Questões de Concurso ASCAR EMATER RS

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61 Q752294 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Das múltiplas etapas do planejamento agrícola, algumas podem ser realizadas concomitantemente e outras devem obedecer a uma determinada sequência, visto que existem limitações de tempo e recursos, financeiros e de pessoal, que se deve considerar. Assim, necessita-se estabelecer um esquema de atividades, para que o processo de planejamento e execução do plano possam ser cumpridos nos prazos previstos. Qual instrumento pode ser usado para essa esquematização?

62 Q326068 | Pedagogia, Pedagogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

As questões 40 e 41 referem-se à obra: Fonseca, Maria T. L. da. A extensão rural no Brasil, um projeto educativo para o capital. São Paulo: Loyola, 1985.

A extensão rural teve o início de suas práticas nos Estados Unidos da América do Norte, após a Guerra da Secessão, período em que houve a transição da agricultura escravagista para a mercantil e capitalista. Os produtores passaram a se organizar em associações agrícolas para discutir seus problemas de comercialização na procura de soluções para o aumento de sua produtividade. Essa política de intercâmbio possibilitou o surgimento de:

I. Feiras e concursos para expor os resultados conseguidos através da troca de experiências.

II. Pesquisas agrícolas organizadas pelos trabalhadores do campo.

III. Conselhos da Agricultura, que atuavam em conjunto com as universidades e colleges.

Quais estão corretas?

63 Q749400 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

A conversão de uma unidade de produção agrícola de um sistema com manejo convencional de produção para um sistema com manejo do agroecossistema, fundamentado em princípios ecológicos, resulta em um conjunto de mudanças na ecologia do sistema. O processo de conversão pode ser complexo, exigindo mudanças nas práticas e na gestão da unidade de produção agrícola. Analise as assertivas a seguir sobre os princípios que podem orientar esse processo de transformação.

I. Manejar pragas, doenças e ervas adventícias ao invés de controlá-las.

II. Usar fontes renováveis de energia.

III. Adotar sistema de manejo de nutrientes baseado na reciclagem, com crescente dependência em relação a processos naturais, como a fixação biológica de nitrogênio e as relações com micorrizas.

IV. Considerar a produtividade agrícola como o principal indicador do bom funcionamento do sistema.

Quais estão corretas?

64 Q820084 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Administrador, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Segundo o Art. 9, da Lei nº 8.429/92 (Lei da improbidade administrativa), constitui ato de improbidade administrativa, importando enriquecimento ilícito, auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades governamentais e, notadamente, EXCETO:

65 Q326301 | Pedagogia, Pedagogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

As questões 35 e 36 referem-se à obra de LEITE, S.C. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2002.

Quando se fala na escola rural, devese pensar no homem rural, no seu contexto, na sua dimensão como cidadão e na sua ligação com o processo produtivo. Nesse processo, é importante questionar sua ligação direta com a qualificação profissional e o seu grau de comprometimento e interferência na formação sociopolítica dos rurícolas e a forma como tem acompanhado as transformações ocorridas no campo.

Com base nas ideias de Leite, analise as assertivas abaixo, assinalando C, para as corretas, e E, para as erradas, considerando as variáveis, que ainda são uma constante na educação do campo.

( ) Elevado índice de analfabetismo, sobretudo nas faixas etárias acima de 25 anos.

( ) Adequada remuneração e qualificação dos professores.

( ) Decrescente processo de municipalização da rede de ensino fundamental que afeta a quase totalidade das matrículas nas séries iniciais das escolas rurais.

( ) Elevado índice de exclusão e repetência de alunos e má distribuição das escolas rurais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

66 Q407756 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Advogado, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Assinale a alternativa correta em relação ao desfazimento dos atos administrativos pela própria Administração.

67 Q386864 | Biologia, Biólogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Algumas aves representantes da ordem Psitaciforme têm causado sérios prejuízos aos fruticultores rurais, principalmente por alimentarem-se de variados tipos de frutos, os quais são importantes para a manutenção das condições financeiras desses agricultores. Essas aves vivem em grandes bandos construindo ninhos coletivos com a participação de todos os integrantes do grupo, resultando em uma superpopulação, inclusive invadindo a área urbana e sendo conhecidos, popularmente, por

68 Q328040 | Pedagogia, Pedagogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

As questões 31 e 32 referem-se à obra de AUED, B.; VENDRAMINI, C. R. (Org.). Educação do campo: desafios teóricos e práticos. Florianópolis: Insular, 2009. Dentre as questões abaixo, assinale a única que NÃO contribui para responder alguns dos desafios teóricos e práticos da Educação do Campo.

69 Q386849 | Biologia, Biólogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Quando em uma gaiola de proporções regulares, ocorre uma superpopulação de cobaias, mesmo bem alimentadas com excelente ração e água, a taxa de natalidade é reduzida drasticamente acarretando sérios problemas para as pesquisas laboratoriais. O principal fator que limita o crescimento populacional das cobaias é a

70 Q386369 | Biologia, Biólogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Para o estabelecimento de uma comunidade pioneira para a criação de duas espécies diferentes de animais, em uma pequena área rural, é fundamental para a sobrevivência das espécies, considerar o fator interação. Os representantes dos criadores decidiram que a interação mais importante era o comensalismo o qual significa que:
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