Início

Questões de Concursos ANTAQ

Resolva questões de ANTAQ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1481Q105758 | Arquivologia, Legislação arquivística, Analista Administrativo Arquivologia, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da legislação arquivística brasileira, julgue os itens
de 109 a 120.

Uma das possibilidades previstas por dispositivos legais para se evitar o grande volume documental acumulado pelas organizações públicas é a contratação de empresas especializadas em guarda de documentos públicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1482Q206383 | Probabilidade e Estatística, Especialista em Regulação Estatística, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um porto possui dois cais para embarque ou
desembarque de passageiros. Cada cais atende a uma única
embarcação por vez, e assim que a operação de embarque ou
desembarque é concluída, a embarcação deixa imediatamente o
local para que a próxima embarcação possa ser atracada ao cais.
O número de embarcações que chegam a esse porto por dia, X,
segue um processo de Poisson com taxa de chegada igual
a 1 embarcação/dia. Se uma embarcação chega ao porto no
instante em que os dois cais estão ocupados, ela entra em uma fila
única; não havendo limites para o tamanho da fila. Em cada cais,
a taxa de serviço é igual a 1,5 embarcação/dia.

Considerando as informações apresentadas acima e que se trata,
nessa situação, de um modelo de fila M/M/2 baseado no processo
de vida e morte com taxas de chegada e de serviço constantes,
julgue os itens subsequentes.

Considere que a taxa de chegada de embarcações aumente para 2 embarcações/dia por causa do fechamento de outros portos nas proximidades. Nessa situação, se a taxa de serviço não aumentar para 2 embarcações/dia, o sistema de fila sairá da sua condição de estado de equilíbrio.

  1. ✂️
  2. ✂️

1483Q434992 | Direito Constitucional, Classificação e Aplicabilidade das Normas Constitucionais, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, com relação à aplicabilidade das normas constitucionais. É norma de eficácia contida o dispositivo constitucional segundo o qual é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.
  1. ✂️
  2. ✂️

1485Q437574 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Técnico em Regulação de Serviços e Transportes Aquaviários, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito dos controles interno e externo da administração pública e do controle exercido pelos tribunais de contas. Considere que a sigla TCU, sempre que utilizada, refere-se ao Tribunal de Contas da União. O controle interno está hoje mais voltado à cultura da gestão do que aos aspectos policiais propriamente ditos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1486Q535164 | Engenharia Civil, Instalações Elétricas, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relacionados a instalações prediais de telefone.

O sistema paralelo de canaletas e o sistema em espinha de peixe de canaletas são alguns dos sistemas de distribuição de pontos telefônicos em pisos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1487Q744318 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Com relação a conceitos básicos associados à regulação dos mercados, julgue os itens a seguir.

A prática de uma empresa de software que cria incompatibilidades entre os produtos que fabrica e os de concorrentes pode ser interpretada como uma vantagem não competitiva, contribuindo, assim, para restringir a concorrência no mercado de software.

  1. ✂️
  2. ✂️

1488Q630400 | Informática, Engenharia de Software, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à engenharia de testes, julgue os itens subsecutivos. A medida de complexidade ciclomática é obtida pela contagem de estruturas de seleção e repetição ou pela contagem do número de regiões do grafo de fluxo, tendo a segunda técnica menor precisão que a primeira.
  1. ✂️
  2. ✂️

1489Q604292 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relacionados à gestão de recursos e serviços informacionais e ao controle e à avaliação de serviços de informação.

Recursos informativos são todas as fontes de informação interna ou externamente acessíveis a partir de uma unidade, sejam elas de caráter bibliográfico ou não. Por fontes de informação entende-se todos os tipos de suportes que contêm informações suscetíveis de serem comunicadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1490Q807833 | Legislação Federal, Legislação Portuária, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Acerca das embarcações utilizadas no transporte marítimo, julgue os itens que se sucedem.

De acordo com a regulamentação da International Maritime Organization (IMO), os navios petroleiros e graneleiros novos com capacidade superior a 20.000 tpb deverão, obrigatoriamente, ter casco duplo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1491Q644511 | Informática, Programação, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, com relação ao modelo MVC (model-view-controller). O controller tem a responsabilidade de armazenar e buscar os dados que deverão ser exibidos pelo view.
  1. ✂️
  2. ✂️

1492Q427176 | Direito Constitucional, União, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Considerando os artigos 177 e 178 da Constituição Federal de 1988, que integram capítulo dirigido ao tratamento da atividade econômica no país, julgue os itens subseqüentes.

O monopólio da União, instituído constitucionalmente, sobre o transporte marítimo de petróleo bruto de origem nacional ou de derivados básicos de petróleo produzidos no país, significa que as entidades criadas pelo Estado para desenvolver essas atividades são prestadoras de serviços públicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1494Q627926 | Informática, Servidor, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

A respeito de servidores de aplicações web, julgue os seguintes itens. O Data Base Agnostic, recurso do JBOSS, trabalha com qualquer RDBMS (relational data base management system) suportado pelo Hibernate.
  1. ✂️
  2. ✂️

1495Q406491 | Direito Administrativo, Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor, Técnico em Regulação de Serviços e Transportes Aquaviários, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, com relação às agências reguladoras. Não caracteriza violação ao princípio da legalidade a edição, pela agência reguladora, de atos de condicionamento ou de restrição de direitos para o cumprimento de obrigação disposta em lei.
  1. ✂️
  2. ✂️

1496Q620526 | Informática, Servidor, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Acerca do uso de Kerberos e NTLM em Windows 2012 R2, julgue os próximos itens. Em Windows 2012 R2, o Kerberos pode ser utilizado para autenticação tanto de usuários quanto de estações em um domínio do Active Directory.
  1. ✂️
  2. ✂️

1497Q259058 | Português, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base nas disposições do Decreto n° 1.171/1994, julgue os itens a seguir.

A função pública representa exercício profissional do servidor, não devendo integrar-se à vida particular do servidor público.

  1. ✂️
  2. ✂️

1498Q254737 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação. À ética e à função pública, julgue os seguintes itens.

Os atos administrativos praticados por órgãos do Poder Executivo, do Poder Legislativo e do Poder Judiciário devem observar os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência.

  1. ✂️
  2. ✂️

1499Q398896 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Com relação às tomadas e prestações de contas, julgue os seguintes itens.

O controle exercido por meio do julgamento de tomadas e prestações de contas é um instrumento de controle predominantemente a priori e concomitante, iniciado pelos órgãos de controle interno que informam e orientam o gestor sobre os procedimentos a serem tomados e as providências a serem adotadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1500Q790843 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

Segundo o código comercial, as avarias podem ser de duas naturezas: simples ou grossas. Nas avarias grossas, falta a vontade humana de agir na proteção ao navio ou à carga; são casos eivados de imperícia, imprudência ou negligência.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.