Início

Questões de Concursos ANVISA

Resolva questões de ANVISA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q405082 | Direito Administrativo, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

A partir dos anos 80 do século passado, com a quebra dos principais paradigmas pertinentes à gestão pública, temas que anteriormente eram discutidos e aplicados apenas no contexto das organizações privadas passaram a fazer parte do vocabulário da administração pública, dando início à gestão pública moderna. Quanto à gestão pública moderna e à estrutura da administração pública brasileira, julgue os itens a seguir.

A administração federal direta compreende os órgãos de assessoramento imediato ao presidente da República, as autarquias e as fundações públicas de direito público.

  1. ✂️
  2. ✂️

482Q794131 | Ética na Administração Pública, Ética na Administração Pública, Técnico Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Todo servidor da ANVISA, independentemente da posição que ocupa na estrutura organizacional da agência, é merecedor da confiança da sociedade, devendo pautar-se pelos princípios da legalidade, da impessoalidade, da publicidade, da eficiência, da moralidade e da probidade. É o que preconiza o Código de Ética da ANVISA. Acerca dos princípios e deveres funcionais gerais e dos objetivos desse código, julgue os seguintes

É permitido ao servidor da ANVISA retirar da repartição pública, mesmo sem expressa autorização legal, documentos pertencentes ao patrimônio público, desde que estes sejam utilizados como material de pesquisa ou como fonte de informações a outro órgão público, empresa ou estabelecimento sujeitos a vigilância sanitária.
  1. ✂️
  2. ✂️

483Q242451 | Português, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

De acordo com a norma–padrão da Língua Portuguesa e em relação à regência verbal, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

484Q793391 | Ética na Administração Pública, Ética na Administração Pública, Técnico Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Todo servidor da ANVISA, independentemente da posição que ocupa na estrutura organizacional da agência, é merecedor da confiança da sociedade, devendo pautar-se pelos princípios da legalidade, da impessoalidade, da publicidade, da eficiência, da moralidade e da probidade. É o que preconiza o Código de Ética da ANVISA. Acerca dos princípios e deveres funcionais gerais e dos objetivos desse código, julgue os seguintes

Um dos objetivos do Código de Ética da ANVISA é preservar a imagem e a reputação do servidor, cuja conduta ética deve estar de acordo com as normas estabelecidas no referido código.
  1. ✂️
  2. ✂️

485Q259766 | Saúde Pública, Técnico em Regulação, ANVISA, CETRO

Sobre o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q532268 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Edificações, Especialista em Regulação Sanitária, ANVISA, CESPE CEBRASPE

A organização de canteiros de obras é de fundamental importância para se evitar acidentes, perda de produtividade e atrasos nos serviços. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

As instalações sanitárias de canteiros de obras não devem estar localizadas próximo ao refeitório.

  1. ✂️
  2. ✂️

487Q351100 | Arquivologia, Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, relativos à microfilmagem.

De acordo com a legislação brasileira que rege a matéria, é permitida a inserção, no filme original, de documentos da mesma seqüência eventualmente omitidos quando da microfilmagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

488Q206993 | Português, Especialista em Regulação, ANVISA, CETRO

Texto associado.

Leia o texto abaixo, para responder às questões de 6 a 10.

Todos os que já se concentraram sobre o tema constatam, sem maiores dificuldades, que não se trata de coisa fácil definir o que é saúde.
Saúde faz parte daquele conjunto de termos paradoxais que, de um lado, são usados na fala de todos os dias e, de outro, são de muito difícil definição ou identificação como entidades concretamente existentes.
Uma das maiores dificuldades para se definir saúde consiste em que, não sendo, em si, uma coisa ou fato, só passa a sê–lo através ou a partir da doença ou mal–estar, estes sim, como já assinalava Schopenhauer, coisas ou fatos incontestes.
Com efeito, qual, em português, o nome ou expressão linguística positiva para o "fato" saudável que se pode identificar como "ausência de dor de barriga"? Nenhum, e isso pela simples razão de que, ao contrário da linguisticamente "positiva" "dor de barriga", ato real e perfeitamente atestável, a ausência desta não existe como entidade nomeável positivamente fora da comparação com a dor de barriga. E isso por quê? Porque a ausência de dor de barriga (ou de cabeça, ou nas costas, ou qualquer outra), em si, faz parte daqueles estados considerados "normais" e, portanto, "não merecedores" de um nome específico.
Isso é um indicador de que a saúde é algo transitório, que se pode e que se costuma com frequência "perder", ao contrário da doença, entidade original e mais permanente: com efeito, pode–se perguntar por que, entre nós brasileiros, pode–se dizer "Eu perdi minha saúde", mas não se pode dizer "Eu perdi minha doença".

Lefévre, Fernando. Mitologia Sanitária: Saúde, Doença, Mídia e Linguagem. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.

De acordo com a norma–padrão da Língua Portuguesa e levando em consideração o primeiro e o segundo parágrafos do texto e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

489Q243377 | Português, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

Em relação às regras constantes do Manual de Redação da Presidência da República, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Quanto à forma de apresentação dos documentos do Padrão Ofício, deve ser utilizada fonte do tipo Arial, de corpo 11 no texto em geral, 10 nas citações, e 12 nas notas de rodapé.
( ) A redação oficial deve caracterizar–se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
( ) As comunicações oficiais devem obedecer a certa formalidade de tratamento no que diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

490Q349704 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

A atividade de avaliação e seleção dos documentos arquivísticos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) deverá pautar-se nos princípios arquivísticos sistematizados. Julgue os itens a seguir, relativos a esses princípios.

A avaliação é realizada considerando-se o valor dos documentos, que apresenta duas facetas bem distintas: o valor primário e o valor administrativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

491Q795716 | Finanças Públicas, Especialista em Regulação Sanitária, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao planejamento estratégico e organizacional.

Segundo Carlos Matus, o método PES (Planejamento Estratégico Situacional) qualifica a gestão do governo segundo os resultados e as condições fora do controle do ator nas quais os resultados são alcançados.

  1. ✂️
  2. ✂️

492Q477276 | Farmácia, Especialista em Regulação Sanitária, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca da atuação do órgão regulador do mercado farmacêutico.

No segmento farmacêutico, o que preocupa não é especificamente a formação de cartel, nem a prática de preços predatórios, mas sim o aumento continuado de preços que drena a renda dos consumidores e limita o acesso de parte da população ao produto essencial.

  1. ✂️
  2. ✂️

493Q629871 | Informática, Normalização, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Uma forma normal é uma maneira de classificar uma tabela embasada em suas dependências funcionais. A respeito dos conceitos relativos às três primeiras formas normais, julgue os seguintes itens.

Dois tipos de características sempre atendem à segunda forma normal (2FN): a chave primária é composta e somente existem atributos-chave.

  1. ✂️
  2. ✂️

494Q782470 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Regulação Sanitária, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Segundo a legislação, aditivo intencional é toda substância ou mistura de substâncias, dotadas ou não de valor nutritivo, juntada ao alimento com a finalidade de impedir alterações, manter, conferir ou intensificar seu aroma, cor e sabor, modificar ou manter seu estado físico geral ou exercer qualquer ação exigida para uma boa tecnologia de fabricação do alimento. Acerca do uso de aditivos pela indústria de alimentos, julgue os itens a seguir.

A condição climática é um fator relevante na escolha do sistema de secagem a ser utilizado para a secagem natural.

  1. ✂️
  2. ✂️

495Q99503 | Direito Constitucional, Analista Administrativo, ANVISA, CETRO

De acordo com a Lei nº 8.666/1993 (Lei das Licitações), sobre a dispensa e a inexigibilidade de licitação, analise as assertivas abaixo.

I. Dispensa e inexigibilidade de licitação são conceitos doutrinários. Ambos os termos são, de acordo com a Lei das Licitações, sinônimos e adotados para as mesmas hipóteses.
II. É dispensável a licitação quando a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços e normalizar o abastecimento.
III. É dada como inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição de contratação de uma única situação: profissionais do setor artístico, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

496Q410312 | Direito Administrativo, Contratos, Técnico Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

O teto de um imóvel pertencente à União desabou em decorrência de fortes chuvas, as quais levaram o poder público a decretar estado de calamidade na região. Maria, servidora pública responsável por conduzir o processo licitatório para a contratação dos serviços de reparo pertinentes, diante da situação de calamidade pública, decidiu contratar mediante dispensa de licitação. Findo o processo de licitação, foi escolhida a Empresa Y, que apresentou preços superiores ao preço de mercado, mas, reservadamente, prometeu, caso fosse contratada pela União, realizar, com generoso desconto, uma grande reforma no banheiro da residência de Maria. Ao final, em razão da urgência, foi firmado contrato verbal entre a União e a Empresa Y e executados tanto os reparos contratados quanto a reforma prometida.

Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O contrato verbal firmado entre a União e a Empresa Y é nulo.
  1. ✂️
  2. ✂️

497Q738767 | Economia, Demanda, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

A análise microeconômica estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um fundamento sólido à analise dos grandes agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

No equilíbrio competitivo de longo prazo, os lucros econômicos são nulos implicando, assim, que as receitas cobrem a totalidade dos custos, incluindo-se aí os custos de oportunidade de todos os fatores produtivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

498Q243430 | Direito Constitucional, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

Sobre o Código de Ética da Anvisa, de acordo com a Resolução – RDC nº 141/2003, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Cabe ao servidor em exercício na Anvisa identificarse com a filosofia organizacional, sendo um agente facilitador e colaborador na implantação de mudanças administrativas e políticas.
( ) O servidor fica proibido, entre outros casos, de receber presentes, aceitar convites para almoços, jantares e festas. No caso de destinação de remuneração, vantagem ou presente que não possam ser recusadas ou devolvidas, estes deverão ser imediatamente incorporados ao patrimônio da Anvisa ou destinados a programas sociais oficiais.
( ) O servidor da Anvisa, conforme a posição ocupada na estrutura organizacional da agência, é merecedor da confiança da sociedade.
( ) Todo servidor da Anvisa deve pautar–se pelos princípios da legalidade, impessoalidade, eficiência, probidade, moralidade e publicidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q102645 | Inglês, Analista Administrativo, ANVISA, CETRO

Texto associado.

Read the text below to answer questions 13–15.

Margarine vs. butter: are synthetic spreads toast?

Sales of margarine are in decline, due to a combination of reformulated recipes, price, health and taste. Do you defend margarine, or is butter simply better?
Butter vs. margarine: it?s a fight that has gone on for decades. On one side, there?s butter — rich, creamy, defiantly full–fat and made for millennia by churning the milk or cream from cattle. On the other, there?s margarine: the arriviste spread invented in the 1860s. It might not taste delicious, and it doesn?t sink into your toast like butter, but for decades margarine has ridden a wave of success as the "healthy" alternative.
No longer. Sales of margarine have plummeted in the last year, according to Kantar, with "health" spreads dropping 7.4% in sales. Flora has been particularly badly hit, losing £24m in sales, partly due to reformulating its recipe.
Meanwhile, butter is back in vogue. Brits bought 8.7% more blocks of butter last year, and 6% more spreadable tubs. This is partly due to the "narrowing price gap between butter and margarine", Tim Eales of IRI told The Grocer, but also to the home baking revival led by Mary Berry, Paul Hollywood and co. We?re all sticking unsalted butter in our sponges these days.
A yen for natural, unprocessed produce could also be a factor. "Since all the food scandals of the last 10 years, people are thinking about where their food comes from — butter is perceived as ?pure?", says food writer Signe Johansen. But is margarine really out for the count? Big brands are owned by powerful multinationals such as Unilever, with huge marketing budgets. Don?t rule spreads out just yet.
Margarine was invented in 1869 by a French food scientist, Hippolyte Mège–Mouriès, who responded to a challenge by Napoleon III. Napoleon wanted to find a long–life alternative to butter to feed troops in the Franco–Prussian war. Mège–Mouriès mixed skimmed milk, water and beef fat to create a substance similar to butter in texture, if not in taste. He called it "oleomargarine" after margarites, the Greek word for pearls — a reference to its pearly sheen. In 1871 he sold the patent to Jurgens, a Dutch firm now part of Unilever.
Beef fat was soon replaced by cheaper hydrogenated and non–hydrogenated vegetable oils. "Margarine gained a foothold during the first world war", says food writer and historian Bee Wilson. "George Orwell wrote of the ?great war? that what he remembered most was not all the deaths but all the margarine. But at this stage people recognized it was an inferior substitute for butter: an ersatz food, like drinking chicory instead of coffee."
In the second world war, British margarine brands were legally required to add vitamins to their recipes. "The move in status to margarine as a health food, marketing itself as a superior alternative, happened after the war", says Wilson. Added "healthy" extras — vitamins, omega–3s, unpronounceables that lower your cholesterol — are still a mainstay of the market.
But while margarine has spent decades fighting butter on the health front, what about taste? "Margarine has never been able to replicate the flavour of true butter", says Johansen. This despite the fact many brands add milk and cream to their spreads. "I Can?t Believe It?s Not Butter"? Really? I can.
Unsurprisingly, it?s hard to find a defendant of margarine among food writers and chefs. One of the few exceptions is Marguerite Patten, who is a fan of baking with Stork® . Indeed, Stork® does make for wonderfully crisp shortcrust pastry.
Margarine has taken a bashing on the health front in recent years, too. Negative press about trans fats in the 00s saw many brands remove hydrogenated fats from their spreads and reformulate their recipes. Growing suspicion of processed foods has led many consumers to return to butter. As Johansen puts it: "If you want a healthy heart, eat more vegetables."
And yet, and yet. I?m looking at a tub of Pure Dairy–Free Soya Spread. It contains 14g saturated fat per 100g, compared to butter?s 54%. For many consumers, such stats still outweigh taste when it comes to deciding what?s on their toast. And what about vegans, and those with lactose intolerance? Margarine can fulfill needs that butter can?t.
It will never win any taste awards, but there is still a place for margarine on the supermarket shelves — even if there isn?t one for it in most food lovers? fridges.
Margarine vs. butter: are synthetic spreads toast? Adapted. Available in:http://www.guardian.co.uk

According to the text, read the following assertions.

I. According to Signe Johansen, nowadays, people are more concerned with what they consume, looking for unprocessed food.
II. Although margarine and butter have a difference in taste, margarine still beats butter when it comes to sales.
III. Marguerite Patten doesn?t stand for margarine. The correct assertion(s) is(are)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

500Q396306 | Direito Administrativo, Contratos, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Quanto às hipóteses de rescisão dos contratos, julgue os itens seguintes.

É vedada, em qualquer hipótese de rescisão, a execução da garantia contratual para pagamento dos valores das multas pela inexecução, devidas à administração.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.