Questões de Concurso Agência Nacional de Aviação Civil ANAC

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

42 Q99893 | Administração Financeira e Orçamentária, Administração Financeira e Orçamentária, Analista Administrativo, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, acerca da administração
financeira.

O valor anual equivalente (VAE) é a parcela periódica e constante necessária ao pagamento de uma quantia igual ao valor presente líquido (VPL) da opção de investimento em análise, ao longo de sua vida útil. Desse modo, o VAE transforma o valor atual do investimento ou o seu VPL em fluxo de receitas ou custos periódicos e contínuos, equivalentes ao valor atual, durante a vida útil do projeto.

43 Q207272 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A dinâmica dos gases trata de escoamentos em regimes compressíveis de fluidos considerados invíscidos. Acerca dos conceitos relativos a esse tema, julgue os itens a seguir.

O número de Mach, M, é a razão entre a velocidade do escoamento e a velocidade de propagação do som através do fluido. Trata-se de um número adimensional, que quantifica a importância dos efeitos de compressibilidade no escoamento, além de discernir os escoamentos subsônicos (M < 1) dos supersônicos (M > 1).

44 Q105185 | Sistemas Operacionais , Sistemas Operacionais, Analista Administrativo Tecnologia da Informação, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A crescente evolução da computação tem sido impulsionada pelo
melhoramento do hardware e pelo surgimento dos sistemas
operacionais. No que concerne a sistema operacional, julgue os
itens de 51 a 60.

Considerando que os processos P1, P2, P3, P4 e P5 tenham tempo de burst de CPU, em milissegundos, iguais a 10, 1, 2, 3 e 5, respectivamente, se os processos chegarem na CPU simultaneamente no instante 0, o tempo de espera médio dos cinco processos, se eles forem escalonados para a CPU por meio de um algoritmo de escalonamento do tipo SJF (shortest job first), será maior do que se eles forem escalonados por um algoritmo FCFS (first come, first served), considerando a ordem de chegada P1, P2, P3, P4 e P5, e que o processo P1 tenha chegado no instante 0.

46 Q20750 | Administração Pública, Organização da Administração Pública, Técnico Administrativo, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação à administração direta, indireta e funcional, julgue os itens de 59 a 62.

A autarquia é o serviço autônomo criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da administração pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

47 Q21624 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civi, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Desenho técnico de aeronaves é um método de transposição de ideias que dizem respeito à construção ou montagem de objetos. O método é realizado com a ajuda de linhas, notas, abreviações e símbolos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O esboço ou rascunho de um desenho técnico de uma peça deve prover todas as informações necessárias para aqueles que fabricarão a peça.

48 Q101124 | Gerência de Projetos, Estrutura Organizacional , Analista Administrativo Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em conformidade com os conceitos do guia PMBOK
(conhecimento em gerenciamento de projetos), versão de 2008,
julgue os itens seguintes, acerca dos conceitos de gerenciamento de
projetos de TI.

Em um projeto em que foi adotada a estrutura organizacional matricial balanceada, divide-se o controle do orçamento entre o gerente do projeto e o gerente funcional e tem-se o gerente de projetos em realização de atividades em tempo integral, ao passo que o corpo administrativo exerce suas tarefas em tempo parcial.

50 Q457484 | Direito Empresarial e Comercial, Nome empresarial, Especialista em Regulação de Aviação Civil, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Após concluírem o curso de economia, Humberto, Gaspar e Antônio resolveram constituir sociedade para explorar atividade tipicamente bancária, consistente na captação de recursos de terceiros, por meio de depósitos à vista mediante promessa de remuneração, para emprestá-los a outros clientes mediante contratos de mútuo a serem implementados por meio de abertura de crédito em conta-corrente.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

A espécie de nome empresarial a ser adotada pela sociedade deverá, necessariamente, ser a denominação social.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.