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Questões de Concursos Assembléia Legislativa SP

Resolva questões de Assembléia Legislativa SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q430374 | Direito Constitucional, Ministério Público, Procurador, Assembléia Legislativa SP, FCC

É INCORRETO afirmar que cabe ao Conselho Nacional do Ministério Público

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123Q404531 | Direito Administrativo, Contratos, Agente Técnico Legislativo, Assembléia Legislativa SP, FCC

Após a assinatura de contrato para prestação de serviços à Administração pública, o contratado subcontratou parte das atividades inseridas no objeto do contrato. De acordo com a legislação aplicável, tal conduta é
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124Q468594 | Direito Tributário, Disposições gerais, Procurador, Assembléia Legislativa SP, FCC

Considere:

I. Tributo é toda prestação pecuniária compulsória ou voluntária, que constitua ou não sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa não vinculada.

II. Constitui delegação de competência tributária o cometimento, a pessoas de direito público ou privado, do encargo ou da função de arrecadar tributos, compreendendo as garantias e os privilégios processuais que competem à pessoa jurídica de direito público que a conferir.

III. Compete ao Distrito Federal e aos Estados não divididos em Municípios, instituir, cumulativamente, os impostos atribuídos aos Estados e aos Municípios.

IV. As taxas têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a discricionariedade em relação a serviço público específico e indivisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.

V. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.

Está correto o que se afirma APENAS em

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125Q443366 | Direito Constitucional, Finanças Públicas, Procurador, Assembléia Legislativa SP, FCC

Em relação às Finanças Públicas, segundo a Constituição Federal, é INCORRETO afirmar:

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126Q401142 | Direito Administrativo, Procedimento, Agente Técnico Legislativo, Assembléia Legislativa SP, FCC

A observância do princípio da ampla defesa expressa-se, dentre outras hipóteses, pela possibilidade de apresentação de recursos administrativos em várias das fases do procedimento de licitação. Em relação às modalidades de recurso previstas na Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993, é correto afirmar:
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127Q426538 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Procurador, Assembléia Legislativa SP, FCC

Os requisitos necessários para o ajuizamento da ação popular são classificados de

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128Q808828 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Procurador, Assembléia Legislativa SP, FCC

Pela prática de ato de improbidade administrativa que atente contra os princípios da Administração Pública, conforme previsto na Lei no 8.429/92, o agente está sujeito, dentre outras penalidades, à suspensão dos direitos políticos e ao pagamento de multa civil, respectivamente, de

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129Q466119 | Direito Tributário, Extinção do crédito tributário, Procurador, Assembléia Legislativa SP, FCC

Dentre outras hipóteses, constitui causa de extinção do crédito tributário

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130Q431375 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Procurador, Assembléia Legislativa SP, FCC

É legitimado, em substituição processual, para a propositura do Mandado de Segurança Coletivo,

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131Q404012 | Direito Administrativo, Princípios, Agente Técnico Legislativo, Assembléia Legislativa SP, FCC

O princípio da adjudicação compulsória que informa o procedimento de licitação expressa-se pelo direito
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132Q391980 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Procurador, Assembléia Legislativa SP, FCC

NÃO se inclui, dentre as expressões da supremacia do interesse público, como princípio constitucional do Direito Administrativo:

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133Q397896 | Direito Administrativo, Contratos, Agente Técnico Legislativo, Assembléia Legislativa SP, FCC

Em um contrato de concessão para exploração de rodovias, o concessionário vencedor da licitação ofertou determinado valor a título de ônus de outorga e, sagrando-se vencedor do certame, passou a explorar a rodovia mediante a cobrança de pedágio em valor fixado pelo poder concedente. No curso do contrato de concessão, sobreveio a fixação de novo tributo incidente sobre o objeto contratual, não existente por ocasião da apresentação das propostas pelos licitantes, tornando mais onerosa a prestação do serviço concedido. Diante deste cenário, o concessionário
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134Q440202 | Direito Constitucional, Congresso Nacional, Agente Técnico Legislativo, Assembléia Legislativa SP, FCC

O Senado Federal
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135Q619263 | Informática, Filosofia do SGBD, Agente Técnico Legislativo, Assembléia Legislativa SP, FCC

Chaves são utilizadas para especificar restrições de integridade básicas de um SGBD relacional. NÃO é um tipo de chave do modelo relacional:
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136Q819105 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Agente Técnico Legislativo, Assembléia Legislativa SP, FCC

O regime de adiantamento é aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de empenho na dotação própria para o fim de realizar despesas que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação. De acordo com a Lei no 4.320/64, não se fará adiantamento a servidor responsável por
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137Q460317 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Procurador, Assembléia Legislativa SP, FCC

Sobre o peculato, é INCORRETO afirmar:

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138Q442987 | Direito Constitucional, Poder Judiciário, Agente Técnico Legislativo, Assembléia Legislativa SP, FCC

Segundo dispõe a Constituição Federal, será admitido o sequestro de verba pública em quantia necessária à satisfação do débito quando
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139Q815596 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Procurador, Assembléia Legislativa SP, FCC

Quanto aos créditos adicionais previstos nas normas gerais de Direito Financeiro (Lei no 4.320/64), é correto afirmar:

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140Q815264 | Legislação Federal, Lei n 10520 2002 Lei do Pregão, Agente Técnico Legislativo, Assembléia Legislativa SP, FCC

O procedimento do pregão foi instituído com algumas peculiariedades, conforme estabelece a Lei Federal no 10.520, de 17 de julho de 2002. Esta modalidade de licitação
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