Início

Questões de Concursos ANVISA

Resolva questões de ANVISA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q21158 | Português, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

Texto associado.
Edward Jenner, um médico inglês, observou que um número expressivo de pessoas mostrava- se imune à varíola. Todas eram ordenhadoras e tinham se contaminado com cowpox, uma doença do gado semelhante à varíola, pela formação de pústulas, mas que não causava a morte dos animais. Após uma série de experiências, constatou que estes indivíduos permaneciam refratários à varíola, mesmo quando inoculados com o vírus.
 Em 14 de maio de 1796, Jenner inoculou James Phipps, um menino de 8 anos, com o pus retirado de uma pústula de Sarah Nelmes, uma ordenhadora que sofria de cowpox. O garoto contraiu uma infecção extremamente benigna e, dez dias depois, estava recuperado. Meses depois, Jenner inoculava Phipps com pus varioloso. O menino não adoeceu.

Era a descoberta da vacina. Daí em diante, Jenner começou a imunizar crianças, com material retirado diretamente das pústulas dos animais e passado braço a braço. Em 1798, divulgava sua descoberta no trabalho “Um Inquérito sobre as Causas e os Efeitos da Vacina da Varíola”.

Jenner enfrentou severas resistências. A classe médica, por exemplo, demonstrava ceticismo. Os variolizadores fizeram ferrenha oposição. Grupos religiosos alertavam para o risco da degeneração da raça humana pela contaminação com material bovino: a vacalização ou minotaurização, como foi chamada. Mas, em pouco tempo, a vacina conquistou a Inglaterra. Em 1799, era criado o primeiro instituto vacínico em Londres e, em 1802, sob os auspícios da família real, fundava- se a Sociedade Real Jenneriana para a Extinção da Varíola.

BRASIL. Centro Cultural do Ministério da Saúde.
Exposição: Revolta da Vacina: Cidadania, Ciência e Saúde.
Adaptado.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e levando em consideração as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos, assinale a alternativa que apresenta a melhor reescritura dos dois períodos iniciais do último parágrafo, de modo a explicitar adequadamente a relação semântica existente entre eles, preservando o sentido que assumem no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q458190 | Direito Empresarial e Comercial, Direito de Propriedade Industrial, Especialista em Regulação Sanitária, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Acerca das relações internacionais do Brasil com os países desenvolvidos no que se refere à produção de medicamentos, substâncias químicas e alimentos, julgue os itens seguintes.

Os países desenvolvidos foram os principais responsáveis pela introdução de vários produtos de domínio público no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

143Q358695 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Especialista em Regulação Sanitária, ANVISA, CESPE CEBRASPE

No atendimento às emergências em saúde, um conjunto de serviços deve ser posto em prática para a garantia da assistência ao paciente, desde o atendimento no local da ocorrência, durante seu transporte, até a chegada do paciente ao prontosocorro de um hospital. Um dos pontos mais frágeis desse sistema está na atuação inadequada de pessoas sem treinamento em primeiros socorros. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

Os principais procedimentos que podem ser corretamente adotados por um socorrista no controle de uma hemorragia externa incluem compressão direta do local, elevação do membro ferido — associada a compressão direta —, compressão indireta de pontos específicos — próximos às artérias — e, em último caso, o torniquete, que deve ser utilizado com extrema cautela como última medida, caso os outros procedimentos tenham falhado.
  1. ✂️
  2. ✂️

144Q21364 | Redação Oficial, Técnico Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A fixação dos fechos para comunicações oficiais foi regulada pela Portaria n.o 1 do Ministério da Justiça, em 1937, e, após mais de meio século de vigência, foi regulada pelo Decreto n.o 100.000, de 11 de janeiro de 1991, que aprovou o Manual de Redação da Presidência da República. A respeito das normas de redação oficial fixadas por esse manual, julgue os itens subseqüentes.
Mantido o nível de formalidade adequado às comunicações oficiais, deve-se, na introdução de um ofício, preferir a forma Comunico a Vossa Senhoria à forma Tenho a honra de informar a Vossa Senhoria.
  1. ✂️
  2. ✂️

145Q6539 | Direito Administrativo, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

Com relação à Lei nº 8.112/1990, que trata do regime jurídico dos servidores públicos civis da União, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q21331 | Direito Constitucional, Técnico Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao direito constitucional, julgue os itens a seguir.

O Tribunal de Contas da União (TCU) é o órgão do Poder Judiciário responsável pelo controle externo da execução orçamentária da administração federal.
  1. ✂️
  2. ✂️

148Q366940 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Especialista em Regulação Sanitária, ANVISA, CESPE CEBRASPE

No atendimento às emergências em saúde, um conjunto de serviços deve ser posto em prática para a garantia da assistência ao paciente, desde o atendimento no local da ocorrência, durante seu transporte, até a chegada do paciente ao prontosocorro de um hospital. Um dos pontos mais frágeis desse sistema está na atuação inadequada de pessoas sem treinamento em primeiros socorros. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

Avulsões são exemplos de feridas abertas, com lesões de tecido mole, em que partes da pele são arrancadas ou rasgadas. Exemplos de avulsões incluem orelha rasgada, globo ocular enucleado e perda de um dente.

  1. ✂️
  2. ✂️

149Q350130 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Quanto aos preceitos teóricos da arquivística, julgue os itens a seguir.

A arquivística integrada preconizada por Rousseau e Couture compreende a gestão da informação arquivística desde a sua gênese até a sua destinação final.

  1. ✂️
  2. ✂️

151Q21358 | Administração Geral, Técnico Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca dos instrumentos de organização do tempo, dos compromissos e do local de trabalho, julgue os itens a seguir.
No sentido de aumentar a produtividade de uma reunião de trabalho, é conveniente que a respectiva agenda seja divulgada com antecedência aos participantes dessa reunião.
  1. ✂️
  2. ✂️

152Q21407 | Contabilidade Geral, Analista Administrativo, ANVISA, CETRO

As disponibilidades de caixa da União depositadas no Banco Central do Brasil são remuneradas pela.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q21171 | Direito Sanitário, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

Cabe à Anvisa, respeitada a legislação em vigor, regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública. São submetidos ao controle e fiscalização sanitária pela Agência:

I. alimentos, inclusive bebidas, águas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares, limites de contaminantes orgânicos, resíduos de agrotóxicos e de medicamentos veterinários.

II. saneantes destinados à higienização, desinfecção ou desinfestação em ambientes domiciliares, hospitalares e coletivos.

III. órgãos, tecidos humanos e veterinários para uso em transplantes ou reconstituições.

IV. cigarros, cigarrilhas, charutos e qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco.

V. atuação profissional de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e nutricionistas.

É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q368825 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Especialista em Regulação Sanitária, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Um jovem de 21 anos de idade, internado em uma clínica para tratamento de hérnia de disco na coluna cervical, referiu sofrer dores intensas, que aliviavam apenas com o uso de analgésicos potentes. Imediatamente após ter recebido uma dose de um analgésico usual injetável, o jovem começou a apresentar congestão nasal, tosse e dor torácica, seguidas de dificuldade respiratória — cornagem, tiragem e sibilos respiratórios difusos.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

Trata-se de uma reação aguda de hipersensibilidade sistêmica que decorreu da exposição à medicação injetável. Uma das principais responsáveis pelas respostas alérgicas é a imunoglobulina IgE.

  1. ✂️
  2. ✂️

155Q605958 | Biblioteconomia, Normas Técnicas para a Área de Documentação, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

As Normas Técnicas NBR-6027 e NBR-6028 referem-se, respectivamente, à apresentação de sumário e a resumo. Em relação a essas normas, julgue os itens seguintes.

Nas monografias, o sumário deve ser localizado como primeiro elemento pré-textual e, quando houver mais de um volume, deve-se incluir no primeiro volume o sumário de toda a obra, de forma que se tenha conhecimento do conteúdo, independentemente do volume consultado.

  1. ✂️
  2. ✂️

157Q627600 | Informática, UML, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

A respeito das visões definidas pela UML (unified modeling language), julgue os itens a seguir.

Na visão do modelo estrutural, estruturas estáticas como classes, objetos e relacionamentos são modeladas utilizando-se diagramas UML como o de distribuição e o de componentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

158Q256469 | Saúde Pública, Técnico em Regulação, ANVISA, CETRO

É correto afirmar que a Vigilância Sanitária tem poder de polícia, pois

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q351199 | Arquivologia, Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

A respeito do uso das novas tecnologias no gerenciamento dos arquivos e das instituições arquivísticas, julgue os itens que se seguem.

A tramitação de documentos eletrônicos para os quais seja necessária ou exigida a utilização de certificados digitais somente se faz mediante certificação disponibilizada por autoridade de registro integrante da Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira ICP-Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

160Q349963 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

A atividade de avaliação e seleção dos documentos arquivísticos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) deverá pautar-se nos princípios arquivísticos sistematizados. Julgue os itens a seguir, relativos a esses princípios.

De acordo com Schellenberg, na apreciação do valor informativo, o arquivista não leva em grande consideração a origem dos documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.