Estão corretas APENAS as afirmações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q106582 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

Ao responder às necessidades de informação dos indivíduos ou grupos, o profissional de comunicação busca também a confiança das estruturas nas quais está inserido e a imagem positiva da sua empresa ou agência. Deve, portanto, pautar sua ação cotidiana por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q554644 | Informática, Sistemas de Backup, Analista Administrativo, ANP, CESGRANRIO

Considerando-se backups completos e incrementais, julgue as afirmações a seguir.

I - A realização de backups (completos ou incrementais) objetiva minimizar a probabilidade de perda de dados, enquanto a realização de restauração visa a recuperar dados previamente armazenados.

II - O procedimento de geração de backups incrementais compara a data da última escrita de um arquivo com a data de realização do último backup para decidir se deve copiar o arquivo.

III - A restauração de arquivos gravados em backups incrementais é mais trabalhosa do que a restauração de um arquivo em um backup completo.

É(São) verdadeira(s) a(s) afirmação(ões)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q241748 | Direito Administrativo, Licitação, Técnico Administrativo, ANP, CESGRANRIO

Considerando as modalidades de licitações públicas previstas em lei, analise as afirmativas abaixo.

I - PREGÃO é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns, ou seja, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.

II - CONCORRÊNCIA é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

III - CONVITE é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a Administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

IV - TOMADA DE PREÇOS é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

São verdadeiras APENAS as afirmações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q523890 | Auditoria, Auditoria Interna, Analista Administrativo, ANP, CESPE CEBRASPE

No que se refere a controle interno, parecer de auditoria e normas gerais de auditoria governamental, julgue os itens seguintes.

Por meio da técnica de auditoria de correlação das informações obtidas, o auditor realiza a confrontação de informações obtidas de fontes independentes e distintas junto a fontes externas ao auditado, com a finalidade de obter informações em fontes diversas.

  1. ✂️
  2. ✂️

357Q242056 | Legislação Federal, Petróleo e gás, Técnico Administrativo, ANP, CESGRANRIO

São atribuições de competência exclusiva do Diretor Geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q209639 | Direito do Consumidor, Desconsideração da Personalidade Jurídica, Especialista em Regulação Direito, ANP, CESGRANRIO

No âmbito das obrigações decorrentes do Código de Defesa do Consumidor, quanto à desconsideração da personalidade jurídica, as sociedades

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q106027 | Matemática, Juros e descontos compostos, Analista Administrativo Contabilidade, ANP, CESGRANRIO

A Empresa Mar Aberto Ltda. realizou uma aplicação de R$ 10.000,00 pelo prazo de 3 meses, obtendo uma taxa de juros compostos de 2% ao mês. O valor que a empresa vai resgatar no vencimento da aplicação, em reais, será

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q417653 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Analista em Regulação, ANP, CESGRANRIO

Quanto à responsabilidade civil, são feitas as afirmações a seguir.

I - Ela é independente da criminal, não se podendo questionar mais sobre a existência do fato, quando esta questão se achar decidida no juízo criminal.

II - Em caso de homicídio, sua indenização consiste, tão somente, no pagamento das despesas com o tratamento da vítima, seu funeral e o luto da família.

III - Se houver excessiva desproporção entre a gravidade da culpa e o dano, poderá o juiz reduzir, eqüitativamente, a indenização.

IV - O valor da indenização por injúria, difamação ou calúnia, quando o ofendido não puder provar prejuízo material, corresponderá a 10% (dez por cento) de seus rendimentos.

V - A queixa ou denúncia falsa, ainda que não importe em prisão, constitui ofensa à liberdade pessoal.

Estão corretas APENAS as afirmações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.