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Questões de Concursos ASCAR EMATER RS

Resolva questões de ASCAR EMATER RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


71Q386369 | Biologia, Biólogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Para o estabelecimento de uma comunidade pioneira para a criação de duas espécies diferentes de animais, em uma pequena área rural, é fundamental para a sobrevivência das espécies, considerar o fator interação. Os representantes dos criadores decidiram que a interação mais importante era o comensalismo o qual significa que:
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72Q600236 | Agricultura e Agropecuária, Administrador, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Analise as seguintes assertivas sobre a transição agroecológica.

I. É necessário entender o funcionamento dos ecossistemas naturais e revalorizar os conhecimentos e capacidades locais, para que se possam desenvolver sistemas agrários sustentáveis.

II. A transição agroecológica é o processo rápido de mudanças de manejo dos agroecossistemas para que estes se tornem mais sustentáveis, substituindo-se insumos químicos por insumos ecológicos.

III. A sustentabilidade de um agroecossistema pode ser determinada considerando aspectos de contabilidade ambiental, produtividade, capacidade de carga, estabilidade, autonomia e equidade.

IV. Na transição agroecológica o objetivo é o total abandono das práticas convencionais, retomando as práticas tradicionais de agricultura, que são mais sustentáveis, embora menos produtivas.

Quais estão INCORRETAS?

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73Q386849 | Biologia, Biólogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Quando em uma gaiola de proporções regulares, ocorre uma superpopulação de cobaias, mesmo bem alimentadas com excelente ração e água, a taxa de natalidade é reduzida drasticamente acarretando sérios problemas para as pesquisas laboratoriais. O principal fator que limita o crescimento populacional das cobaias é a
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74Q387055 | Biologia, Biólogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

O agrossistema é uma unidade de trabalho ou tipo de ecossistema regulado pela intervenção humana na busca de um determinado propósito. Diante disso, analise as assertivas abaixo.

I. Busca uma melhor produtividade e estabilidade.

II. Independe da autonomia para manter-se ao longo dos anos, mesmo com oscilações externas.

III. Não é fundamental a presença de uma população agrícola.

IV. Constitui um ecossistema semidomesticado sob o controle humano e reorganizado para uma proposta agrícola.

V. Não tem garantida uma sustentabilidade e equidade.

Quais estão corretas?

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75Q819869 | Legislação Federal, Lei n 8080 1990 Lei Orgânica da Saúde, Enfermeiro, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Considere BRASIL (1998), O SUS e o controle social: guia de referência para conselheiros municipais, que dispõe que os recursos destinados à saúde devem ser depositados nos Fundos de Saúde, Federal, Estaduais e Municipais. Os Fundos são uma espécie de conta especial exclusiva do setor, cuja movimentação deverá ser feita sob a fiscalização dos Conselhos de Saúde. A concentração dos recursos nos Fundos de Saúde facilita a administração e a fiscalização dos gastos, que deverão estar previstos nos
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76Q320493 | Pedagogia, Pedagogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

As questões 35 e 36 referem-se à obra de LEITE, S.C. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2002. As primeiras iniciativas de educação rural têm início entre 1910 e 1920, período em que houve um forte movimento migratório interno, quando um grande número de rurícolas deixou o campo, e iniciou-se um processo de industrialização mais amplo. Na época, a preocupação em conter o fluxo migratório e fixar o homem no campo recebeu o nome de
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77Q327798 | Pedagogia, Pedagogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Em relação à América Latina, Werthein e Bordenave apresentam os objetivos das iniciativas históricas de educação rural na América Latina e dos projetos de educação rural promovidos por organizações governamentais ou não, nacionais ou internacionais. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1 – América Latina

1. Educação rural.

2. Projetos de educação rural das organizações.

Coluna 2 – Objetivos

( ) Aumentar a produtividade agrícola como forma de diminuir os índices negativos da balança comercial dos países da América Latina.

( ) Aumentar a produção agrícola e diminuir a migração em direção aos grandes centros urbanos.

( )Melhorar as práticas de trabalho do agricultor através do ensino de conhecimentos e destrezas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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78Q731294 | Direito Processual do Trabalho, Atos, Advogado, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Considerando as normas sobre Processo Judiciário do Trabalho, os prazos para interposição do recurso ordinário, embargos à execução e agravo de petição são, respectivamente, de:
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79Q386012 | Biologia, Biólogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

A camada interna do fruto simples do pessegueiro denominada de “caroço” é estruturada
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80Q322650 | Pedagogia, Pedagogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

As questões 40 e 41 referem-se à obra: Fonseca, Maria T. L. da. A extensão rural no Brasil, um projeto educativo para o capital. São Paulo: Loyola, 1985. O processo de implantação de extensão rural no Brasil surgiu com a preocupação do governo com a alta migração rural para as zonas urbanas, situação que contribuiu para o surgimento da escola rural como solução para estancar esse processo. Esta proposta não foi muito além da década de 40, quando novas ideias foram implementadas para que houvesse melhor preparação do homem do campo e elevá-lo a uma condição de vida mais digna, por meio da difusão da ideia e do valor da autoajuda. Esse método só seria concretizado com o aperfeiçoamento e a execução de métodos e técnicas de uma prática não pedagógica e não escolar, denominada:
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81Q385471 | Biologia, Biólogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Um grupo de criadores rurais cavou, com auxílio de escavadeira, uma área de terreno para a implantação de um açude que vai servir de criação de peixes que devem ser utilizados na alimentação de famílias. Por orientação de um Biólogo, os peixes ósseos que mais se adaptam a esse tipo de habitat são, respectivamente,
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82Q321531 | Pedagogia, Pedagogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

As questões 31 e 32 referem-se à obra de AUED, B.; VENDRAMINI, C. R. (Org.). Educação do campo: desafios teóricos e práticos. Florianópolis: Insular, 2009. A Pedagogia que defende o resgate da formação docente e a construção problematizadora do conhecimento, com práticas pedagógicas e análises críticas acerca dos fatores culturais, políticos, econômicos e sociais que influenciaram e influenciam as diferentes etapas e processos históricos da educação do campo no Brasil, é a Pedagogia da
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83Q382703 | Biologia, Biólogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Analise as assertivas abaixo sobre o referencial teórico e metodológico constituintes dos trabalhos e ações da EMATER/RS-ASCAR.

I. Atua no fortalecimento da agricultura familiar, independentemente das políticas públicas do município.

II. Busca a participação apenas dos indígenas, quilombolas e seus familiares.

III. Estimula o crescimento da produção agropecuária com vistas à geração de renda.

IV. Fortalece a participação da agricultura familiar nas cadeias produtivas.

V. Promove o desenvolvimento rural sustentável sem considerar as dimensões econômicas e culturais.

Quais estão corretas?

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84Q383471 | Biologia, Biólogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

A maioria dos países desenvolvidos preocupa-se em estabelecer padrões de potabilidade para as fontes de águas naturais. Analise as assertivas abaixo sobre as preocupações das administrações municipais em reduzir a poluição das águas das áreas rurais e suburbanas.

I. Toda a rede de esgoto deve ser canalizada para usinas de tratamento primário.

II. Permitir apenas o escoamento direto de esterco animal para os mananciais de água.

III. Utilizar um processo biológico com bactérias aeróbias para a redução de resíduos orgânicos que demandem oxigênio.

IV. O alto nível de nitratos e fosfatos escoados para os mananciais tornam-se importantes para melhor potabilidade das águas.

Quais estão corretas?

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85Q386631 | Biologia, Biólogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Os vegetais eucariontes encontrados em boas proporções na área rural têm papel importante e fundamental na captação de energia que entra na biosfera. A energia radiante, emitida pela luz solar, é captada por elementos das células vegetais e armazenadas, temporariamente, na forma de ATP e utilizada para converter água e CO2 em carboidratos, como a glicose e o amido, que servem de alimento, liberando o Oxigênio. As organelas celulares responsáveis por esse processo são
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