Início

Questões de Concursos Agência Nacional de Telecomunicações

Resolva questões de Agência Nacional de Telecomunicações comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q333135 | Matemática, Cálculo Aritmético, Analista Administrativo, Agência Nacional de Telecomunicações, CESPE CEBRASPE

Considere que uma comunidade ficou completamente isolada após uma enchente, e que a quantidade de comida disponível, dividida em partes iguais, dê exatamente para alimentar 35 pessoas durante 30 dias. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem. Se a comunidade for composta por 42 pessoas, então a comida dará para 25 dias.
  1. ✂️
  2. ✂️

62Q742522 | Economia, Estruturas de Mercado, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, Agência Nacional de Telecomunicações, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à economia da concorrência, julgue os itens a seguir. As inovações tecnológicas no setor de telecomunicações, ao reduzirem os custos fixos, permitindo, assim, uma maior divisibilidade da produção, contribuem para estimular a competição nesse setor.
  1. ✂️
  2. ✂️

63Q624828 | Informática, Redes de computadores, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, Agência Nacional de Telecomunicações, CESPE CEBRASPE

Com relação às características de redes determinísticas e não determinísticas, julgue os itens a seguir. Enlaces com base na hierarquia digital plesiócrona de segunda ordem ou superior permitem o acesso direto aos canais dos tributários sem a necessidade de demultiplexação, dada a estrutura em time slots baseada em TDM. Essa facilidade não ocorre em enlaces da hierarquia digital síncrona, na qual os campos de overhead devem ser inicialmente extraídos para a recuperação dos dados na área útil do quadro.
  1. ✂️
  2. ✂️

64Q556492 | Informática, Mozilla Firefox, Técnico Administrativo, Agência Nacional de Telecomunicações, CESPE CEBRASPE

Com relação ao acesso à Internet e às configurações dos navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer, julgue os itens a seguir.

Caso o Firefox utilize um proxy para acessar a Internet, o computador estará protegido contra vírus, desde que a opção remover vírus de páginas HTML automaticamente esteja habilitada no navegador.

  1. ✂️
  2. ✂️

65Q549330 | Informática, Hardware, Analista Administrativo, Agência Nacional de Telecomunicações, CESPE CEBRASPE

Em determinado computador, as únicas unidades de armazenamento de massa existentes são o disco rígido e a unidade de disquete de 3½". Além disso, esse computador não possui recursos pa ra que seja conectado em rede. Considere que no disco rígido desse computador existe arquivo de 10 MB que deve ser transferido para um outro computador.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

A instalação de uma unidade de disco do tipo CD-RW no computador não permitiria a transferência do arquivo mencionado, pois a mídia CD-RW permite apenas leitura e não escrita. Assim, apesar de o CD-RW ter capacidade muito maior que a do disquete, o usuário não seria capaz de gravar o a rquivo nesse CD e transferi-lo para outro computador.
  1. ✂️
  2. ✂️

66Q426408 | Direito Constitucional, Comunicação Social, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, Agência Nacional de Telecomunicações, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca do direito constitucional, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma emissora de radiodifusão recebeu auto de infração da receita estadual, por não recolher o ICMS correspondente aos serviços prestados. Nessa situação, agiu regularmente o Estado, pois a imunidade para os serviços de telecomunicações não contempla o ICMS.
  1. ✂️
  2. ✂️

67Q440564 | Direito Constitucional, STF, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, Agência Nacional de Telecomunicações, CESPE CEBRASPE

À luz da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), julgue os itens a seguir, acerca do direito constitucional.

O princípio da proporcionalidade acha-se vocacionado a inibir e a neutralizar os abusos do poder público no exercício de suas funções, qualificando-se como parâmetro de aferição da própria constitucionalidade material dos atos estatais.
  1. ✂️
  2. ✂️

68Q789423 | Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, Agência Nacional de Telecomunicações, CESPE CEBRASPE

Sinais M-FSK, em que M = 2k e k é o número de bits por símbolo transmitido, podem ser demodulados de forma nãocoerente, utilizando-se, entre outros componentes, detectores de envoltória. Entretanto, em um canal AWGN, a probabilidade de erro de bit, para uma determinada razão entre a energia média de bit do sinal e a densidade espectral do ruído do sistema M-FSK, é pior, no caso de demodulação não-coerente, que no caso da detecção coerente.

High-speed downlink packet access (HSDPA) e high-speed uplink packet access (HSUPA), que, juntas, vêm sendo chamadas de high-speed packet access (HSPA) e vêm sendo especificadas pelo Third Generation Partnership Project (3GPP), têm por objetivo o incremento da taxa de transmissão nos enlaces direto e reverso em sistemas de comunicações móveis. Taxas da ordem de 10 Mbps, no enlace direto, e de 4 Mbps, no enlace reverso, vêm sendo esperadas na maturidade dessas tecnologias. As tecnologias HSPA e wideband code division multiple access (WCDMA) podem, em princípio, compartilhar os mesmos elementos de rede, incluindo-se estações rádio base, radio network controllers (RNC), serving GPRS support node (SGSN) e gateway GPRS support node (GGSN), no subsistema de rádio e no core da rede.

  1. ✂️
  2. ✂️

69Q441886 | Direito Constitucional, Comunicação Social, Analista Administrativo, Agência Nacional de Telecomunicações, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, referentes à legislação em comunicação social. A propriedade de empre sas jornalísticas e de radiodifusão, restritas a bras ile iros natos ou naturalizados, pela Constituição de 1988, foi alterada por emenda constitucional que possibilitou a propriedade desse tipo de empresa também para estrangeiros.
  1. ✂️
  2. ✂️

71Q443903 | Direito Constitucional, Comunicação Social, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, Agência Nacional de Telecomunicações, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca do direito constitucional, seguida de uma assertiva a ser julgada. A administração pública transferiu para uma emissora, mediante autorização, a exploração dos serviços de radiodifus ão sonora e de sons e imagens. Nessa situação, esse ato pode ser anulado, pois a transferência de tais serviços é viável somente por intermédio da concessão ou da permissão e nunca por meio de autorização.
  1. ✂️
  2. ✂️

72Q632642 | Informática, Entidades de padronização, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, Agência Nacional de Telecomunicações, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem a respeito dos serviços de telecomunicações. Segundo o padrão IEEE 802.3af, conhecido como Power over Ethernet (PoE), telefones IP podem ser alimentados com tensão de 48 V e corrente de 400 mA por meio de cabos de pares trançados em redes Ethernet, sem a utilização de fontes individuais.
  1. ✂️
  2. ✂️

73Q806577 | Legislação Federal, Lei 12529 2011, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, Agência Nacional de Telecomunicações, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens segundo a Lei n.º 8.884/1994.

Quando uma empresa controla parcela substancial de mercado relevante, como fornecedora de determinado serviço, ocorre a chamada posição dominante. Esta será presumida quando a empresa controlar 15% de mercado relevante, podendo esse percentual ser alterado pelo CADE para setores específicos da economia.

  1. ✂️
  2. ✂️

74Q428667 | Direito Constitucional, Comunicação Social, Analista Administrativo, Agência Nacional de Telecomunicações, CESPE CEBRASPE

O processo de elaboração e execução orçamentária do setor público no Brasil é demarcado por um conjunto de normas, princípios, técnicas e institutos que estabelecem a amplitude e a forma dos procedimentos a serem adotados. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. O presidente da República deve enviar ao Congresso Nacional o projeto anua l de LDO até oito meses antes do encerramento do exercício financeiro. O Congresso Nacional deverá devolvê-lo para sanção até o encerramento do primeiro período da legislatura, que não será interrompida sem a aprovação do projeto.
  1. ✂️
  2. ✂️

75Q811797 | Legislação Federal, Lei 2083 1953, Analista Administrativo, Agência Nacional de Telecomunicações, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, referentes à legislação em comunicação social. Calúnia, difamação e injúria são crimes graves, sem atenuantes e passíveis de pena, de acordo com a lei de imprensa. Esses crimes são imputáveis tanto para os jornalistas quanto para as empresas jornalísticas.
  1. ✂️
  2. ✂️

76Q317082 | Administração Geral, Administração Financeira e Orçamentária, Analista Administrativo, Agência Nacional de Telecomunicações, CESPE CEBRASPE

Um dos passos importantes da decisão dos administradores financeiros é avaliar projetos de expansão ou de criação de novas unidades. Essa avaliação de projetos segue, nos dias de hoje, um ferramenta l amplamente conhecido, com algumas diferenças importantes no que tange à avaliação realizada pelo setor público e aquela realizada pe lo setor privado. Nesse contexto, julgue os itens seguintes. Um negócio pode ser economicamente atrativo, mas suas exigências de recursos podem excede r a capacidade de mobilização dos empreendedores. Para que um projeto seja financeiramente viável, é necessário haver compatibilidade entre os usos e as fontes de recursos, dos pontos de vista de solvência e liquidez.
  1. ✂️
  2. ✂️

77Q787891 | Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, Agência Nacional de Telecomunicações, CESPE CEBRASPE

Com relação a propriedades de antenas e de sistemas de comunicação sem fio, julgue os itens subseqüentes.

Sistemas de comunicação sem fio para conexão ponto-aponto e ponto-multiponto de alta capacidade de transmissão de informação podem operar em freqüências para as quais o mecanismo de propagação predominante é o de onda espacial. Nesses sistemas, é conveniente o estabelecimento de enlace em visada direta, associado ao uso de antenas diretivas.

  1. ✂️
  2. ✂️

78Q355879 | Contabilidade Geral, Orçamento na Constituição de 1988, Analista Administrativo, Agência Nacional de Telecomunicações, CESPE CEBRASPE

O orçamento público é uma das principais ferramentas da ge stão pública. A respeito desse assunto, julgue o item abaixo. O processo orçamentário pode ser representado como um sistema com quatro fases sucessivas e interligadas para evidenciar o processo orçamentário: elaboração da proposta orçamentária; discussão, votação e aprovação da lei orçamentária; execução orçamentária; controle de avaliação da execução orçamentária para realimentação do processo.
  1. ✂️
  2. ✂️

79Q357055 | Contabilidade Geral, Sistema Integrado de Administração Financeira, Analista Administrativo, Agência Nacional de Telecomunicações, CESPE CEBRASPE

O Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) promove a modernização e a integração dos sistemas de programação financeira , de execução orçamentária e de contabilidade em seus órgãos e entidades públicas. Quanto aos fatores motivadores de sua criação, e aos diversos obstáculos que foram identificados na implantação do SIAFI, julgue os itens a seguir. Devido a vários problemas de natureza administrativa, o governo resolveu desenvolver um SIAFI e, já de imediato, o sistema passou a dar suporte também aos estados e municípios, objetivando fornecer meios para agilizar a programação financ e ira , com vistas a otimizar a utilização dos recursos do Tesouro Nacional.
  1. ✂️
  2. ✂️

80Q807841 | Legislação Federal, Lei 2083 1953, Analista Administrativo, Agência Nacional de Telecomunicações, CESPE CEBRASPE

Com o objetivo de nortear as atividades da área de comunicação no país, jornalistas e empresários do setor de radiodifusão estabeleceram seus códigos de ética profissional. Cons ide rando o conteúdo expresso nesses documentos, julgue os itens subseqüentes. Para preservar o direito do público de conhecer a origem de cada informação, o jornalista deve abandonar o senso comum que prega o sigilo da fonte, mesmo porque, em casos de impasse, a justiça brasileira tem-se posicionado contra esse argumento subjetivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.