Início

Questões de Concursos ANS

Resolva questões de ANS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q810093 | Legislação Federal, Lei 9656 1998, Técnico Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

No Brasil, é possível a atuação de serviços suplementares aos de saúde pública, podendo o cidadão contratar diretamente uma operadora privada de serviços de saúde. Tendo em vista a importância desse setor, a Lei n.º 9.656/1998 estabelece a organização legal para a atuação de empresas que oferecem esses serviços no país. Considerando essa lei, cada um dos itens que se seguem apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Ao chegar ao hospital conveniado com o seu plano de saúde, Maria foi informada de que não havia leito disponível em enfermaria para a sua internação. Seu contrato prevê internação em enfermaria coletiva. Nessa situação, Maria será internada em quarto privado do hospital, tendo que arcar apenas com a diferença dos valores.

  1. ✂️
  2. ✂️

222Q747551 | Economia, Desenvolvimento Econômico Brasileiro, Analista Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

O estudo da economia brasileira, incluindo-se aí o fenômeno inflacionário que a caracterizou durante um longo período, é importante para a compreensão da situação econômica atual. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

No final dos anos 70 do século XX, a aceleração das pressões inflacionárias resultou, em parte, do aumento dos preços públicos, da desvalorização cambial e da indexação salarial, realizados no âmbito da heterodoxia delfiniana.

  1. ✂️
  2. ✂️

223Q20299 | Administração Geral, Analista Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

Com relação ao processo de planejamento, julgue os itens que se seguem.

A cooptação é uma estratégia que visa transformar concorrentes potenciais em aliados e fornecedores de bens e serviços, com base no estabelecimento de alianças.
  1. ✂️
  2. ✂️

224Q20314 | Contabilidade Geral, Analista Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

Com relação à lógica de registro contábil na estrutura de oito classes de contas definida para o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), julgue os itens a seguir

A natureza de informação patrimonial das contas do PCASP contempla os registros relativos aos atos potenciais, bem como do controle das disponibilidades.
  1. ✂️
  2. ✂️

225Q20884 | Direito Administrativo, Atividade Técnico de Complexidade Intelectual, ANS, FUNCAB

Conforme disposto na Lei de Improbidade Administrativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q20460 | Direito Administrativo, Temporário Superior 1, ANS, FEC

O poder que tem a Administração de alterar unilateralmente o ajuste ou o de rescindi-lo é exemplo de cláusula:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q20467 | Direito Sanitário, Temporário Superior 1, ANS, FEC

Uma das provas de que há o reconhecimento,por parte do Poder Público, da hipossuficiência do consumidor de plano de assistência à saúde está na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q438310 | Direito Constitucional, Competência Privativa da União, Técnico em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

Em relação ao direito constitucional brasileiro, julgue os itens a seguir à luz da Constituição Federal de 1988 (CF).

Compete privativamente à União legislar sobre contratos privados referentes à prestação de assistência suplementar à saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️

229Q417443 | Direito Civil, Bens, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, FCC

A respeito das diferentes classes de bens, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q20479 | Direito Constitucional, Temporário Superior 1, ANS, FEC

Médico empregado de secretaria municipal de saúde que seja igualmente professor de universidade pública estadual:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q20298 | Administração Geral, Analista Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

Com relação ao processo de planejamento, julgue os itens que se seguem.

Em uma análise SWOT, o baixo número de especialistas em regulação de saúde suplementar é considerado uma ameaça.
  1. ✂️
  2. ✂️

232Q432131 | Direito Constitucional, Saúde, Analista Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

Considerando a legislação do setor de saúde no Brasil, em especial o capítulo da saúde na Constituição da República e a Lei n.º 8.142/1990, julgue os itens subseqüentes.

Ao estabelecer a saúde como direito de todos e dever do Estado, a Constituição determina, nos artigos de 196 a 200, o fim do modelo de cidadania regulada em termos institucionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

233Q20317 | Contabilidade Geral, Analista Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à estrutura de oito classes de contas do PCASP.

A classe de contas denominada controles devedores altera a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimônio líquido, determinando modificações apenas na composição específica dos elementos patrimoniais.
  1. ✂️
  2. ✂️

234Q441787 | Direito Constitucional, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, FCC

A respeito do Liberalismo e do Intervencionismo, considere:

I. O pensamento liberal surgiu com o Estado de Direito e com a predominância da idéia de um Estado mínimo, destinado a atingir apenas as atividades que se consideravam inseridas no seu campo de atuação.

II. O liberalismo se intensificou após a Segunda Guerra Mundial, com o incremento de investimentos no campo social, tais como subsídios familiares, pensão por invalidez, socorro aos desempregados e ampliação do crédito público.

III. A desorganização da economia, sobretudo com a destruição dos parques industriais, elevados contingentes populacionais e desemprego, gerou a convocação da presença do Estado para tentar resolver tal problemática, acentuando-se as tendências intervencionistas.

Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q20456 | Administração Financeira e Orçamentária, Temporário Superior 1, ANS, FEC

Com relação à segurança do SIAFI,o grau de inclusão de dados e a abrangência das consultas feitas pelo usuário no sistema SIAFI,constitui umelemento que é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q20214 | Direito Administrativo, Agências Reguladoras, Técnico Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca da criação de carreiras e organização de cargos efetivos nas autarquias especiais, denominadas agências reguladoras, julgue os itens seguintes.
A orientação aos agentes do mercado regulado e ao público em geral é uma atribuição do cargo de analista administrativo nas agências reguladoras.
  1. ✂️
  2. ✂️

237Q457984 | Direito Empresarial e Comercial, Falências e Concordatas, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Determinada concessionária prestadora de serviço público de administração de necrópole teve decretada sua falência. Nessa situação, o Estado deverá cassar a concessão dessa empresa, que deve interromper imediatamente os serviços prestados, os quais deverão ser assumidos diretamente pelo Estado.
  1. ✂️
  2. ✂️

238Q20901 | Enfermagem, Atividade Técnico de Complexidade Intelectual, ANS, FUNCAB

A principal função dos profissionais e das equipes de referência seria elaborar e aplicar o projeto terapêutico individual. Essa proposta pressupõe a(s) seguinte(s) diretriz(es):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q20468 | Direito Sanitário, Temporário Superior 1, ANS, FEC

Entre os requisitos para obtenção da autorização de funcionamento previstas na LeiNº 9.656/98, está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q20301 | Administração Geral, Analista Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

Acerca de organização e direção, julgue os itens a seguir.

Uma organização informal depende, em sua essência, da estrutura desenhada pela empresa, da qual resultam os relacionamentos entre os colaboradores.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.