Início

Questões de Concursos APEX Brasil

Resolva questões de APEX Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q341877 | Raciocínio Lógico, Proposições Equivalentes, Consultor, APEX Brasil, FUNIVERSA

É falsa a afirmação Daniel é jovem, ou Pedro não é rico, ou Paula é linda. Então, é verdade que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q632339 | Informática, Engenharia de Software, Consultor Pleno, APEX Brasil, FUNIVERSA

O RUP (Rational Unified Process) define conceitos básicos relativos ao ciclo de desenvolvimento de software, tais como: fases, atividades (workflow) e iterações. Com relação a estes três conceitos, assinale a alternativa correta, na qual se expressa a relação entre eles:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q833562 | Regimento Interno, Analista Processos Jurídicos, APEX Brasil, CESPE CEBRASPE, 2021

Considerando as regras sobre as modalidades e o prazo de vigência dos convênios, presente no Regulamento de Convênios da Apex-Brasil, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q415071 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q521586 | Auditoria, Auditoria Governamental, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

De acordo com as técnicas de elaboração de Relatórios, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto aos seus atributos.

 I - Extensão: suficiente para atingir o objetivo pretendido e cumprir sua função principal que é informar. Devem ser evitadas lucubrações desnecessárias. Deve-se ter em mente o (a) destinatário (s) do Relatório e assim o tipo e nível de informação requeridos. Esclarecimentos, comprovação, detalhes para consulta opcional, se for o caso, devem ser englobados em Anexos. A eficiência do Relatório pode ser medida pela relação entre a quantidade de informação que este encerra e o número de palavras utilizadas para este fim, e não pelo seu tamanho.

II - Comunicação: correta e agradável; grafia e pontuação correta; tom apropriado; envolvimento lógico e redundância adequada para reforço da clareza. Dar preferência para a forma impessoal ou para a primeira pessoa do plural. A primeira pessoa do singular pode ser adotada em casos especiais. Não usar gíria ou palavras de sentido figurado. Termos em língua estrangeira, quando indispensáveis, deverão ser colocados entre aspas.

III - Objetividade: a matéria relatada deve se cingir ao escopo do Relatório. No caso de ser necessária a abordagem de assuntos paralelos, esta deve ser breve e destacada por parêntese ou em nota de rodapé.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q729258 | Direito Internacional, Direito Internacional Público, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

É o acordo em que há mais de dois países estabelecendo regras de pagamento internacionais, principalmente relativas ao comércio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q652523 | Comércio Internacional Exterior, Consultor Pleno, APEX Brasil, FUNIVERSA

A legislação brasileira, apesar das profundas modificações ocorridas no passado recente, não sofreu qualquer alteração no que concerne aos contratos internacionais, permanecendo válida norma estabelecida em 1942. Assinale a alternativa correta em relação ao tema

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q652818 | Comércio Internacional Exterior, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

Sobre o mercado de eurodólar, é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q469333 | Direito Tributário, Impostos, Consultor Pleno, APEX Brasil, FUNIVERSA

De acordo com o Decreto nº 3.000, que dispõe sobre o Regulamento do Imposto de Renda, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto a dedutibilidade das despesas de provisão.

I. O contribuinte poderá deduzir, como custo ou despesa operacional, as provisões técnicas das companhias de seguro e de capitalização, bem como das entidades de previdência privada, cuja constituição é exigida pela legislação especial a elas aplicável.

II. O contribuinte poderá deduzir, como custo ou despesa operacional, em cada período de apuração, importância destinada a constituir provisão para pagamento de remuneração correspondente a férias de seus empregados.

III. O contribuinte poderá deduzir, como custo ou despesa operacional, em cada período de apuração, importância destinada a constituir provisão para pagamento de remuneração correspondente ao 13º salário de seus empregados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q417343 | Direito Civil, Bens, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q521792 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, o Planejamento da Auditoria deve considerar todos os fatores relevantes na execução dos trabalhos, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q832418 | Regimento Interno, Analista Processos Jurídicos, APEX Brasil, CESPE CEBRASPE, 2021

Assinale a opção que apresenta o objetivo da Apex-Brasil previsto expressamente na Lei n.º 10.668/2003.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q470520 | Direito Tributário, Competência tributária, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

A solução de consultas sobre classificação fiscal de mercadorias é de competência do (a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q832663 | Gerência de Projetos, Conceitos básicos no Gerenciamento de Projetos, Analista Processos Jurídicos, APEX Brasil, CESPE CEBRASPE, 2021

Com base na Metodologia de Gestão de Processos da Apex-Brasil, assinale a opção em que o conceito apresentado corresponde à realização de uma série de ações por cada profissional envolvido na execução do trabalho, os quais, por meio do uso de suas competências diferenciadas, transformam recursos em produtos e serviços que agregam valor a cada etapa, para suprir as necessidades e as expectativas dos clientes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q454145 | Direito do Trabalho, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

Os Benefícios Sociais devidos ou concedidos pelas organizações, aos seus empregados, quanto aos objetivos que lhes são inerentes podem ser assim classificados:

I. monetários e não monetários.

II. cumprimento de determinações legais de co-responsabilidade social.

III. assistenciais, recreativos e supletivos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q652809 | Comércio Internacional Exterior, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

A cooperação técnica internacional constitui um importante instrumento de promoção das relações externas do Brasil e de apoio ao seu desenvolvimento. Esse instrumento se constitui por meio de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q414541 | Direito Civil, Transmissão das Obrigações, Consultor Pleno, APEX Brasil, FUNIVERSA

Quanto ao estabelecimento, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q804826 | Legislação e Decretos, Regulamento da Previdência Social, Consultor Pleno, APEX Brasil, FUNIVERSA

De acordo com o Decreto n° 3.048, que trata do Regulamento da Previdência Social, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto aos princípios e diretrizes da previdência social.

I. Universalidade da cobertura e do atendimento.

II. Eqüidade na forma de participação no custeio.

III. Eqüidade da base de financiamento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q724740 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Consultor, APEX Brasil, FUNIVERSA

"800 milhões de novos consumidores. É o tamanho do mercado criado por Brasil, Rússia, Índia e China - os chamados BRIC. Seu crescimento abre oportunidades sem precedentes no mundo dos negócios."

 (Revista Exame, 02 de agosto de 2006, Capa)

 Assine a alternativa correta em relação ao tema BRIC.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q817455 | Legislação Federal, Lei 8212 1991, Analista Sênior, APEX Brasil, FUNIVERSA

O art. 65 da Lei nº 8.212, de 24/07/1991, que dispõe sobre a organização da Seguridade Social, institui o Plano de Custeio, e dá outras providências, trata da composição do Conselho Gestor do Cadastro Nacional do Trabalhador – CNT. Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O Conselho Gestor do Cadastro Nacional do Trabalhador é composto de 12 membros titulares e igual número de suplentes.

II. O Conselho Gestor do Cadastro Nacional do Trabalhador é composto por 4 representantes do Governo Federal, 4 representantes indicados pelas centrais sindicais ou confederações nacionais de trabalhadores e por 4 representantes das Confederações Nacionais de Empresários.

III. O Conselho Gestor do Cadastro Nacional do Trabalhador é composto por 6 representantes do Governo Federal, 3 representantes indicados pelas centrais sindicais ou confederações nacionais de trabalhadores e por 3 representantes das Confederações Nacionais de Empresários.

IV. Os membros do Conselho Gestor do Cadastro Nacional do Trabalhador serão nomeados para mandato de 5 anos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.