Início

Questões de Concursos BACEN

Resolva questões de BACEN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q103076 | Português, Interpretação de Textos, Analista Administrativo, BACEN, FCC

Texto associado.

Atenção: As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto apresentado abaixo.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg
Imagem 003.jpg
Imagem 004.jpg
Imagem 005.jpg

A frase inteiramente correta, coesa e coerente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q104191 | Raciocínio Lógico, Implicações Lógicas, Analista Administrativo, BACEN, FCC

Cinco times Antares, Bilbao, Cascais, Deli e Elite disputam um campeonato de basquete e, no momento, ocupam as cinco primeiras posições na classificação geral. Sabe-se que:

Antares está em primeiro lugar e Bilbao está em quinto;

Cascais está na posição intermediária entre Antares e Bilbao;

Deli está à frente do Bilbao, enquanto que o Elite está imediatamente atrás do Cascais.

Nessas condições, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q133691 | Economia, Macroeconomia, Analista do Banco Central, BACEN, CESGRANRIO

. O Produto Interno Bruto de um país, num certo ano, é menor que o seu Produto Nacional Bruto, no mesmo ano, se a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q103009 | Economia, Curva de Demanda, Analista Administrativo, BACEN, FCC

De acordo com a teoria microeconômica tradicional, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q101960 | Probabilidade e Estatística, Moda, Analista Administrativo, BACEN, FCC

Texto associado.

Instruções: Considere a distribuição de freqüências a seguir para resolver as questões de números 42 a 44.

Imagem 008.jpg

O valor da moda, obtida com a utilização da Fórmula de Czuber*, é igual a (desprezar os centavos na resposta)

Imagem 009.jpg

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q101271 | Raciocínio Lógico, Associações, Analista Administrativo, BACEN, FCC

A ficar hesitando entre duas soluções, é preferível e mais prático decidir de vez e determinar qual delas deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q342829 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Analista Prova 1, BACEN, FCC

Uma cafeteira automática aceita apenas moedas de 5, 10 ou 25 centavos e não devolve troco. Se, feito nessa máquina, cada cafezinho custa 50 centavos, de quantos modos podem ser usadas essas moedas para pagá-lo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q101454 | Raciocínio Lógico, Implicações Lógicas, Analista Administrativo, BACEN, FCC

Em cada linha do quadro abaixo, as figuras foram desenhadas obedecendo a um mesmo padrão de construção.

Imagem 021.jpg

Segundo esse padrão, a figura que deverá substituir corretamente o ponto de interrogação é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q21488 | Probabilidade e Estatística, Estatística, Analista de Política Econômica e Monetária, BACEN, CESPE CEBRASPE

Considerando duas funções de distribuição de probabilidade, em que uma possui dominância estocástica de primeira ordem sobre a outra, julgue o item a seguir.

A dominância estocástica de primeira ordem implica que todas as possibilidades de retorno da distribuição superior ofereçam maiores níveis de retorno ao investidor.
  1. ✂️
  2. ✂️

150Q421633 | Direito Civil, Relação de Parentesco, Analista, BACEN, CESPE CEBRASPE

A respeito do ato e do negócio jurídico, da prescrição e das relações de parentesco, julgue os itens que se seguem.

O enteado, por ser parente por afinidade, somente poderá requerer alimentos do padrasto se nenhum outro parente consanguíneo lhe puder prestar o auxílio.

  1. ✂️
  2. ✂️

151Q21525 | Direito Administrativo, Técnico do Banco Central, BACEN, CESGRANRIO

Joana, servidora pública federal, foi demitida do seu cargo após processo administrativo disciplinar que constatou seu envolvimento em ilícito administrativo. Em decorrência do mesmo ilícito, Joana também foi processada criminalmente, vindo a ser absolvida. Nesse caso, a absolvição na instância criminal repercute sobre a penalidade disciplinar de demissão que já lhe havia sido aplicada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q452364 | Direito do Trabalho, Introdução do Direito do Trabalho, Procurador, BACEN, CESPE CEBRASPE

O artigo 3.º da CLT dispõe que empregado é toda pessoa física que preste serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. Com referência a esse dispositivo, julgue os itens seguintes.

I          É obrigatório que o empregado preste os serviços no estabelecimento do

            empregador.

II          A exclusividade na prestação do serviço é requisito essencial para a definição de

             empregado.

III         O elemento fundamental que distingue o empregado do trabalhador autônomo é a

             subordinação.

IV         O estagiário também é considerado empregado.

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q729606 | Direito Internacional, Organizações Internacionais Teoria Geral, Procurador do Banco Central do Brasil, BACEN, CESPE CEBRASPE

No que se refere à criação de organizações internacionais, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q318260 | Administração Geral, O comportamento organizacional, Analista Prova 1, BACEN, ESAF

Nas frases descritas a seguir, indique C para certo e E para errado; a seguir marque a opção que representa a seqüência correta.

( ) O estudo do comportamento organizacional envolve a previsão, explicação, compreensão e a modificação do comportamento humano no contexto das empresas. 
( ) Chama-se comportamento mesoorganizacional aquele desenvolvido por pessoas que trabalham em equipes e em grupos. 
( ) O comportamento macroorganizacional toma por base as teorias de estrutura, status e Relações Institucionais, Ciência Política, Antropologia e Economia e diz respeito à compreensão do comportamento das organizações por inteiro. 
( ) O estudo do comportamento microorganizacional tem uma base psicológica e envolve como principais vertentes a psicologia experimental, a psicologia clínica e a psicologia industrial.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q21803 | Informática, Engenharia de Software, Analista do Banco Central, BACEN, CESGRANRIO

Em determinado formulário de um sistema WEB, é apresentado um campo de entrada que deve aceitar números inteiros de 10 a 500. De acordo com a análise de valor limite, que valores devem ser testados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q21524 | Direito Administrativo, Técnico do Banco Central, BACEN, CESGRANRIO

Carlos, servidor público dos quadros de uma autarquia federal, foi demitido após processo administrativo disciplinar. Inconformado, ajuizou ação judicial visando à invalidação de sua demissão e, ao final do processo, obteve êxito. Diante da invalidação judicial da penalidade disciplinar que lhe havia sido aplicada, reconhece-se a Carlos o direito de ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q227020 | Direito Financeiro, A Despesa Pública, Procurador, BACEN, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta no que diz respeito ao regramento constitucional dos créditos adicionais ao orçamento público.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q21467 | Raciocínio Lógico, Analista de Política Econômica e Monetária, BACEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O governo federal identificou que é fundamental para o crescimento econômico do país a construção de ferrovia ligando determinada região produtora de grãos ao porto mais próximo. Os estudos de demanda mostraram que o empreendimento não é viável economicamente para o setor privado, razão por que o governo decidiu adotar medidas para incentivar o setor privado a investir na construção e operação da ferrovia. Nas reuniões para a escolha da melhor forma de incentivar o setor privado, dois argumentos que se
destacaram são apresentados a seguir.
Argumento 1:
P1: O governo quer que a ferrovia seja construída, há necessidade de volumosos investimentos iniciais na construção e não haverá demanda suficiente por sua utilização nos primeiros anos de operação.
P2: Como há necessidade de volumosos investimentos iniciais para a construção da ferrovia e não haverá demanda suficiente por sua utilização nos primeiros anos de operação, a taxa interna de retorno do negócio será baixa.
P3: Se a taxa interna de retorno do negócio for baixa, os empresários não terão interesse em investir seus recursos próprios na construção e operação da ferrovia.
P4: Se o governo quer que a ferrovia seja construída e se os empresários não tiverem interesse em investir seus recursos próprios na construção e operação, o governo deverá construí-la com recursos da União e conceder a operação à iniciativa privada.
C1: Logo, o governo deverá construir a ferrovia com recursos da União e conceder a operação à iniciativa privada.
Argumento 2:
Q1: O governo federal constrói a ferrovia com recursos da União ou toma emprestados 70% dos recursos necessários à construção da ferrovia, via Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de 9% a.a., e empresta ao empresário, via banco público de desenvolvimento, à taxa subsidiada de 3% a.a.
Q2: Se o governo constrói a ferrovia com recursos da União, remunera o capital do construtor segundo sua taxa mínima de atratividade, que é de 16% a.a.
Q3: É menos oneroso para o governo tomar emprestado via Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de 9% a.a. e financiar a construção à taxa subsidiada de 3% a.a, do que remunerar o capital do construtor segundo sua taxa mínima de atratividade, de 16% a.a.
Q4: Se o governo empresta para o empresário 70% dos recursos necessários à construção da ferrovia, à taxa subsidiada de 3% a.a., então a taxa interna de retorno do acionista no negócio supera sua taxa mínima de atratividade.
Q5: Se a taxa interna de retorno do acionista no negócio supera sua taxa mínima de atratividade, então o empresário tem interesse em investir seus recursos próprios em parte da construção e na operação da ferrovia.
C2: Logo, se é menos oneroso para o governo tomar emprestado via Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de 9% a.a. e financiar à taxa subsidiada de 3% a.a., do que remunerar o capital do construtor segundo sua taxa mínima de atratividade, de 16% a.a., então o governo toma emprestados 70% dos recursos necessários à construção da ferrovia, via Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de 9% a.a., empresta ao empresário, via banco público de desenvolvimento, à taxa subsidiada de 3% a.a., e o empresário terá
interesse em investir seus recursos próprios em parte da construçãoe na operação da ferrovia.

Com referência aos argumentos hipotéticos apresentados, julgue o item seguinte, relativo à lógica sentencial.
A negação da proposição P1 estará corretamente expressa por “O governo não quer que a ferrovia seja construída, não há necessidade de volumosos investimentos iniciais na construção ou haverá demanda suficiente por sua utilização nos primeiros anos de operação”.
  1. ✂️
  2. ✂️

160Q556766 | Informática, Spyware, Técnico, BACEN, CESGRANRIO

Um dos crimes que mais causam prejuízos às pessoas e às instituições é a fraude. Utilizando-se da Internet, fraudadores têm enviado e-mails com mensagens que induzem o usuário a fornecer dados pessoais e financeiros. Esse tipo de fraude, que se dá mediante o envio de mensagem não solicitada, supostamente de uma instituição conhecida, como um banco, e que procura induzir o acesso a páginas fraudulentas, projetadas para furtar dados pessoais e financeiros, constitui a prática de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.